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- Dreams and visions in Fernão Lopes and gomes eanes de zurara typologies and functionsPublication . Moreira, Filipe Alves; Gomes, Joana MatosFernão Lopes and Gomes Eanes de Zurara, two of the most emblematic chroniclers of 15th-century Portugal, explored the theme of supernatural revelations in their works, integrating them in a way that transcended mere historical record. Trough visions, dreams, and prophecies, these transcendental elements not only conferred an almost divine legitimacy to the narrated events but also played a central role in consolidating identities and strengthening the project of constructing a collective memory. Tis study aims to uncover the narrative and visual strategies used by both authors. Troughout this analysis, the objective is to understand how these supernatural elements are employed to construct historical narratives and how they relate to the theological and philosophical discussions of the time. We will focus solely on episodes in which phenomena identifed as visions and dreams, either explicitly or implicitly, occur. Other supernatural premonitory elements, such as omens and prodigies, which also appear frequently in their chronicles, will be set aside.
- O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CADPublication . Anjos, Purificação; Bettencourt, Carmen; Silva, Natacha Torres da; Prata, Isabel; Henriques, SusanaOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
- Unveiling the plurality of visions for the ecological transition in EuropePublication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo Guedes; Freitas, Helenaemphasising how differing values, economic interests, cultural models, and social positions influence perceptions of transition. The widespread dissemination of this concept without considering different viewpoints and limitations may undermine collective efforts to achieve it. For this purpose, we conducted 45 interviews with politicians, scientists, non-governmental organisations, representatives from economic groups, and citizens in the context of the H2020 European project "PHOENIX". The results demonstrate the diversity of perspectives on ecological transition and show that pro-ecological actions are heavily influenced by institutional, political, and financial frameworks rather than being solely personal preferences. The lack of support from institutions that serve as role models in this ecological transition undermined community attempts to achieve it, as well as the apparent contradiction between comfort and living a more frugal lifestyle. To successfully engage people in this transition, it is vital to push for legislation that prioritises environmental goals over corporate profit, promotes engagement with nature from a young age, and overcomes financial barriers by offering incentives and support for sustainable choices. We argue that in order to move beyond a technocratic approach and towards an inclusive and socio-politically engaging transition, future policies must recognise and overcome these structural constraints.
- Construtivismo tático e o alargamento da União Europeia: a Turquia como parceira estratégica e desafio normativo nos domínios das migrações e da energiaPublication . Matos, AndréO presente artigo analisa as relações entre a União Europeia e a Turquia no contexto da política de alargamento, usando como estudos de caso os domínios da migração e da energia. A investigação procurou explorar como as dinâmicas normativas entre a UE e a Turquia se desenvolvem em contextos de cooperação assimétrica, recorre-se ao enquadramento teórico do construtivismo tático para compreender de que forma as normas são mobilizadas estrategicamente. Metodologicamente, aplicou-se um estudo comparativo baseado em lógica de most-different systems design, sustentado por fontes institucionais e académicas. A análise mostrou que, tanto na migração como na energia, a UE adota uma postura seletiva e pragmática face aos seus compromissos normativos, enquanto a Turquia instrumentaliza a sua posição geopolítica para obter benefícios estratégicos. O estudo evidenciou as tensões entre normatividade e pragmatismo, contribuindo para o debate sobre a coerência externa da UE, em particular no quadro da sua política de alargamento.
- Seminário Educação InclusivaPublication . Anguita Acero, Juana María; González Olivares, Ángel Luis; Navarro Martínez, Óscar; Torres Carrero, María del Carmen; Amo Chicharro, María del Carmen del; Ponce Blázquez, Esther; Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Gronita, JoaquimO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. A Mesa-redonda I, moderada por Isabel Barros Dias, esta mesa abordou a conceitualização da inclusão e apresentou a perspetiva espanhola sobre o tema. Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) analisaram os avanços legislativos e pedagógicos em Espanha no domínio da inclusão. Realçaram que a inclusão não se limita à integração física de estudantes com deficiência, mas implica transformar a cultura escolar, garantindo uma participação plena e equitativa. María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentaram experiências de aplicação de metodologias ativas em contextos universitários, sublinhando os benefícios da aprendizagem cooperativa como instrumento de inclusão e valorização da diversidade. A Mesa-redonda II moderada pelo Prof. Dr. Joaquim Gronita, esta mesa focalizou os desafios relacionados à inclusão de estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no ensino superior. Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez (Universidad de Castilla-La Mancha) partilharam abordagens e adaptações que têm sido eficazes para promover a permanência e o sucesso académico de estudantes autistas. Enfatizaram a importância do acompanhamento personalizado, do respeito à singularidade e da formação continuada de docentes. María del Carmen Torres Carrero (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentou estratégias de organização do espaço físico, adaptações curriculares e comunicação acessível, sublinhando que a inclusão exige intencionalidade e planejamento colaborativo. O encerramento do seminário contou com uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do dia, destacando: • A relevância das metodologias ativas como facilitadoras da inclusão. • A necessidade de um compromisso institucional com a formação docente e com a criação de ambientes acessíveis. • A contribuição significativa do intercâmbio entre instituições portuguesas e espanholas para o avanço de práticas educativas inclusivas. O Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a formação, o debate e a investigação sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.
- Projeto AcessibilidadesPublication . Universidade AbertaO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas.
