Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
READ_V6_N1_e202302.pdf521.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.
This paper presents the results of a systematic mapping of the literature that identified scientific documents written in Portuguese and related to the theme of gamification and the teaching training linked to Literature and Education courses. For this, we defined search strings, inclusion, and exclusion criteria, and mapped scientific documents to three major digital repositories: Open Access Scientific Repositories in Portugal (RCAAP), Digital Bank of Theses and Dissertations (BDTD – Brazil), SciELO – Brazil (Scientific Electronic Library Online). The results show a small number of documents that emerged in the last five years (2018-2022), dealing with the theme of gamification in teacher training in the context of undergraduate courses in Literature and Education. Due to the small amount of documentation in the repository, we found that there is still a lot of room for research that analyzes the possibilities and limitations of gamification in the context of teacher education. In addition, in the above context, we conclude that there is a wide field of experimentation on ways of teaching and learning, and on the adaptation of virtual teaching-learning environments for the gamification of didactic-pedagogical practices in teacher training.

Description

Keywords

Gamificação Formação docente Mapeamento sistemático de literatura Gamification Teacher training Systematic mapping of literature

Citation

Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, Susana - Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue