LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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- 20 years after the fundation of EADTUPublication . Trindade, Armando Rocha
- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; Lopes, Rui
- A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superiorPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaEm tempos de profundas transformações sociais, económicas e culturais e vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de redefinir pedagogia, também, no Ensino Superior. O enfoque nas competências e o apelo à mobilidade pelo Processo de Bolonha convidam a um paradigma educacional que privilegie novas formas de pensar, desenvolver e avaliar os processos de formação centrados no estudante e nas suas estratégias de autorregulação e domínio de ferramentas mediatizadas pelas oportunidades tecnológicas e reflexividade em parceria, sob supervisão dos professores facilitadores da aprendizagem. Este trabalho visa, pois, ilustrar a operatividade de modelos em blended learning, analisando o impacto de novos cenários de aprendizagem na criação de comunidades, de aprendizagem baseada em problemas. Para tal, exploramos relações possíveis entre modalidades de ensino presencial e online, em que a relação pedagógica estabelecida face-a-face é confrontada com a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de investigação.
- Abordagem e-SimProgramming: primeiras alterações para implementação em contexto on-line e reflexõesPublication . Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséContexto em que surge a prática pedagógica / razões para a sua realização: O insucesso académico em programação de computadores no Ensino Superior é elevado, particularmente na transição da programação inicial para programação avançada. No ensino à distância acresce a necessidade de os alunos terem maiores capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem, por via da autonomia exigida. Neste âmbito, o projeto SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming) visa desenvolver os seguintes objetivos: 1) adaptar ao e-learning o modelo didático SimProgramming (“e-SimProgramming”); 2) identificar e compreender estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens de programação em contexto de e-learning.. A primeira iteração da investigação decorre na unidade curricular (UC) “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS), no 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade Aberta, ano letivo 2018/2019, ao longo de 12 semanas letivas, organizadas em 6 tópicos de 2 semanas cada, sobre aspetos de conceção e implementação de software segundo estilos arquitetónicos (MVC, Model-View-Controller). • Descrição da prática pedagógica (objetivos, público alvo, metodologia, avaliação); Os objetivos da UC são: 1) contactar com ambientes, ferramentas e métodos de desenvolvimento de software, que permitam a transição de projetos individuais para projetos em equipa, em maior escala; 2) refletir e descobrir as melhores maneiras de desenvolver software, minimizando os custos e maximizando a qualidade do software; 3) aumentar a motivação e o prazer de desenvolver software. O público-alvo é heterogéneo quanto à idade (entre os 24 anos aos 55 anos); género; residência (diferentes regiões do país e estrangeiro); habilitações académicas (sem licenciatura e licenciados em áreas distintas da informática). Têm em comum serem em geral estudantes já inseridos no mercado de trabalho. Há dois percursos de avaliação: contínua ou por exame. Na avaliação contínua os alunos puderam optar entre dois percursos de avaliação: a) em equipa (abordagem e-SimProgramming); b) individual (sem essa abordagem). Aos alunos no percurso individual foi dada a opção de participar ou não na investigação, em termos de recolha de dados pessoais, sem, contudo, diferenças pedagógicas decorrentes dessa participação. A Abordagem e-SimProgramming A abordagem e-SimProgramming é uma adaptação da abordagem SimProgramming, desenvolvida em contexto presencial (Pedrosa et al., 2016), assente em técnicas de ensino presencial com apoio tecnológico (Kirkwood & Price, 2014). Preconiza atividades de aprendizagem baseada em problemas, em equipa, ao longo de quatro fases (Pedrosa et al., 2017), havendo em cada fase tarefas específicas com durações variadas. A adaptação ao formato online (“e-SimProgramming”) está em curso. As primeiras alterações decorreram da adaptação ao novo contexto (ensino não presencial assíncrono): diferentes tecnologias de suporte (Moodle); diferente público-alvo (alunos mais velhos que no presencial); diferentes opções didáticas do docente. Estas últimas centraram-se na metodologia (baseada em projetos em lugar de problemas), no tipo de tarefas (elaboração do projeto e bases teóricas), nos prazos de realização de tarefas, na possibilidade de opção entre dois percursos de avaliação contínua e no peso das atividades de projeto na avaliação final (40%). • resultados (já recolhidos e esperados); Nesta primeira tentativa de transposição da abordagem SimProgramming para o contexto online (e-SimProgramming) foram identificados problemas pedagógicos e técnicos: Problemas pedagógicos: 1) Reduzida participação e interação entre alunos (sensação de isolamento); 2) Envio tardio das tarefas; 3) Não atualização dos perfis de utilizador; 4) Falta de aconselhamento proativo individualizado (ex.: alertar os alunos de que não realizaram as tarefas); 5) Equívocos de interpretação das tarefas solicitadas aos alunos; 6) Inércia na formação de equipas; 7) Envio de reflexões quinzenais fora do prazo estipulado e em menor número; 8) Baixo grau de eficácia da informação obtida das reflexões quinzenais; 9) Baixa perceção da dinâmica de grupo da turma. Problemas técnicos identificados: 1) Inexistência de um sistema de acompanhamento e feedback automatizado para docente e alunos. 2) Inexistência de sinalização e alerta nos fóruns que permita ao docente distinguir mais rapidamente entre contributos que carecem de intervenção (e de quem: do docente ou de alunos) e contributos que não carecem; 3) Organização visual e de interação da UC que permita melhor perceção da evolução das atividades para docentes e para alunos; 4) Pequenos lapsos técnicos diversos. • implicações, recomendações, questões em aberto (aplicabilidade a outros domínios científicos, a outros contextos). Por análise destes problemas, pretendemos reformular o próximo protótipo metodológico da abordagem e-SimProgramming, para melhorar o ensino-aprendizagem, nomeadamente: desenvolvimento de estratégias mais adaptadas ao público-alvo e contexto de ensino; promoção das estratégias de autorregulação e de corregulação das aprendizagens através da melhoria do design pedagógico; inclusão de ferramentas e soluções tecnológicas. Pretendemos igualmente analisar o contributo desses processos e ferramentas para o ensino-aprendizagem da programação e o potencial para outras áreas em contexto de e-learning.
- Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisaPublication . Rocha, Benvindo; Seabra, FilipaA organização curricular na abordagem por competências revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores e gestores têm das práticas pedagógica e epistemológica, com base nesta nova abordagem, tem direcionado a sua própria eficácia. A implementação do ensino por competências no ensino-aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, tem levado a revelação de sentimentos e posicionamentos especulativos, sem estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares das formações técnicas profissionais de maneira eficiente e eficazes. Nesse sentido, a comunicação que se apresenta reflete um estudo em fase de projeto, em curso na Universidade Aberta, Portugal, inserido no Doutoramento em Educação, focado na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências em várias escolas secundárias técnicas de Cabo Verde. Com esta pesquisa, pretende-se dar respostas às seguintes questões: 1) Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança, no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde?; 2) Qual o papel das lideranças na promoção dessas mudanças?; 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças, na prática docente? Para tal propomos uma abordagem qualitativa e quantitativa, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e inquéritos por questionário.
- As abordagens às aprendizagens em cenários definidos a partir de teorema da equivalência da interaçãoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasO termo “interação” tem sido usado frequentemente na educação a distância e é identificado como elemento chave na aprendizagem e satisfação neste campo. A interação pode ser vista sobre diferentes perspetivas, mas aquela que é levada a cabo aqui prende-se com a interação como uma troca instrucional entre quatro elementos: estudante-conteúdo, estudante-docente, estudante-estudante (Moore, 1989) e estudante-interface (Hillham, Willis & Gunawardena, 1994). Dentro desta perspetiva Anderson (2003) avançou com o Teorema da Equivalência da Interação, que se sustenta em duas teses: Níveis de aprendizagem significativa e profunda podem ser atingidos desde que uma das três formas de interação (estudante-docente, estudante-estudante e estudante-conteúdo) se situe em níveis muito elevados. As outras duas interações podem ter um nível reduzido, ou ser mesmo eliminadas, sem que haja degradação da experiência educacional. Níveis muito elevados em mais do que um dos três tipos de interação (apesar de implicarem um maior custo e dispêndio de tempo), irão promover uma maior satisfação na experiência educacional, embora não necessariamente uma aprendizagem mais eficiente. De acordo com o desenho de aprendizagem, podemos encontrar diferentes formas de interação. Anderson e Dron (2011, 2012) apresentam-nos as formas como os desenhos de aprendizagem podem ser construídos nas três gerações da pedagogia da educação a distância: cognitivista/comportamentalista, socio-construtivismo e conetivismo. O presente estudo circunscreve-se na segunda geração, onde a aprendizagem em grupo ganha um especial relevo. Existem diferentes fatores que podem influenciar a forma como os estudantes interagem e o tipo de abordagem à aprendizagem pode ser um desses fatores. A abordagem à aprendizagem pode ser vista sob três perspetivas (Duarte, 2012): Abordagem de superfície, onde a motivação do sujeito está associada a fatores externos de influência para a sua motivação e a estratégia de aprendizagem é mais superficial, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é saber mais; Abordagem de profundidade onde a motivação do sujeito está associada a fatores internos a si mesmo para a sua motivação e a estratégia de aprendizagem é mais profunda, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é compreender; Abordagem de organização onde a motivação do sujeito está orientada para a obtenção de sucesso e a estratégia de aprendizagem é de organização pessoal, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é conseguir boas notas. Olhando para estas três abordagens podemos encontrar nos grupos de aprendizagem diferentes formas de interagir por parte dos estudantes. A partir destes dois elementos(Teorema da Equivalência da Interação e Abordagens às Aprendizagens) importa compreendermos como é que estes se relacionam. Como tal temos como objetivo para este estudo: Compreender como o tipo de desenho de interação (variando o nível de intensidade das interações estudante-professor, estudante-conteúdo e estudante-estudante) poderá levar a que haja alterações na forma como os estudantes abordam a sua aprendizagem Este estudo ocorre num ambiente virtual de aprendizagem, numa unidade curricular de segundo ano, de um curso de licenciatura da Universidade Aberta, no ano letivo 2011/2012 e segue uma abordagem metodológica quantitativa. O estudo ocorre em três turmas, onde foram implementados cenários de aprendizagem com diferentes níveis de interação. A unidade curricular estava dividida em quatro módulos e no final de cada um foi passado um questionário sobre as abordagens às aprendizagens validado já para a população portuguesa universitária (Duarte, 2000), mas que necessitou de ter pequenas adaptações na formulação de alguns dos seus itens por se tratar de um curso totalmente online. O passar o questionário nos diferentes módulos permitiu-nos não só ver as diferenças existentes entre as turmas, mas também se havia uma modelação da abordagem à aprendizagem dos estudantes ao longo do curso, em virtude de termos diferentes níveis de interação. Os resultados obtidos até à presente data permitem-nos identificar que no início os grupos tinham uma abordagem semelhante entre eles e ao longo do curso encontrámos algumas diferenças significativas que necessitam maior análise e profundidade, que se preveem estar totalmente analisadas até ao período de submissão de proposta final de artigo. Para além dos resultados per si trazerem um contributo para o esclarecimento da relação entre o Teorema da Equivalência da Aprendizagem e as Abordagens às Aprendizagens, nesta análise foi validado um instrumento sobre esta última temática exclusivamente para o contexto online.
