Browsing by Issue Date, starting with "2013-12"
Now showing 1 - 10 of 103
Results Per Page
Sort Options
- EAD e educadores uma parceria para vidaPublication . Santos, Katia Esteves; Torres, Patrícia LupionO presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão relacionada à parceria entre a formação continuada de professores e gestores educacionais e a educação à distância, sendo essa considerada uma modalidade essencial para o crescimento geral dos educadores, entendido como: mais conhecimento técnico e cultural, mais oportunidades de aprendizagem colaborativa, mais entendimento de como se aprende e consequentemente se ensina e principalmente a possibilidade de mudanças significativas na prática educacional. Essa parceria entre os educadores e a educação a distância tem como foco a formação continuada em serviço, ampliando as possibilidades de professores e gestores aprimorarem seus conhecimentos teóricos, analisarem suas práticas e buscarem mudanças. A reflexão desse documento teve como base os estudos de Claxton (2005), Demo (2001), Torres (2004, 2007), Belloni (1999, 2005, 2006), entre outros autores que discutem os temas centrais dessa análise. A análise dos dados, é um recorte de uma pesquisa maior realizada por meio de enquetes e observação de fóruns, revelou que a educação à distância tem proporcionado a aprendizagem significativa por meio da colaboração e da reflexão sobre a prática possibilitando assim que educadores possam atender as demandas cada vez maiores do nosso século. A partir do desenvolvimento de competências diferenciadas os educadores tendem a oferecer aos alunos um ambiente mais criativo, inovador, crítico, ético possibilitando a ampliação da aprendizagem.
- Utilização das ferramentas da Web 2.0 pelos alunos do curso de educação física a distância da Universidade de BrasíliaPublication . Silva, André Ribeiro; Carvalho, Carmen Rianne; Barros, Jônatas França; Alves, Elioenai DornellesA Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de compartilhamento de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva (Pinto, 2011). As Tecnologias necessitam de forma bem clara e sucinta estarem inseridas na Educação a Distância. As TIC oferecem o que há de melhor para isso. A Universidade de Brasília, desde 2007 possui o curso de Educação Física a Distância, qual estará formando sua quarta turma em 2014. Objetivo: descrever qual o nível de utilização pelos alunos e incentivo do curso para o uso das ferramentas da WEB 2.0. Metodologia: foi realizado a aplicação de um questionário online, através do aplicativo google docs, enviado para os alunos do curso de Educação Física da Distância do Programa Pró-Licenciatura e Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília no mês de junho de 2013. Resultados: Desses alunos, 50 responderam o questionário e aceitaram participar da pesquisa através do termo de consentimento livre e esclarecido. Foi perguntado no questionário qual seria o nível de utilização dos recursos WEB 2.0 para realização das atividades do curso, citados como exemplos Buscador GOOGLE, ASK ou outros, Sites, Blogs ou Fotologs, Wikis (Wikipédia), Redes Sociais (Facebook, Orkut, Hi5, Twiter ou outros), Compartilhador de arquivos (Flickr, Slide Share, Google Docs, Youtube ou outros), Chats (do moodle, messenger ou outros). Desses alunos, 96% responderam que utilizam bastante ou frequentemente e apenas 4% utilizam pouco. Foi também perguntando qual é o nível de incentivo da utilização dos recursos da WEB 2.0, fora da plataforma Moodle, pelas instruções das atividades do curso, 24% responderam que o curso não incentiva ou incentiva pouco e 76% responderam que incentivam ou incentivam bastante, e quanto ao incentivo geral do tutor para utilização dos recursos da WEB 2.0 fora da plataforma do curso, 26% responderam que o tutor não incentiva ou incentiva pouco, enquanto 74% responderam que incentiva ou incentiva bastante. Conclusão: Os alunos do curso de Educação Física a Distância da UnB em geral, estão explorando de forma bem satisfatória os recursos da WEB 2.0, além da plataforma Moodle, a qual é utilizada neste curso. A percepção dos alunos quanto ao não ou pouco incentivo da Universidade para a utilização das ferramentas da WEB 2.0 ainda é alto, o qual deve ser revisto e discutido em reuniões pedagógicas, para ser transposto aos alunos a importância da utilização desses recursos, para que os mesmos possam explorar e reconhecer bem as diversas ferramentas gratuitas disponíveis na rede mundial de computadores, que podem fazer um grande diferencial no processo de ensino aprendizagem.
