Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Impacto da educação empreendedora na capacitação para capitalizar oportunidades na era da interconetividade
Publication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo Vítor
O objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.
Educação empreendedora e cidadania: o impacto dos congressos na consolidação do conhecimento e na criação de redes colaborativas
Publication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo Vítor
Este texto apresenta o livro "Educação Empreendedora e Cidadania" que oferece uma visão abrangente das principais áreas temáticas abordadas no congresso CiEECi 2022, tendo sido debatidas questões essenciais para a formação de uma cultura empreendedora humanista e uma nova economia. Os temas explorados incluem: empreendedorismo e ensino, globalização e direitos humanos, inovação social, marketing, neurociências, nova economia, saúde e bem-estar, tecnologias e ambientes virtuais, turismo, e empreendedorismo no feminino. São estas temáticas que compõem as diferentes partes deste documento resultante do congresso. Estas temáticas estão patentes nos objetivos que orientaram o congresso e, por extensão, a este livro, que são: disseminar práticas e projetos de educação empreendedora e cidadania, promovendo a criação de uma rede de colaboração entre investigadores, docentes e empreendedores que atuam no domínio da pedagogia empreendedora; partilhar evidências científicas e práticas eficazes, contribuindo para delinear procedimentos que favoreçam uma cultura empreendedora centrada no ser humano e promotora de uma economia mais inclusiva e sustentável.
Olhares e perspectivas sobre educação e imigração em Portugal: do Ensino Básico ao Ensino Superior
Publication . Ramos, Maria Conceição; Ramos, Natália
Nos últimos anos, Portugal afirmou a sua situação de país de imigração, o que se reflete no sistema educativo, através do aumento de estudantes estrangeiros no Ensino Básico, Secundário e Superior, e das políticas e estratégias implementadas. Essa realidade coloca oportunidades e desafios ao nível da adaptação e do sucesso escolar. Existem desigualdades entre alunos imigrantes, apresentando os estrangeiros desfavorecidos taxas inferiores de sucesso, mais reprovações, risco de abandono escolar, vias profissionais curtas no Ensino Secundário e não prosseguimento do Ensino Superior. Para colmatar discrepâncias no desempenho escolar entre crianças e jovens autóctones e imigrantes, foram introduzidas medidas para promover a igualdade e a integração e aumentaram os programas para atrair estudantes internacionais para o Ensino Superior, bem como o enquadramento jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas.
Future and nature stakeholder integration in climate deliberation
Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo Guedes; Bentz, Julia; Trajkovic, Jelena Ristic
Traditional participatory approaches are insufficient to handle the complexity of growing climate difficulties and threats to socioecological balance (Darwish et al., 2023). There is an increasing need to broaden climate discourse by including vulnerable and excluded social groups and conceptualizing how to merge nature representatives with future generations. Inclusive discussion increases the effectiveness of solving climate issues by relying on a diverse variety of information, experiences, and expertise, as well as embracing the interests and concerns of all impacted parties, including those who are not currently present (Vidal & Alves, 2024).
A relação entre Portugal, a Europa e as (ex-)colónias segundo Boaventura de Sousa Santos
Publication . Aldeia, João
Discussão da obra Portugal: Ensaio contra a auto-flagelação, de Boaventura de Sousa Santos, preparada para o tema 1.2. da unidade curricular Sociedade Portuguesa Contemporânea, 2025/2026.