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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Automatização de processos na gestão de recursos humanos
Publication . Soares, Énio Cabral; São Mamede, Henrique; Silva, Miguel Mira da
A transformação digital dos processos organizacionais tornou-se essencial na modernização da ges-tão das empresas, especialmente na área dos Recursos Humanos (RH), onde a precisão e a eficiên-cia são fundamentais. Este estudo centra-se na otimização dos processos manuais e baseados em papel de registo das folhas de ponto e trocas de serviço na Falck SCI Portugal, através da automati-zação. Com a implementação de um sistema de reconhecimento facial e esquelético, aliado à Au-tomatização Robótica de Processos (RPA), o projeto visa conceptualizar uma forma de melhorar a eficiência operacional, reduzir os erros humanos e promover a sustentabilidade. A investigação utilizou duas metodologias principais: a Action Research Approach, que permitiu uma colaboração ativa com a organização para identificar desafios e testar soluções, e a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que proporcionou uma base teórica sólida. O estudo identificou os principais problemas do processo atual, como ineficiências temporais, suscetibilidade a erros hu-manos e o impacto ambiental decorrente do uso excessivo de papel. Foram aplicados dois questionários aos colaboradores para avaliar as perceções sobre o sistema manual atual e as expectativas relativamente à solução automatizada proposta. Os resultados de-monstraram uma insatisfação significativa com o sistema atual e elevadas expectativas em relação à automatização. Os principais benefícios esperados incluem o aumento da precisão dos registos, a melhoria da eficiência operacional e a redução da carga administrativa. Além disso, a automatiza-ção responde às preocupações ambientais dos colaboradores ao eliminar o uso de papel, promo-vendo práticas sustentáveis. A solução proposta evidencia o potencial das tecnologias emergentes na modernização dos proces-sos de RH, aumentando a satisfação dos colaboradores. Este estudo oferece um modelo prático para a automatização de processos, sublinhando a importância da precisão, eficiência e responsabi-lidade ambiental.
Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar
Publication . Vaz, Maria Emília Teixeira; Novo, Ana
Esta investigação explora uma temática que, ao longo do tempo, se tem apresentado como uma das grandes debilidades do nosso país, a leitura. Com efeito, são preocupantes as fragilidades que a população portuguesa, especialmente a população em idade escolar, tem evidenciado no que diz respeito à leitura e aos seus hábitos. O objetivo deste estudo é perceber de que modo as bibliotecas escolares, no distrito de Leiria, são capazes de promover o gosto pelo livro e pela leitura contribuindo, assim, para melhorar os índices de leitura da sua população estudantil. Optou-se pelo estudo de caso com recurso a uma metodologia de cariz quantitativo. Os dados utilizados foram recolhidos das respostas aos inquéritos realizados pela Rede de Bibliotecas Escolares MABE 2019 (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar) e aplicados aos alunos e professores das bibliotecas escolares do distrito de Leiria, tendo-se analisado o domínio B - Leitura e literacia e, escolhido as questões que mais diretamente estão relacionadas com a leitura. Pode-se concluir que as bibliotecas escolares do distrito de Leiria promovem hábitos de leitura e estimulam o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, embora não se verifiquem índices de articulação expressivos, dentro da comunidade escolar, nem exista um significativo envolvimento com as famílias.
Todos, todas e tod@s: argumentos linguísticos e ideológicos em torno da linguagem inclusiva
Publication . Figueirede, Sandra Cláudia Corga de Castro Oliveira de; Seara, Isabel
A dissertação intitulada "Todos, Todas e Tod@s: Argumentos Linguísticos e Ideológicos em Torno da Linguagem Inclusiva" aborda um tema de crescente relevância nas esferas linguística, social e política: a linguagem inclusiva e/ou não binária. Este estudo investiga os argumentos que sustentam e contestam a normatização de formas linguísticas que promovem maior inclusão e visibilidade de grupos historicamente marginalizados, como mulheres e pessoas de género não binário. Partindo de uma análise discursiva ancorada nos pressupostos teóricos de autores como Charaudeau, Pêcheux e Maingueneau, a pesquisa identifica e classifica os principais argumentos a favor e contra a linguagem inclusiva. Entre os argumentos favoráveis destacam-se: a visibilidade de grupos que a sociedade não vê e ou marginalizados, a desconstrução de estereótipos e o reconhecimento da linguagem como um organismo vivo e em constante evolução. Por outro lado, os argumentos contrários incluem a resistência à interferência na norma linguística, as preocupações com legibilidade e eficiência comunicativa, e as críticas à suposta politização da gramática. Os corpus utilizados compreendem textos de diferentes categorias discursivas (políticos, publicitários, mediáticos, oficiais e académicos), permitindo uma análise multifacetada da questão. A constituição dos corpus ensaiou congregar diferentes visões sobre a linguagem inclusiva, desde a rejeição categórica de mudanças consideradas radicais, à defesa entusiástica de transformações linguísticas como reflexo de igualdade social. A análise demonstra como a linguagem pode ser tanto um campo de batalha ideológico quanto um espaço de construção de novos significados e identidades. As conclusões da investigação apontam que, embora a linguagem inclusiva tenha potencial de promover mudanças sociais significativas, a sua implementação enfrenta desafios que refletem não apenas uma controvérsia e ou polémica linguística, mas também um choque ideológico e cultural.
