Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
807.6 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
OBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva
METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’.
DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção.
CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
Description
Keywords
EUPC - Curriculo Europeu de Prevenção Formação de profissionais de prevenção Profissionais que atuam na linha da frente de intervenções preventivas EUPC-Frontline Microcredencial Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências
Pedagogical Context
Citation
Anjos, P., Bettencourt, C., Torres, N. S., Prata, I., Henriques, S. (2025). O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD. Poster apresentado no 1º Congresso do ICAD 'Inovação em Comportamentos Aditivos e Dependências', Castelo Branco