Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação para a democracia em ambiente virtual: práticas de formação docente para a aprendizagem estética e corporizada em eLearning

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_SPCE_2025.pdf5.73 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta resultados de um curso de formação contínua online desenvolvido no âmbito do projeto europeu AECED (Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming), com educadores e professores da educação pré-escolar, básica e profissional em Portugal. Assente numa abordagem centrada na Aprendizagem Estética e Corporizada para a Democracia (AELD) e ancorada na metodologia Investigação-Ação Participativa (IAP), o curso fomentou espaços de co-investigação, reflexão crítica e inovação pedagógica. A análise de dados qualitativos — provenientes de fóruns, diários reflexivos, entrevistas e propostas pedagógicas — revelou transformações no desenvolvimento de práticas democráticas e na valorização do corpo e da sensorialidade como dimensões de conhecimento. Apesar dos desafios técnicos e institucionais do eLearning, o curso potenciou a construção de comunidades de aprendizagem democráticas e colaborativas. O artigo conclui com recomendações para reforçar a acessibilidade, a usabilidade e a profundidade democrática na formação docente online, contribuindo para a consolidação de práticas educativas mais críticas, sensíveis e inclusivas.

Description

Keywords

Formação Contínua eLearning Educação Democrática Aprendizagem Estética e Corporizada Investigação-Ação Participativa Inovação Pedagógica

Pedagogical Context

Citation

Neves, C., Almeida, A. P., Oliveira, J., Abelha, M., & Abrantes, P. (2025). Educação para a democracia em ambiente virtual: Práticas de formação docente para a aprendizagem estética e corporizada em eLearning. Investigar em Educação – Série III, (1), 15–28. (ISSN: 2183-1793)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)

CC License

Without CC licence