Browsing by Issue Date, starting with "2025"
Now showing 1 - 10 of 441
Results Per Page
Sort Options
- Tutankhamon na Madeira: relatos na Imprensa Portuguesa Insular (1922-1939)Publication . Sales, José das Candeias; Mota, Susana; Direção Regional dos Arquivos das Bibliotecas e do LivroEntre 2016 e 2023, conduzimos o Projecto de Investigação, no domínio dos estudos da recepção do antigo Egipto, Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939), com o objectivo de identificar, reunir, classificar e analisar as notícias publicadas pela imprensa portuguesa sobre a descoberta e escavação do túmulo do faraó Tutankhamon. Por questões de natureza essencialmente logística, optou-se por cingir a recolha aos periódicos publicados em Portugal Continental. Concluída a investigação sobre as 234 notícias compulsadas, decidimos avançar para a concretização de um processo semelhante aplicado à imprensa madeirense. Neste sentido, recorrendo aos periódicos disponibilizados (online e offline) pelo Arquivo e Biblioteca da Madeira, foram consultados os jornais publicados entre 4 de Novembro de 1922 (data da descoberta do túmulo de Tutankhamon) e meados de Março de 1939 (Howard Carter, o arqueólogo responsável pela descoberta, faleceu a 2 de Março) com o objectivo de perceber se na Madeira, tal como no Continente, a imprensa acompanhou e noticiou esta impactante descoberta arqueológica. Daqui decorreu a identificação de mais de 60 notícias publicadas em quatro diferentes jornais (Correio da Madeira; Diário da Madeira; Diário de Notícias; Jornal da Madeira). Estes dados, só por si, permitem concluir que a imprensa madeirense esteve também atenta a este evento e fez questão de o dar a conhecer, de forma regular, aos seus leitores. Partindo da análise quantitativa e qualitativa a estas notícias, é objectivo deste artigo dar a conhecer de que forma a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon foi noticiada na Madeira, quais os tipos de notícias, quais os temas mais explorados e como foram abordados, de modo a perceber de que forma os madeirenses, leitores de jornais, dos anos 20 e 30 do século XX, puderam contactar com o antigo Egipto através da figura do faraó Tutankhamon e da descoberta do seu túmulo.
- AmostragemPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Esteves, Denise; Cipriano, António; Sousa, Fátima; Paixão, ClaúdiaExistem várias definições de amostragem. Vamos definir de acordo com Carmo e Ferreira (2008) em que definem amostragem como o processo pelo qual um grupo de pessoas ou uma porção da população é escolhido de maneira a representar uma população inteira. Assim, podemos dizer que a amostragem é o procedimento usado para escolher um conjunto de pessoas que representam as características da população que se pretende estudar e que serão usadas para obter informações que permitam fazer inferências sobre essa população. As amostras podem ser probabilísticas ou não probabilísticas. Para (Carmo; Ferreira, 2008 e Gil, 1995) as amostragens probabilísticas implicam que a seleção dos elementos que vão fazer parte da amostra seja feita aleatoriamente. Procede-se à seleção de amostras probabilísticas com o objetivo de poder generalizar à totalidade da população os resultados obtidos com o estudo dos elementos constituintes da amostra, devendo assim ser estes representativos dessa população. Dentro da amostragem probabilística podemos distinguir: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem de cachos ou clusters, amostragem por etapas múltiplas, amostragem sistemática. Sobre a dimensão da amostra, irão encontrar várias maneiras de determinar a mesma (Gil, 1995). Por exemplo, temos fórmulas matemáticas para populações finitas e fórmulas para populações infinitas. Todavia, não pretendemos que nesta unidade curricular procedam a tais cálculos.
- As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação infantil: um panorama do estado do conhecimentoPublication . Muniz, Edemilson da Silva; Ferreira, Ediene do AmaralEste artigo é recorte do estado do conhecimento de uma dissertação que visa articular o trabalho pedagógico com docentes que atendem crianças de Jardim I e II (pré-escola) e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nessa primeira etapa da Educação Básica. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, através do levantamento de teses e dissertações no Catálogo de\ Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Brasil, com o objetivo de compreender quais são as concepções, limitações e perspectivas dos docentes da Educação Infantil relacionadas às TDIC na organização das suas práticas pedagógicas. Com essa investigação, foi possível identificar que são poucos os trabalhos nessa temática, mais especificamente nessa etapa de ensino, o que denota a urgência de aprofundamento de pesquisas nessa linha e embasa a pesquisa de mestrado em andamento.