- Projetos de vídeos interativos no ensino superior : multimédia semântico e a aprendizagemPublication . Maneira, António; Freitas, João Correia deNum panorama de crescente utilização da internet e nomeadamente da Web 2.0 nos mais variados contextos profissionais e pessoais é necessária a promoção de um conjunto de novos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes no ensino por forma a fazer chegar a mais pessoas formas inclusivas de literacia digital. Descreve-se aqui um estudo em curso onde se desenvolveu e aplicou um modelo de ensino-aprendizagem que integra a utilização de ferramentas da Web 2.0 e a produção por parte dos alunos de vídeos interativos. A componente mais inovadora do estudo está associada ao recurso a uma aplicação (Korsakow), que facilita a estruturação de segmentos de vídeo numa lógica sequencial não-linear enfatizando uma abordagem semântica dos conteúdos. O estudo desenvolve-se de acordo com uma abordagem “design-based” que aqui será apresentada assim como indicadores iniciais do sucesso da implementação das várias intervenções desenvolvidas.
- Representação ontológica da memória organizacional da midiatização da interação educacionalPublication . Borges, Michele Andréia; Morales, Aran Bey TcholakianA midiatização da interação educacional, em especial a de tutor a distância e aluno, por meio de ferramentas web assíncronas ou síncronas gera uma gama de informações e conhecimentos para tomada de decisão a nível micro e macro da organização. Uma abordagem eficiente para resolver problemas de gerenciamento do conhecimento em uma organização consiste na elaboração de uma memória organizacional e uma excelente forma de representação da memória organizacional é por meio da construção de uma Ontologia. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma ontologia para representação da memória organizacional da midiatização da interação educacional. Para alcançar o objetivo proposto foram realizados levantamento bibliográfico e pesquisa participante no Programa de Capacitação em Redes: ciclo de desenvolvimento de inovações. A ontologia desenvolvida contou com a identificação de cenários possíveis: compartilhamento e reutilização do conhecimento derivado da Midiatização da Interação Educacional, medidas de apoio a aprendizagem, medidas de apoio administrativo e medidas de apoio técnico. Com base nesses cenários foi realizado o processo de seleção dos termos mais apropriados para o domínio, a hierarquia dos termos e a relação binária entre eles. Além disso, foram criados axiomas e regras lógicas para a automação da ontologia proposta. Ao final das etapas foi possível fazer os testes nos cenários de interesse na qual a ontologia deveria responder. Os resultantes foram positivos, ou seja, a ontologia atende de maneira eficiente o compartilhamento e a reutilização de conhecimentos gerados da interação entre tutor a distância e aluno, bem como, o apoio a tomada de decisão nas situações de aprendizagem, administrativas e técnicas que envolvem a rotina de trabalho de um tutor a distância em um curso de EaD.
