Browsing by Issue Date, starting with "2022-07"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- Anonymizing student team data of online collaborative learning in slackPublication . Fontes, Mario Madureira; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséResearch data on the activities of student teams in online learning environments are relevant for evaluating instructional methods, strategies, tools, and materials. For research data sharing and publication purposes, these personal data must be anonymized or pseudonymized as recommended by data protection and privacy policies. This paper addresses issues related to anonymizing and pseudonymizing student data on the Slack teamwork platform, one often employed in educational and business settings. Issues are discussed from two perspectives: data extraction and data transformation. Difficulties and challenges concerning data extraction and transformation are described. The complexities of these two processes are considered, and a starting point for developing more efficient methods is put forward.
- The cinematic selfie: questioning the self through generative artPublication . Veiga, Pedro Alves daThis article addresses and questions the magic-mirror phenomenon, popularised by current smartphone selfie and video capture apps. This phenomenon stimulates the illusion of control over the appearance of the face, either through applying semi-automatic soft filters to highlight the face area, to smooth the skin or correct the posture; or through the use of humorous add-ons or distortions, such as bunny ears or anime features, among others. However these results are short-lived, as their publication in social networks is either ephemeral – as a story – or timed to become invisible or irrelevant – in the timeline stream. Cumulatively they leave little margin (if at all) to stimulate a deeper reflection on the subject of (self) identity, and could thus be reduced to an expression of narcissism and consumption rather than a shared, transformative, meaningful practice. The two generative artworks described in this article, on the other hand, seek to guide the visitor beyond the visual magic-mirror through thought-provoking and reflective processes, where face-based audio-visual trance inducing cycles are used to hint at new identities and possibilities, challenging species, race, gender and age. These artworks seek to immerse the visitor, with narrowed awareness of external surroundings and stimuli, with a deepened focus in a synesthetic experience of flow, aiming at an altered perception of the self. If appearance can act as a tool to communicate one’s identity to others, this article ponders the possibility that such a synesthetic environment can be artivistically used to influence the perception of the self.
- Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de Português Europeu e NeerlandêsPublication . Caels, Anouschka; Batoréo, HannaO presente estudo, desenvolvido no enquadramento da Psicolinguística e da Aquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA), investiga o desenvolvimento da consciência metalinguística no bilinguismo precoce e na aquisição bilingue simultânea do português e do neerlandês, a partir de um estudo de caso de uma criança, dos 2;4 até os 3 anos de idade. Partindo da premissa de que as crianças que adquirem duas línguas em simultâneo desenvolvem, desde o início do seu desenvolvimento, dois sistemas linguísticos, visamos averiguar em que medida a criança em estudo desenvolve também uma consciência metalinguística que lhe permite distinguir os contextos de uso das línguas em aquisição. Os resultados sugerem que a criança apresenta capacidade para distinguir as duas línguas e que não as confunde. Consideramos que a escolha de língua maioritariamente apropriada num dado contexto, bem como as outras manifestações da atividade metalinguística identificadas no corpus evidenciam que a criança possui uma consciência metalinguística quanto ao uso contextualizado das duas línguas. Os 2 dados indicam ainda que a distinção, ou não, entre as línguas e os respetivos contextos de uso não podem ser interpretados apenas como a presença ou ausência de uma consciência metalinguística relativa ao uso distinto das duas línguas. Verificámos que a escolha aparentemente “inapropriada” da língua poderá ser determinada por vários fatores.
- Cinema negro contra a segregação da multicoralidade do ibero-ásio-afro-ameríndio na COVIDPublication . Prudente, Celso Luiz; Marcos, Adérito; Souza, João ClementeEssa comunicação demonstra que a crise mundial da Covid 19 aprofundou com a escolaridade a desigualdade social, inserindo alguns países de economias em desenvolvimento da lusofonia na era da Tecnologia da Informação e Comunicação TICs. No caso do Brasil, um país poliétnico de economia dependente, a contradição social tem configuração de coralidade racial. O modo de produção determina a forma social, pautando a seleção racial. Os segmentos raciais que são mais próximos da semelhança com os fenótipos eurocoloniais são privilegiados. Os grupos distantes da analogia com os traços fisionômicos do branco europeus são mais marginalizados. Raça e cor formam uma pirâmide social, que é clara encima e vai escurecendo na medida em que desce. A monocoralidade eurocaucasiana ancorada no mito de superioridade racial estabelece-se com violenta segregação da multicoralidade, formada pelas culturalidades raciais estranhas ao eurocaucasiano.
