LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Recent Submissions
- Digender2Palop: estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em países lusófonos africanosPublication . Mouraz, Ana; Borges, Irina; Vieira, Cristina Pereira; Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Almeida, Ana Patrícia; Nobre, Ana; Rocha, Benvindo; Neves, Cláudia; Raul, Dionísio; João, Ilídio; Martins, Leoportina; Cani, Miguel; Silva, N'Gome da; Abelha, Marta; Sebastião, Osvaldo; Reis, Rafael; Cabral, SóniaA desigualdade de género continua a ser um desafio premente em várias regiões de África, limi-tando o acesso de mulheres e raparigas a oportunidades educativas e recursos económicos. Este estudo, centrado no projeto DIGENDER2PALOP, explora a integração de competências digitais nas práticas pedagógicas como uma forma de promover a igualdade de género nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O objetivo é investigar como a educação digital pode contribuir para a participação equitativa de raparigas e mulheres, fomentando uma educação mais inclusiva e, consequentemente, uma sociedade mais democrática. A pesquisa adota uma abordagem mista, incluindo a aplicação de um questionário para mapear e analisar as práticas pedagógicas, bem como grupos focais com professores de três países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau). Estes métodos são utilizados para avaliar como as práticas educativas, especialmente nas áreas de STEM, podem ser ajustadas para favorecer a inclusão digital, garantindo uma maior participação das raparigas e mulheres. Os dados da literatura indicam que normas culturais enraizadas e a falta de acesso a tecnologias digi-tais constituem barreiras significativas, o que impacta diretamente na capacidade das raparigas de participar ativamente na educação e na construção de uma cidadania plena. O projeto, cujos primeiros resultados desta apresentação são oriundos do questionário, pretende também colaborar com professores no terreno para promover ambientes de aprendizagem inclusi-vas e personalizáveis, que estimulem tanto a educação democrática quanto a participação equita-tiva. Esta apresentação focar-se-á no primeiro mapeamento realizado, que destaca a importância atribuída pelos professores às competências digitais dos alunos e alunas, as práticas pedagógicas utilizadas para as desenvolver, bem como a autoconfiança dos docentes em relação às suas própri-as competências digitais. O questionário, uma adaptação de um projeto desenvolvido em 2022 para professores portugue-ses do 1º Ciclo da Educação Básica, está atualmente em fase de aplicação, e espera-se ter resulta-dos preliminares no início de novembro de 2024. Estes dados permitirão uma análise inicial sobre como as competências digitais podem não apenas promover a igualdade de género, mas também reforçar os pilares de uma educação democrática, ao estimular a participação ativa de todos os alunos e alunas nas suas comunidades educativas.
- Inclusive education in action: a case study of immigrant student integration in a Portuguese schoolPublication . Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Matos, Ana Beatriz; Borges, IrinaThis study is part of the AquiMeEncontro project, authorized by the Directorate-General for Education under the Science4Policy 2023 initiative (Portugal), and focuses on the experience of Class E at the Madalena School Cluster (Vila Nova de Gaia), composed predominantly of immigrant students. The main objective of the research is to understand the impact of creating this class as an integration strategy, identifying the factors that contributed to its success. The methodological approach adopted was qualitative, with the case study as the main research strategy. Several data collection procedures were carried out: individual interviews (with the school leadership and the class director teacher), focus groups with teachers, students, and parents, and document analysis of three institutional tools — the Educational Project 2022–2026, Learning and Inclusion – Measures and Resources, and the Welcome Guide for Migrant Students (July 2024). This triangulation enabled a deeper understanding of how the school developed a contextualized and structured response to growing linguistic and cultural diversity. The results show that Class E is a practice that effectively promoted the inclusion, well-being, and academic success of immigrant students. The document analysis reveals a progressive institutional commitment to inclusive education, particularly in terms of operationalizing and creating specific tools such as the welcome guide. The experience demonstrates that effective integration depends on the articulation of individualized diagnosis, language teaching (Portuguese as a non-native language), valuing students' native languages and cultures, and active engagement of the educational community. At the same time, some concerns regarding the broader integration of students in the school and the community were raised and discussed. This study reinforces the role of schools as spaces of welcome, equity, and belonging, and highlights for more effective public policies that aim to integrate immigrant students.
