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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Multiculturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em Portugal
Publication . Silva, Anabela Neves da; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Numa sociedade global, a multiculturalidade inscreve-se como uma característica intrínseca à qual as escolas não são alheias. Em Portugal, o crescimento de escolas internacionais enriquece a oferta educativa no país, partindo-se do pressuposto de que, nestas escolas, a Biblioteca Escolar é um espaço plural, promotor da tolerância e do sentido de pertença entre crianças e jovens oriundos de diversos países, acolhendo, enfim, a multiculturalidade. Tendo como foco estas temáticas, esta investigação concretiza um estudo de caso, implementado numa escola internacional do distrito do Porto, com os objetivos de: identificar as perceções e práticas da comunidade educativa, designadamente os professores com componente letiva, sobre a multiculturalidade, em particular na BE de uma escola internacional no distrito do Porto; identificar fatores que condicionam a implementação da multiculturalidade na referida BE e os que a favorecem. Neste âmbito, foi realizada uma revisão da literatura, a qual informou o enquadramento teórico e a construção de um inquérito por questionário, dirigido a professores e diretores, cuja implementação correspondeu à recolha de dados; estes foram analisados através de métodos mistos, em conformidade com o cariz exploratório da investigação. Foi possível concluir que os inquiridos entendem que a multiculturalidade está representada na BE da escola, o que é favorecido pela dinamização de atividades e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas mesmas. Pelo contrário, o tempo dedicado a tais atividades é, no seu entender, insuficiente, tal como o apoio da direção ou ainda a coleção em algumas das línguas faladas pelos alunos. Por fim, a colaboração entre a BE e os departamentos da escola foi apontada como fator que simultaneamente condiciona e favorece a multiculturalidade, o que sugere ser um aspeto a reforçar, tanto mais que julgamos essencial para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.
Implementação de manuais digitais em duas escolas da Região Autónoma dos Açores
Publication . Rato, Isabel da Encarnação Marques Batista; Bidarra, José
A introdução da tecnologia digital na educação tem vindo a ganhar destaque nas últimas décadas, com a União Europeia a promover a integração de tecnologias digitais nos sistemas educativos para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Em Portugal, o Programa "Escolas Digitais", iniciado em 2018, visa modernizar o ensino, oferecendo ferramentas digitais e formação aos professores para integrar as tecnologias pedagógicas. A utilização de manuais digitais surge como uma das principais estratégias para alcançar esses objetivos, proporcionando recursos multimédia e interatividade. O Governo Regional dos Açores, começou a implementar os manuais digitais, no ano letivo de 2022/2023 em todas as escolas públicas aos 6º e 8ºs anos e nos anos seguintes aos restantes. O principal objetivo desta investigação, consistiu em perceber qual a perceção dos professores de uma Escola Básica e Integrada e de uma Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores, acerca da utilização dos manuais digitais, nomeadamente no que diz respeito à forma como receberam a medida política, qual o papel das lideranças na gestão das medidas, principais desafios, vantagens, desvantagens e potencialidades e identificação de práticas de superação dos desafios. A metodologia adotada consistiu numa abordagem mista, combinando dados quantitativos obtidos através de questionários aplicados a professores, com dados qualitativos recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a presidentes dos conselhos executivos e pontos focais das escolas envolvidas. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da digitalização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar das dificuldades associadas à implementação, como a escassez de recursos tecnológicos e a desigualdade no acesso a dispositivos e internet, os manuais digitais têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o envolvimento dos alunos.
OpenEU WP5.3 – Framework for the digital transformation of on-campus HEIs
Publication . Santos, Arnaldo; Morgado, Leonel; São Mamede, Henrique; Koulaouzidis, Giorgos; Ilcheva, Maria; Plaksenkova, Ilona; Kuijpers, Chris; Guasch, Teresa; Magnússon, Magnús Árni Skjöld; Peratikou, Adamantini; Bills, Annabell; Kalles, Dimitris; Brouns, Francis; Gil-Jaurena, Inés
This framework operationalises the institutional transition from primarily on campus provision to sustainable hybrid and online provision. It consolidates strategy and governance, platforms and IT operations, pedagogy and staff development, student services, quality assurance, communication, and institutional context into a facilitation ready checklist (Areas → Subareas → Topics → Diagnostic questions). The instrument was field validated in 2025 through expert engagements and aligns with WP5 Task 5.3 and the planned Digital Transformation Toolkit (D5.3/D5.1, depending on internal numbering). For background and evidence, consult the bundled paper: Santos, A., Morgado, L., Mamede, H., Koulaouzidis, G., Ilcheva, M., Kuijpers, C., Guasch, T., Magnússon, M. Á. S., Peratikou, A., Plaksenkova, I., Bills, A., Kalles, D., Brouns, F., & Gil-Jaurena, I. (in press). Transformation framework for transitioning traditional universities to online open education. In Proceedings of the EADTU 2025 Conference. EADTU.
Promoção da saúde em centros de atividades de tempos livres: avaliação do programa Bem Me Quero
Publication . Henriques, Susana; Bettencout, Carmen; Sousa, Leonardo; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana
Bem Me Quero é um programa de prevenção universal desenvolvido em CATL – Centros de Tempos Livres de Ponta Delgada e Ribeira Grande (Açores), com crianças entre os 6 e os 10 nos. O objetivo é contribuir para a promoção da saúde / prevenção de comportamentos de risco, através do desenvolvimento de competências socio emocionais. O programa teve uma primeira fase de capacitação dos profissionais que atuam nos CATL, com 21 profissionais a quem foi aplicado um pré e um pós teste no sentido de aferir o aumento dos conhecimentos sobre intervenção baseada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. A segunda fase do programa envolveu 257 crianças, a quem foi aplicado um pré e pós teste focado nos grandes temas abordados no programa. Os resultados de ambas as fases evidenciam a eficácia do programa.
Bem Me Quero. Relatório de avaliação
Publication . Henriques, Susana
Bem Me Quero é um programa de prevenção universal desenvolvido em CATL – Centros de Tempos Livres de Ponta Delgada e Ribeira Grande, com crianças entre os 6 e os 10 nos. O objetivo é o de contribuir para a promoção da saúde / prevenção de comportamentos de risco, através da promoção de competências socio emocionais das crianças que frequentam o CATL envolvidos no ano letivo de 2022/2023.