Browsing by Issue Date, starting with "2025-09"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Novos ecossistemas de aprendizagem nos territórios híbridos da noosferaPublication . Moreira, J. AntónioNum mundo cada vez mais interconectado, marcado pela ubiquidade das tecnologias digitais e pela fluidez dos espaços de aprendizagem, emergem novas formas de pensar a educação. Os ecossistemas de aprendizagem contemporâneos são interativos, híbridos, líquidos e ubíquos, configurando territórios educativos que transcendem os limites físicos da sala de aula e se expandem para a infoesfera, um espaço informacional global onde humanos e não humanos coexistem, interagem e aprendem. Como propõe Luciano Floridi (2014), a infoesfera não é apenas um espaço digital, mas uma nova condição ontológica em que os sujeitos humanos e os sistemas informacionais se tornam coautores da realidade. Estes ambientes são compostos por arquiteturas pedagógicas digitais que integram plataformas, interfaces, algoritmos, agentes conversacionais e redes sociais, constituindo ecossistemas complexos e dinâmicos que exigem novas formas de habitar, ensinar e aprender. Neste contexto, os professores e estudantes tornam-se habitantes da infoesfera, sujeitos que interagem com múltiplos agentes, humanos e não humanos, e que constroem conhecimento em rede, através de práticas colaborativas, dialógicas e multimodais. A aprendizagem deixa de ser um processo linear e centrado no professor para se tornar uma experiência distribuída, rizomática e relacional, sendo que os ambientes educativos, tornam-se redes de mediação onde cada elemento, humano ou não humano, participa na produção do conhecimento. Habitar estes ambientes implica compreender as lógicas informacionais que os estruturam, reconhecer os fluxos comunicacionais que os atravessam e desenvolver competências que permitam uma atuação significativa, crítica e transformadora. É neste cenário que se inscreve a educomunicação, entendida como prática pedagógica que articula comunicação e educação nos territórios híbridos da noosfera. Esta noosfera, enquanto esfera do pensamento humano mediada por tecnologias, torna-se um espaço privilegiado para a construção de comunidades de aprendizagem, para o exercício da cidadania digital e para a promoção de pedagogias da presença e dialógicas que ganham novo sentido na era híbrida, ao valorizarem a interação e a construção colaborativa do conhecimento em ambientes mediados por interfaces e algoritmos. Neste texto, e a partir da análise dos ecossistemas de aprendizagem híbridos e das práticas pedagógicas emergentes na noosfera, refletimos sobre os desafios e as possibilidades da educação contemporânea, propondo uma visão integrada, crítica, situada e ecológica das competências necessárias para ensinar e aprender nesta era marcadamente híbrida.
- Potential for trophic transfer of microplastics in the smallspotted catshark’s food web: insights from Portuguese coastal ecosystemsPublication . Pica, Rodrigo; Fernandes, João; Seixas, Sónia; Martins, Marta; Greife, Anna; Müller, Carolin; Heel, LenaMicroplastics (MPs) are increasingly prevalent pollutants in marine environments, raising concerns about their potential to transfer across trophic levels. However, the extent and significance of such transfer remain uncertain. This study aimed to (i) characterise MPs in the digestive tracts (GITs) of three ecologically connected species — the small-spotted catshark (Scyliorhinus canicula), pouting (Trisopterus luscus), and Henslow’s swimming crab (Polybius henslowii); and (ii) assess the potential for trophic transfer, as S. canicula is a known predator of the other two species. Thirty individuals from each species were collected by bottom-trawling off Figueira da Foz, Portugal. GITs were digested using 10% potassium hydroxide (KOH), filtered, and analysed by Fourier-transform infrared (FTIR) spectroscopy. A total of 88 MPs were identified, primarily in S. canicula (0.89 ± 1.19 MP.ind-1) and P. henslowii (0.54 ± 0.74 MP.ind-1). No MPs were found in T. luscus, possibly due to its juvenile stage or short retention time. Frequencies of occurrence were 57% for S. canicula and 43% for P. henslowii, representing the first record of MPs in the latter. The predominant MP types were fragments (51%) and fibres (47%), mainly green (32%), black (20%), and transparent (16%), with polyvinyl acetate (32%) and polyethene terephthalate (27%) identified as the main polymers. Significant differences in MP colour and polymer composition between species suggest distinct exposure routes. Although the presence of MPs in a known prey species of S. canicula suggests potential trophic transfer, further research is needed to confirm bioaccumulation. These findings provide a valuable baseline for understanding plastic pollution in coastal ecosystems and highlight the need for ongoing investigation into MP dynamics within marine food webs.
- Temporalidade performativa: a arte generativa enquanto poética e prática investigativa da memória multimodalPublication . Veiga, Pedro Alves da; Fechine, Ingrid; Carrega, Jorge; Araújo, DenizeEste artigo propõe o enquadramento da arte generativa – que não a produção baseada em inteligência artificial generativa – enquanto território expandido de criação e investigação, com a temporalidade assumindo uma dimensão performativa. Visa, assim, apresentar referenciais teóricos para a criação artística multimédia baseada em código, e respetivas práticas e discursos, no cruzamento entre estética, tecnologia e memória. Discute-se o potencial da arte generativa para ressignificar os modos de criação, memória e experiência temporal, focando a dimensão poética do algoritmo, enquanto meio expressivo, técnico e artístico. Introduz-se o conceito de memória algorítmica multimodal, nele enquadrando os algoritmos que produzem fluxos de gerações e recombinações de imagens, textos e sons em tempo real. Estes algoritmos darão origem a performances efémeras, distintas, reconfiguráveis e contextualmente situáveis, funcionando como arquivos dinâmicos, recombinando memória (passado), cognição e sensorialidade (presente) e potencial (futuro). Estas criações não se apresentam como artefactos finalizados, e sim como processos cuja revelação se realiza a cada nova execução do código, em contínuo, com a temporalidade assumindo uma natureza performativa. Ao privilegiar o processo sobre o artefacto, estas práticas expandem os limites entre arte, tecnologia, percepção e cognição, potenciando experiências relacionais, fluidas e disruptoras.
- Supervisão pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativaPublication . Nunes, Sofia; Seabra, Filipa; Sousa, JoanaA educação de infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, uma vez que é neste período que se estabelecem os pilares fundamentais para a aquisição e consolidação das aprendizagens. Por esse motivo, torna-se indispensável garantir que as práticas pedagógicas sejam de qualidade, inclusivas - conscientes dos diferentes tipos e formas de discriminação - e promotoras de igualdade de oportunidades. É, nesta senda, que a presente comunicação, baseada num estudo em fase de projeto, no âmbito do mestrado em supervisão pedagógica, da Universidade Aberta, na linha de investigação em supervisão e desenvolvimento profissional, procura debater em que medida a supervisão pedagógica (nomeadamente baseada em práticas sistémicas), enquanto prática de acompanhamento e orientação das equipas pedagógicas, pode e deve contribuir significativamente para a melhoria das práticas pedagógicas, em contexto de educação de infância, e assim criar ambientes pedagógicos e curriculares mais capazes de responder às necessidades de todas as crianças. Começamos por apresentar os conceitos-chave, para de seguida explorar a sua pertinência no contexto em estudo. Terminamos com a proposta de investigação que, por um lado nos permitirá indagar a pertinência destas práticas de supervisão, na melhoria das práticas pedagógicas inclusivas - assentes numa perspetiva interseccional-, e equitativas, e por outro lado compreender as necessidades de formação contínua dos educadores e dos auxiliares de ação educativa, relacionadas com as práticas pedagógicas inclusivas.
