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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Prática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantes
Publication . Pedrosa, Daniela; Almeida, Diana; Castelhano, Maria; Morgado, Leonel
Este artigo descreve uma prática educativa desenvolvida no Ensino Superior, no âmbito da Unidade Curricular Educação para as Redes Sociais, da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, com o objetivo de explorar a integração da Realidade Virtual Imersiva (RV-I) como ferramenta pedagógica. A atividade envolveu a exploração de um cenário virtual, a criação de uma publicação multimédia para disseminação no Facebook e a reflexão crítica sobre o papel do criador/gestor de conteúdos digitais. A prática simulou um ambiente profissional de redes sociais, com os estudantes a desempenharem esse papel. A sessão foi organizada em dois momentos: o primeiro dedicado à ambientação à RV através de um tutorial; o segundo à exploração do cenário virtual “Fundo do Mar” e à recolha de materiais. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, questionário aos estudantes e entrevista à docente. Os resultados indicam que, apesar de alguns constrangimentos técnicos (como problemas de ligação à Internet e limitações do cenário), a atividade foi percecionada como motivadora e inovadora. Os estudantes destacaram a imersão, a utilidade pedagógica da ferramenta e a vontade de repetir a experiência. A docente, por sua vez, salientou a importância da preparação técnica, da formação docente e da flexibilidade na planificação. Conclui-se que a RV-I apresenta potencial para enriquecer o ensino superior, desde que acompanhada de estratégias de implementação bem delineadas.
De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus Cristo
Publication . Grünhagen, Sara
O estudo "De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus Cristo", de Sara Grünhagen, investiga as reações públicas e mediáticas que acompanharam o lançamento do romance de José Saramago em 1991, destacando como uma "narrativa das polêmicas" se sobrepôs, em muitos momentos, à leitura efetiva da obra. Reconstituindo o percurso de uma recepção que foi e, até certo ponto, continua sendo atravessada por tensões ideológicas, religiosas e políticas, a análise centra-se não apenas nas críticas imediatas de setores conservadores e católicos — frequentemente baseadas em entrevistas e declarações do autor, mais do que no próprio texto —, mas também na controvérsia política desencadeada pela exclusão do romance do Prêmio Literário Europeu, em 1992, protagonizada pelo então subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara. O objetivo é demonstrar como esse contexto condicionou, em parte, a recepção do livro e relegou a análise literária do romance para segundo plano. Em contraponto, o estudo propõe uma revalorização crítica da obra, sublinhando a necessidade de a revisitar com o rigor que merece.
Comunidade de prática online de professores de educação especial para promoção da educação inclusiva
Publication . Valente, Ana Paula; Tomás, Cecília; Teixeira, António
O Decreto-Lei nº 54/2018 preconiza uma mudança de paradigma na implementação de medidas promotoras da inclusão em contexto escolar. Apresenta conceções divergentes da legislação anterior, assenta no conceito de medidas multinível e na possibilidade de todos os alunos poderem beneficiar da implementação de medidas, apenas e só quando as suas necessidades educativas assim o exigirem. As escolas e os docentes estão, ainda, num processo de experimentação da implementação dos conceitos, medidas e pressupostos definidos neste enquadramento legislativo, que abandonou o conceito de educação especial, adotando o de educação inclusiva. O docente de educação especial passa a ter novas responsabilidades como dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem, mantendo o apoio aos alunos, mas também aos docentes. Face às mudanças preconizadas no DL nº 54/2018, no presente estudo recolhemos informação, junto dos professores de educação especial, de diferentes regiões do país, sobre as suas necessidades e o grau de interesse para participar numa CoP online que constituiria um espaço de partilha, análise, debate e esclarecimento, na qual estes docentes poderiam participar com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão. Após a recolha desta informação deu-se início ao funcionamento de uma experiência piloto de uma CoP online na perspetiva de autoformação, autoaprendizagem e formação continuada, graças às ferramentas da Web 2.0. Daqui se verificou que as comunidades de prática são iniciativas pertinentes e necessárias, pois efetivamente, estes docentes sentem necessidade de clarificar conceitos e modos de operacionalizar o preceituado na legislação quanto à promoção da Educação Inclusiva.
Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificada
Publication . Reis, Sónia da Conceição Afonso dos; Abrantes, Pedro
Partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se o suporte que as lideranças poderão proporcionar perante a diversidade encontrada nos contextos educativos, analisando as perspetivas dos professores relativamente aos conceitos de inclusão e aplicação do decreto-lei nº. 54 de 2018, assim como o suporte por parte da equipa multidisciplinar de apoio e da direção da respetiva unidade orgânica relativamente ao processo de inclusão. Apresenta-se uma breve revisão de estudos internacionais sobre a equidade e inclusão, realçando a emergência de ajuste de práticas educativas que contemplem respostas diferenciadas e personalizadas. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos realizar aprendizagens, a diferenciação curricular no seio da criação de uma real comunidade de aprendizagem afigura-se como um recurso a priorizar. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de monitorizar a implementação do regime jurídico de apoio à educação inclusivo e delineiam-se perspetivas de ação orientadas para responder à heterogeneidade presentes nas salas de aula, concretamente focando a formação de professores e as práticas em equipa educativa como elementos essenciais para uma resposta educativa de sucesso assente numa comunidade inclusiva.