Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Com o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.

Description

Keywords

Educação inclusiva Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva Gestão e organização escolar Liderança intermédia

Citation

Oliveira, S., Henriques, S., Almeida, A. P. (2024). Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva. In Ana Luísa Costa et al. (Orgs.). XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumos. (p. 63). SPCE

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue