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- Integrating artificial intelligence in the flipped classroom approachPublication . Rodrigues, Nélson José Ponte; Neves, MarcoEsta dissertação investiga uma questão central: Como é que a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar a aprendizagem da língua inglesa de alunos adultos falantes da língua portuguesa numa sala de aula invertida (Flipped Classroom em inglês)? Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das ferramentas de IA na motivação, no desempenho e na aprendizagem de alunos adultos quando integradas no ensino de línguas. Ao utilizar uma abordagem que envolve métodos de pesquisa mistos para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos antes e após a experiência, esta investigação pretende avaliar o impacto do uso da IA em adultos nas atividades de compreensão do oral, leitura, expressão escrita e produção oral, em comparação com os métodos tradicionais. Com base nas teorias construtivistas de Dewey (1929), Bruner (1961), Vygotsky (1962) e Piaget (1971), que enfatizam a importância do papel ativo dos alunos na aprendizagem, a dissertação examina a forma como as ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Gemini, fornecem feedback personalizado e em tempo real e apoiam a autonomia dos alunos (Von Glasersfeld, 1995; Jonassen, 1994). O modelo de sala de aula invertida, destacado por Bergmann e Sams (2012) como uma abordagem pedagógica eficaz, serve de enquadramento para a implementação de ferramentas de IA que permitam a preparação dos alunos para as aulas seguintes e a aprendizagem ativa durante a aula. Os resultados indicam que a integração da IA numa sala de aula invertida pode aumentar o envolvimento dos alunos, aumentar o ritmo de aprendizagem e reforçar a motivação, fornecendo-lhes feedback adaptado, conferindo-lhes, assim, uma componente prática personalizada. No entanto, há limitações, incluindo a possível dependência excessiva da IA, preocupações relativamente à redução da interação interpessoal e as dificuldades que alguns alunos enfrentam ao usar tecnologia (Lin et al., 2017; Pokrivcakova, 2019). Apesar desses desafios, a natureza adaptativa da IA alinha-se bem com as necessidades dos alunos adultos que procuram uma aprendizagem flexível e autodirigida, sugerindo que a IA pode complementar os métodos tradicionais para assim criarem aulas mais dinâmicas e interativas. A dissertação termina recomendando mais investigação no aspeto ético da IA na educação, particularmente em torno da privacidade dos dados e do impacto na relação professor-aluno. Estudos futuros devem também explorar a aplicabilidade da IA em diferentes níveis linguísticos e os seus efeitos a longo prazo na retenção da língua e na confiança dos alunos. Esta investigação contribui para a crescente literatura sobre a IA no ensino das línguas, oferecendo perspetivas práticas sobre a forma como os professores de línguas podem integrar a IA de forma responsável nas suas aulas de modo a enriquecerem o ambiente de aprendizagem dos alunos adultos. Quando devidamente utilizada, a IA consegue oferecer apoio personalizado e feedback em tempo real, tornando a aprendizagem mais cativante e eficaz tanto para os alunos como para os professores. Ao explorar esta combinação, o estudo procura desenvolver experiências de aprendizagem de línguas mais eficientes e bem-sucedidas para estudantes adultos que procuram aulas mais dinâmicas e menos centradas no professor. É essencial optar por novos métodos e ferramentas de ensino que tornem os alunos mais ativos e participativos na sala de aula e em casa. Graças à IA, é possível criar mais ambientes de interação entre os alunos e o conteúdo abordado, bem como dar-lhes mais autonomia.
- Bridging cultures in healthcare: a systematic review of intercultural dialogue strategies for addressing climate-related health challengesPublication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesAtravés de uma revisão sistemática de 59 estudos, o trabalho analisou como estratégias de diálogo intercultural entre profissionais de saúde e utentes de diferentes contextos socioculturais podem ser desenvolvidas e adaptadas para enfrentar os impactos das alterações climáticas na saúde. Os resultados apontam para a importância da formação em competência cultural, da centralidade do diálogo com os utentes e da valorização de abordagens comunitárias na promoção da resiliência em saúde.
- Análise da mortalidade materna na província de Nampula e fatores associados: uma aplicação do modelo logísticoPublication . Camacho, Aboo Evaristo; Ramos, Maria do Rosário; Oliveira, Teresa A.Nas últimas décadas do último século, em todo o mundo, foram registados avanços significativos e louváveis na área científica e tecnológica, principalmente nas áreas de atendimento a mulher e criança. Por essa razão, tornou-se praticamente inadmissível que o processo de reprodução cause sequelas às mulheres assim como os seus bebés, levando-os à morte por qualquer fator ou causa. Em Moçambique, a redução do rácio da mortalidade materna constitui um dos pilares dos objetivos do desenvolvimento sustentável no seu número 3.1. O mesmo figura dentre os indicadores de saúde mais utilizados para identificar os riscos à saúde de grupos populacionais considerados de risco (mulheres grávidas e crianças). Para a análise dos dados foi aplicada a regressão logística como técnica estatística utilizada na relação entre variáveis. Procurou-se encontrar a influência ou relação das variáveis: número de Consultas Pré-Natais, idade gestacional, número de gestações, número de filhos, causa básica e causa direta de morte em relação à variável explicada Evitabilidade, tendo em conta que para o comité de auditoria toda a morte materna deve ser classificada como Evitável e Não evitável. Foram analisados 173 processo de óbitos maternos, dos quais se notou que 82% era evitável e cerca de 18% não evitável. O modelo final selecionado tem como preditores significativos as variáveis, “Fez consultas pré-natal e número de consultas feitas”. Em relação os fatores que influenciaram nas mortes maternas foi possível verificar que a maioria (97 mortes) foi por fatores pessoais ou familiares, fatores institucionais 32 mortes (inclui a falta de equipamentos/consumíveis na unidade sanitária, medicamentos, falta de sangue e noutros casos falta de pessoal capacitado para dar resposta as emergências obstétricas), o terceiro grupo de fatores que mais influencia nas mortes foi o logístico com 25 mortes. Dos fatores acima descritos, tem se que a maioria das mortes podia ser evitável ao nível das unidades sanitária.