- Fatores determinantes no sucesso da adoção e uso continuado do Moodle no ensino superiorPublication . Batista, Sofia Andreia; Pedro, Neuza; Freitas, JoãoAs atuais diretrizes e regulamentações europeias no contexto do subsistema de ensino superior – Declaração de Bolonha - apontam para uma convergência no campo da educação, valorizando a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade de estudantes e docentes, promovendo a massificação, globalização e internacionalização. Alguns autores (Chaves 2010) ainda consideram que esta declaração foi catalisadora de uma nova pedagogia, com novos conceitos, novas estratégias de ensino e formas de avaliação, privilegiando o papel ativo do aluno na construção e transformação do seu conhecimento. A revisão da literatura nacional neste domínio revela que esta realidade conduziu à definição de novos objetivos, sendo um deles a integração de learning management system (LMS) (Dias, 2010; Duarte & Gomes, 2011; Gomes, Coutinho, Guimarães, Casa-Nova & Caires, 2011) como uma iniciativa integrada nas políticas de eLearning das Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal (Dias, 2010), segundo uma visão estratégica que passa a coexistir com a vertente tradicional de ensino. Contudo o uso destes Sistemas nem sempre se encontra claramente formalizado pelas IES (Gomes, 2008), verificando-se que numa fase inicial é muitas vezes assumido um carácter informal e dependente de um grupo restrito de docentes (Gomes, 2008) ao mesmo tempo que, passado tal período inicial, pouco se encontra sistematizado na literatura acerca dos fatores determinantes no processo de evolução incremental e sustentada da utilização de tais sistemas nas IES. Desta forma entende-se que a passagem desta fase inicial para uma fase de adoção institucional e de uso sistemático é influenciado por vários fatores que contribuem para o seu sucesso, traduzido no aumento da utilização e na seleção adequada das funcionalidades de acordo com os objetivos do ensino e da aprendizagem. O estudo que pretendemos apresentar tem o propósito de contribuir para uma melhor compreensão deste processo, através da análise das percepções, crenças e atitudes dos docentes de uma IES face ao uso da plataforma Moodle. Assume-se como objetivos do estudo identificar, comparar e compreender fatores que sejam determinantes no processo de adoção e uso continuado. Para atingir os objetivos propostos optámos por uma abordagem integradora de dois modelos teóricos de relevo - Difusão da Inovação (Rogers, 2003) e Aceitação de Tecnologia (Davis, 1989) - , através da qual serão colocadas sob análise as atitudes, dos docentes utilizadores e potenciais utilizadores do Moodle. Entendemos como “utilizadores” todos os docentes que no atual ano letivo utilizam a plataforma da instituição em causa, quer seja nas unidades curriculares (grupo I), ou noutros contextos (projetos, páginas pessoais, formação extra-curricular) (grupo II) e como “potenciais utilizadores” todos os docentes da Instituição que no atual ano lectivo não utilizam a plataforma Moodle, quer seja por nunca a terem utilizado (grupo III) ou por terem abdicado do seu uso ao longo do tempo (grupo IV). Considerando a extensão do estudo e a natureza dos objetivos, optámos por uma abordagem metodológica do tipo mista, mobilizando métodos de recolha de dados de natureza quantitativa e de natureza qualitativa. Na primeira etapa foi contemplada a análise de dados de utilização da plataforma Moodle, provenientes de um módulo de extração de dados desenvolvido pela IES, e congregado com a aplicação Google Analytics. Na fase seguinte e em virtude dos quatros perfis foram elaborados dois questionários, desenvolvidos com base noutros estudos empíricos (Moore & Benbasat, 1991; Karahanna et al., 1999; Venkatesh & Davis 2000; Venkatesk et al. , 2003; Sumak et al. , 2011) sendo os itens e dimensões dos mesmos sujeitos a adaptações ao contexto nacional. Na terceira e última fase da componente empírica do estudo, são realizadas entrevistas a um conjunto de professores previamente selecionados - Representantes do eLearning nas Unidades Departamentais – com o objectivo de esclarecer e/ou aprofundar aspetos específicos. Os resultados obtidos até ao momento, provenientes da análise documental e análise estatística, apontam para um uso contínuo regular mas muito heterogéneo, sendo possível distinguir diferentes níveis de utilização. Esta evidência sugere que a implementação deste tipo de plataforma é feita de forma gradual, parecendo desde já, necessário a criação de outros contextos mobilizadores ao nível da Instituição. Este estudo visa ainda a elaboração de um documento com linhas orientadoras para o desenvolvimento da iniciativa de e-Learning implementada na Instituição de Ensino Superior, bem como fornecer indícios que permitem compreender a integração destes Sistemas no suporte à formação graduada e pós-graduada.