- Supervisão entre pares e relação pedagógica: contributos para a análise de uma relaçãoPublication . Peseiro, Oriana Garcia; Seabra, FilipaA relação entre professor e aluno apresenta-se como um fator determinante no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que a interação entre ambos influencia diretamente o sucesso escolar, tornando a relação pedagógica um elemento central na prática docente. Enquanto dimensão reflexiva, a supervisão entre pares, entendida como uma troca de experiências e uma forma de colaboração, possibilita não só a reflexão, como a melhoria das práticas educativas. Na sequência das duas dimensões apresentadas, o presente estudo procura analisar os efeitos da supervisão entre pares na relação professor-aluno e problematizar a possível influência na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as perceções dos participantes sobre as suas experiências. Nesse sentido, no estudo optou-se por um design fenomenológico, focado na descrição e interpretação das vivências dos participantes. Para a recolha de dados foram recolhidos e analisados documentos institucionais e projetos de supervisão/observação entre pares, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores e participantes desses projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas que desenvolvem projetos nessa área. A subsequente análise de conteúdo revelou que, até o momento, os participantes não reconhecem a supervisão entre pares como um fator de melhoria da relação professor aluno. No entanto, a prática supervisiva mostrou-se relevante na promoção de mudanças nas ações pedagógicas, manifestando potencial para futuras transformações no ensino.
- Escolas felizes: um estudo de casoPublication . Maria de Fátima Barreto; Seabra, Filipa; Gramaxo, Patrícia Leonor; Luís (Coord.)A felicidade nas escolas desempenha um papel crucial no bem-estar dos stakeholders que intervêm no processo de ensino e de aprendizagem e na construção de um ambiente educativo sustentável e de qualidade. A existência de ambientes de aprendizagem positivss, tornam a aprendizagem mais eficaz e duradoura (Seligman, 2008; 2011). Os alunos que frequentam escolas onde a felicidade é promovida apresentam um desempenho académico superior, maior envolvimento nas atividades escolares e um desenvolvimento emocional mais saudável (Gramaxo, 2023). Segundo Dias (2021) “há provas irrefutáveis de que as crianças e os jovens aprendem mais eficazmente se forem felizes no seu trabalho académico” (p. 158). As experiências de aprendizagem mais significativas ocorrem dentro e fora da sala de aula, através de metodologias inovadoras, com tecnologias digitais, trabalho em grupo, participação em projetos culturais e visitas de estudo. A existência de espaços de socialização bem estruturados, como recreios adequados às idades dos alunos, são aspetos fundamentais para a promoção da felicidade no contexto escolar (Gramaxo, 2023). Na presente comunicação, propomo-nos apresentar um plano de investigação centrado num estudo de caso. Ali, aplicaremos os questionários de avaliação da felicidade da escola a partir das perspectivas de vários stakeholders (pais/encarregados de educação, alunos e professores), que cruzaremos com um conhecimento mais aprofundado, com base em entrevistas, de aspetos que podem ser melhorados com vista a incrementar essa felicidade.
- Ferramenta ou dependência: a dupla face das TIC na saúde mental de universitários espanhóis e portuguesesPublication . García Sánchez, Irene; Seabra, FilipaO uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem modificado significativamente os hábitos de estudo, comunicação e entretenimento dos/as jovens universitários. Embora as TICs proporcionem benefícios inegáveis como o acesso à informação e a conectividade, também geram riscos associados à saúde mental, como a sobrecarga informativa, a hiperconectividade, o isolamento ou a dependência digital. Esta investigação justifica-se pela necessidade urgente de compreender como diferentes formas de interação com as TICs afetam o bem-estar emocional e psicológico dos estudantes. O objetivo geral desta tese de doutoramento é analisar o impacto do uso das TICs na saúde mental de jovens universitários em contextos universitários espanhol e português. Os objetivos específicos que pretendemos alcançar seriam: examinar a relação entre o uso intensivo de TICs e a saúde mental em estudantes universitários; determinar o nível de dependência dos/as estudantes às TICs; comparar os resultados entre estudantes espanhóis e portugueses para identificar semelhanças e diferenças significativas; descrever o estado de saúde mental dos/as estudantes; identificar os fatores que influenciam a saúde mental dos/as estudantes; e definir relações entre a saúde mental e as TICs com base em variáveis sociodemográficas e académicas. Será realizada uma investigação com uma abordagem quantitativa, quase experimental, descritiva e por inquérito, a estudantes universitários da Faculdade de Educação da Universidade de Granada, Universidade Aberta de Portugal e Universidade do Minho. Esta comparação intercultural permitirá identificar possíveis diferenças derivadas do contexto educativo, social e cultural, fornecendo uma visão mais completa sobre o fenómeno. Os resultados obtidos poderão orientar intervenções preventivas e de promoção do