Repository logo
 
Publication

Escolas felizes: um estudo de caso

dc.contributor.authorMaria de Fátima Barreto
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorGramaxo, Patrícia Leonor
dc.contributor.editorLuís (Coord.)
dc.date.accessioned2025-12-03T15:30:44Z
dc.date.available2025-12-03T15:30:44Z
dc.date.issued2025-06
dc.description.abstractA felicidade nas escolas desempenha um papel crucial no bem-estar dos stakeholders que intervêm no processo de ensino e de aprendizagem e na construção de um ambiente educativo sustentável e de qualidade. A existência de ambientes de aprendizagem positivss, tornam a aprendizagem mais eficaz e duradoura (Seligman, 2008; 2011). Os alunos que frequentam escolas onde a felicidade é promovida apresentam um desempenho académico superior, maior envolvimento nas atividades escolares e um desenvolvimento emocional mais saudável (Gramaxo, 2023). Segundo Dias (2021) “há provas irrefutáveis de que as crianças e os jovens aprendem mais eficazmente se forem felizes no seu trabalho académico” (p. 158). As experiências de aprendizagem mais significativas ocorrem dentro e fora da sala de aula, através de metodologias inovadoras, com tecnologias digitais, trabalho em grupo, participação em projetos culturais e visitas de estudo. A existência de espaços de socialização bem estruturados, como recreios adequados às idades dos alunos, são aspetos fundamentais para a promoção da felicidade no contexto escolar (Gramaxo, 2023). Na presente comunicação, propomo-nos apresentar um plano de investigação centrado num estudo de caso. Ali, aplicaremos os questionários de avaliação da felicidade da escola a partir das perspectivas de vários stakeholders (pais/encarregados de educação, alunos e professores), que cruzaremos com um conhecimento mais aprofundado, com base em entrevistas, de aspetos que podem ser melhorados com vista a incrementar essa felicidade.por
dc.description.sponsorshipHappy schools Portugal
dc.identifier.citationBarreto, M. F., Seabra, F. & Gramaxo, P. (2025). Escolas felizes: um estudo de caso. In, L. Grosso Correia (Coord.), Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos (p. 84). CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
dc.identifier.isbn978-989-8471-75-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20496
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
dc.relation.hasversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Congresso_Vidas_de_Professores_Hoje_-_Desafios_e_Transforma%C3%A7%C3%B5es_NeTlives_-_Pro_7kQ1L28.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.titleEscolas felizes: um estudo de casopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-06
oaire.citation.endPage84
oaire.citation.startPage84
oaire.citation.titleNew teachers' Lives - Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSeabra
person.familyNameGramaxo
person.givenNameFilipa
person.givenNamePatrícia Leonor
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id381C-9241-80DD
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0003-3797-7109
person.identifier.scopus-author-id57210809988
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication393f0282-64d9-4d49-9796-445f60c095d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
NEW teachers lives Escolas felizes.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: