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Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

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  • Racionalidades, produção normativa e desafios autonómicos pós 25 de Abril: o caso da Região Autónoma da Madeira
    Publication . Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia
    Depois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrumental e mecânica nas decisões enformadas de neutralidade, impedindo, por essa via, a capacidade crítica, arrojada e criadora que a democracia inclui. A democratização da escola, porque entendida enquanto projeto em construção, tem que reconhecer como relevante um conjunto de variáveis, quer sejam as relativas às agendas políticas que orientam a ação das lideranças, ao modo de escolher os seus líderes, à distribuição do poder e à democratização das suas estruturas organizacionais ou de gestão, pois delas depende o seu desenvolvimento. A Região Autónoma da Madeira, enquanto espaço privilegiado ao acontecer da gestão democrática, por refletir uma realidade que é influenciada, mas também influencia as políticas educativas nacionais, permite reconhecer a vantagem que advém de atuar dentro de um contexto autonómico. Por essa via, a possibilidade de adaptação considerando as necessidades e particularidades da Madeira expressam o relevo da autonomia política e administrativa para a concretização da democracia.
  • Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundário
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina
    A avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.
  • Processamento da informação, hipertexto e educação
    Publication . Dias, Paulo
    Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimentos. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinçãoentre representações declarativas, procedimentais e contextuais propôe-se uma abordgem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
  • Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web
    Publication . Dias, Paulo
    Este artigo apresenta uma análise da abordagem educacional hipertexto e hipermédia no desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem. Os processos interactivos dos media do conhecimento, a flexibilidade hipertexto, as representações distribuídas e a aprendizagem colaborativa constituem dimensões de referência para a concepção e organização das comunidades de aprendizagem na Web.
  • Flexibilizar a aprendizagem no ensino superior
    Publication . Serrano, António; Godinho, Joaquim; Ramos, José Pires; Dias, Paulo
  • Comunidades de aprendizagem na Web
    Publication . Dias, Paulo
    Apresenta-se, neste artigo, uma análise das TIC e das abordagens construtivistas da educação no domínio da concepção e desenvolvimento educacional das comunidades de aprendizagem na Web. Esta análise compreende os aspectos gerais de organização das actividades nas comunidades de aprendizagem, os aspectos específicos que caraterizam a interação com os media do conhecimento e com a comunicação em rede e o desenvolvimento de estratégias para uma aprendizagem flexível e colaborativa, na criação de um curso de formação de formadores para as comunidades virtuais de aprendizagem.