- Integração de imigrantes da Costa do Marfim em LuandaPublication . Muhongo, Orlando Victor; Magano, Olga; Caetano, João RelvãoAs migrações representam a necessidade de mobilidade, que caracteriza o ser humano, e ocorrem independentemente do tempo e do espaço. O sentido e a característica que as migrações assumem têm sido determinadas por fatores de ordem histórica e pelas circunstâncias em que os fluxos migratórios se desenvolvem, sendo que, contextos políticos, económicos e sociais são preponderantes para o sentido de abordagem que vem sendo feita sobre este fenómeno, podendo variar para um quadro político suscetível de gerar fluxos consideráveis (na origem), ou ainda, passível de promover e atrair imigração (no destino), por necessidade de força de trabalho ou por outra razão. A atenção prestada aos fatores de atração e de repulsão dos fluxos migratórios, a necessidade de considerar as envolventes do estabelecimento de imigrantes nas sociedades anfitriãs, o estudo das diversas nuances atinentes à integração de imigrantes na sociedade de acolhimento, a sua relação com a identidade, com as instituições e as populações locais, assim como o resultado do estabelecimento no território de destino, o impacto dos contactos quotidianos e das trocas culturais nos modus vivendi dos imigrantes, para além dos reflexos deste cruzamento na sociedade acolhedora, constituem vertentes de análise para uma compreensão mais abrangente do fenómeno migratório em geral, bem como constituem o leitmotiv da abordagem específica focalizada na realidade angolana. A maioria dos imigrantes em Angola é oriunda de países da África Subsaariana, sobretudo imigrantes da região ocidental de África, da qual faz parte a comunidade de cidadãos da Costa do Marfim, que tem Luanda como lugar de residência. O objetivo desta investigação é conhecer como vivem os imigrantes costa-marfinenses e a sua integração na sociedade angolana. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, com a aplicação de entrevistas a interlocutores privilegiados e inquéritos a imigrantes costa-marfinenses. Os resultados permitem perceber as várias dimensões do processo de integração e os constrangimentos da vida quotidiana destes imigrantes. A principal conclusão é a de que apesar de respeitar os direitos individuais e coletivos dos imigrantes, assim como não interferir nas práticas culturais e identitárias dos mesmos, o Estado angolano não financia nenhum tipo de ação em prol da comunidade costa-marfinense em Luanda, e não existe a garantia da participação dos mesmos de forma ativa e inclusiva na sociedade de acolhimento.
- Práticas de gestão em Alojamentos Locais da Ilha Terceira: um contributo para o turismo sustentávelPublication . Monteiro, Rodrigo Mendes; Porfírio, JoséNas últimas décadas, tem se observado o crescimento exponencial do setor do turismo internacional. As condições geradas pela globalização dos mercados económicos e digitalização económica e do quotidiano humano, alargaram os horizontes de possibilidade de crescimento deste setor, e transformaram o modo como as cidades e regiões potencializam a criação de riqueza através deste. Associado ao descrito crescimento do setor, com especial enfoque na realidade portuguesa e da Região Autónoma dos Açores, começam a surgir novas e inovadoras tipologias de negócio afetas ao setor, como o são os estabelecimentos de tipologia Alojamento Local. Este novo paradigma por um lado trouxe crescimento económico, criação de riqueza, entre outros benefícios para estas regiões, mas por outro, surgem problemas de cariz ambiental, social e económico que põe em causa a sustentabilidade presente e futura, do ambiente, sociedade e economia das regiões mais afetadas pela onda de “overtourism”. Sendo a sustentabilidade ambiental, um tema de elevada importância para o setor do turismo regional e da Ilha Terceira, e a sustentabilidade social, um tema muito debatido nos tempos que decorrem devido à grave crise habitacional pelo qual estamos a passar, concentramos o presente estudo na análise do modo e papel que a sustentabilidade, nos seus três eixos representa para a gestão de estabelecimentos de Alojamento Local na Ilha Terceira. O foco central prende-se com a obtenção de resultados concretos do alinhamento da gestão desta tipologia de alojamento turístico com a normas e boas práticas para a sustentabilidade do setor a médio longo prazo.
- Dos murais do século XX aos murais contemporâneos: um diálogo sobre o poder político do muralismoPublication . Limeira-Bonadies, Simoni Nascimento; Pimenta, Fernando Tavares; Childs, Jeffrey ScotEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ressurgimento e a difusão da Street Art, especificamente do murais, após um período histórico dominado estética e politicamente pela rejeição da arte figurativa. Demonstraremos que este movimento retomou o debate sobre as relações entre a arte e ativismo. Demonstraremos também que, tal como ocorreu no passado, esforços foram mobilizados para institucionalizar a Street Art, resultando, em muitos dos casos, no esvaziamento de seu significado original como voz dos marginalizados. Para ilustrar o processo histórico marcado pela intervenção política na produção e receção artística no século XX, estudaremos os movimentos artísticos conhecidos como Muralismo, Realismo Social e Expressionismo Abstrato. Discutiremos, através deles, a dinâmica e as contradições históricas que influenciaram o surgimento e a difusão de cada movimento. Analisaremos, especialmente, o ressurgimento do muralismo como instrumento para justiça social no século XXI. Nosso objetivo é aprofundar a discussão sobre a função da arte no que diz respeito a sua instrumentalização pelo Estado, pelo capital privado e como “arma” para a realização de desiderato da justiça social. Dividimos nossa pesquisa em três áreas: O muralismo e a arte engajada que gerou o Realismo Social nas décadas de 1920, 1930 e 1940; o surgimento ou a criação da primeira escola de arte americana a ganhar reconhecimento internacional e sua relação com as políticas governamentais durante a Guerra Fria; e, finalmente, o aparecimento da Street Art nos anos 60 como movimento de contracultura e seus significados, desdobramentos e implicações político-sociais atuais através da análise de projetos como o Wynwood Walls, Soho, Porto Maravilha e Mending Walls.
- Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Moiteiro Marques, Miguel; Silva, Paulo Nunes da; Maior, Dionísio Vila; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey; Bello, Rosário Lupi; Dix, SteffenNo presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM.
