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- Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literaturaPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, Susana M.Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.
- Evitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)Publication . Oliveira, Susana M.A Universidade Aberta possui, há vários anos, instrumentos antiplágio como forma de desincentivar uma prática infelizmente comum e disseminada no círculo académico. A nível legal, o plágio, ou a apropriação da autoria do trabalho intelectual de outrem, constitui-se como crime, punível por lei. A nível institucional, a prática de plágio fragiliza o vínculo de confiança Professor—Estudante, além de impedir o progresso e a consolidação das competências de exposição, argumentação e pensamento crítico. Contudo, a prática de plágio resulta, por vezes, inintencional. Ou seja, por falta de conhecimento sobre como abordar as fontes consultadas no trabalho a avaliar pelos Professores, o Estudante pode incorrer de modo involuntário em alguma forma de plágio. Assim, para evitar qualquer situação de plágio que penalize a classificação de trabalhos, fragilize o elo de confiança com os Professores e comprometa a aquisição e a consolidação de competências académicas, importa respeitar um critério rigoroso de apresentação das fontes consultadas. Existem vários critérios que podem ser seguidos na citação e referenciação de fontes, cujas normas se encontram disponíveis online. Esta sessão incidirá sobre os critérios MLA [Modern Language Association] não só por razões de rigor e de clareza de exposição, mas também por serem aqueles usualmente seguidos na área das Humanidades. Com este recurso, pretende-se que os estudantes se sintam familiarizados em relação aos critérios MLA e esclarecidos sobre as competências associadas à citação e referenciação de fontes, reforçando o desenvolvimento da motivação intrínseca, no contexto de uma aprendizagem moralmente responsável, ética e construtiva.
- Early modern women’s concept of woman: the weak body and the heroic inner selfPublication . Oliveira, Susana M.“Frailty, thy name is woman!” (William Shakespeare, Hamlet I. ii. 146). Hamlet’s words to his mother encapsulate the dominant and enduring belief regarding the condition of womankind, shared by men and women likewise: women are frail or “the weaker vessel”. Moreover, their weak bodies shelter their weak characters serving as the visible confirmation of the inner-self reality of every woman since Eve. This alleged weakness, or frailty, inherited from mothers to daughters, was perceived in the Early Modern context as inescapable, the result of God’s punishment upon Eve for her responsibility in the original sin that ultimately led humankind to fall. Focusing on women’s literary production, especially with reference to diaries and autobiographical writings, how did Early Modern women perspective themselves, physically and psychologically? Bringing ‘embodiment’ into question, when, how and where does the body become visible in women’s narratives? I would like to argue that the references to the physical and socio-political body in English Early Modern women’s autobiographical writings echo the discourses that labelled women as weak and frail. It is also my purpose to argue that weak bodies accommodate, quite frequently, heroic inner-selves. In this regard, Anne Clifford’s and Margaret Cavendish’s autobiographical texts offer two stimulating and representative examples for analysis.
- "But Why No Women Write, I Pray?": Sarah Jinner's defence of women's public voice in her almanacsPublication . Oliveira, Susana M.In seventeenth-century England, women writers had already been able to move outside the scope of the two genres of writing that had initially been approved for them: translation and devotional literature. It is noteworthy, however, to acknowledge women as authors of almanacs, considering that these writings involved a scientific background based upon a specific education on medicine and astrology usually inaccessible to women. Between 1658 and 1664, Sarah Jinner emerged as the first woman author of almanacs. Besides the anticipated prophecies and medical advice, this London astrologer also advocated women’s public voice in her works: “But why no women write, I pray?”. Jinner used these popular and widely read Early Modern English texts to publicize her defence of women. This paper aims at focusing on Jinner’s open challenge of the Aristotelian perspective on women and her defence of women’s public voice.
- Inovação e tecnologia no ensino de línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversosPublication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Susana M.A obra resulta de uma seleção de artigos da primeira edição das Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas que teve lugar em 2018 na Universidade Aberta em Lisboa e que foram organizadas pelo Grupo de Investigação EL@N (Ensino de Línguas Online) do Departamento de Humanidades. Os artigos demonstram a variedade de recursos tecnológicos, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras existentes assim como a importância da atualização e ajuste das metodologias, permitindo aos docentes otimizar o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Networks of exchange in anglo-portuguese sixteenth-century diplomacy and Thomas Wilson’s mission to PortugalPublication . Oliveira, Susana M.In June 1567, Elizabeth I sent Dr. Thomas Wilson on a diplomatic assignment to Lisbon. His mission was to present before the Portuguese king and his court the English Queen’s displeasure and firm protest against the Portuguese conduct at sea: she simply could not approve of Portugal’s ‘innovative’ policies, which included sinking English ships, seizing their cargo and imprisoning their crews. The fact that English privateers had been endangering the Portuguese economy and the Anglo-Portuguese Alliance for decades was an irrelevant coincidence of sea strategy, a matter that the English emissary would have to avoid at all costs. Therefore, significant political and economic complexities, as well as disagreements, underlined Wilson’s diplomatic mission. The English ambassador finally arrived in Lisbon on the 5th of October, after having endured a terrible storm at sea, only to admit himself directly in a hospital. There, he was visited by Ayres Cardoso, the Portuguese ambassador he had formerly met in London, who welcomed him on behalf of the King. In his letter to Cecil, Wilson mentions a second visitor, a man of the Inquisition, and his message of warning: “Well then, I caution you to conduct yourself piously and to not arise amongst us any schism.” Religious asymmetries distanced the two kingdoms even farther, while simultaneously emphasised the role of diplomacy in the establishment of a common ground of understanding, a bridge between two worlds. Based on Wilson’s mission to Lisbon, this paper explores the Anglo-Portuguese diplomatic correspondence and the exchange of ambassadorial missions between the courts of Portugal and England in the 16th century.
- Para além dos arquivos: explorando as humanidades digitais na investigação do Período Early Modern InglêsPublication . Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, Susana M.O estudo de corpora de eras antigas tem sempre envolvido processos complexos, essencialmente no que respeita a acesso e manuseamento. Os repositórios digitais estão a eliminar obstáculos e a gerar um novo modo de relação entre as obras e os que com elas lidam, académicos ou não: podemos agora visitar bibliotecas e museus a partir dos nossos computadores, aceder a coleções privadas e, inclusive, descobrir pormenores em textos e pinturas que, de outro modo, não conseguiríamos captar.As Humanidades Digitais constituem um campo vasto e complexo, com um desenvolvimento assinalável nos últimos anos, no seio da conjuntura ampla da computação e das tecnologias digitais. Não nos focaremos na sua definição, nem na reflexão teórica em curso, mas antes nas características mais significativas das Humanidades Digitais – a sua transversalidade e as suas potencialidades. Num primeiro momento, apresentaremos uma compilação de repositórios digitais que consideramos relevantes para os Estudos Early Modern; num segundo momento, exploraremos dois deles, as suas características e as suas mais-valias como ferramentas digitais usadas para expandir a nossa capacidade de estudar e desenvolver investigação nas Artes e Humanidades, especificamente as do período Early Modern: Primary Sources – Early Modern Resources; The Newberry – Medieval, Renaissance, and Early Modern Studies.
- Pensamento de jogo e ensino: algumas reflexõesPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, Susana M.O presente trabalho trata de algumas reflexões que estamos realizando no âmbito de nossa pesquisa de pós-doutoramento sobre Gamificação. Utilizaremos textos de Huizinga (2019), Freire (1991) e hooks (2017) como referências para pensarmos em questões que permeiam o âmbito do pensamento de jogo para a educação como um todo, mas especialmente a educação superior, no que tange as Licenciaturas. Os sujeitos sempre uti lizaram os jogos e seus elementos com o intuito de tornar uma tarefa não interessante em uma atividade lúdica e, portanto, menos tediosa. É possível perceber a importância do pensamento de jogo em diversas práticas sociais, de modo que o participante se sente mais motivado, pertencente, e se engaje mais na tarefa proposta. Este, então, para nós, se torna um problema a ser pensado, pois se o estudante aprender em um ambiente motivador e engajador, é bem provável que ele atue de forma a replicar ambiente seme lhante ao experienciado durante a graduação nas suas turmas ao longo de sua docência no futuro, contribuindo com uma corrente de motivação e per tencimento nos ambientes escolares pelos quais vai passar.
- Portuguese diplomacy and the written representations of Queen Elizabeth I: a bridge between two worldsPublication . Oliveira, Susana M.In the early modern period, ambassadors emerged as metaphorical bridges between two worlds in more than one sense. They were the channel through which sovereigns, which hardly ever met in person, communicated and negotiated with one another. As observers in a foreign court, they also connected sameness and difference, in the sense that they were required to establish alternative strategic approaches to diversity while simultaneously relating to their familiar references of ‘self’ and ‘sameness’. Since ambassadors were often productive writers, some with a clear predisposition for detailed descriptions, diplomatic correspondence encapsulated invaluable information sent to their home courts, much of which included the ambassadors’ own representations of ‘Otherness’. Therefore, these diplomatic written accounts stand as a multi-faceted metaphorical bridge between two symbolic worlds: past and present, manuscript and digital, writer and reader, sameness and difference. It is the purpose of this article to analyse the representations of the Tudor Queen Elizabeth embedded in the written accounts of the ambassadors, including those of the Portuguese ambassadors at the Tudor court, which are rarely mentioned.
- “Textos sonoros” digitais no ensino de línguas em Portugal: construção de um projeto de investigaçãoPublication . Castelo, Adelina; Marques, Isabelle Simões; Braz, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Göttsche, Katja; Oliveira, Susana M.Os “textos sonoros” digitais (podcasts e audiolivros) constituem um tipo de recurso tecnologicamente simples, acessível, facilitador de uma aprendizagem ubíqua e motivante, sendo frequentemente gratuito. Além disso, diversos estudos (e.g. Ayunda, 2013; Stefancik & Stradiotová, 2020) referem os impactos positivos dos mesmos na aprendizagem de diferentes aspetos de línguas maternas e não maternas, tais como a compreensão e a produção orais, a ampliação vocabular e a fluência na leitura. Contudo, a experiência letiva e uma revisão da literatura sugerem que, em Portugal, as potencialidades destes recursos não são ainda suficientemente exploradas pelos docentes. Além disso, é necessária uma orientação didática por parte do docente para que o discente tire todo o partido destes recursos. Assim, esta apresentação visa mostrar e fundamentar um projeto de investigação, que está a ser construído por vários membros do grupo El@n (Ensino de Línguas Online), sobre o uso didático de textos sonoros digitais no ensino de línguas. Após um breve enquadramento teórico e a fundamentação da necessidade do projeto, são apresentados os objetivos de investigação, os procedimentos metodológicos a usar e os resultados expectáveis, de modo a clarificar e a melhorar a construção do próprio projeto.