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- Compêndio histórico da Universidade de Coimbra: Marquês de Pombal & Junta de Providência LiteráriaPublication . Franco, José Eduardo; Marques, SaraO Marquês de Pombal patrocinou e supervisionou, no plano pedagógico, a elaboração e publicação de uma obra paradigmática para a avaliação negativa da acção educativa dos Jesuítas em Portugal, a partir da sua mais elevada instância, a Universidade de Coimbra. O paradigma educativo que a reforma pombalina queria revogar e substituir é ali identificado com o jesuitismo pedagógico e este com a escolástica, que teria feito mergulhar as letras e as ciências lusitanas numa escuridão que urgia iluminar através de um processo reformista radical e depuratório das causas recenseadas de tão devastadora decadência. O trabalho preparatório de reforma da Universidade de Coimbra foi incumbido em 1770 à Junta de Providência Literária, criada para avaliar o estado do ensino universitário português e preparar os novos estatutos que iriam definir novo planeamento reformista. Denotando que o diagnóstico previsivelmente anti-jesuítico já vinha sendo preparado há mais tempo, a Junta apresenta, passados oito meses, um vasto relatório das causas da decadência dos estudos universitários em Portugal consubstanciado num volumoso intitulado Compêndio histórico do estado da Universidade de Coimbra.
- Analysis in weak systemsPublication . Fernandes, António M.; Ferreira, Fernando; Ferreira, GildaThe authors survey and comment their work on weak analysis. They describe the basic set-up of analysis in a feasible second-order theory and consider the impact of adding to it various forms of weak Konig's lemma. A brief discussion of the Baire categoricity theorem follows. It is then considered a strengthening of feasibility obtained (fundamentally) by the addition of a counting axiom and showed how it is possible to develop Riemann integration in the stronger system. The paper finishes with three questions in weak analysis.
- Narrativas sobre a emergência da integração das TIC às práticas pedagógicas em PortugalPublication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
- Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, SusanaA aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
- Heidegger, technology and sustainability: between intentionality, accountability and empowermentPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Jacquinet, MarcTransition is the adequate term for characterising contemporary societies. Norms and values are in transit, led by a technological revolution, which is, in itself, the tip of the iceberg of millenary social and cultural changes. Heidegger, one of the leading philosophers of the twentieth century, captured this tension between social change and innovative technology and showed that the Western civilisation was captive of ontological instances whose role was already pin-pointed by Greek Antiquity philosophy but which went underground with Modernity. The product of Heidegger’s work was a revolution in Western thought, which found echoes across all areas of society. Taking Husserl’s call for “back to the things themselves”, Heidegger’s impact has empowered the calls for more sustainable and resilient societies. Sustainability models, with its three pillars of environmental, economic and social sustainability, are directly dependent upon the role of technology and of information science in shaping current patterns of production and consumption in contemporary societies. Industrial, academic and political discourses already voice such taken for granted assumptions. Nevertheless, it is crucial to clarify and to highlight the links between economic evolution and progress, social change and the catalysing role of technology, taken as an enabler of human action.
- O mais antigo registo conhecido da escavação de uma estação Pré-histórica em Portugal: São Torpes e a sua sepultura da foz da ribeira da Junqueira (Sines)Publication . Cardoso, João LuísEvocação do mais antigo registo conhecido da escavação arqueológica de um sítio pré-histórico em Portugal, dado a conhecer por José Leite de Vasconcelos, em 1897, com base em obra publicada por Estêvão de Liz Velho em 1746. Dedicada à vida de São Torpes e ao sepulcro que lhe é atribuído junto à foz da ribeira da Junqueira, em Sines, essa obra e a descrição do achado são agora clarificadas através da leitura integral, pela primeira vez realizada, de um códice preservado na Biblioteca Nacional de Portugal. Redigido em 1695, contém transcrição de manuscrito datado de 1591 que relata a intervenção num monumento megalítico e a recolha dos restos humanos atribuídos ao santo, associados a vários objectos arqueológicos, entre os quais uma placa de xisto decorada.
- Um novo método para a datação absoluta de ossos humanos cremados: a Cabana 2 do Monte de São Domingos (Malpica do Tejo, Portugal)Publication . Brandherm, Dirk; Krueger, Michal; Cardoso, João LuísRecent advances in radiocarbon dating have come to facilitate the successful processing of cremated bone samples, a material previously deemed unsuitable for this purpose. This opens up the possibility of obtaining scientific dating evidence from find contexts which have produced little other organic material and of revisiting the chronological issues they raise. In presenting a radiocarbon determination obtained from a Late Bronze Age cremation burial at Monte de São Domingos, here we take the opportunity to illustrate the potential of this relatively new technique, but also to discuss possible pitfalls and problems with its application.
- Normas sobre referências bibliográficasPublication . Caeiro, SandraExplicação sobre as normas de efetuar referencias bibliográficas em trabalhos académicos.
- Realidade aumentada e ubiquidade: articulação entre educação formal e não formal no ensino das Artes VisuaisPublication . Monteiro, Ricardo; Mendes, António QuintasO reconhecimento do impacto que as Tecnologias Digitais provocam na educação, nomeadamente na criação de novos espaços de construção do conhecimento, remete para a importância do seu estudo nos atuais e diversos contextos educativos. Nesse âmbito, a utilização da Realidade Aumentada (RA), quando espoletada pelos dispositivos móveis, reconhecidos como responsáveis e impulsionadores da descentralização da escola, adquire maior preponderância e permite acrescentar novas dimensões aos ambientes e experiências de aprendizagem. Este enquadramento encontra o seu sentido de investigação quando aplicado na articulação entre os tradicionais contextos educativos - Educação Formal - e os espaços educativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento - Educação Não Formal. Neste estudo propõe-se a criação de recursos e experiências que permitam aprofundar os desafios e as oportunidades que a RA possibilita no (re)desenho de processos de ensino e aprendizagem ubíqua e perceber se estas novas formas de visualização de informação e imersão virtual em cenários reais criam oportunidades de ligação entre os diferentes contextos de aprendizagem de Artes Visuais. Reconhece-se a importância da tecnologia na implementação de novas estratégias e dinâmicas em contextos educativos, no entanto, urge a reflexão sobre os desafios que as tecnologias emergentes apresentam aos professores, alunos e representantes dos espaços educativos não formais na dinamização de atividades e desenvolvimento de recursos que promovam a aproximação entre as diferentes estruturas educacionais.
- História da ciência à deriva? A teoria da tectónica de placas nos manuais de geologia atuais (7º, 10º e 12º anos de escolaridade)Publication . Amador, Filomena; Bolacha, Edite; Salomé, Teresa