- Open distance teaching practices in pandemic times: devising a simplified virtual pedagogic model for the University of Saint Joseph in Macau, ChinaPublication . Marcos, AdéritoThe COVID-19 pandemic had the most impact on teaching and learning processes worldwide, particularly considering the traditional universities that base their pedagogic processes on face-to-face teaching. The imposed lockdown implied that suddenly all teaching-learning processes had to move online, which led to increased use of and familiarization with web conferencing technologies, thus intensifying and driving new ways to learn and communicate while launching new or enforcing existing online learning communities. These online learning practices tend(ed) to be adopted after the pandemics, thus establishing unstructured approaches of hybrid pedagogic models integrating both online and face-to-face classroom-based teaching-learning processes. In this talk, we report on online teaching practices during the COVID-19 pandemic in the context of the learning unit Research Methods in Design in the Master Program of Design of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Saint Joseph, Macau, China, where we have adopted open distance teaching and learning strategies based on student-student interaction through collaborative learning. Based on this experience, we propose a simplified virtual pedagogic model in view of the post-pandemic teaching and learning scenarios at a face-to-face university like the University of Saint Joseph.
- Negar um estatuto periférico e reivindicar um papel na Nação: palavras sagradas e práticas rituais na identidade de Timor-LestePublication . Sousa, LúcioO objetivo deste artigo é discutir o papel do adat - um termo do bahasa indonésio, que continua a ser usado em Timor-Leste após o período de ocupação indonésia - e a sua contribuição para a construção da nação a partir do ponto de vista nas comunidades locais em Timor-Leste (perspetiva émica). Neste contexto, adat refere-se ao termo recorrente utilizado por timorenses para designar a crença e a prática do culto religioso relativamente aos seus antepassados, às suas casas e rituais sagrados, bem como às pessoas que realizam ou têm uma tarefa neste sistema. Em certos contextos, adat é equiparado a tradisaun e costume; o velho termo português estilu ou cultura também é usado, sendo aludido por muitos em relação às suas práticas: “ita nia kultura, ita nia tradisaun” – a nossa cultura, a nossa tradição. As dimensões de adat selecionadas para trabalhar neste artigo dizem respeito a práticas rituais comunitárias e narrativas orais. As práticas rituais comunitárias são uma oportunidade excecional para analisar como a ideologia e a prática de identidade são trabalhadas pelos atores locais, nomeadamente os lia na’in - senhores da palavra, designadamente através de narrativas de origem que servem de paradigma de identidade e negação da posição periférica que lhes é frequentemente atribuída na perspetiva de um centro hegemónico, que destitui de processo histórico as entidades locais. As práticas rituais comunitárias são importantes como herança cultural, mas também como marcadores sociais e rituais de distinção e identidade. Todavia, afigura-se que o seu valor como ferramenta de “construção nacional” é relegado à esfera do folclore e usado em tempos específicos da agenda do Estado ou da Igreja, legitimando, acima de tudo, essas duas entidades. No entanto, para as comunidades locais, as práticas rituais são vistas como recursos não apenas em contextos locais, mas também para a nação.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho reflete sobre as realizações de atos de fala e de estratégias de delicadeza a partir de um corpus composto por diálogos realizados por alunos de Português Língua Não Materna de níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 em Hamburgo, Alemanha. O trabalho tem como objetivo observar o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos de fala e estratégias de delicadeza produzidas pelos alunos de Português Língua Não Materna em interações desenvolvidas em diferentes contextos.
- Sustainability campus working group. Annual report: 2021-2022Publication . Caeiro, Sandra; Fernandes, Ana Paula; Martinho, Ana Paula; Ferreira, Célia; Simão, João; Trindade, Jorge; Mapar, Mahsa; Pereira, Pedro; Martins, Rute; Teixeira, Teresa; Nicolau, Paula Bacelar
- Assessing the connections between COVID-19 and waste management in BrazilPublication . Leal Filho, Walter; Salvia, Amanda Lange; Paço, Arminda; Ferreira, Célia; Neiva, Samara; Rampasso, Izabela Simon; Anholon, Rosley; Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de; Eustachio, João Henrique Paulino Pires; Jabbour, Charbel Jose ChiappettaIn addition to the health crisis caused by the coronavirus pandemic, several countries— particularly in developing regions—faced serious additional challenges in the economic, social and environmental areas. In Brazil, one of these challenges refers to the changes in consumption caused by the lockdowns, and the environmental impacts caused by new patterns of waste generation. Against this background, this paper investigates the changes in consumption and waste generation in Brazil during the COVID-19 pandemic. It provides a technical contribution to the topic by comparing the perception of survey respondents on the amount of household waste produced before and during the pandemic, and cross-checking these with information on current aspects of policymaking, the findings suggest that the amount of some specific types of household waste has noticeably increased, challenging even more the local waste management systems. The data instrument was validated by a pre-test, prior to deployment. According to the respondents, packaging (both plastic and paper/cardboard) was the type of waste that reported the highest increase in generation during the lockdowns, which is in line with the results of increased consumption of food delivery within this period. The results also suggest that current waste management policies make Brazil ill-equipped to deal with one of the non-intended effects of the COVID-19 pandemic, which has severely impacted Latin America’s largest country.