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- Dreams and visions in Fernão Lopes and gomes eanes de zurara typologies and functionsPublication . Moreira, Filipe Alves; Gomes, Joana MatosFernão Lopes and Gomes Eanes de Zurara, two of the most emblematic chroniclers of 15th-century Portugal, explored the theme of supernatural revelations in their works, integrating them in a way that transcended mere historical record. Trough visions, dreams, and prophecies, these transcendental elements not only conferred an almost divine legitimacy to the narrated events but also played a central role in consolidating identities and strengthening the project of constructing a collective memory. Tis study aims to uncover the narrative and visual strategies used by both authors. Troughout this analysis, the objective is to understand how these supernatural elements are employed to construct historical narratives and how they relate to the theological and philosophical discussions of the time. We will focus solely on episodes in which phenomena identifed as visions and dreams, either explicitly or implicitly, occur. Other supernatural premonitory elements, such as omens and prodigies, which also appear frequently in their chronicles, will be set aside.
- O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CADPublication . Anjos, Purificação; Bettencourt, Carmen; Silva, Natacha Torres da; Prata, Isabel; Henriques, SusanaOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
- Seminário Educação InclusivaPublication . Anguita Acero, Juana María; González Olivares, Ángel Luis; Navarro Martínez, Óscar; Torres Carrero, María del Carmen; Amo Chicharro, María del Carmen del; Ponce Blázquez, Esther; Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Gronita, JoaquimO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. A Mesa-redonda I, moderada por Isabel Barros Dias, esta mesa abordou a conceitualização da inclusão e apresentou a perspetiva espanhola sobre o tema. Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) analisaram os avanços legislativos e pedagógicos em Espanha no domínio da inclusão. Realçaram que a inclusão não se limita à integração física de estudantes com deficiência, mas implica transformar a cultura escolar, garantindo uma participação plena e equitativa. María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentaram experiências de aplicação de metodologias ativas em contextos universitários, sublinhando os benefícios da aprendizagem cooperativa como instrumento de inclusão e valorização da diversidade. A Mesa-redonda II moderada pelo Prof. Dr. Joaquim Gronita, esta mesa focalizou os desafios relacionados à inclusão de estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no ensino superior. Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez (Universidad de Castilla-La Mancha) partilharam abordagens e adaptações que têm sido eficazes para promover a permanência e o sucesso académico de estudantes autistas. Enfatizaram a importância do acompanhamento personalizado, do respeito à singularidade e da formação continuada de docentes. María del Carmen Torres Carrero (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentou estratégias de organização do espaço físico, adaptações curriculares e comunicação acessível, sublinhando que a inclusão exige intencionalidade e planejamento colaborativo. O encerramento do seminário contou com uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do dia, destacando: • A relevância das metodologias ativas como facilitadoras da inclusão. • A necessidade de um compromisso institucional com a formação docente e com a criação de ambientes acessíveis. • A contribuição significativa do intercâmbio entre instituições portuguesas e espanholas para o avanço de práticas educativas inclusivas. O Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a formação, o debate e a investigação sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.
- Projeto AcessibilidadesPublication . Universidade AbertaO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas.
- Integração de imigrantes da Costa do Marfim em LuandaPublication . Muhongo, Orlando Victor; Magano, Olga; Caetano, João RelvãoAs migrações representam a necessidade de mobilidade, que caracteriza o ser humano, e ocorrem independentemente do tempo e do espaço. O sentido e a característica que as migrações assumem têm sido determinadas por fatores de ordem histórica e pelas circunstâncias em que os fluxos migratórios se desenvolvem, sendo que, contextos políticos, económicos e sociais são preponderantes para o sentido de abordagem que vem sendo feita sobre este fenómeno, podendo variar para um quadro político suscetível de gerar fluxos consideráveis (na origem), ou ainda, passível de promover e atrair imigração (no destino), por necessidade de força de trabalho ou por outra razão. A atenção prestada aos fatores de atração e de repulsão dos fluxos migratórios, a necessidade de considerar as envolventes do estabelecimento de imigrantes nas sociedades anfitriãs, o estudo das diversas nuances atinentes à integração de imigrantes na sociedade de acolhimento, a sua relação com a identidade, com as instituições e as populações locais, assim como o resultado do estabelecimento no território de destino, o impacto dos contactos quotidianos e das trocas culturais nos modus vivendi dos imigrantes, para além dos reflexos deste cruzamento na sociedade acolhedora, constituem vertentes de análise para uma compreensão mais abrangente do fenómeno migratório em geral, bem como constituem o leitmotiv da abordagem específica focalizada na realidade angolana. A maioria dos imigrantes em Angola é oriunda de países da África Subsaariana, sobretudo imigrantes da região ocidental de África, da qual faz parte a comunidade de cidadãos da Costa do Marfim, que tem Luanda como lugar de residência. O objetivo desta investigação é conhecer como vivem os imigrantes costa-marfinenses e a sua integração na sociedade angolana. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, com a aplicação de entrevistas a interlocutores privilegiados e inquéritos a imigrantes costa-marfinenses. Os resultados permitem perceber as várias dimensões do processo de integração e os constrangimentos da vida quotidiana destes imigrantes. A principal conclusão é a de que apesar de respeitar os direitos individuais e coletivos dos imigrantes, assim como não interferir nas práticas culturais e identitárias dos mesmos, o Estado angolano não financia nenhum tipo de ação em prol da comunidade costa-marfinense em Luanda, e não existe a garantia da participação dos mesmos de forma ativa e inclusiva na sociedade de acolhimento.
- Práticas de gestão em Alojamentos Locais da Ilha Terceira: um contributo para o turismo sustentávelPublication . Monteiro, Rodrigo Mendes; Porfírio, JoséNas últimas décadas, tem se observado o crescimento exponencial do setor do turismo internacional. As condições geradas pela globalização dos mercados económicos e digitalização económica e do quotidiano humano, alargaram os horizontes de possibilidade de crescimento deste setor, e transformaram o modo como as cidades e regiões potencializam a criação de riqueza através deste. Associado ao descrito crescimento do setor, com especial enfoque na realidade portuguesa e da Região Autónoma dos Açores, começam a surgir novas e inovadoras tipologias de negócio afetas ao setor, como o são os estabelecimentos de tipologia Alojamento Local. Este novo paradigma por um lado trouxe crescimento económico, criação de riqueza, entre outros benefícios para estas regiões, mas por outro, surgem problemas de cariz ambiental, social e económico que põe em causa a sustentabilidade presente e futura, do ambiente, sociedade e economia das regiões mais afetadas pela onda de “overtourism”. Sendo a sustentabilidade ambiental, um tema de elevada importância para o setor do turismo regional e da Ilha Terceira, e a sustentabilidade social, um tema muito debatido nos tempos que decorrem devido à grave crise habitacional pelo qual estamos a passar, concentramos o presente estudo na análise do modo e papel que a sustentabilidade, nos seus três eixos representa para a gestão de estabelecimentos de Alojamento Local na Ilha Terceira. O foco central prende-se com a obtenção de resultados concretos do alinhamento da gestão desta tipologia de alojamento turístico com a normas e boas práticas para a sustentabilidade do setor a médio longo prazo.
- O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a Biblioteca Escolar : estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do CasteloPublication . Rodrigues, Maria Emília; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas, quer na construção de conhecimento, quer como oportunidade para o desenvolvimento de competências atinentes, entre outras, à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” na disciplina de Português numa turma do 7.º ano do ensino básico, com 25 alunos, em articulação com a Biblioteca Escolar, no ano letivo de 2023-2024, numa escola no distrito de Viana do Castelo. Metodologicamente, a investigação assenta num estudo de caso múltiplo, suportando-se no paradigma pragmático e em abordagens mistas, a fim de obter, analisar e interpretar dados referentes às Literacias da Informação e Digital dos alunos, com a finalidade de identificar potencialidades e constrangimentos na utilização da Wikipédia como estratégia de desenvolvimento de tais competências em alunos daquele nível de escolaridade. As Fichas de Aferimento e de Autoavaliação e as Grelhas de Observação Focada, instrumentos de recolha de dados adotados, permitiram a respetiva triangulação. A partir dos resultados evidenciados, pode constatar-se que os alunos desenvolveram competências nas literacias mencionadas, concluindo-se que integrar a Wikipédia no ensino básico, conforme implementamos, permite realizar um trabalho em linha com diferentes referenciais imprescindíveis ao cidadão do século XXI. Portanto, é possível confirmar o potencial pedagógico daquele recurso, a par de constrangimentos, desde resistências, de alguns professores, a falta ou inadequação de material, de alguns alunos ou da própria escola, que dificultaram a concretização das atividades do “Clube da Wikipédia”, mas que não inibem a continuidade deste estudo ou até outros no futuro.
- Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Moiteiro Marques, Miguel; Silva, Paulo Nunes da; Maior, Dionísio Vila; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey; Bello, Rosário Lupi; Dix, SteffenNo presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM.