- Comunidade de prática virtual: espaço para o compartilhamento de conhecimento na educação a distânciaPublication . Sartori, Viviane; Santos, NeriA educação de formação e profissionalização tem sido meio de grande relevância e condição basilar para que os indivíduos permaneçam inseridos na atual sociedade, sociedade esta onde o conhecimento é a fonte de riqueza. Nesse contexto, o sistema educacional brasileiro vem ganhando novo formato com a Educação a Distância que tem aumentando a capacidade dos sistemas de educação e treinamento. O uso das novas tecnologias de informação e comunicação, com suas diversas ferramentas, viabilizou o acesso à educação aos cidadãos espalhados pelo vasto território brasileiro. A Comunidade de Prática Virtual é uma ferramenta que possibilita o compartilhamento do conhecimento, fator crítico de sucesso para o avanço da aprendizagem do aluno na modalidade de Educação a Distância. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da Comunidade de Prática Virtual no compartilhamento do conhecimento, na modalidade de Educação a Distância em um curso de inclusão digital para alunos residentes na zona rural. Metodologicamente, esta pesquisa se estrutura a partir do paradigma interpretativista, de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e quali-quantitativa. Os resultados obtidos ao finalizar todo o processo referente à pesquisa pode-se concluir que a ferramenta Comunidade de Prática Virtual atende de forma significativa a formação e aperfeiçoamento dos indivíduos inseridos na sociedade atual e também ao crescimento das organizações. A Educação a Distância, de posse dessa ferramenta, é capaz de potencializar a disseminação do conhecimento, oferecendo meios eficientes de aprendizado às pessoas que se encontram inseridas numa sociedade que tem exigido cada vez mais posturas diversas pautadas em conhecimento.
- Orientações para o desenho instrucional de um Mooc : estudo de casoPublication . Vieira, Andreia Teles; Fernandes, LuísNeste artigo pretendemos demonstrar como as diversas tentativas de construção de uma máquina de aprendizagem podem ser equacionadas no surgimento dos Massive Open Online Courses. Desde o início do século XX se almejou a criação de uma máquina que servisse os propósitos da educação. Com os Massive Open Online Courses, a tentativa permanece dado o seu carácter gratuito, massivo e online. Estas características permitiram a sua rápida disseminação e adesão por parte da comunidade científica do Ensino Superior. Neste contexto abordaremos a questão da relação da criação destes cursos com as Universidades, tendo como ponto de partida, os cenários delineados, em 2008, pela Organisation for Economic Co-operation and Development para os primeiros 30 anos do século XXI. Para melhor perceber as exigências na criação de um Massive Open Online Course será apresentado um estudo de caso - desenvolvido pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interativas, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa. Este centro de investigação acompanhou a disseminação e multiplicação das iniciativas Massive Open Online Courses, tendo desde logo percebido as potencialidades desta nova modalidade. Uma das potencialidades que iremos analisar, mais detalhadamente, é o vídeo, devido ao seu carácter envolvente e de proximidade neste tipo de cursos.
- Avaliação da aprendizagem na educação a distância : reflexões a partir de estudo de casoPublication . Koehler, Cristiane; Carvalho, Marie Jane SoaresEste artigo apresenta uma discussão sobre os aspectos que envolvem a avaliação da aprendizagem na Educação a Distância a partir de um estudo de caso. Algumas dificuldades encontradas no processo de avaliação da aprendizagem são relatadas. Finalmente, são apresentadas reflexões sobre as possibilidades de interação e de metodologias de avaliação da aprendizagem que podem auxiliar a repensar o planejamento pedagógico dos novos cursos oferecidos nesta modalidade de ensino no Brasil.