bem-estar digital adaptadas a cada realidade universitária. Para a recolha de dados, serão utilizados questionários estruturados para compilar dados sobre a utilidade das TIC e sobre a saúde mental, sendo estes o Questionário sobre a usabilidade das TIC com ligação à Internet de Jiménez, Alvarado e Llopis (2017); a Escala de risco de adição-adolescente às redes sociais e internet (ERA-RSI); e o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (GHQ28). Além disso, é utilizado um questionário Ad hoc (questionário de elaboração própria) para o registo de dados sociodemográficos e académicos. Será utilizado o software estatístico SPSS® 24.0 para realizar a análise de dados correspondente. As análises descritivas serão realizadas através de tabelas, nas quais se incluem: frequências, percentagens, mínimos, máximos, médias e desvios-padrão. Por outro lado, as análises inferenciais serão realizadas através de tabelas, incluindo: média, desvio-padrão, valor F, teste t de Student e a significatividade. Os resultados esperados são os seguintes: uma correlação positiva entre o uso excessivo de TICs e níveis elevados de stress, ansiedade e fadiga mental; que os estudantes que gerem o seu tempo digital de forma equilibrada reportem maior bem-estar psicológico; que os estudantes portugueses e espanhóis mostrem diferenças nas variáveis estudadas, possivelmente influenciadas por fatores culturais, educativos e de hábitos tecnológicos; e por último, que o estudo fornecerá uma base sólida para desenhar intervenções orientadas para promover um uso saudável das TICs no âmbito universitário, adaptadas às características de cada contexto.
- Education for democracy in virtual environment: teacher training practices for aesthetic and embodied learningPublication . Neves, Cláudia; Oliveira, Juliana Gazzinelli de; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroThis paper presents the results of an online continuous training course developed within the scope of the European project AECED (Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming), focused on teachers and educators of pre-school, early years and vocational education in Portugal. Based on the principles of Aesthetic and Embodied Learning for Democracy (AELD) and anchored in the Participatory Action Research (PAR) methodology, the training promoted spaces for co-research, critical reflection and pedagogical co-creation in a digital environment. The training proposal articulated somatic and aesthetic approaches with the foundations of democratic pedagogy, aiming to reconfigure teaching practices and expand the possibilities of an education centered on sensitivity, expression and dialogue. The research was based on the qualitative analysis of multiple data sources — discussion forums, reflective diaries, interviews and pedagogical projects with audiovisual and narrative documentation in all phases of the course, lasting eight weeks. The analysis revealed significant changes in the participants’ conceptions of democracy in education, revealing a shift from a normative and curricular vision to a relational, sensitive perspective situated in everyday practices. Teachers began to recognize the body and sensoriality as legitimate dimensions of mediation of knowledge and democratic coexistence, assuming their role as facilitators of participatory and inclusive contexts. Despite the technical and institutional challenges associated with eLearning — such as limitations on sharing multimedia materials, ethical restrictions on the use of images, and difficulties in emotional connection in asynchronous environments — participants mobilized creative strategies that allowed them to overcome these obstacles. The activities developed included visual narratives, movement workshops, the creation of thematic performances, and sensitive listening dynamics, fostering critical thinking, empathy, inclusion, and mutual respect. These experiences revealed that, even in digital environments, it is possible to create aesthetic and embodied learning spaces capable of promoting democratic values and renewing pedagogical engagement. Another central aspect that emerged was the appreciation of collaborative dynamics, which were expressed in forums and shared activities as ways of building online learning communities. Through mutual support, sharing of vulnerabilities and active listening, participants created networks of co-reflection and pedagogical experimentation. The application of the Community of Inquiry model allowed us to analyze how cognitive, social and pedagogical presence was constructed throughout the course, favoring an ethical, critical and relational learning experience. The results suggest that the articulation between AELD and PAR in digital environments represents a promising path for the professional development of teachers and for the reinvention of more sensitive, participatory and democratic educational practices. The work also continued with recommendations to expand the integration of aesthetic and embodied approaches in teacher training, including greater curricular flexibility, institutional support for pedagogical experimentation, appreciation of sensitive and bodily expression as a formative dimension, and public policies that encourage education centered on listening, inclusion and democratic transformation.
