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- Olhares cruzados sobre a consciência social feminina através de algumas obras de Ana Paula Tavares, Florbela Espanca, Paulina Chiziane e Teolinda GersãoPublication . Azevedo, Marina Filipa Carvalho; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação visa empreender uma abordagem comparatista que procurará relacionar entre si as obras poéticas, Ritos de Passagem de Tavares e Charneca em Flor de Florbela, por um lado, e por outro, na qualidade de ficção narrativa, Balada de Amor ao Vento de Chiziane e O Silêncio de Gersão, nas quais a imagem da mulher constitui o eixo central. Este corpus literário impõe uma ideologia clara e desafiadora, evidenciando tanto uma identidade como a própria memória social e histórica do século XX, de forma a denunciar o jugo masculino a que o sexo feminino fora sujeito ao longo dos tempos, o que nos permite dilucidar que são estas vozes femininas emergentes na literatura que se tornarão capazes de caracterizar as sociedades atuais (a portuguesa, a angola e a moçambicana) assim como se poderão tornar num importante veículo transformador das mesmas. O embasamento teórico inclui, no primeiro e segundo capítulos, conceitos essenciais que permitirão refletir tanto sobre a natureza complexa do conceito de literatura como a questão da literariedade, devendo o texto literário ser entendido como a forma privilegiada por ser capaz de munir os jovens de instrumentos de análise, de capacidade de interpretação e de compreensão, de desenvolvimento de atitude crítica, entre outras competências que criam e definem a dimensão pessoal e interior de cada leitor. Tendo, ainda, em conta que a literatura comparada se tornou um campo de estudo bastante eficaz no desafio que coloca à diluição de fronteiras literárias, pretenderemos destacar de igual modo a importância da diversificação literária e cultural, na formação dos jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e secundário, em Portugal, e, neste sentido, apresentaremos os ideais associados à metodologia comparatista, por nós considerada o meio privilegiado no estabelecimento de ‘pontes’ entre textos e outras formas de expressão artísticas, que para além de suscitar uma maior reflexão e investigação por parte do leitor, leva-o, consequentemente, a um maior entendimento tanto individual como coletivo. É pela crescente evolução e importância que a figura feminina assume na literatura em geral, figurando-se nesta dissertação, que, no terceiro e quarto capítulos, através de uma leitura pessoal e interpretativa, procuraremos atribuir um lugar de destaque à mulher que assume um tom de revolta contra a sociedade em que se insere, marcadamente falocrática e hostilizada pelo domínio masculino, para poder expressar as suas sensações e emoções a partir de um ponto de vista e de um sujeito de enunciação próprios, que constituirão, no nosso entender, o olhar da diferença. Esta construção de identidades, que o texto literário possibilita, permitirá trazer para dentro da sala de aula uma linguagem com novas tonalidades, reveladoras de outras mundividências ao mesmo tempo que possibilita estabelecer um ‘olhar cruzado’ com outras formas de expressão artísticas, levando ainda os leitores a tomarem consciência das diversas formas de expressão existentes e, sobretudo, a identificar a própria literatura como uma forma privilegiada e eficiente no entendimento do mundo envolvente. Por fim, apresentaremos algumas conclusões que reforçarão a ideia de que a literatura, não obstante o seu carácter ficcional, possui uma forte referencialidade na forma como se apropria do quotidiano e da realidade, possibilitando a revisitação da memória, da história e da cultura da humanidade, convidando os jovens leitores a participar na descodificação dos sentidos do texto e educando-os para uma cidadania plena que implique direitos, deveres e ações, sempre baseados no conhecimento.
- A leitura na adolescência e na juventude em face da globalizaçãoPublication . Sequeira, Rosa MariaAs questões éticas são centrais na Literatura Juvenil com a integração progressiva dos adolescentes e jovens na comunidade. Enquanto categorias biológicas e simultaneamente sociais, a adolescência e a juventude são fenómenos próprios do desenvolvimento humano e também etiquetas atribuídas pela sociedade que as associa à contracultura ou cultura pop. No mercado editorial dos livros, a Literatura Juvenil marca presença visível com prémios literários e uma produção que pretende dar resposta às inquietações desse público leitor, em que objetivos de índole educativa e moral subjazem à conceção dos trajetos iniciáticos de heróis e heroínas, de temas e motivos que ora incidem no quotidiano dos jovens ora tratam de fantasias que, por vezes, expõem o caráter sério de verdades. Esta comunicação tem em conta obras literárias que devem fazer parte da educação do jovem, considerando a leitura sob uma perspetiva ética em face de acontecimentos globais marcantes. A adoção desta perspetiva faz incidir a nossa atenção não apenas nos aspetos mais alargados do ambiente social global mas também em formas adotadas pela literatura clássica como sejam a parábola e a alegoria que, em si, proporcionam uma comunicação literária livre. Defendemos que é fundamental a consciencialização do jovem leitor perante fenómenos globais atuais como também é extremamente importante proporcionar uma interpretação individual em que o controlo é nulo e é desenvolvida a faculdade de julgamento na leitura literária.