Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Recent Submissions
- Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusivaPublication . Oliveira, Susana; Henriques, Susana; Almeida, Ana PatríciaCom o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.
- A leitura na adolescência e na juventude em face da globalizaçãoPublication . Sequeira, Rosa MariaAs questões éticas são centrais na Literatura Juvenil com a integração progressiva dos adolescentes e jovens na comunidade. Enquanto categorias biológicas e simultaneamente sociais, a adolescência e a juventude são fenómenos próprios do desenvolvimento humano e também etiquetas atribuídas pela sociedade que as associa à contracultura ou cultura pop. No mercado editorial dos livros, a Literatura Juvenil marca presença visível com prémios literários e uma produção que pretende dar resposta às inquietações desse público leitor, em que objetivos de índole educativa e moral subjazem à conceção dos trajetos iniciáticos de heróis e heroínas, de temas e motivos que ora incidem no quotidiano dos jovens ora tratam de fantasias que, por vezes, expõem o caráter sério de verdades. Esta comunicação tem em conta obras literárias que devem fazer parte da educação do jovem, considerando a leitura sob uma perspetiva ética em face de acontecimentos globais marcantes. A adoção desta perspetiva faz incidir a nossa atenção não apenas nos aspetos mais alargados do ambiente social global mas também em formas adotadas pela literatura clássica como sejam a parábola e a alegoria que, em si, proporcionam uma comunicação literária livre. Defendemos que é fundamental a consciencialização do jovem leitor perante fenómenos globais atuais como também é extremamente importante proporcionar uma interpretação individual em que o controlo é nulo e é desenvolvida a faculdade de julgamento na leitura literária.
- Fogo e paisagem indomada no mito de Don JuanPublication . Sequeira, Rosa MariaO motivo do fogo está ausente do Dicionário de Juan de Pierre Brunel (1999). Este artigo considera este topos, demonstrando a sua importância no mito ao eleger três momentos de viragem na história do mito através de três obras de diferentes períodos literários: O Burlador de Tirso de Molina (1630), Don Juan de Lenau (1851) e o libreto de Saramago (2005). Estes três momentos diferenciados mostram a alteração da consciência face ao pecado e a marginalidade social do herói iconoclasta. Essa marginalidade está em consonância com a paisagem indomada à qual pertence o fogo.
- Da transdisciplinaridade no estudo das organizações, da inovação e do direitoPublication . Caetano, João Relvão; Curado, Henrique; Jacquinet, Marc
- Administração pública, empreendedorismo, inovação e gestão do conhecimento: uma perspectiva sobre o capital humanoPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão“Administração pública, Empreendedorismo, Inovação e gestão do conhecimento: Uma Perspectiva sobre o capital humano”; 6º Congresso do INA (Instituto Nacional de Administração), 29–30 Outubro de 2008.
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- A implementação da responsabilidade social nas organizações esportivas no distrito federalPublication . Ocampo, Gisele Kede Flor; Jacquinet, Marc; Azevedo, Aldo António
- “Three white men walk into a bar” – TQM’s vanguard pluralistic intersectionality and Maine de Biran’s open-processPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Gameiro, Amandine; Almeida, Fernando; Jacquinet, Marc; Lima, MiguelIn the rich, educated and industrialised world, with high levels of concentration of technology, Total Quality Management has successfully allowed industries, organizations and institutions to gradually adapt to the new circumstances of the past 20th century, including the gradual transition from industry-based societies to a focus on services. In the 21st century, facing the radical changes in contemporary societies, and the necessary responses to the double challenge of growing economic inequality and the rapid deterioration of environmental conditions, a test that is already being faced by avant-garde institutions, especially designed to promote exploratory, provisional, and heuristic, trial-and-error actions.
- Transformação do comércio do Vinho do Porto (e dos Vinhos de Lisboa, Setúbal e Algarve) com o Brasil, 1780-1833Publication . Jacquinet, MarcEntre 1780 e 1833, o sector do vinho em Portugal atravessou uma grande transformação, não só ao nível da produção e do comércio como ao nível da regulação do próprio sector. As invasões francesas perturbaram a produção de vinho, o seu comércio, a sua organização e o seu ambiente empresarial. As invasões são ainda um tema controverso enquanto ao seu verdadeiro impacto e ao seu significado específico. A época é de grande mudança, passamos, em pouco mais de quatro décadas, do sistema pombalino ao advento do liberalismo. Sugerimos algumas e três contributos concretos. Primeiro, qual foi o impacto quantitativo e qualitativo das invasões napoleónicas? Segundo, na base da literatura de economia empresarial, formulamos quatro hipóteses: (l) renovação do tecido empresarial, (2) modificação da organização da exportação de vinho para o Brasil, (3) modificação dos comportamentos dos empresários, e (4) estabilização do sector na década de 1830. Terceiro, ligamos a realidade empresarial e a situação política do país à transformação da regulação do sector.
- Evaluation of the social impact of public and private interventions: methodological questions around knowledge managementPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcThe context of the knowledge economy represents a multitude of influences and of conditioning factors, which affect all spheres of social life, including business and public policy decision-making processes. The programmed society was already pinpointed by Alain Tourraine, in 1970. The last quarter of the twentieth century witnessed the emergence of new visions and strategies related to such public and private interactions, focusing on innovation and collaboration, giving rise to new academic areas such as knowledge management and organizational learning. This evolution implies an effort to respond to the challenges posed by the globalization of markets and the impact of information and communication technologies.