Publication
Escolas felizes: um estudo de caso
| dc.contributor.author | Maria de Fátima Barreto | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.contributor.author | Gramaxo, Patrícia Leonor | |
| dc.contributor.editor | Luís (Coord.) | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T15:30:44Z | |
| dc.date.available | 2025-12-03T15:30:44Z | |
| dc.date.issued | 2025-06 | |
| dc.description.abstract | A felicidade nas escolas desempenha um papel crucial no bem-estar dos stakeholders que intervêm no processo de ensino e de aprendizagem e na construção de um ambiente educativo sustentável e de qualidade. A existência de ambientes de aprendizagem positivss, tornam a aprendizagem mais eficaz e duradoura (Seligman, 2008; 2011). Os alunos que frequentam escolas onde a felicidade é promovida apresentam um desempenho académico superior, maior envolvimento nas atividades escolares e um desenvolvimento emocional mais saudável (Gramaxo, 2023). Segundo Dias (2021) “há provas irrefutáveis de que as crianças e os jovens aprendem mais eficazmente se forem felizes no seu trabalho académico” (p. 158). As experiências de aprendizagem mais significativas ocorrem dentro e fora da sala de aula, através de metodologias inovadoras, com tecnologias digitais, trabalho em grupo, participação em projetos culturais e visitas de estudo. A existência de espaços de socialização bem estruturados, como recreios adequados às idades dos alunos, são aspetos fundamentais para a promoção da felicidade no contexto escolar (Gramaxo, 2023). Na presente comunicação, propomo-nos apresentar um plano de investigação centrado num estudo de caso. Ali, aplicaremos os questionários de avaliação da felicidade da escola a partir das perspectivas de vários stakeholders (pais/encarregados de educação, alunos e professores), que cruzaremos com um conhecimento mais aprofundado, com base em entrevistas, de aspetos que podem ser melhorados com vista a incrementar essa felicidade. | por |
| dc.description.sponsorship | Happy schools Portugal | |
| dc.identifier.citation | Barreto, M. F., Seabra, F. & Gramaxo, P. (2025). Escolas felizes: um estudo de caso. In, L. Grosso Correia (Coord.), Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos (p. 84). CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) | |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8471-75-8 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20496 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) | |
| dc.relation.hasversion | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Congresso_Vidas_de_Professores_Hoje_-_Desafios_e_Transforma%C3%A7%C3%B5es_NeTlives_-_Pro_7kQ1L28.pdf | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.title | Escolas felizes: um estudo de caso | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-06 | |
| oaire.citation.endPage | 84 | |
| oaire.citation.startPage | 84 | |
| oaire.citation.title | New teachers' Lives - Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.familyName | Gramaxo | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.givenName | Patrícia Leonor | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.ciencia-id | 381C-9241-80DD | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3797-7109 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication | 393f0282-64d9-4d49-9796-445f60c095d0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- NEW teachers lives Escolas felizes.pdf
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
