Browsing by Issue Date, starting with "2020"
Now showing 1 - 10 of 753
Results Per Page
Sort Options
- Macroeconomia : o modelo AD-AS ou modelo a preços variáveisPublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosMaterial para apoio aos estudantes da UC Macroeconomia (61024) da Universidade Aberta. Tema: O modelo AD-AS ou modelo a preços variáveis.
- Representações sociais da alimentação retratadas no cinemaPublication . Amorim, Maria Marta Amancio; Santiago, Maria Cristina; Ramos, NatáliaO cinema é palco para manifestação de representações sociais dos realizadores e espectadores. O espectador ativo faz escolhas, combina e reinventa as imagens referentes à alimentação carregadas de representações sociais e recorre a estas para compreender as situações que o despertam, para tomar atitudes e emitir opiniões. O objetivo desse estudo é levantar e analisar as representações sociais dos espectadores de cinema referentes à alimentação retratada em filmes. Utilizou-se o Google Forms para levantar no Facebook o depoimento das pessoas que gostam de cinema sobre a alimentação retratada nesse meio comunicacional e artístico. As respostas sobre o filme mais citado foram interpretadas pela análise de conteúdo, utilizando-se a teoria das representações sociais como referencial teórico. A amostra constitui-se por 35 participantes, sendo 89,9% mulheres e 11,1% homens. Os filmes que vieram à mente dessas pessoas foram 16 e o mais citado foi Festa de Babette (26,47%). Duas categorias foram levantadas: preparar o alimento e servir o alimento. Na Festa de Babette o alimento entra primeiramente com restrição, adequado à pequena aldeia, refletindo os parâmetros conservadores e religiosos das duas irmãs, sendo somente uma fonte de alimentação. A representação social das pessoas que gostam do cinema sobre alimentação emerge quando o alimento é transformado em comida apetitosa e saborosa.
- História Global de PortugalPublication . Fiolhais, Carlos; Franco, José Eduardo; Paiva, José PedroEste projeto, intitulado História Global de Portugal, pretende oferecer um conhecimento crítico, através de um exercício de síntese analítica, que permita produzir uma visão de conjunto da história que, tendo tido génese no território português, ou tendo passado por esse território, estimulou o processo de encontro e desencontro do mundo global hodierno. O projeto conta com a colaboração de 100 autores e, embora se situe na grande área disciplinar da História, dele fazem parte especialistas das mais diversas subáreas, desde a História Política, História Institucional, História Geográfica, História Cultural, História da Ciência, História Económica, História Social, História da Arte, História Religiosa, entre outras. Com eles convidamos o leitor a construir uma visão não paroquial da História de Portugal, aprendendo que, hoje, não se pode perceber a história de um local, mesmo que seja um país, ignorando o mundo com o qual ele foi sempre interagindo. O Portugal que somos é o resultado de numerosos diálogos e confrontos com outros. E o mundo tem traços das mediações que os habitantes do espaço de Portugal espalharam. É esta história que aqui se pretende contar.
- Guía de buenas prácticas para la educación abiertaPublication . García-Holgado, Alicia; Nascimbeni, Fabio; García-Penãlvo, Francisco José; Brunton, James; Bonaudo, Patricia; de la Higuera, Colin; Ehlers, Ulf-Daniel; Hvarchilkova, D.; Padilla, Natalia; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vázquez Ingelmo, Andrea; Burgos, DanielEl documento presenta 24 prácticas de educación abierta que pretenden inspirar a los profesores para que tengan un acercamiento abierto a ellas. Por otro lado, también quieren actuar como un marco original de competencias para la Educación Abierta.
- O currículo e o conteúdo do curso OpenGamePublication . De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Masse, Bastien; Padilla, Natalia; Burgos, Daniel; Nascimbeni, Fabio; Alonso, Joaquin; García-Holgado, Alicia; García Holgado, Lucia; García Peñalvo, Francisco Peñalvo; Teixeira, António; Bidarra, José; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Bonaudo, Patricia; Ehlers, Ulf-Daniel; Eigbrecht, Laura; Brunton, James; Brown, MarkO curso sobre educação aberta aqui proposto é composto por 8 módulos baseados em 8 competências. Para cada competência, definimos resultados de aprendizagem. Os módulos são construídos em torno das práticas identificadas e descritas em IO1. Em cada módulo são utilizadas 3 práticas para envolver os formandos. As próprias práticas são transformadas em atividades de aprendizagem, permitindo aos formandos interagir ativamente com ativamente com as atividades de aprendizagem..
