Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.73 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta resultados de um curso de formação contínua online desenvolvido no âmbito do projeto europeu AECED (Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming), com educadores e professores da educação pré-escolar, básica e profissional em Portugal. Assente numa abordagem centrada na Aprendizagem Estética e Corporizada para a Democracia (AELD) e ancorada na metodologia Investigação-Ação Participativa (IAP), o curso fomentou espaços de co-investigação, reflexão crítica e inovação pedagógica. A análise de dados qualitativos — provenientes de fóruns, diários reflexivos, entrevistas e propostas pedagógicas — revelou transformações no desenvolvimento de práticas democráticas e na valorização do corpo e da sensorialidade como dimensões de conhecimento. Apesar dos desafios técnicos e institucionais do eLearning, o curso potenciou a construção de comunidades de aprendizagem democráticas e colaborativas. O artigo conclui com recomendações para reforçar a acessibilidade, a usabilidade e a profundidade democrática na formação docente online, contribuindo para a consolidação de práticas educativas mais críticas, sensíveis e inclusivas.
Description
Keywords
Formação Contínua eLearning Educação Democrática Aprendizagem Estética e Corporizada Investigação-Ação Participativa Inovação Pedagógica
Pedagogical Context
Citation
Neves, C., Almeida, A. P., Oliveira, J., Abelha, M., & Abrantes, P. (2025). Educação para a democracia em ambiente virtual: Práticas de formação docente para a aprendizagem estética e corporizada em eLearning. Investigar em Educação – Série III, (1), 15–28. (ISSN: 2183-1793)
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CC License
Without CC licence