Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Progressão e aprendizagem: uma análise de jogos metroidvania para a educaçãoPublication . Garcia, Jardel; Bidarra , JoséO objetivo deste trabalho é analisar os jogos encontrados em bases de dados acadêmicas que implementam o subgênero metroidvania e que foram desenvolvidos e utilizados com fins educativos. Esta investigação parte dos pressupostos de outras pesquisas que tiveram como objetivo verificar a presença de jogos desse subgênero na literatura sobre educação, isto é, na sua relação com a aprendizagem baseada em jogos. Tais pesquisas detectaram um número reduzido de trabalhos sobre essa temática e serviram de base para este estudo. Além disso, procurou-se aqui compreender o que, de fato, constitui um jogo metroidvania e realizar uma análise dos trabalhos que foram encontrados nas várias bases de dados acadêmicas consultadas. De forma direta, apenas sete trabalhos se adequaram aos critérios estabelecidos nas buscas empreendidas aqui e foram analisados com maior rigor. Desses trabalhos, três tratavam dos conceitos de jogos metroidvania e sua aplicação na educação e outros quatro trataram do desenvolvimento de jogos do subgênero para aprendizagem. Durante essa análise, verificou-se que há potenciais educativos interessantes e relevantes nos jogos metroidvania, sendo identificadas algumas abordagens pedagógicas presentes em vários dos elementos constituintes desses jogos, e recomendam-se novas investigações acerca da exploração desses potenciais de forma ainda mais abrangente.
- Learning evaluation, learning technologies, and learning organizations: what does open access research tell us?Publication . Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEducational resource to support the oral presentation of the communication at the VIII DIGICOM 3D Session: Society, Communication and Design, held on November 8, 2024. The communication, accepted on the theme Society and Communication, is the result of a study in progress in LE@D, the Laboratory of Distance Education and Elearning, of the Open University Portugal, within the strategic research area 3 Education and post-digital issues.