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- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- História do Eneagrama: da tradição oral à escrita e a globalização de um sistema de autoconhecimentoPublication . Jardim, Jacinto; Franco, José Eduardo; Pereira, AnabelaDado o atual uso global do Eneagrama no estudo da personalidade, constata-se a necessidade premente de esclarecer a sua origem e evolução. A dispersão dos dados sobre quem protagonizou a propagação deste sistema origina muitas vezes dúvidas e equívocos. Nesse sentido, com este artigo pretende-se sistematizar a história das origens do Eneagrama e da sua evolução, até se tornar num fenómeno global, tendo como foco as principais figuras históricas. Para isso, realizou-se a revisão da literatura que aborda o Eneagrama do ponto de vista histórico. Resumidamente, chegou-se à conclusão de que a sua verdadeira origem é desconhecida. Segundo alguns estudiosos, tem cerca de 2.500 anos e foi conhecido por Pitágoras e outros sábios da antiguidade; segundo outros, coube à tradição sufi (Afeganistão) preservar o conhecimento da sua utilização. Mas todos afirmam que esta sabedoria milenar foi transmitida de mestre para discípulo, oralmente, dentro das escolas iniciáticas. A partir de 1920, tudo começa a ficar mais claro, quando chegou ao Ocidente (Europa) através das ideias e do trabalho do filósofo russo G.I. Gurdjieff. Permaneceu em grupos restritos até 1960, começando a ser efetivamente difundido a partir da década de 70. Tendo em consideração o impacto atual deste sistema, propõe-se que seja definido um projeto amplo de investigação sobre cada uma das figuras que se destacaram na formulação e divulgação do Eneagrama.
- Leadership characteristics and digital transformationPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Felício, José Augusto; Jardim, JacintoDigital transformation (DT) is essential for all companies and industries, depending crucially on systems, IT, strategy, and people. In this research, we analyse how firms’ characteristics, associated with management characteristics, promote DT in Portuguese companies. The model considers the relationship between digital strategy and corporate and business strategy, according to firm and management characteristics. We use a multilevel analysis, applying fsQCA to data obtained from 47 Portuguese firms. The results represent an important step forward in the knowledge of the conditions to promote higher stages of DT, especially regarding leadership and management associated with certain firms’ characteristics. The conclusions support the crucial role of leadership and especially the importance of managers’ coherence towards companies’ mission to promote more advanced stages of DT. At the same time, it contributes to develop knowledge about the best possible combination of firms’ and management characteristics to promote DT.
- Provas de Agregação em Ciências Sociais: lição, relatório e curriculumPublication . Jardim, Jacinto
- Promoting entrepreneurial intentions from adolescence: the influence of entrepreneurial culture and educationPublication . Felício, J. Augusto; Carrilho, Tiago; Jardim, Jacinto; Porfírio, JoséFrom a young age, entrepreneurship intentions depend heavily on the culture of countries and the entrepre neurial contexts that will shape entrepreneurial archetypes about what defines an entrepreneur, and the influ ence of role models. All these aspects depend on the would-be entrepreneurs’ personal characteristics, and are influenced by the entrepreneurship education they receive when they are young. Most of the studies on youth entrepreneurship focus on university students. However, it is in adolescence that the personal characteristics of entrepreneurs are formed. This may be the reason why these studies mostly reach contradictory results about the importance of these programs. From our sample of 1750 Portuguese students, we confirm the importance of entrepreneurial culture and education to promote entrepreneurial self-efficacy and develop entrepreneurial intentions. Our results contribute to ascertaining the importance of entrepreneurial educational programs delivered in adolescence, adapted to the specific characteristics of the target populations (potential entrepreneurs) on the development of entrepreneurship intentions. Thus, it helps with the subsequent definition of educational policies to foster entrepreneurship development from adolescence.
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 6 “Gestão de conflito e comunicação”Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Figueiredo, Bernardo; Jardim, JacintoEste módulo lida com todos os elementos necessários de comunicação essenciais a uma gestão efetiva de uma empresa e para equilibrar a dinâmica da empresa familiar. Centra-se na comunicação externa e interna. A comunicação externa apoia os planos de crescimento e garante que os principais stakeholders se mantêm bem informados e comprometidos. A comunicação interna mantém os colaboradores chave não familiares envolvidos, fortalece a cultura organizacional e apoia os valores da empresa. A comunicação interna também se concentra em manter as estratégias empresariais e familiares claras e complementares. O módulo apresenta as principais ferramentas de comunicação e técnicas de gestão de conflitos e negociação. Também liga a comunicação à gestão da mudança. Pontos chave: • Comunicação Interpessoal • Comunicação empresarial • Cultura organizacional e comunicação interna • Comunicação centrada na família • Táticas de negociação • Ferramentas de gestão de conflito • Gestão da mudança Objetivos da Formação No final deste módulo os formandos deverão estar aptos a: • Compreender o elemento chave da comunicação eficaz • Desenhar uma estratégia de comunicação • Abordar os stakeholders • Apresentar ideias e planos a públicos variados • Compreender a mecânica da negociação • Lidar com e resolver situações de conflito • Encorajar a comunicação entre membros da família Secções: 1. Comunicação Interpessoal 2. Gerir os conflitos das relações nas empresas familiares 3. Estudos de caso
- Programas de intervenção em educação: construção, aplicação e avaliaçãoPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Fonseca, Josefa SôniaA obra Programas de Intervenção em Educação trata dos elementos fundamentais para a criação, aplicação e avaliação de programas de intervenção no contexto educativo. Nos dez capítulos, o leitor encontra perspetivas multidisciplinares de modelos teóricos e instrumentos práticos. Começa pela análise dos conceitos e modelos de planificação, as abordagens teórico-práticas de intervenção e a importância da pesquisa neste domínio. Em seguida, mostra como realizar um diagnóstico de necessidades e como proceder para conceber, implementar e avaliar um programa. São apresentados exemplos de técnicas e instrumentos de avaliação. Os exemplos de programas de intervenção são apresentados, por fim, como exemplo. Os autores tiveram a preocupação de fornecer uma estrutura sólida e orientações práticas para a reflexão crítica e a atuação. Desejamos que encontre nestas páginas um guia útil e inspirador para desenvolver projetos de pesquisa e socioeducativos.
- Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referênciaPublication . Jardim, JacintoSer bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais.
- Educação empreendedora e cidadania: o impacto dos congressos na consolidação do conhecimento e na criação de redes colaborativasPublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEste texto apresenta o livro "Educação Empreendedora e Cidadania" que oferece uma visão abrangente das principais áreas temáticas abordadas no congresso CiEECi 2022, tendo sido debatidas questões essenciais para a formação de uma cultura empreendedora humanista e uma nova economia. Os temas explorados incluem: empreendedorismo e ensino, globalização e direitos humanos, inovação social, marketing, neurociências, nova economia, saúde e bem-estar, tecnologias e ambientes virtuais, turismo, e empreendedorismo no feminino. São estas temáticas que compõem as diferentes partes deste documento resultante do congresso. Estas temáticas estão patentes nos objetivos que orientaram o congresso e, por extensão, a este livro, que são: disseminar práticas e projetos de educação empreendedora e cidadania, promovendo a criação de uma rede de colaboração entre investigadores, docentes e empreendedores que atuam no domínio da pedagogia empreendedora; partilhar evidências científicas e práticas eficazes, contribuindo para delinear procedimentos que favoreçam uma cultura empreendedora centrada no ser humano e promotora de uma economia mais inclusiva e sustentável.
- Impacto da educação empreendedora na capacitação para capitalizar oportunidades na era da interconetividadePublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorO objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.