- Transformação digital nas organizações: fundamentos, tecnologias e estratégiaPublication . Isaias, Pedro; Miranda, Paula; Pífano, SaraA transformação digital deixou de ser uma opção para se tornar uma exigência competitiva e estratégica. Num cenário em que a tecnologia redefine modelos de negócio, acelera operações e cria novas experiências para os utilizadores, sobreviver e prosperar é um desafio a vencer. Este livro, numa abordagem clara, prática e estruturada, apresenta o que importa saber sobre como enfrentar essa transição. Parte dos conceitos fundamentais para explorar os principais impulsionadores da transformação digital, desde a inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas até blockchain, realidade aumentada e digital twins. Combinando fundamentos teóricos com ilustrações práticas, a obra conduz o leitor através dos elementos centrais da transformação digital: estratégia organizacional, experiência do utilizador, reconfiguração operacional e reinvenção dos modelos de negócio. Uma leitura essencial para estudantes, profissionais e decisores que pretendem compreender e aplicar os fundamentos da transformação digital nos seus contextos organizacionais.
- Na linha do advento histórico da língua portuguesa: norma, variação e mudançaPublication . Machado Filho, Américo; Osório, Paulo; Dores, Marcus; Lopes, CéliaFalado em diferentes latitudes geográficas, o português conformou-se, em seu advir histórico, em língua multicultural e multiespacial de expressão, sendo, na atualidade, referenciador de pluralidades e mediador de variadas perspectivas de representação. Sua trajetória, registrada pela escrita há pelo menos oito séculos, demonstra processos de variação e de mudança. Estes se foram construindo, micro e macroscopicamente, no esteio da história, refletindo as naturezas sintrópica e entrópica a que se sujeitam todas as línguas naturais, isto é, à integração pendular existente entre a energia que compõe e movimenta o seu sistema linguístico e o papel das variáveis aleatoriamente ou randomicamente impulsionadas por seu sistema social. Neste artigo, pretende-se realizar uma incursão a aspectos de variação e de mudança, próprios do português, em diferentes níveis de análise linguística, desde sua origem, no período arcaico, até o português brasileiro, contemporâneo, permitindo-se comparações pontuais com outras variedades da língua portuguesa no mundo, assim como com crioulos de base lexical portuguesa. Sob a ótica da linguística histórica, busca servir de macro esboço do processo de constituição da língua, de forma dinâmica e exemplar, no sentido de sua representação no tempo, cronologicamente avaliado, e no espaço, em que se constituiu e em que hoje se manifesta dialetal e diastraticamente.
- Early retinal changes in type 2 diabetes detected by texture-based OCT analysis: potential approach for subclinical diabetic retinopathy diagnosisPublication . Oliveira, Sara; Guimarães, Pedro; Roque-Rosado, Ângelo; Campos, Elisa Julião; Serranho, Pedro; Matafome, Paulo; Bernardes, Rui; Ambrósio, António FranciscoBackground: Diabetic retinopathy (DR) is often diagnosed many years after diabetes onset, highlighting the need for early diagnosis. The current study aimed to assess whether texture analysis of computed optical coherence tomography (OCT) retinal images can identify (very) early retinal changes. We previously reported retinal texture changes in a type 1 diabetes animal model. This study extends this approach to a type 2 diabetes model exhibiting subtler, more gradually developing retinal alterations to further explore its potential for detecting texture changes when DR-related retinal alterations are minor, strengthening its promising value. Methods: OCT scans and electroretinograms were acquired at baseline and 4, 8, and 12 weeks after initiating the diabetes induction protocol. Automated OCT segmentation, retinal thickness computation, and texture analysis were performed. Blood-retinal barrier permeability, glial reactivity, neuroinflammation, and nitrosative stress were assessed. Results: Retinal texture was affected in the inner plexiform layer and inner/outer photoreceptor segments. At weeks 8 and 12, autocorrelation, cluster prominence, correlation, homogeneity, information measure of correlation II, inverse difference moment normalised, inverse difference normalised, and sum average texture metrics significantly increased/decreased. Importantly, seven of these metrics were also altered in our previous study with type 1 diabetic animals. Type 2 diabetic retinas presented subtle thinning and impaired function, along with a slight reduction in tight junction proteins immunoreactivity, without affecting the blood-retinal barrier. Conclusions: The findings from this study indicate that texture analysis can identify subtle retinal changes during early, clinically silent stages of disease, when biological alterations remain minimal. This highlights its potential utility for the early diagnosis of diabetic retinopathy, though further clinical validation is needed.