- A esperança de vida (eterna): uma teologia da mortePublication . Pinto, PorfírioEm 1746, Deparcieux criava as famosas «tábuas de mortalidade» que muito proveito deram às empresas de seguros. Com elas desenvolvia-se o moderno conceito de «esperança de vida», mas de uma vida «secularizada»... que deixara de ter em conta o Além. Por essa mesma altura dava-se também início à «secularização» dos cemitérios, arrancados ao controlo da Igreja, e a própria escatologia individual (os chamados «novíssimos do homem») entrava em crise. Chegava ao fim uma longa história de «domesticação» da escatologia (e da morte). A moderna mudança de «paradigma» não impede de refletir teologicamente a morte num mundo secularizado.
- O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em cursoPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto apresenta uma investigação em curso que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores noções da educação aberta e dos audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos vários media. Com esta investigação, pretendemos compreender de que modo o Plano Nacional de Cinema tem feito uso das redes sociais digitais online. Procuramos também sistematizar boas práticas e definir um conjunto de recomendações, para que o recurso a tais ferramentas seja o melhor possível. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, acreditamos, assim, contribuir para a consolidação do conhecimento científico nas áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- A personagem portuguesa e a crise do Encilhamento no Brasil: análise do romance Um invejado, de Afonso CelsoPublication . Oliveira, GracinéaNeste ensaio, analisa-se a relação entre a figura do português e a crise do Encilhamento no Brasil no romance Um invejado, de Afonso Celso (1895). Nesse texto, que prima pela fluidez do enredo, pela brevidade das descrições e pela maestria no trabalho da matéria ficcional a partir dos principais eventos políticos do Brasil à época, é narrada a história de José Apolinário da Silva, o Juquinha, da infância até sua morte. Considerando que tanto o português Seixas Rocha quanto o Encilhamento são fatores cruciais para o desfecho dessa narrativa, supõe-se que esses dois elementos — o estrangeiro e a crise econômica — são decisivos na configuração da estrutura dessa obra. Para isso, considera-se, nesse romance, o elemento social «como fator da própria construção artística» (Candido, 2006: 16-17).
- Avós e netos frente às novas tecnologias no Brasil e em PortugalPublication . Ramos, Natália; Rabinovich, Elaine; Azambuja, Rosa Maria da MottaDuas das características marcantes da sociedade no século XXI têm sido o aumento progressivo da população idosa e o avanço cada vez mais intenso das tecnologias da informação e comunicação. Este estudo objetivou apresentar uma revisão integrativa da literatura cientifica acerca do tema relação entre avós e netos diante das novas tecnologias no Brasil e em Portugal, buscando conhecer as tecnologias de informação para netos e avós; descrever a relação dos avós que acompanham o crescimento dos netos através do espaço virtual; e identificar a percepção dos netos em relação ao comportamento dos avós diante das novas tecnologias. Utilizaram-se artigos publicados em fontes de impacto, de modo a possibilitar um maior direcionamento das pesquisas sobre esta temática e discutir as tendências apontadas por estas publicações bem como as perspectivas de produção na área. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados nacionais e internacionais, entre 2011 a 2019. Como conclusões, pode-se observar que a tendência para o uso dessas ferramentas viabiliza aproximação e promove relações afetivas e solidariedade entre as duas gerações; proporciona a aquisição de competências básicas para a interação/comunicação; desenvolve a cooperação e a confiança, fazendo com que essa relação se fortifique com o tempo pela proximidade e cumplicidade entre os atores familiares, que dialogam no ciberespaço e fortalecem os laços afetivos e intergeracionais.
- A constituição do si de acordo com o segundo discurso de Sócrates no «Fedro»Publication . Oliveira, Samuel JoséEste artigo considera o Fedro, 246css. e a caracterização que faz da psuque humana com base na imagem de um auriga e dois cavalos. Procura perceber o sentido e as implicações desta imagem, a função de cada um dos seus elementos e a relação entre eles, mas também todo um conjunto de noções a que tal imagem aparece associada: as noções de asa, tensão, «lugar supraceleste», peso, confusão, conflito, queda. Neste contexto, o Fedro acentua que cada psuque humana tende de raiz para algo superlativo, inexcedível (ou para o que se designa como «uperouránios tópos» sc. «aletheías pedíon»); mas acentua igualmente que essa tensão está obstaculizada pelo oposto, i.e., por léthe - e, na verdade, por uma grande multiplicidade de fatores de léthe. Assim, as análises do Fedro acabam por mostrar que a psuque humana está intrinsecamente marcada pela mistura - ao mesmo tempo constante e variável - entre alétheia e léthe.