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Abstract(s)
A felicidade nas escolas desempenha um papel crucial no bem-estar dos stakeholders que intervêm no processo de ensino e de aprendizagem e na construção de um ambiente educativo sustentável e de qualidade. A existência de ambientes de aprendizagem positivss, tornam a aprendizagem mais eficaz e duradoura (Seligman, 2008; 2011). Os alunos que frequentam escolas onde a felicidade é promovida apresentam um desempenho académico superior, maior envolvimento nas atividades escolares e um desenvolvimento emocional mais saudável (Gramaxo, 2023). Segundo Dias (2021) “há provas irrefutáveis de que as crianças e os jovens aprendem mais eficazmente se forem felizes no seu trabalho
académico” (p. 158). As experiências de aprendizagem mais significativas ocorrem dentro e fora da sala de aula, através de metodologias inovadoras, com tecnologias digitais, trabalho em grupo, participação em projetos culturais e visitas de estudo. A existência de espaços de socialização bem estruturados, como recreios adequados às idades dos alunos, são aspetos fundamentais para a promoção da felicidade no contexto escolar (Gramaxo, 2023). Na presente comunicação, propomo-nos apresentar um plano de investigação centrado num estudo de caso. Ali, aplicaremos os questionários de avaliação da felicidade da escola a partir das perspectivas de vários stakeholders (pais/encarregados de educação, alunos e professores), que cruzaremos com um conhecimento mais aprofundado, com base em entrevistas, de aspetos que podem ser melhorados com vista a incrementar essa felicidade.
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Pedagogical Context
Citation
Barreto, M. F., Seabra, F. & Gramaxo, P. (2025). Escolas felizes: um estudo de caso. In, L. Grosso Correia (Coord.), Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos (p. 84). CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Publisher
CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
