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- A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio FreireQuando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.
- Panorama da qualidade da educação a distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultadosPublication . Tumbo, Dionísio; Morgado, LinaNestes tempos (pós)pandémicos, em Moçambique, verifica-se um exponencial proliferação e oferta de programas de educação e formação que optam em modelos emergentes da Educação a Distância e eLearning, porém, com experiências e práticas variadas, caracterizadas por menos rigor na observância de principais referenciais da garantia de qualidade. Vale reconhecer, em parte, que a temática de qualidade nestes modelos de ensino é bastante jovem e permeadas por dissensos. É neste contexto que emerge este artigo a reportar o diagnóstico panorâmico das práticas de EaD e eLearning em IES moçambicanas. E, para a pesquisa empírica, adotamos o método de Survey, lançado online, aderido consciente e voluntariamente por 656 participantes das 11 províncias do país. Os resultados preliminares, revelam a existência de variações, ainda que não estatisticamente significativos, nas práticas e experiências, o que sugere a construção de um referencial que contribua para a garantia de qualidade em EaD e eLearning.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 6 - Interligação de registos e memóriasPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos explorar os diferentes modos de conectar registos e memórias, para que possamos escolher facilmente qual registo ou endereço de memória queremos ler ou escrever. Veremos como usar multiplexadores e um barramento único para fazer essas conexões, e como construir um banco de registos. Também veremos como organizar uma grande quantidade de memória de forma eficiente.
- Manual de boas práticas: integração de pessoas imigrantes em Portugal e apoio à conciliação entre a vida familiar e profissionalPublication . Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Neves, Sofia
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 5 - Circuitos aritméticos: inteirosPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaNeste vídeo, estudaremos os princípios básicos da aritmética binária, que é a base para o processamento de dados em computadores digitais. Começaremos com os circuitos que realizam as operações de soma e subtração, usando números positivos e negativos representados em complemento de dois. Em seguida, veremos como construir circuitos que fazem as operações de multiplicação e divisão, que são mais complicadas e exigem mais recursos.
- Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências: perspetivas da prevenção em PortugalPublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA ciência da prevenção é um campo interdisciplinar e relativamente recente, pelo que se encontra numa fase de afirmação, em especial em Portugal. Decorre da necessidade de desenvolver intervenções preventivas suportadas por evidências científicas mais sustentáveis em contextos diversificados – família, escolas, locais de trabalho, contextos recreativos, contextos comunitários e comunicação social e em rede. No âmbito do quadro conceptual da ciência da prevenção, cruzam-se diversos eixos de análise, neste capítulo vamos deter-nos sobre os comportamentos aditivos e dependências, sobre as juventudes e sobre as práticas de lazer. Mais concretamente, vamos seguir as seguintes interrogações: Quais as principais características das juventudes atuais? Que relações estabelecem com os comportamentos aditivos e as dependências? Que evidências têm resultado das intervenções preventivas baseadas em práticas de lazer direcionadas para jovens? A nossa proposta é, seguindo estas interrogações, fornecer pistas de compreensão. Para tal, começamos por clarificar e aprofundar os diversos conceitos envolvidos. Seguidamente, recorremos a dados estatísticos capazes de ilustrar um retrato de Portugal a partir das orientações sugeridas. Finalmente, apresentamos pistas para aprofundar a investigação e a intervenção.
- Leonardo Turriano e a produção fabril em Portugal no primeiro quartel do século XVII: o seu contributo no complexo tecnológico-militar de Barcarena (Oeiras)Publication . Cardoso, João LuísDescribimos la actuación del cremonese Leonardo Turriano (c. 1550-1629) en Barcarena, entre 1618 y 1621/1622, en el ámbito de la producción de pólvora, cuando proyectó y supervisó la construcción de una amplia fábrica, introduciendo nueva tecnología de fabricación, utilizando molinos de galgas, ya utilizados anteriormente en otras fábricas de pólvora del espacio portugués de ultramar. La otra vertiente de la actividad desarrollada en Barcarena por este Ingeniero Jefe del Reino, cargo que desempeñaba desde 1591, consistió en la recuperación del edificio de Ferrarias, para la producción de arcabuces y mosquetes y de clavos para la construcción naval, que en su momento estaban abandonados. Estas iniciativas son ahora especialmente conocidas por los notables dibujos realizados por Turriano incluidos en un códice conservado en la Biblioteca Nacional de Portugal, acompañados de un texto descriptivo elaborado por él mismo después de haber cesado en Barcarena sus funciones tras la exoneración, en 1621, por Felipe IV (Felipe III de Portugal) del virrey Dom Diogo da Silva, marqués de Alenquer. Para el conocimiento de las obras realizadas en Barcarena por Turriano ha contribuido importante correspondencia real y otra documentación coetánea, conservada en archivos portugueses y españoles. Estas conclusiones se completaron con los resultados obtenidos en las excavaciones arqueológicas realizadas por el autor en 2009 y que permitieron identificar positivamente el edificio de Ferrarias, fundado por el rey D. João II, en 1487, que estuvo en el origen del desarrollo del complejo tecnológico-militar de Barcarena, cuya actividad se desarrolló de forma ininterrumpida durante más de 500 años, cesando sólo en 1988.
