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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
Publication . Oliveira, Susana; Henriques, Susana
Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das prendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo.
Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva
Publication . Oliveira, Susana; Henriques, Susana; Almeida, Ana Patrícia
Com o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.
Editorial
Publication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania
A revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais. Humanidades, Ciências e Artes encerra o ano com um número muito rico de diálogos interartes, elegendo para seu núcleo temático as artes plásticas, com um dossiê initulado "Graça Morais e a arte de pensar o mundo", que, além dos ensaios, oferece dois poemas e três testemunhos sobre a vida e obra da artista.
Graça Morais e a arte de pensar o mundo: apresentação
Publication . Souto, Egidia; Baião, Joana
Graça Morais e a Arte de Pensar o Mundo foi a designação de uma jornada internacional de estudos sobre a obra da pintora Graça Morais (n. 1948). Decorrido em Paris em dezembro de 2021, este encontro reuniu uma série de profissionais dos âmbitos académico, museológico e cinematográfico, que, juntamente com a artista, apresentaram as suas reflexões sobre os cruzamentos da (sua) pintura com outras áreas do conhecimento, como a História e a Teoria da Arte, a Literatura, a Filosofia e a Antropologia. Este dossiê temático reúne oito artigos que refletem a diversidade de aproximações metodológicas e interpretativas ao universo pictórico de Graça Morais.
Recordações celtas e medievais na pintura de Graça Morais
Publication . Duarte, Eduardo
A excecional e vasta obra plástica de Graça Morais evoca universos conceptuais e plásticos ligados à memória, à Antropologia e ao sagrado, entre outros. Neste texto, estabelecer-se-ão determinadas referências entre o desenho e a pintura de Graça Morais com a História da Arte, mais concretamente com a Arte Celta e a Medieval. Desde as máscaras e retratos até às composições pictóricas próximas das iluminuras, passando por obras que lembram a pintura portuguesa do século XV ou a própria utilização de cores, é possível detetar na produção de Graça Morais diálogos com obras de tempos passados, significando que o trabalho artístico é um permanente confronto com criações, memórias, espaço e tempo.