Browsing by Issue Date, starting with "2025"
Now showing 1 - 10 of 172
Results Per Page
Sort Options
- Transformar a educação para a democracia através de aprendizagens estéticas e corporizadasPublication . Juliana Oliveira; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroO projeto "Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming" (AECED) visa transformar a educação para a democracia, enfatizando a aprendizagem estética e corporizada, bem como pedagogias responsivas.
- Recursos didáticos (numa planificação)Publication . Marta Abelha
- Agrupamentos sociaisPublication . Marta Abelha
- Planificação e modos de interaçãoPublication . Marta Abelha
- Avaliação (numa planificação)Publication . Marta Abelha
- Career intervention effectiveness and motivation: blended and distance modalities comparisonPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Santos, Sandra; Almeida, Leandro; Almeida, Ana PatríciaThis study evaluates the effectiveness of an intervention program on career resources in the blended and distance modalities and explores the relationship between changes in career resources and self-determined motivation. For this purpose, two groups of 68 and 72 higher education students participated in blended and distance career interventions, respectively. The blended program took place in a curricular infusion context, and was subject to assessment, while the distance program was fully voluntary. Students were assessed with pre- and post-tests regarding four career resources’ dimensions. Motivation over program experience was assessed after the intervention. The results indicate that despite some differences between the two modalities, both career interventions were effective, with gains in three of the four assessed career resources’ dimensions. Relatedness was higher in the blended format of the program, while participants in the distance format reported experiencing higher levels of autonomy during the program. Despite that, motivation variables did not present a relevant predictive power in career resources’ gains obtained through participation in the program. Implications for practice include the possibility of infusing the program into curricula of higher education degrees as a way of increasing program completion and reaching different audiences and highlighting the importance of using multiple approaches to broaden its reach.
- O quadro jurídico internacionalPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- A recomendação da UNESCO sobre os REAPublication . Varoglu, Zeynep; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos)Publication . Ndiaye, Ndeye Massata; Kane, Cheikh Hamidou; Dang, Jacques; Universidade AbertaO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Direitos de autor, copyright e licenças abertas nos países de direito civil. Versão introdutória destinada aos decisores de estratégias para os recursos educativos gratuitos e a educação abertaPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.