- Impacto da inteligência artificial na avaliação da aprendizagem em ambientes virtuaisPublication . Afonso, Ana PaulaEsta palestra aborda o impacto da Inteligência Artificial (IA) na avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais, destacando os desafios e oportunidades que emergem desta transformação. A IA já influencia práticas avaliativas através da automatização, personalização, feedback em tempo real e análise preditiva, permitindo processos mais eficientes e inclusivos. No entanto, surgem questões críticas ligadas à confiabilidade técnica, viés algorítmico, privacidade e autenticidade da aprendizagem. A apresentação discute novos modelos de avaliação, como a avaliação adaptativa, contínua e baseada em contextos autênticos, defendendo que a IA não substitui o papel docente, mas amplia as possibilidades pedagógicas. O futuro da avaliação exige integrar a IA de forma ética e crítica, preservando o rigor académico e a essência humana da educação.
- The ENID-Teach project in the virtual community "EPALE": impacting partnerships of cooperation or just sharing good practices?Publication . Morgado, Lina; Pinto, João; Afonso, Ana PaulaThis proposal looks at the relationship between the ENID-Teach project and the community platform for Adult Learning in Europe - EPALE. The project aims to train university academics in digital pedagogies, promote flexible teaching models and re-establish the ReCoIn-TaD cooperation network between university professors. The EPALE platform is a European Union initiative for adult education with the aim of promoting knowledge sharing and building a transnational community of educators. The aim of this presentation is to report about the strategy for using EPALE by the Portuguese ENID-Teach team, explaining the decisions made and sharing the experience gained. The results obtained are positive and its possible to conclude that EPALE, despite some limitations, is a valuable tool for european dissemination, collaboration and network building with some impacts in building partnerships of cooperation. It is a platform for sharing and cooperation for those who have links to the field of adult education, and is an asset to the university environment.
- The Nano MOOC Experience of higher education teachers: the case of active and gamified coursePublication . Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Mendes, António QuintasThe NOOC Active and Gamified Learning, developed by Universidade Aberta (Portugal) within the European ENID-Teach project [1], aims to strengthen faculty competencies in active learning and gamification. This study assesses participants' satisfaction regarding the NOOC’s structure, content, methodology, technology, and overall learning experience. This presentation reports preliminary findings from feedback from Portuguese-speaking participants, primarily higher education teachers, gathered through interviews. Descriptive statistical analysis identified satisfaction trends and areas for future improvement. Results show high satisfaction levels: 90% rated the structure and content as “Excellent.” Didactic resources, content coherence, and instructor performance received similarly positive evaluations.
- Projeto de semestralização do ano escolar no município de S. João da Madeira: perspetivas de professoresPublication . Machado, Eusébio André; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Correia, Luís GrossoA semestralização do calendário escolar foi implementada a título experimental no âmbito de Planos de Inovação/Ação, formalizados através de contratos entre as escolas e o Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), conforme estabelecido na Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho. Cinquenta e cinco escolas ou agrupamentos participaram na fase piloto, cuja avaliação, conduzida por uma equipa da Universidade de Lisboa em 2020 (Costa, Almeida & Viana, 2020), apontou várias vantagens, embora sem a considerar uma solução inevitável. Em 2020/2021, o Município de S. João da Madeira aderiu à semestralização nos seus três agrupamentos de escolas e solicitou, a peritos externos, a monitorização deste processo. O projeto teve origem na necessidade de responder a um conjunto de dificuldades que afetavam o ensino e a aprendizagem, tais como: i) o desequilíbrio no número de dias entre períodos letivos; ii) a burocratização do sistema de ensino; iii) o elevado número de reuniões de avaliação sumativa, que priorizam a avaliação das aprendizagens em detrimento da avaliação para as aprendizagens; e iv) o foco excessivo dos Encarregados de Educação na avaliação quantitativa dos alunos, em vez da qualidade das suas aprendizagens. Era, assim, fundamental encontrar soluções para mitigar esses constrangimentos. Nesta comunicação, apresentamos os resultados de inquéritos realizados em 2021 junto dos professores do município, que identificam os aspetos mais e menos bem-sucedidos na implementação da semestralização. Foram recolhidos dados sobre a partiipação dos professores no processo, bem como sobre os impactos na avaliação das aprendizagens, nas dinâmicas do trabalho pedagógico e no sucesso escolar. As perspe]vas dos professores revelam-se, em geral, favoráveis à semestralização, embora e a título de exemplo, parte significativa dos professores discorda ter havido desburocratização com o projeto de semestralização.
