Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Preferências e políticas na implementação da cidade dos 15 minutos: uma análise preliminar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RCC_v19_p.55-70.pdf437.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A cidade dos 15 minutos é um conceito de planeamento urbano que defende a distribuição dos equipamentos urbanos de forma que estejam, no máximo, a 15 minutos a pé ou de bicicleta das residências de quem os usa. Este conceito tem ganho popularidade entre os decisores políticos como uma possível solução de sustentabilidade no que toca à mobilidade e vitalidade urbanas. No entanto, a sua implementação prática esbarra na dificuldade das cidades em se reordenarem. Torna-se assim crucial saber quais são os tipos de equipamento a que as pessoas dão mais importância terem na sua vizinhança, para que os decisores e as populações possam concentrar esforços no sentido de os providenciar. Este artigo apresenta uma análise exploratória, baseada em questionários online à população, que pretende identificar os tipos de equipamento prioritários neste contexto e tirar conclusões dessas prioridades para as políticas públicas. Os resultados revelam uma tendência geral para valorizar serviços de bem-estar e conveniência, mas também que as preferências variam com as caraterísticas sociodemográficas da população, sugerindo que as políticas de implementação devam contar com a participação da população.
The 15-minute city is an urban planning concept that advocates for the distributionof urban facilities so that they are, at most, 15 minutes away by foot or bicycle from their users’ residences. This concept has gained popularity among policymakers as a possible sustainability solution concerning urban mobility and vitality. However, its practical implementation faces the difficulty cities have in reorganizing themselves. Thus, it becomes crucial to understand which types of facilities people prioritize having in their neighborhoods, so that decision-makers and populations can concentrate efforts on providing those. This article presents an exploratory analysis, based on online questionnaires to the population, aimed at identifying the types of facilities prioritized in this context and draws conclusions from these priorities for public policies. The results reveal a general tendency to value well-being and convenience services, but also that preferences vary with the sociodemographic characteristics of the population, suggesting that implementation policies should include public participation.

Description

Keywords

Cidade dos 15 minutos Transporte ativo Investigação por inquérito Políticas de ordenamento do território. 15-minute city Active travel Survey-based research Land-use policies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue