Browsing by Issue Date, starting with "2013-12"
Now showing 1 - 10 of 103
Results Per Page
Sort Options
- A internet no laboratório de química : inovação com recurso às tecnologiasPublication . Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, IsolinaNa Estratégia de Lisboa, a União Europeia definiu alguns objectivos, entre eles a redução do abandono escolar precoce e o aumento do número de jovens de concluem o ensino secundário. De entre os vários objectivos estratégicos definidos, salientamos alguns que exigem dos professores necessárias mudanças de abordagem do ensino. O objectivo 1.3. refere a necessidade de assegurar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação a todos promovendo, no objectivo 1.5. a optimização da utilização dos recursos. Também o 2º objectivo estratégico da Estratégia de Lisboa aborda a inovação pretendendo, no seu ponto 2.1. a promoção de um ambiente de aprendizagem aberto e salientando, no ponto 2.2., a necessidade de tornar a aprendizagem mais atractiva aos alunos. Num momento em que a vida dos jovens é dominada pelas tecnologias, estas são parte do seu quotidiano pelo que a sua utilização na sala de aula é também uma forma de explorar com os alunos a relação entre a sua vida fora da sala de aula e as suas aprendizagens escolares. Este trabalho é baseado em dados recolhidos no decurso da investigação para a tese de doutoramento em Educação, Especialidade de Liderança Educacional. Pretende-se, com o nosso trabalho, identificar inovações pedagógicas com recurso às tecnologias e caracterizar as práticas educativas. Ao longo do nosso trabalho de investigação trabalhámos com professores das disciplinas da área de ciências que lecionavam aos cursos de natureza profissionalizante com equivalência ao ensino secundário em três escolas da Região Autónoma da Madeira. Um dos instrumentos de recolha de dados utilizado na nossa investigação foi a observação de aulas em que os professores consideravam ter utilizado, de forma inovadora, as tecnologias. De entre as várias aulas assistidas, podemos destacar uma aula em que a internet foi utilizada de forma inovadora e proveitosa no desenvolvimento das tarefas. Foi uma aula de física e química em que os alunos desenvolveram uma atividade experimental com suporte na web. Esse suporte ocorreu antes da realização da atividade experimental, no decurso da atividade experimental e no final da atividade. O recurso à internet foi promovido pelo professor e o envolvimento dos alunos na tarefa mostrou-se elevado denotando-se o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre os alunos ao longo da realização da atividade proposta. Pretende-se, neste poster, apresentar esta atividade inovadora, com recurso à web, desenvolvida no âmbito de uma disciplina cujas aulas decorrem exclusivamente em regime presencial. Iremos salientar as vantagens e inconvenientes deste processo bem como a forma como professores e alunos conseguiram, da melhor forma, aproveitar esta experiência diferente.
- Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem: desafios para uma abordagem colaborativaPublication . Dantas, Eugenia Maria; Araújo, Célia MariaA contemporaneidade se caracteriza pelas tecnologias acessíveis a usuários comuns. Diferentes dispositivos, como computadores, celulares, câmeras digitais, jogos eletrônicos, estão interligados por meio da internet, favorecendo a comunicação em rede. A capacidade de operacionalização por meio de interações não lineares impõe a necessidade de refletir sobre estratégias relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem e da avaliação. Destaca-se, nesse contexto, ambientes cujo uso se volta para atender finalidades educacionais, como é o caso do Moodle. Compreender como esse ambiente tem sido utilizado enquanto ferramenta colaborativa nos processos de ensino-aprendizagem e na avaliação se constitui o objetivo deste trabalho. A base empírica assenta-se na experiência do ensino a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, mais especificamente no curso de Geografia a Distância, desde 2007. Dessa forma, questiona-se: as tecnologias da informação e da comunicação potencializam os procedimentos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem e da avaliação? Como elas têm sido utilizadas para favorecer uma avaliação enquanto processo que envolve a organização da informação, a cooperação entre os sujeitos, a confrontação de opiniões divergentes, o trabalho individual e coletivo? Quais os desafios que se revelam nessa trajetória? As questões levantadas remetem a considerar que a configuração do Moodle requer reformatações próximas de uma abordagem tridimencional, com acoplamentos de mídias que possibilitem a flutuação entre o mundo físico e os seus simulacros, favorecendo a existência de campos com maior teor de navegabilidade em rede. Nesse contexto, o processo de avaliação pode ser potencializado, na medida em que dispõe de uma maior variação de possibilidades e ferramentas, permitindo acompanhar, em diferentes situações, os ritmos de aprendizagem dos sujeitos. O uso das ferramentas e o acompanhamento do desempenho dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem podem ser mais dialógicos e descentralizados, confluindo para experiências que ratificam a avaliação e a perspectiva colaborativa.
- O impacto da formação de bacharéis em administração através do sistema Universidade Aberta do Brasil: um estudo de caso nas cidades Polo do ParanáPublication . Nunes, Carolina Schmitt; Pacheco, Andressa Sasaki Vasques; Vedovelli, Giane Conte; Silva, Sônia Rejane; Abreu, Juliana Vaccari; Nakayama, Marina KeikoEste trabalho objetiva analisar o impacto da formação de bacharéis em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade a distância, nas cidades polo do estado do Paraná. Para tal, realizou-se um censo com os 32 alunos formados nas três cidades deste polo (Cidade Gaúcha, Paranaguá e Cruzeiro do Oeste), na primeira turma de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os questionários foram enviados por e-mail para os egressos, estes foram respondidos entre os meses de abril e maio de 2013. Os dados foram tabulados e analisados na sequência. Em complemento, pesquisas bibliográficas e documentais foram realizadas. Os principais resultados indicam que a conclusão do referido curso causou mudanças significativas na vida dos formados. Dentre as mudanças destacam-se a melhoria de renda, a abertura de empreendimentos, a mudança de emprego e a progressão na carreira. Com relação ao perfil dos egressos, observou-se que a idade média é de 39 anos e há uma predominância do gênero feminino da população estudada. Verificou-se também que 50% dos participantes haviam concluído apenas o ensino médio e que 25% já tinham concluído outra graduação antes de iniciar o curso de administração e 73% dos participantes estava há mais de 10 anos afastados dos bancos escolares. Com relação ao curso, os egressos o avaliaram como ótimo (66%) e bom (11%), indicando uma satisfação geral dos egressos.
- A inclusão digital como fator significativo para a inclusão socialPublication . Schneider, Carlo; Wataya, Roberto Sussumu; Coelho, Adriano de SalesO artigo trata da importância da inclusão digital no processo da inclusão social, discute o tema da inclusão social e ainda aborda como a tecnologia e seus avanços estão presentes na vida do cidadão, evidenciando que a acessibilidade a tecnologia e a internet facilitam a comunicação, conhecimento, entretenimento, informação, cultura, lazer e até mesmo a inclusão de indivíduos no meio social. Evidencia as características e funções da tecnologia como ferramentas essenciais que podem ser decisivas para que o indivíduo participe ativamente da sociedade globalizada, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. A análise da experiência prática foi observada através de uma iniciativa realizada pelo UNASP-SP - Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus I, São Paulo, identificando os aspectos que proporcionam a inclusão social por meio da inclusão digital de alguns deficientes visuais.
- Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede socialPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaEste texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias escolares. Configuram-se padrões de interacção dirigidos pelo conteúdo e valorizam-se as conexões com especialistas no domínio de interesse. O sentido é o da cooperação e domina a agência individual; aspectos consonantes com uma dinâmica conectivista na rede estudada. A escola tem nas redes sociais, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Evidencia-se a necessidade de associar escola e redes sociais, num sistema de aprendizagem em que os interesses pessoais dos indivíduos e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica.
- Avaliação EaD : análise das ferramentas avaliativas do curso de biologia EaD-UAB-UnBPublication . Rocha, Soraya Carvalho; Guedes, José Divino; Ribeiro, Alice MeloEssa pesquisa tem como objetivo analisar as ferramentas de avaliações utilizadas no curso de Ciências Biológicas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Universidade de Brasília (UnB), na modalidade à distância, na turma do Polo de Ceilândia-DF. Nele, investigam-se as diversas metodologias avaliativas empregadas no curso, suas respectivas aplicações e análises de usos, registrando-se ainda a aceitação dos alunos quanto a tais ferramentas. Para tanto, foram observados e questionados 12 (doze) alunos do curso citado para depreender os resultados aqui apresentados. Sabendo-se que várias são as ferramentas avaliativas usadas na educação a distância e que cada uma delas possui seus objetivos e propriedades específicas, analisa-se, por fim, o impacto, para os educandos, dessas formas de avaliação e seus reflexos metodológicos no percurso educacional dos alunos.
- Los escenarios educativos en la formación online del educadorPublication . Diniz, Maria do Carmo NascimentoA principal transformação da educação díante de nós vai exigir padrões interdisciplinares e a revalidação das disciplinas relaciónadas com a ética, estética e a linguagem. Nosso desafío, consiste também, em discutir a formação do professor como investigador de um princípio educativo e da questão curricular em sua interação cultural com uma população e suas exigências mais profundas como pertencentes da história da humanidade. As novas tecnologías digitais influenciam diretamente na rapidez de transmissão da informação e também no tratamento da recepção dos conhecimentos. O moodle foi o software elegido para a construção do conhecimento didático desse educador online e é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. O objetivo geral proposto para esta investigação: contextualizar a ação educativa mediante o enfoque transdisciplinar e interdisciplinar por meio de análise crítica dos princípios e práticas que fundamentam a atuação docente no contexto criativo dos processos de ensino/aprendizagem. Em uma perspectiva teórica sociocultural foi proposta para esta investigação uma metodología qualitativa contemplada em investigação reflexiva. Neste estudo investigativo buscamos compreender a importância da Formação de Professores e o desafío de trabalhar as diferentes linguagens, discurso e representações nesta formação. Em síntese, para os educandos, na prática cultural da linguagem pedagógica, da estética e da ética, a intenção transdisciplinar integra uma ação interdisciplinar que estabelece uma proposta de planejamento reflexivo online.
- O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso onlinePublication . Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, LinaEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.
- Hibridismo tecnológico digital : configuração dos espaços digitais virtuais de convivênciaPublication . Backes, LucianaO artigo aborda a formação do educador na contemporaneidade, investigando os processos de ensinar e de aprender por meio das tecnologias digitais. Portanto, as tecnologias digitais são compreendidas como espaços de convivência, na medida em que possibilitam a interação entre os participantes e a representação da percepção sobre o conhecimento. A problemática contempla dois aspectos: o contexto do hibridismo tecnológico digital e a configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão sobre problemática ocorreu no decorrer de cursos de formação inicial do educador, no contexto do hibridismo tecnológico digital - composto pelas tecnologias digitais: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Bloge Metaverso. Os dados empíricos, utilizados para refletir sobre a configuração do espaço digital virtual de convivência, resultaram do processo de interação e representação da percepção, oriundos dos cursos de formação inicial, desenvolvidos no Brasil e na França. Os dados empíricos foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo. Desta forma, na pesquisa, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção, seja de maneira textual, oral, gestual, gráfica ou metafórica, em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, ao identificarem as diferenças e os estranhamentos; na necessidade de compensar a perturbação configuram um espaço comum, não numa perspectiva somatória ou eliminatória, mas numa perspectiva de superação e de emergência. Desta forma, acreditamos que no contexto educacional, é importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas problematizadoras (perturbação), em congruência com as tecnologias digitais que potencializam a interação entre os participantes. Assim, os espaços digitais virtuais de convivência se efetivam na compensação do problema (perturbação), na legitimidade do outro e na relação entre seres humanos que são coensinantes e coaprendentes.
- O Projeto DIV.ED : experimentando a diversidade no ensino superiorPublication . Moreira, DarlindaA consciência da diversidade é um pressuposto fundamental para uma sociedade que encara a coesão social, a igualdade de género, o diálogo intercultural e a mobilidade educacional e profissional como um bem. Assim, o objetivo principal deste poster é divulgar o projeto Europeu “Diversity in the Learning Experience in (Higher) Education (DIV.ED)”, que se foca nos tópicos da “Diversidade” e “aceitação/tolerância” especialmente no contexto do Ensino superior europeu. Os principais objetivos do projeto são uma melhor compreensão sobre "como eu próprio devo ser entendido", bem como sobre "a forma de entender outros ". Em especial, e de forma resumida, com este projeto pretende-se i) desenvolver competências interculturais e de colaboração para futuras interações em contextos interculturais, uma maior capacidade de agir e comunicar em cenários internacionais e contribuir para a aprendizagem ao longo da vida. O projeto está a desenvolver um conjunto de produtos educativos tendo em mente tanto formas de aprendizagem informal como formal. Enquanto formas de aprendizagem informal privilegia-se um conjunto de produtos multimédia, designadamente: um blog, uma página web e um filme documentário sobre a diversidade cultural. Este filme documentário dirige-se tanto aos estudantes como ao público em geral e pode ser utilizado em instituições de ensino, pretendendo sensibilizar para esta temática. Outro produto importante é o desenvolvimento de um curso de 6 ECTS para ser implementado em diferentes ambientes educacionais e junto de populações diversas. Assim, o curso será experimentado em quatro países da União Europeia, ou seja, em quatro diferentes línguas e utilizando diferentes modalidades (elearning, presencial e blending learning). O curso foi concebido, através de uma abordagem colaborativa, por um grupo de acadêmicos, parceiros, no âmbito do projeto. Com o objetivo de envolver os alunos mais profundamente na aprendizagem e reflexão, a abordagem pedagógica desenvolvida apoia-se em interconexões entre conhecimento conceitual e narrativas digitais que foram desenvolvidos pelos alunos no âmbito da proposta e supervisão dos professores. Assim, os conceitos científicos como por exemplo "diversidade", "identidade" e "relações interculturais" são aprofundados pelos estudantes através das suas experiências pessoais, juntamente com a possibilidade de construção de um conhecimento coletivo baseado na partilha e troca de diferentes narrativas sobre como eles viveram e compreender "o diferente". No âmbito do projeto o curso será testado através de um piloto que pretende recolher o resultado das primeiras experiências e integrá-las em proveito do próprio curso antes da sua disseminação. Este poster pretende ainda reportar sobre a nossa experiência no processo de elaboração do curso anteriormente mencionado para que aqueles que desejam prosseguir com projetos semelhantes.