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- O Flos sanctorum proibidoPublication . Pinto, PorfírioO presente estudo debruça-se sobre a sorte dos legendários hagiográficos medievais no século XVI, quando deixaram de ser publicados e deram lugar a outros legendários historiograficamente mais críticos e veiculando um novo tipo ou modelo de santidade, que correspondia melhor às exigências do concílio de Trento. Durante este processo de mudança, é curioso observar que ditos legendários em romance foram objeto de um controlo apertado da Inquisição, pelo que alguns deles incorporaram os índices de livros proibidos da altura.
- Problem-solving at the Azorean Robotics Open: a study of the First Challenger competitionPublication . Lima, Hélia; Silva, Sérgio; Araújo, Vítor Gaudêncio; Cascalho, José; Mendes, Armando B.This paper reports on a study of the students’ participation in the First Challenger competition, held in the Azorean Robotics Open (ARO), to understand how the First Challenger competition promotes interpersonal relationships and fosters critical thinking and problem-solving activity. The First Challenger competition explores basic robotics behaviour concepts, such as following a line and detecting colours, which implies testing and gauging the sensors and programming the robot. In ARO, the teams receive a robotic kit. It is part of the competition to assemble the robot. The teams were mostly students from basic school, between 12 - 16 years old, and some had previous experience in robotics because of their activities in school robotics clubs. Data collected showed that the robot assembly was identified as simple, but not the process of programming optimisation, highlighting the relevance of previous knowledge in programming and robotics to the competition’s success. Regarding collaboration and sharing, most participants strongly collaborated within their own team, as expected. In the end, participants recognised that their teamwork skills were improved. Cooperation among participants from different teams also occurred, although to a lesser extent, suggesting the competitive nature of the challenge avoids this kind of interaction.
- A língua portuguesa em (inter)ação: mecanismos de mitigação e envolvimento conversacionalPublication . Almeida, Carla Aurélia deNo quotidiano, os interlocutores põem em prática mecanismos linguístico-discursivos que contribuem para o trabalho colaborativo, isto é, para a coconstrução do sentido e o envolvimento conversacional. Os interactantes acionam um sistema de práticas discursivas, de convenções sociais e de regras de procedimento discursivo que organizam o fluxo temático das interações verbais. No presente texto, teremos como enfoque analítico as sequências humorísticas que ocorrem, regularmente, no discurso oral interativo em Língua Portuguesa. Demonstrar-se-á que o humor constitui uma estratégia de mitigação do conflito que os interlocutores acionam com o objetivo de manter e restabelecer a ordem interacional das trocas discursivas. Verificar-se-á que o funcionamento dos mecanismos indiretos da significação, característicos do discurso humorístico, permite aos interactantes distanciarem-se do que é dito com a reorientação dos rumos discursivos.
- Determination and analysis of KPIs in the production flow of a manufacturing environment: a Power BI-Based approachPublication . Pinho, Hélder; Cavique, LuísThe manufacturing industry rapidly evolves to meet higher demands, customization, and global competitiveness. Key Performance Indicators (KPIs) are essential for monitoring and optimizing production efficiency. With Industry 4.0 advancements, including AI, IoT, and Big Data, integrating AI with Business Intelligence (BI) and real-time KPIs enables proactive, data-driven decision-making. However, many industries still need more awareness or expertise to harness these innovations. This research will review the role of KPIs in modern industry and develop a Power BI tool to optimize production control for a metallurgical company, enhancing decision-making and productivity
- Preferências e políticas na implementação da cidade dos 15 minutos: uma análise preliminarPublication . Sousa, NunoA cidade dos 15 minutos é um conceito de planeamento urbano que defende a distribuição dos equipamentos urbanos de forma que estejam, no máximo, a 15 minutos a pé ou de bicicleta das residências de quem os usa. Este conceito tem ganho popularidade entre os decisores políticos como uma possível solução de sustentabilidade no que toca à mobilidade e vitalidade urbanas. No entanto, a sua implementação prática esbarra na dificuldade das cidades em se reordenarem. Torna-se assim crucial saber quais são os tipos de equipamento a que as pessoas dão mais importância terem na sua vizinhança, para que os decisores e as populações possam concentrar esforços no sentido de os providenciar. Este artigo apresenta uma análise exploratória, baseada em questionários online à população, que pretende identificar os tipos de equipamento prioritários neste contexto e tirar conclusões dessas prioridades para as políticas públicas. Os resultados revelam uma tendência geral para valorizar serviços de bem-estar e conveniência, mas também que as preferências variam com as caraterísticas sociodemográficas da população, sugerindo que as políticas de implementação devam contar com a participação da população.
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Theoretical foundations for playful learning design in digital flexible higher educationPublication . Afonso, Ana PaulaPlayful learning offers an innovative pedagogical framework for addressing the challenges of engagement and creativity in digital and flexible higher education. This paper examines how play, imagination, and creativity are foundational elements for effective learning design, drawing on Vygotskian theory to explore the progression from playful activities to creative expression. It proposes practical strategies for incorporating playful learning approaches to foster critical thinking, adaptability, and intrinsic motivation. The article highlights the potential of playful learning to enrich educational experiences within technology-mediated contexts. By proposing a pathway from play to creation, this theoretical analysis informs the design of dynamic, student-centred digital learning environments, encouraging innovative practices in higher education.
- Árvore de pesquisa binária concorrentePublication . Gonçalves, Hugo; Shirley, PauloEste artigo propõe a implementação de uma biblioteca em linguagem C para uma Árvore de Pesquisa Binária (Binary Search Tree), onde se oferecem diversos métodos de controlo de concorrência para as operações mais comuns efetuadas nesta estrutura de dados. É apresentada uma análise sobre os ganhos ou perdas de cada método para diversos cenários replicáveis de utilização da árvore.
- Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratórioPublication . Santos, Maria da Glória; Oliveira, IsolinaEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de focus group com professores de referência, influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem. A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.