Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

O texto proverbial em língua Cinyungwe em Moçambique: uma análise na perspetiva semântico-pragmática
Publication . Nuro, Aissa; Seara, Isabel
O presente trabalho, com o tema O Texto proverbial em língua Cinyungwe, em Moçambique: Uma Análise na Perspetiva Semântico-Pragmática, tem como objetivo analisar pragmática e semanticamente os textos proverbiais do Povo Nyungwe, seu o papel social e cultura, para melhor entender a sua origem, o seu uso e as situações quotidianas em que são empregues. Para o estudo, partimos dos pressupostos de que as fraseologias proverbiais, embora sejam equilibradores sociais, são desconhecidas e não são incorporadas no processo pedagógico, assim como não se conhecem os contextos de seu uso. Através de entrevista à comunidade de vários postos administrativos de Marara, os dados mostraram que os provérbios são importantes para o equilíbrio social, na medida em que, através deles, são educados, criticados e moralizados os habitantes, crianças e adultos que se encontrarem em choque com os princípios culturais locais, assim como a escola não incorpora estes saberes no processo de ensino e aprendizagem, tal quanto, segundo os mesmo dados, estas fraseologias constituem um património cultural que precisa ser preservado. Nesta dissertação, sugerimos um mapeamento e incorporação do texto proverbial no sistema educativo, pois a partir do seu ensino e da sua interiorização, é possível não apenas interiorizar processos argumentativos, mas sobretudo conhecer o património cultural.
Onomástica moçambicana: atribuição de antropónimos e sua representação social na cidade de Tete
Publication . Andrigo, Etelvina Bacacheza; Braz, Ana; Fumo, Paulino Paulo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os antropónimos moçambicanos na cidade de Tete, a partir dos critérios da sua atribuição e da sua representação social na localidade citada, apresentando como objecto de estudo a onomástica moçambicana, com foco nos critérios de atribuição de antropónimos, à luz do código de registo civil em uso em Moçambique e inspirada na visão de Cumbe (2012). Procurámos, portanto, no presente trabalho conhecer as motivações e os critérios usados para a atribuição de antropónimos, assim como a dimensão social dos mesmos na comunidade em questão. Com recurso a questionários a professores e alunos e entrevista aos possuidores de nomes, familiares, nomencladores e funcionários do registo e notariado da cidade de Tete, assim como através de uma análise documental ao código de registo civil moçambicano, concluímos que a maior parte dos nomencladores e pessoas que já receberam nomes percebem que dar nome significa batizar ou apelidar alguém, que este é um elemento que, em si, veicula poder e mensagem e é um direito de personalidade ou algo íntimo, como também é revelador de memória de experiências e vivências do quotidiano, sem esquecer que mais do que memórias, os nomes são identidades que ligam a pessoa aos seus ancestrais. Diante destas constatações, sugerimos que a escola promova investigação na área e procure validar e estudar os nomes dados no contexto tradicional africano para a valorização da cultura moçambicana.
Quebrando barreiras, rompendo fronteiras: a constituição da figura super-heroína em Em Busca do Mar Certo, de Cri Essência
Publication . Guilundo, Bonifácio Ernesto; Alpalhão, Margarida Santos
O objetivo deste estudo é discutir os processos narrativos inerentes à constituição da figura de super-heroína no romance Em Busca do Mar Certo, de Cri Essencia, pois os estudos de género no romance feminino mostram como as personagens femininas não podem ser abor-dadas como meros elementos estéticos da narrativa, mas também como símbolos de resistên-cia contra diversos impasses que assolam as mulheres, fazendo com que a escrita feminina seja o reflexo e crítica social da realidade vivida pelas autoras. Para o efeito, baseámo-nos em abordagens interdisciplinares que combinam estudos de gé-nero com estudos sobre narrativas de heroísmo na ficção. A partir da leitura detalhada do romance analisado, explorámos elementos narrativos, temáticos e simbólicos que contribuem para a construção da personagem protagonista como super-heroína. O conceito de super-he-roína foi examinado à luz de abordagens teóricas de Campbell (1997) e Vogler (2006) que discutem tanto o heroísmo nas diversas manifestações artísticas, tanto as maneiras pelas quais as figuras heroicas desafiam ou reafirmam normas tradicionais. A análise da obra permitiu-nos desvendar que Cri Essencia constrói-a por meio de experiên-cias vividas pela autora, levando o leitor a entrar em contacto com ela e compreendendo a construção de uma personagem protagonista que nasce da abordagem da sua trajetória de vida. Esta personagem, com o nome de Paula Chongoene, é construída por meio de elementos que simbolizam o empoderamento feminino, com uma jornada marcadas por viagens de Ma-puto para Lisboa, e de lá para o mundo, com o intuito de continuar os seus estudos ao ponto de garantir a sua independência. Os desafios enfrentados com a falta de meios financeiros para custear os seus estudos, diversos impasses socias, como contradições com seu irmão Miguel, complexos de inferioridade e tentativas de objetivação e sexualização, simbolizam a coragem, determinação, força e resiliência, levando-nos a encarar novos modelos de constru-ção de super-heroínas diferentes dos arquétipos da banda desenhada e a propor novas formas de entender a condição feminina.
Análise da mortalidade materna na província de Nampula e fatores associados: uma aplicação do modelo logístico
Publication . Camacho, Aboo Evaristo; Ramos, Maria do Rosário; Oliveira, Teresa A.
Nas últimas décadas do último século, em todo o mundo, foram registados avanços significativos e louváveis na área científica e tecnológica, principalmente nas áreas de atendimento a mulher e criança. Por essa razão, tornou-se praticamente inadmissível que o processo de reprodução cause sequelas às mulheres assim como os seus bebés, levando-os à morte por qualquer fator ou causa. Em Moçambique, a redução do rácio da mortalidade materna constitui um dos pilares dos objetivos do desenvolvimento sustentável no seu número 3.1. O mesmo figura dentre os indicadores de saúde mais utilizados para identificar os riscos à saúde de grupos populacionais considerados de risco (mulheres grávidas e crianças). Para a análise dos dados foi aplicada a regressão logística como técnica estatística utilizada na relação entre variáveis. Procurou-se encontrar a influência ou relação das variáveis: número de Consultas Pré-Natais, idade gestacional, número de gestações, número de filhos, causa básica e causa direta de morte em relação à variável explicada Evitabilidade, tendo em conta que para o comité de auditoria toda a morte materna deve ser classificada como Evitável e Não evitável. Foram analisados 173 processo de óbitos maternos, dos quais se notou que 82% era evitável e cerca de 18% não evitável. O modelo final selecionado tem como preditores significativos as variáveis, “Fez consultas pré-natal e número de consultas feitas”. Em relação os fatores que influenciaram nas mortes maternas foi possível verificar que a maioria (97 mortes) foi por fatores pessoais ou familiares, fatores institucionais 32 mortes (inclui a falta de equipamentos/consumíveis na unidade sanitária, medicamentos, falta de sangue e noutros casos falta de pessoal capacitado para dar resposta as emergências obstétricas), o terceiro grupo de fatores que mais influencia nas mortes foi o logístico com 25 mortes. Dos fatores acima descritos, tem se que a maioria das mortes podia ser evitável ao nível das unidades sanitária.
Tecnologias de comunicação: novas formas de poder em relações de intimidade
Publication . Costa, Pedro Miguel Coelho da; Vieira, Cristina Pereira; Cerqueira, Carla
O aumento da utilização de tecnologias em relações interpessoais, tem mostrado o surgimento de novas formas de relacionamento, trazendo novos impactos às relações de intimidade. A presente dissertação visa analisar de que forma as tecnologias afetam as relações de intimidade, e se destacam para exercer poder e perpetuar relações abusivas. Esta pesquisa de cariz exploratória, adotou uma metodologia qualitativa, onde se analisaram vinte processos-crime de violência doméstica, registados no ano de 2023, envolvendo o uso de tecnologias de comunicação, nos quais a ocorrência se localizava geograficamente no distrito do Porto, em áreas de ação da Guarda Nacional Republicana. Recorreu-se a um instrumento de registo, que categoriza variáveis sociodemográficas, tecnologias envolvidas, motivações de uso, tipos de violência, papel das tecnologias e seus impactos, articulado com a análise das declarações forenses das vítimas e ofensores. O estudo revela que as tecnologias são frequentemente utilizadas como ferramentas de controlo, vigilância, assédio e ameaça nas relações de intimidade. As vítimas, maioritariamente do género feminino, sofrem violência psicológica, acompanhada de violência física e financeira. O estudo aborda o uso de abusivo de tecnologias em relações íntimas, marcado por ciúme, ameaças e vigilância, o que agrava o desequilíbrio de poder. Tal leva em muitos casos à intervenção judicial, a qual se mostra crucial para terminar essas relações, especialmente através de decisões como a proibição de contactos por meios tecnológicos, evidenciando o papel central da justiça na proteção das relações de intimidade.