Browsing by Issue Date, starting with "2025-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Na linha do advento histórico da língua portuguesa: norma, variação e mudançaPublication . Machado Filho, Américo; Osório, Paulo; Dores, Marcus; Lopes, CéliaFalado em diferentes latitudes geográficas, o português conformou-se, em seu advir histórico, em língua multicultural e multiespacial de expressão, sendo, na atualidade, referenciador de pluralidades e mediador de variadas perspectivas de representação. Sua trajetória, registrada pela escrita há pelo menos oito séculos, demonstra processos de variação e de mudança. Estes se foram construindo, micro e macroscopicamente, no esteio da história, refletindo as naturezas sintrópica e entrópica a que se sujeitam todas as línguas naturais, isto é, à integração pendular existente entre a energia que compõe e movimenta o seu sistema linguístico e o papel das variáveis aleatoriamente ou randomicamente impulsionadas por seu sistema social. Neste artigo, pretende-se realizar uma incursão a aspectos de variação e de mudança, próprios do português, em diferentes níveis de análise linguística, desde sua origem, no período arcaico, até o português brasileiro, contemporâneo, permitindo-se comparações pontuais com outras variedades da língua portuguesa no mundo, assim como com crioulos de base lexical portuguesa. Sob a ótica da linguística histórica, busca servir de macro esboço do processo de constituição da língua, de forma dinâmica e exemplar, no sentido de sua representação no tempo, cronologicamente avaliado, e no espaço, em que se constituiu e em que hoje se manifesta dialetal e diastraticamente.
- Impacto da inteligência artificial na avaliação da aprendizagem em ambientes virtuaisPublication . Afonso, Ana PaulaEsta palestra aborda o impacto da Inteligência Artificial (IA) na avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais, destacando os desafios e oportunidades que emergem desta transformação. A IA já influencia práticas avaliativas através da automatização, personalização, feedback em tempo real e análise preditiva, permitindo processos mais eficientes e inclusivos. No entanto, surgem questões críticas ligadas à confiabilidade técnica, viés algorítmico, privacidade e autenticidade da aprendizagem. A apresentação discute novos modelos de avaliação, como a avaliação adaptativa, contínua e baseada em contextos autênticos, defendendo que a IA não substitui o papel docente, mas amplia as possibilidades pedagógicas. O futuro da avaliação exige integrar a IA de forma ética e crítica, preservando o rigor académico e a essência humana da educação.