- Initial and continuing training for school counseling in the state technical schools of São Paulo, BrazilPublication . Constantino, Paulo; Camargo Filho, Jorge Geraldo; Henriques, SusanaThe article discusses the initial and continuing education of professionals who carry out school counseling in the State Technical Schools of São Paulo, Brazil [Etecs], considering data highlighted by 169 individuals consulted in the year 2020, analyzing the scenario of the school units linked to the Paula Souza State Center for Technological Education. Based on survey-type field research combined with official documents, the data obtained is relevant for an examination of the insertion and training for school counseling in basic and technical vocational education at the secondary level, identifying gaps, persistency, correspondences with specialized literature, providing relevant considerations for reflection on practices, policies, and the management of vocational education.
- O lugar das humanidades no contexto da educação feminina em Portugal (Séculos XV-XVII)Publication . Moreira, Filipe Alves; Mendes, Paula AlmeidaA ‘Querelle des Femmes’ contribuiu para estimular o debate polarizado em torno das capacidades e competências do género feminino, declinado em vários textos de pendor moral e pedagógico. Estas obras, fornecendo pautas comportamentais e estabelecendo «programas» de educação, sublinham a importância das Humanidades na moldura da formação feminina. Tendo como pano de fundo esta temática, este estudo procura chamar a atenção para os moldes em que se formulou, em Portugal, entre o final do século XV e o século XVII, a educação feminina.
- Assessing school happiness: development and validation of a measurement scale for parents/guardiansPublication . Gramaxo, Patrícia Leonor; Dias, Álvaro; Abelha, Marta; Dutschke, Georg; Seabra, FilipaIntroduction: Parents are one of the stakeholders in evaluating schools, and families’ perspectives about schools are increasingly acknowledged as essential to educational decision-making. However, little is known about how parents’ perspectives on school happiness can be assessed. This article proposes a model for evaluating school happiness as perceived by parents/guardians. Methods: Data were obtained through questionnaires administered to 641 parents. The model was tested using structural equation modeling techniques. Results: The results identified four main components: relationships and teachers’ characteristics (People), teaching practice (Process), learning/leisure balance (Process), and green school (Place). Discussion: The article discusses the development and validation of an instrument that can be used with parents/caretakers as one of the means of assessing a school’s overall happiness level and identifying key aspects to improve a school’s level of happiness. Implications for future research on the evaluation of happy schools are also discussed.
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2024Publication . Caeiro, Sandra; Negas, Mário Carrilho; Alves, Carlos Duarte; Fonseca, Sónia
- Tornar-se professor/a: pequenos grandes mundosPublication . Mouraz, AnaA obra que se apresenta é constituída por oito narrativas biográficas de professores em fim de carreira e integra-se, duplamente, nos trabalhos da UC de Supervisão Pedagógica, do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta e da demanda investigativa do projeto “Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID)” – Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) Referência PTDC/CED-EDG/1039/2021 (2022-2024). Com o tornar-se professor pretende-se promover a discussão sobre a condição do que é ser professor hoje, lida a partir dos modos díspares como estas oito pessoas se tornaram professores.
- Visão sensorial, visão espiritual: as suas expressões ibéricas no longo século XVPublication . Gomes, Joana Matos; Moreira, Filipe Alves; Correia, Mário João; Mário JoãoO presente volume reúne um conjunto de estudos que têm como tópico comum o tema da visão – tanto nas suas dimensões sensoriais como espirituais – na literatura da Península Ibérica do longo século XV. O objetivo que orientou a sua conceção foi o de discutir de que forma o sentido da visão é retratado num conjunto heterogéneo de textos escritos em Portugal e Castela durante este período, procurando determinar se existe uma perspetiva comum sobre a visão enquanto experiência percetiva ou mental ou se, pelo contrário, existem dissonâncias e posições variadas sobre este conceito. Os estudos aqui reunidos demonstram como a visão, tanto na sua dimensão sensorial como na sua dimensão espiritual, se manifesta como um importante elemento integrador, marcando presença em vários domínios da cultura escrita medieval ibérica, e em distintas áreas do saber como é o caso da literatura, da filosofia, da teologia, da historiografia e dos manuais de ensino de surdos. A variedade de perspetivas e dos temas tratados contribui para uma compreensão mais aprofundada das modalidades de expressão da experiência visual no período em estudo.
- Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexívelPublication . Afonso, Ana PaulaPlayful learning offers an innovative pedagogical framework for addressing the challenges of engagement and creativity in digital and flexible higher education. This paper examines how play, imagination, and creativity are foundational elements for effective learning design, drawing on Vygotskian theory to explore the progression from playful activities to creative expression. It proposes practical strategies for incorporating playful learning approaches to foster critical thinking, adaptability, and intrinsic motivation. The article highlights the potential of playful learning to enrich educational experiences within technology-mediated contexts. By proposing a pathway from play to creation, this theoretical analysis informs the design of dynamic, student-centred digital learning environments, encouraging innovative practices in higher education.