Integrating artificial intelligence in the flipped classroom approach
Publication . Rodrigues, Nélson José Ponte; Neves, Marco
Esta dissertação investiga uma questão central: Como é que a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar a aprendizagem da língua inglesa de alunos adultos falantes da língua portuguesa numa sala de aula invertida (Flipped Classroom em inglês)? Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das ferramentas de IA na motivação, no desempenho e na aprendizagem de alunos adultos quando integradas no ensino de línguas. Ao utilizar uma abordagem que envolve métodos de pesquisa mistos para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos antes e após a experiência, esta investigação pretende avaliar o impacto do uso da IA em adultos nas atividades de compreensão do oral, leitura, expressão escrita e produção oral, em comparação com os métodos tradicionais. Com base nas teorias construtivistas de Dewey (1929), Bruner (1961), Vygotsky (1962) e Piaget (1971), que enfatizam a importância do papel ativo dos alunos na aprendizagem, a dissertação examina a forma como as ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Gemini, fornecem feedback personalizado e em tempo real e apoiam a autonomia dos alunos (Von Glasersfeld, 1995; Jonassen, 1994). O modelo de sala de aula invertida, destacado por Bergmann e Sams (2012) como uma abordagem pedagógica eficaz, serve de enquadramento para a implementação de ferramentas de IA que permitam a preparação dos alunos para as aulas seguintes e a aprendizagem ativa durante a aula. Os resultados indicam que a integração da IA numa sala de aula invertida pode aumentar o envolvimento dos alunos, aumentar o ritmo de aprendizagem e reforçar a motivação, fornecendo-lhes feedback adaptado, conferindo-lhes, assim, uma componente prática personalizada. No entanto, há limitações, incluindo a possível dependência excessiva da IA, preocupações relativamente à redução da interação interpessoal e as dificuldades que alguns alunos enfrentam ao usar tecnologia (Lin et al., 2017; Pokrivcakova, 2019). Apesar desses desafios, a natureza adaptativa da IA alinha-se bem com as necessidades dos alunos adultos que procuram uma aprendizagem flexível e autodirigida, sugerindo que a IA pode complementar os métodos tradicionais para assim criarem aulas mais dinâmicas e interativas. A dissertação termina recomendando mais investigação no aspeto ético da IA na educação, particularmente em torno da privacidade dos dados e do impacto na relação professor-aluno. Estudos futuros devem também explorar a aplicabilidade da IA em diferentes níveis linguísticos e os seus efeitos a longo prazo na retenção da língua e na confiança dos alunos. Esta investigação contribui para a crescente literatura sobre a IA no ensino das línguas, oferecendo perspetivas práticas sobre a forma como os professores de línguas podem integrar a IA de forma responsável nas suas aulas de modo a enriquecerem o ambiente de aprendizagem dos alunos adultos. Quando devidamente utilizada, a IA consegue oferecer apoio personalizado e feedback em tempo real, tornando a aprendizagem mais cativante e eficaz tanto para os alunos como para os professores. Ao explorar esta combinação, o estudo procura desenvolver experiências de aprendizagem de línguas mais eficientes e bem-sucedidas para estudantes adultos que procuram aulas mais dinâmicas e menos centradas no professor. É essencial optar por novos métodos e ferramentas de ensino que tornem os alunos mais ativos e participativos na sala de aula e em casa. Graças à IA, é possível criar mais ambientes de interação entre os alunos e o conteúdo abordado, bem como dar-lhes mais autonomia.
Implementação de e-learning para disseminação de conhecimento numa organização com dispersão geográfica
Publication . Dionísio, Duarte Nuno Gonçalves; Santos, Arnaldo
A formação de trabalhadores nas organizações tem importância para o aumento da sua produtividade e rentabilidade, tal como na atualização do seu conhecimento e melhor preparação para a realidade do mercado. Com recurso a plataformas digitais (LMS), através do método e-Learning, essas formações, que ocorrem em ambientes web, permitem gerir e aceder aos conteúdos formativos em diferentes dispositivos. O e-Learning tem, tradicionalmente, uma estrutura modular que permite adaptabilidade, flexibilidade e assincronismo da aprendizagem. Neste estudo, propõe-se realizar uma investigação pelo método de Design Science Research, implementando um curso de formação na organização sobre proteção de dados pessoais, recorrendo a um LMS para disseminação do conhecimento e autoavaliação dos trabalhadores. Na organização onde decorre o estudo, existe dificuldade na celeridade da disseminação do conhecimento devido à sua pluralidade de localizações e sua geografia, bem como a panóplia de horários de trabalho. No presente estudo, pretende-se avaliar a disseminação de formações na organização através de microlearning, recorrendo ao LMS Moodle e utilizando técnicas de Digital Storytelling com intencionalidade estratégica, assim como fazer as suas avaliações pedagógica e de envolvente, para que estas sejam céleres, normalizadas, flexíveis, eficazes para a organização, e de maior interesse e recetividade pelos trabalhadores.