- Inclusão digital de pessoas com deficiência: a experiência do projeto CurupiraPublication . Pacheco, Dalmir; Melo, Liliane Brito; Tinoco, Maria Lúcia; Guerreiro, Elaine Maria B. R.O processo de globalização dos processos de comunicação e informação ampliam, ainda mais, as possibilidades de interação social para as pessoas com necessidades especiais, nomeadamente as pessoas com deficiência - PcD. A virtualização do saber torna ainda mais possível a inclusão social destes indivíduos através da Inclusão Digital. Contudo, essa parcela da sociedade ainda carece de mais conhecimento sobre as tecnologias de comunicação a fim de que usufruam plenamente da gama de informações existentes no espaço virtual da internet, e para isso precisam ser capacitadas. No ano de 2007 foi criado na cidade Manaus, Amazonas – Brasil, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, o Projeto CURUPIRA com o objetivo de promover a acessibilidade e a educação inclusiva através da orientação pedagógica e psicológica de professores, alunos e técnicos, e do incentivo ao desenvolvimento de instrumentos didáticos, e soluções integradas que promovam a acessibilidade, mobilidade, usabilidade e a integração de PcD. O projeto CURUPIRA possui em seu quadro atores sociais dos mais diversos incluindo voluntários e parceiros de vários segmentos da comunidade manauense, como universidades privadas e públicas. Com o bom desempenho das equipas e com o êxito nas parcerias estabelecidas os resultados não demoraram a aparecer, o que tornou o Projeto CURUPIRA referência na região norte brasileira como modelo de acessibilidade e inclusão de PcD. Dentre as atividades desenvolvidas está a realização de cursos de capacitação que vão desde treinamentos em técnicas de administração e de vendas, passando por formações em idioma estrangeiro como inglês e espanhol, até capacitação em informática e LIBRAS. Os cursos de informática são os mais procurados por PcD que buscam desenvolver habilidades próprias para o melhor desempenho no uso dos equipamentos e exploração da internet. Devido a essa procura o projeto recebeu forte investimento nessa área e hoje conta com um laboratório para uso exclusivo de PcD, com 16 computadores de mesa que dispõem de softwares específicos que promovem acessibilidade comunicacional e pedagógica ao cursista. Por receber um grande público com deficiência visual os leitores e sintetizadores de voz são das tecnologias assistivas as mais utilizadas, além de material impresso disponível em braile, ou com texto ampliado, e ainda em média, nomeadamente, áudio livro. Na definição da melhor estratégia de ensino a preocupação com os recursos humanos disponíveis é constante. De modo geral, trabalha-se com formadorescom experiência em educação especial e inclusiva. Contudo, existem casos em que o profissional disponível não possui tal experiência, nestes casos, o projeto estabelece um processo de sensibilização para que o mesmo obtenha melhor compreensão sobre a realidade do PcD assim estabelecendo a melhor interação entre formador e cursistas, criando um bom ambiente de ensino e aprendizagem. Também, os procedimentos metodológicos quanto a avaliação são cuidadosamente estabelecidos. Embora existam parâmetros de aprovação, entende-se que cada aluno deve ser avaliado de acordo com suas potencialidades e progresso diário. Quando lidamos com turmas onde há pessoas com deficiência intelectual, tanto a avaliação e a hora-aula, quanto a estratégia são redimensionadas para as suas possibilidades. Experiência exitosa, nesse sentido, o projeto já vivenciou com os alunos com deficiência intelectual cujo relato de pais, professores e dos próprios alunos reforçou a validação do processo estabelecido. A mensuração dos resultados é feita a partir dos pressupostos da educação inclusiva onde é reconhecido que toda criança/adulto tem capacidades de aprendizagem distintas mas efetivas, e que essas mesmas diferenças e diversidade devem ser respeitadas. Ao longo dos últimos cinco anos o Projeto CURUPIRA alcançou um montante de 819 inscrições de PcD, com a excelente marca de 299 PcD inscritos no ano de 2009 e taxa de aprovação sempre no patamar dos 80%.
- Licenciatura em educação física a distância no Brasil : em busca de uma identidadePublication . Amaro, RosanaO presente artigo apresenta a experiência de formação de professores de Educação Física a distância no Brasil no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade de Brasília. A escolha metodológica combina pesquisa bibliográfica e documental com observação participante. O artigo contextualiza a proposta do curso e o sistema UAB no cenário brasileiro que, por meio de política pública, visa ampliar e democratizar a educação superior no país. Realiza-se uma apresentação resumida do surgimento da UAB na Universidade de Brasília e caracteriza o Curso de Licenciatura em Educação Física a distância por meio de seu projeto político pedagógico. Sistematizado pelos documentos institucionais discorre-se sobre a proposta pedagógica da licenciatura a distância como estratégia inovadora conseguida por meio das tecnologias, e como experiência pioneira que visa contribuir para a formação de professores de Educação Física.