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- Práticas de gestão em Alojamentos Locais da Ilha Terceira: um contributo para o turismo sustentávelPublication . Monteiro, Rodrigo Mendes; Porfírio, JoséNas últimas décadas, tem se observado o crescimento exponencial do setor do turismo internacional. As condições geradas pela globalização dos mercados económicos e digitalização económica e do quotidiano humano, alargaram os horizontes de possibilidade de crescimento deste setor, e transformaram o modo como as cidades e regiões potencializam a criação de riqueza através deste. Associado ao descrito crescimento do setor, com especial enfoque na realidade portuguesa e da Região Autónoma dos Açores, começam a surgir novas e inovadoras tipologias de negócio afetas ao setor, como o são os estabelecimentos de tipologia Alojamento Local. Este novo paradigma por um lado trouxe crescimento económico, criação de riqueza, entre outros benefícios para estas regiões, mas por outro, surgem problemas de cariz ambiental, social e económico que põe em causa a sustentabilidade presente e futura, do ambiente, sociedade e economia das regiões mais afetadas pela onda de “overtourism”. Sendo a sustentabilidade ambiental, um tema de elevada importância para o setor do turismo regional e da Ilha Terceira, e a sustentabilidade social, um tema muito debatido nos tempos que decorrem devido à grave crise habitacional pelo qual estamos a passar, concentramos o presente estudo na análise do modo e papel que a sustentabilidade, nos seus três eixos representa para a gestão de estabelecimentos de Alojamento Local na Ilha Terceira. O foco central prende-se com a obtenção de resultados concretos do alinhamento da gestão desta tipologia de alojamento turístico com a normas e boas práticas para a sustentabilidade do setor a médio longo prazo.
- Dos murais do século XX aos murais contemporâneos: um diálogo sobre o poder político do muralismoPublication . Limeira-Bonadies, Simoni Nascimento; Pimenta, Fernando Tavares; Childs, Jeffrey ScotEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ressurgimento e a difusão da Street Art, especificamente do murais, após um período histórico dominado estética e politicamente pela rejeição da arte figurativa. Demonstraremos que este movimento retomou o debate sobre as relações entre a arte e ativismo. Demonstraremos também que, tal como ocorreu no passado, esforços foram mobilizados para institucionalizar a Street Art, resultando, em muitos dos casos, no esvaziamento de seu significado original como voz dos marginalizados. Para ilustrar o processo histórico marcado pela intervenção política na produção e receção artística no século XX, estudaremos os movimentos artísticos conhecidos como Muralismo, Realismo Social e Expressionismo Abstrato. Discutiremos, através deles, a dinâmica e as contradições históricas que influenciaram o surgimento e a difusão de cada movimento. Analisaremos, especialmente, o ressurgimento do muralismo como instrumento para justiça social no século XXI. Nosso objetivo é aprofundar a discussão sobre a função da arte no que diz respeito a sua instrumentalização pelo Estado, pelo capital privado e como “arma” para a realização de desiderato da justiça social. Dividimos nossa pesquisa em três áreas: O muralismo e a arte engajada que gerou o Realismo Social nas décadas de 1920, 1930 e 1940; o surgimento ou a criação da primeira escola de arte americana a ganhar reconhecimento internacional e sua relação com as políticas governamentais durante a Guerra Fria; e, finalmente, o aparecimento da Street Art nos anos 60 como movimento de contracultura e seus significados, desdobramentos e implicações político-sociais atuais através da análise de projetos como o Wynwood Walls, Soho, Porto Maravilha e Mending Walls.