- Recursos Educacionais Abertos UAb / ICDE. Apoiar a implementação da Recomendação REA da UNESCO em países de língua portuguesaPublication . Carvalho, Madalena; Barros, Daniela Melaré Vieira; Casanova, Diogo; Malbrand, Anais; Dang, Jacques; Gjelsvik, TorunnO trabalho aborda a importância da expansão dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em língua portuguesa e propõe soluções concretas para a sua disseminação alargada no espaço lusófono. Apresenta-se o projeto REA/ICDE, uma iniciativa da Universidade Aberta de Portugal, com o apoio do International Council for Distance Education (ICDE) e da UNESCO, que visa implementar a Recomendação da UNESCO sobre REA nos países de língua portuguesa. O projeto centra-se na tradução e adaptação de dois cursos sobre Educação Aberta, Licenciamento Aberto e práticas de REA, originalmente desenvolvidos pela Université Numérique (França) para países francófonos. A iniciativa visa aumentar a disseminação e utilização de REA, promover a capacitação de profissionais da educação e ampliar o acesso a materiais educativos de acesso livre e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da Educação Aberta nos países de língua portuguesa. A proposta considera as especificidades geográficas, procurando superar barreiras linguísticas e culturais, ao mesmo tempo que respeita as exigências legais e normativas de cada país. As instituições envolvidas contam com a colaboração de uma rede de especialistas locais, constituída com o intuito de garantir a adequação cultural, linguística e jurídica dos conteúdos pedagógicos produzidos.
- Perspectivas do ensino português do Brasil no Japão, na contemporaneidadePublication . Hadama, Patrícia Dias; Marques , Isabelle SimõesA Língua Portuguesa foi amplamente difundida no mundo como consequência dos processos de colonização portuguesa, bem como de outras formas de presença, tais como atividades comerciais, missionárias e diplomáticas, que se estenderam por diversos continentes, seja por longos períodos ou de forma passageira, como ocorreu no Japão. Ao longo da história, é possível identificar vínculos antigos entre Portugal e Japão e, consequentemente, a presença da Língua Portuguesa. Entretanto, a conexão com a língua se intensificou em tempos mais recentes, com o estreitamento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Esta pesquisa busca apresentar os impactos e as influências da presença portuguesa no século XV, bem como a posterior formação de uma expressiva comunidade brasileira no Japão, a qual proporcionou o desenvolvimento de três vertentes do ensino da língua: PLM (Português como Língua Materna), PLH (Português como Língua de Herança) e PLE (Português como Língua Estrangeira). Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem que combina pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de coletar dados de jovens brasileiros e japoneses, que pudessem elucidar como a Língua Portuguesa vem se desenvolvendo nas três modalidades mencionadas. Os resultados revelaram que há um impacto considerável na vida e nas projeções de futuro dos estudantes inseridos nos contextos de PLM e PLH. Quanto ao PLE, observou-se que a escolha pelo aprendizado da língua não está, necessariamente, vinculada à comunidade brasileira e que, embora seja considerada por muitos uma língua complexa e difícil, os aprendizes demonstram interesse pelo Brasil e pela sua cultura. Este estudo possibilitou compreender o desenvolvimento da Língua Portuguesa nas terras nipônicas, mas, sobretudo, refletir sobre o distanciamento cultural entre brasileiros e japoneses, o qual pode dificultar a integração e a construção de uma identidade cultural compartilhada.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
