Repository logo
 

LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 826
  • Scholarship and the open ecosystem: open up for convergence
    Publication . Cardoso, Paula; Morgado, Lina
    This presentation intends to contribute both theoretically as well as empirically to the discussion of a critical issue in Open Education: how to bring convergence to the different domains of the Open Ecosystem, in particular regarding faculty’s functions in Higher Education institutions. We theoretically revisit the concept of scholarship as a concept that describes the multidimensionality of faculty’s functions, as proposed by Boyer in 1990. We compare Boyer’s model to Portuguese law on the four dimensions of Higher Education faculty (research, teaching, knowledge transfer and management), with particular attention given to the potential that the movement of openness to knowledge can bring to each of the academic functions. In the end of the presentation, the case of a Portuguese institutions will be presented and participants in the session are invited to actively discuss how institutions may define their convergent policies.
  • Teaching online: voices, roles and competencies in distance learning in pandemic times
    Publication . Martins, Dércio; Morgado, Lina
    The online teacher deals with specific roles and competencies, which go beyond the transfer of competencies from classroom teaching to online. As part of the Doctoral Programme in Education, specialisation in Distance Education and eLearning, Universidade Aberta, Portugal, and supported by a research grant from this presentation aims to characterize online teachers’ roles and competencies in distance learning contexts. It is intended to present the research done so far and the results of an online teaching focus group.
  • Scaffolding teachers into distance learning in pandemic times: from emergency remote learning to sustained distance learning
    Publication . Afonso, Ana Paula; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Morgado, Lina
    During the COVID crisis, in Portugal, all educational institutions had to close. However, there was still the need to continue and conclude the school year without resorting to the traditional classroom. The authors describe research about Portuguese schools and their need to rapidly adopt an alternative to the facetoface (traditional) learning process. For some educational institutions this transition to online learning was merely a replication of the conventional classroom (Remote Learning), while others recognized the importance of a sustained transition to Distance Learning (DL). From the information gathered, the need to design different DL scenarios emerged, mainly due to the diversity of the target audience (from preschool to 3rd cycle of basic education teachers). Based on a simplified ADDIE model, training courses were created and carried out for the different groups using a personalized model (MIREAD).
  • Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel
    Publication . Martins, Dércio; Morgado, Lina
    O processo de docência online é diferente da docência presencial, já que existe uma separação geográfica entre o docente e estudante, e se distribui por vários atores específicos, como os professores, os tutores, os técnicos e os próprios materiais de ensino desenvolvidos. Nesta comunicação apresentam-se os resultados de um focus group realizado com docentes a distância da Universidade Aberta e alguns resultados preliminares de um questionário. Estes resultados são parte do estudo da tese de doutoramento financiado com a bolsa com a referência 2020.07328.BD, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  • “Professores Digitalmente Seguros" e Dataficação: panorama das competências digitais na área da segurança digital
    Publication . Pimentel, Luciana; Morgado, Lina
    As “competências digitais” têm ganho relevância para a docência, a governança e cidadania digital. A par da evolução, complexificação e impacto da transformação digital (plataformização, dataficação, IA) os referênciais oficiais integram agora, a literacia dos dados e atitudes de uso do digital. É neste quadro que enquadramos as competências digitais docentes para a área da segurança digital, e uma dataficação da docência. Apresentamos um estudo sobre as competências digitais (CD) da área da segurança digital, conforme modelo DigComp 2.2. Este estudo de carácter qualitativo adota como estratégia metodológica, a revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar a produção científica e caracterizar e sintetizar o conhecimento sobre competências digitais da área da segurança digital no Brasil. Como resultados verificou-se: o aumento do interesse sobre os domínios dos professores e alunos acerca das competências digitais, porém ainda são encontrados poucos estudos sobre a área da segurança digital; destaca-se a necessidade de formação de professores dirigida para esta área e emergentes e a importância da formação continua ao longo da vida.
  • Estratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratório
    Publication . Moleirinho, Marina; Silva, Sofia Malheiro da; Morgado, Lina
    O objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas.
  • Augmented learning environment for wound care simulation
    Publication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, Pedro
    This paper describes part of a doctoral study where the effect of AR in nursing student’s decision making skills was investigated, by comparing the usage of a virtual simulator ( in wound care diagnosis and treatment, with and without the support of AR to visualize the wounds. A literature review was conducted to identify, select and critically analyse the effectiveness of AR in medical education.The goal of this investigation was to verify if AR enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment. The results showed that AR enhanced students’ performance in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (P < 0.001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests.
  • Innovative Digital Education and Skills (IDEAS)
    Publication . Morgado, Lina; Bidarra, José; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Rocha, Maria Antonieta
    O projeto IDEAS está focado no desenvolvimento de competências digitais dos professores através de um curso de formação de professores, oferecendo módulos microcredenciados que serão flexíveis e adaptados às necessidades de desenvolvimento profissional. Baseia-se no conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo, apoiado numa Comunidade de Práticas online. Um recurso relevante é o Guia de Boas Práticas do Professor, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais e abordagens pedagógicas adequadas. A natureza transnacional do projeto garante acesso a um alargado âmbito de competências digitais, podendo recorrer a abordagens de boas práticas e estudos de caso destacados por cada parceiro. Esta dimensão internacional, com parceiros do Reino Unido, Dinamarca, Malta e Portugal, inclui a experiência do LE@D e da Universidade Aberta na área do Ensino a Distância. A dimensão transnacional resultará num impacto, disseminação e exploração mais alargados, permitindo uma transferência eficaz de conhecimentos. Os resultados e recomendações decorrentes do projeto terão impacto nas políticas, práticas e sustentabilidade europeias.
  • Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas
    Publication . Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro
    A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional.
  • Online communication and interaction during the COVID-19 pandemic: perceptions of tourism higher education faculty and students
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Loureiro, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Messias, Inês; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo; Cardoso, Paula
    This proposal is part of an ongoing research and presents the results of the perceptions on online communication and interaction by students and faculty of Tourism undergraduate degrees, during the first period of confinement enforced by the Portuguese government as a consequence of the COVID-19 pandemic. The main objective of the general research was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during the period.