- Abordagens para ensino da integração dos jogos (especialmente os sérios) em sistemas de informaçãoPublication . Morgado, LeonelO uso regular de jogos nas organizações requer integração destes nos processos e sistemas de gestão. Esta integração tem vindo a ser explorada a nível de investigação mas não é habitualmente trabalhada no ensino de desenvolvimento de videojogos. Pretende-se nesta apresentação resumir o conceito, apresentar potencialidades e expor formas de incluir o tema no ensino.
- Academic performance in constructivist learning environments supported by learning management systemsPublication . Moreira, J. António; Mendes, Alexandra; Almeida, Ana CristinaInstitutions of Higher Education in Portugal face today unique challenges. Aware of the change, in general, these institutions have been presented reform initiatives, covering in their strategic plans new frames of operation, where e-learning and / or b-learning is recognized. The present study aims mainly to know the impact that b-learning and the implemention of some pedagogical models adapted to these environments, may have on academic performance of students in higher education. To this end, we analyzed the academic performance of students in a curricular unit of a course of Physical Education and Sport, for four academic years from 2007/2008, during which the unit was initially taught only presential, by 2010 / 2011, a period that was taught in a combined modality (75% online and 25% presential). Data analysis, referring to the classifications obtained, suggests that the creation of virtual environments, combined with complementary or presential learning, and using pedagogical models adapted to online environments (eg, Comumunity of Inquiry Garrison et al, 2000; E-Moderating, Salmon, 2000), diversified learning objects (scripto, audiovisual and multimedia) and strategies that encourage students, may indeed contribute to a significant improvement in their academic achievement. We also concluded that this b-learning modality, supported by online pedagogical constructivist and collaborative models allow effectively equate the teaching-learning process in a different way. However, the change should not be seen only from a technological standpoint, since the use of an LMS is no guarantee of success, but must above all be seen in terms of changing attitudes and practices. This (new) reality implies a very large cultural change, as to rethink the roles of teacher and student, and the relationship between them, appropriate content, in addition to the implications that must be implemented in terms of structuring and planning of courses and curricula, evaluation systems and teaching and learning forms.
- Accessibility analysis in MOOC platforms: a case study. UNED COMA and UAb iMOOCPublication . Iniesto, Francisco; Rodrigo, Covadonga; Teixeira, AntónioThis article has come about as a result of joint work between the Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED, Spain) and the Universidade Aberta (Portugal), pioneering universities in the development of MOOC platforms with pedagogical approximations different from the xMOOC and cMOOC models. The work has been centred on the analysis of the degree of accessibility of both platforms from the point of view of the User Centred Design for which tools suitable for this purpose such as eXaminator and aDesigner have been used.
- Acompanhamento de unidades curriculares online por marcos de intervenção docentePublication . Morgado, LeonelAs atividades assíncronas no ensino online requerem um acompanhamento regular por parte dos docentes. Esse acompanhamento acompanha duas dimensões: a de grupo, atendendo às dinâmicas globais da turma; e a individual, atendendo às ações de cada estudante. Estando habitualmente estruturadas em tópicos com duração limitada no tempo, a preponderância destas dimensões altera-se nas necessidades de dedicação e intervenção docente. Neste trabalho apresenta-se uma estratégia de apoio à planificação e desenvolvimento da atividade docente, que decompõe essas atividades de acompanhamento e intervenção em cinco marcos temporais. Pretende esta estratégia permitir ao docente identificar os aspetos mais prementes para recolha, de forma praticável, de elementos que possam informar a sua decisão de intervenção pedagógica.