- Formação docente, pesquisa de opinião e literacia estatística na escola: doze anos de “NEPSO” em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaO “NEPSO – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”, em Portugal, na atualidade, é dinamizado pela Fundação Vox Populi, através de metodologias ativas, e assume-se como catalisador da aquisição de um conjunto vasto de competências, nomeadamente de cidadania, de literacia da informação e de literacia estatística, sendo suportado por pesquisa ancorada num projeto de investigação que se articula diretamente com os estudos de opinião. Com início em 2010, celebrou recentemente, em 2022, doze anos de existência em instituições educativas portuguesas do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com alunos e docentes nas diferentes modalidades de educação e formação. Os projetos, anuais, corporizam-se numa parceria entre a Fundação e as instituições educativas participantes; são orientados por uma formação direcionada para os docentes envolvidos, ao longo de todo um ano letivo, com implicações no trabalho com os alunos e nos próprios trabalhos escolares destes. Neste texto, para além do enquadramento histórico do programa, considera-se o enquadramento teórico de suporte ao seu potencial pedagógico, e ainda os dados de implementação relativos aos doze anos de existência. Assim, durante este período, foram concretizados 218 projetos em 81 instituições educativas em Portugal, envolvendo no total 6736 alunos dos vários níveis de ensino. Quanto à aquisição de competências, num conjunto de 12, e tendo como amostra 1174 alunos, constatou-se um impacte de nível 4 e 5, respetivamente “Elevado” e “Elevadíssimo”, destacando-se as competências relacionadas com o Relacionamento Interpessoal (86%), Valores de Ética e Cidadania (84%), e Autonomia e Desenvolvimento Pessoal (80%). Tais resultados permitem sustentar a mudança positiva pretendida na Educação, através de Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, em particular no âmbito das dinâmicas do “NEPSO – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”.
- From face-to-face to online learning: designing a pedagogical model for an higher education contextoPublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, Dina; Oliveira, Nuno RicardoNowadays, online and virtual platforms play a key role in contemporary society. Digital technology has become ubiquitous and indispensable to our daily routines, whereas the educational field is not an exception. Higher Education Institutions (HEI), due to the transition to emergency remote learning during CoViD-19 pandemia, had to change the way programmes were delivered. At this moment, this fact has triggered on the part of HEIs, decision-makers and the educational community in general, the need to invest in the development and redesign of Pedagogical Models, as a social responsibility of the institution, besides the legal compliance with the accreditation agencies, of courses and institutions that promote distance learning. Online learning became a methodology that was acquired and that, in some situations, prevailed on time. However, delivering online learning has its own specificities and requires certain pedagogical adaptations, to which, sometimes faculty is not aware of. According to Decree-Law 133/2019, which approves the legal system of higher education provided at a distance, certain criteria are required to be reflected in the HEIs' official documents on this teaching-learning modality. Therefore, the design and conception of a pedagogical model for online learning and distance education is crucial, since HEIs have the responsibility, regardless of the contexts, to provide quality and inclusive education. Many online programmes are available for training but HEI have a significant role in providing a formal and certified training, founded on criteria of quality, flexibility and effectiveness and based on virtual learning platforms, grounded on adapted and personalised pedagogical models. This paper aims to present the distance learning pedagogical model of a HEI which is being developed for a quality distance learning offer. An extensive literature review was carried out, which allowed to know different pedagogical models applied in diverse contexts. A comparison of the different models was made, according to a set of defined criteria that emerged from the needs diagnosed in the HEI. This resulted in a proposal for a pedagogical model, based on the following principles: quality and learning experience; ethics and academic integrity; digital inclusion and accessibility; open science and environmental sustainability; flexibility; and interaction. The model will be validated by eLearning and pedagogical experts before it can be implemented as a model in the HEI.
- Voices and narratives of migration in the documentary Casa en Tierra AjenaPublication . Serafim, José Francisco; Andrade, Regina Gloria; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraMigratory issues are among the most pressing nowadays, and cinema, as one of the forms of representation, has appropriated this theme quite pertinently, with migration, mainly international mobility, being the subject of many films, both documentary and fictional, most of all since the 2000s. Our proposal is to approach this issue through a perspective of the displacement of populations in Central American countries towards the “Eldorado”, which, in the imaginary of many people, represents the United States. The documentary by Costa Rican movie maker Ivannia Villalobos Vindas, Casa en Tierra Ajena, made in 2017, presents the narrative of people who are in the process of migration, leaving their countries of origin seeking to reach Mexico and from this country to reach their goal, to cross the US border. They come from El Salvador, Guatemala, and Honduras, all of them fleeing the sorrowful reality of their countries, either in terms of political and/or socioeconomic violence, hoping to find in the future settlement better living conditions for themselves and their families. The documentary gives voice to multiple social actors who tell their stories, dreams and suffering in front of the director’s camera. Transiting between the proposed notion by Bill Nichols of “the documentary voice” as well as the category suggested by Leger Grindon about the poetics of the interview in the documentary movie, we seek to analyze the documentary Casa en Tierra Ajena, under the prism of these different voices that populate the documentary as well as the sonorous “mise en scène” present in the interviews conducted with the social actors.