- Alteridade e fragmentação do eu na obra de E. A. Poe: a trilogia de Auguste Dupin da palavra à imagemPublication . Neves, Maria de Lurdes da Silva Martins; Bär, GeraldCom o presente trabalho, procuramos enquadrar a obra de Edgar Allan Poe no campo dos estudos interartes à luz do motivo do Duplo, destacando a desconstrução da personalidade das suas personagens literárias, atendendo em particular à fragmentação do eu da personagem Auguste Dupin, nos seus Tales of Ratiocination, atentando de que forma a (des)construção desta personagem inspirou o género literário no séc. XIX e XX. Procuramos ainda refletir sobre a relação literatura-cinema, nomeadamente sobre a problemática da tradução e da fidelidade cinematográfica, analisando o processo de adaptação a partir do conto The Murders in the Rue Morgue (1841) de E. A. Poe, com especial enfoque na forma como a duplicidade existente nos contos foi traduzida para a versão cinematográfica.
- Integrating artificial intelligence in the flipped classroom approachPublication . Rodrigues, Nélson José Ponte; Neves, MarcoEsta dissertação investiga uma questão central: Como é que a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar a aprendizagem da língua inglesa de alunos adultos falantes da língua portuguesa numa sala de aula invertida (Flipped Classroom em inglês)? Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das ferramentas de IA na motivação, no desempenho e na aprendizagem de alunos adultos quando integradas no ensino de línguas. Ao utilizar uma abordagem que envolve métodos de pesquisa mistos para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos antes e após a experiência, esta investigação pretende avaliar o impacto do uso da IA em adultos nas atividades de compreensão do oral, leitura, expressão escrita e produção oral, em comparação com os métodos tradicionais. Com base nas teorias construtivistas de Dewey (1929), Bruner (1961), Vygotsky (1962) e Piaget (1971), que enfatizam a importância do papel ativo dos alunos na aprendizagem, a dissertação examina a forma como as ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Gemini, fornecem feedback personalizado e em tempo real e apoiam a autonomia dos alunos (Von Glasersfeld, 1995; Jonassen, 1994). O modelo de sala de aula invertida, destacado por Bergmann e Sams (2012) como uma abordagem pedagógica eficaz, serve de enquadramento para a implementação de ferramentas de IA que permitam a preparação dos alunos para as aulas seguintes e a aprendizagem ativa durante a aula. Os resultados indicam que a integração da IA numa sala de aula invertida pode aumentar o envolvimento dos alunos, aumentar o ritmo de aprendizagem e reforçar a motivação, fornecendo-lhes feedback adaptado, conferindo-lhes, assim, uma componente prática personalizada. No entanto, há limitações, incluindo a possível dependência excessiva da IA, preocupações relativamente à redução da interação interpessoal e as dificuldades que alguns alunos enfrentam ao usar tecnologia (Lin et al., 2017; Pokrivcakova, 2019). Apesar desses desafios, a natureza adaptativa da IA alinha-se bem com as necessidades dos alunos adultos que procuram uma aprendizagem flexível e autodirigida, sugerindo que a IA pode complementar os métodos tradicionais para assim criarem aulas mais dinâmicas e interativas. A dissertação termina recomendando mais investigação no aspeto ético da IA na educação, particularmente em torno da privacidade dos dados e do impacto na relação professor-aluno. Estudos futuros devem também explorar a aplicabilidade da IA em diferentes níveis linguísticos e os seus efeitos a longo prazo na retenção da língua e na confiança dos alunos. Esta investigação contribui para a crescente literatura sobre a IA no ensino das línguas, oferecendo perspetivas práticas sobre a forma como os professores de línguas podem integrar a IA de forma responsável nas suas aulas de modo a enriquecerem o ambiente de aprendizagem dos alunos adultos. Quando devidamente utilizada, a IA consegue oferecer apoio personalizado e feedback em tempo real, tornando a aprendizagem mais cativante e eficaz tanto para os alunos como para os professores. Ao explorar esta combinação, o estudo procura desenvolver experiências de aprendizagem de línguas mais eficientes e bem-sucedidas para estudantes adultos que procuram aulas mais dinâmicas e menos centradas no professor. É essencial optar por novos métodos e ferramentas de ensino que tornem os alunos mais ativos e participativos na sala de aula e em casa. Graças à IA, é possível criar mais ambientes de interação entre os alunos e o conteúdo abordado, bem como dar-lhes mais autonomia.