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Cinema negro contra a segregação da multicoralidade do ibero-ásio-afro-ameríndio na COVID

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Essa comunicação demonstra que a crise mundial da Covid 19 aprofundou com a escolaridade a desigualdade social, inserindo alguns países de economias em desenvol­vimento da lusofonia na era da Tecnologia da Informação e Comunicação TICs. No caso do Brasil, um país poliétnico de economia dependente, a contradição social tem confi­guração de coralidade racial. O modo de produção determina a forma social, pautando a seleção racial. Os segmentos raciais que são mais próximos da semelhança com os fenótipos eurocoloniais são privilegiados. Os grupos distantes da analogia com os tra­ços fisionômicos do branco europeus são mais marginalizados. Raça e cor formam uma pirâmide social, que é clara encima e vai escurecendo na medida em que desce. A mono­coralidade eurocaucasiana ancorada no mito de superioridade racial estabelece-se com violenta segregação da multicoralidade, formada pelas culturalidades raciais estranhas ao eurocaucasiano.

Description

Keywords

Cinema negro Segregação da multicoralidade COVID-19 Ibero-ásio-afro-ameríndio

Citation

Luiz Prudente, C., Fernandes-Marcos, A., Clemente-Souza, J. (2022) “Cinema negro contra a segregação da multicoralidade do ibero-ásio-afro-ameríndio na COVID”. Livro de Atas do XXXI Encontro Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Globalização e Saúde. Cristina Montalvão Sarmento e Ariane Parente Paiva (Coord. Editorial), Coimbra, 12-14 julho 2022. Editora: Associação das Universidades de Língua Portuguesa. ISBN: 978-989-8271-20-4. pp. 153-160.

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Associação das Universidades de Língua Portuguesa

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