Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 35
  • Cooperação internacional e formação de professores: relatos de uma experiência num colégio no Lubango
    Publication . Almeida, Ana Patrícia; Boléo, Ana; Machado, Ricardo
    A cooperação internacional tem assumido, nos últimos anos, um protagonismo e importância em diferentes setores, sobretudo no que toca à formação e qualificação de recursos humanos. No contexto da educação e da formação de professores, em particular, o desenvolvimento de projetos de cooperação no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tem constituído um desafio ético, pedagógico, cultural e científico para várias organizações com fins educativos, nomeadamente, Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo que aqui se apresenta procura dar conta de uma experiência de cooperação internacional entre uma IES privada portuguesa e um Colégio Privado no Lubango, Província de Huíla, para a formação de professores. Ao longo do artigo procuraremos descrever esta experiência, bem como partilhar as perceções dos formandos no final da formação.
  • A escola e os professores … numa cidade que educa e transforma
    Publication . Almeida, Ana Patrícia
    Conferência inicial nas IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente, numa organização conjunta entre a CM Benavente e o Centro de Formação Educatis. Conferência no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que educa e transforma".
  • School leadership engagement: validation of the Portuguese version of UWES scale
    Publication . Silva, José Castro; Ferreira, Marco; Pacheco, Patrícia; Almeida, Ana Patrícia
    The Utrecht Work Engagement Scale (UWES) is a widely used self-report scale with the original twenty-three items and its abbreviated version of nine items to assess workers’ engagement. This paper reports a validation study of the UWES-17 and UWES-9 using confirmatory factor analysis, its convergent validity and invariance across gender in a sample of 921 Portuguese school leaders. The main findings support a bidimensional conceptualization of work engagement measurement. The Portuguese version of UWES-9 is proposed as a reliable and robust (CFI = 0.97; TLI = 0.95; RMSEA = 0.073) tool to assess work engagement amongst Portuguese school leadership. The 9-item UWES is a reliable instrument to assess work engagement among Portuguese school leaders and could be used as an effective screening tool in educational contexts.
  • A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril
    Publication . Lima, Licínio C.; Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia
    Este número temático da Revista Lusófona de Educação pre-tende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um sig-nificado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se esten-deram às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando em alte-rações introduzidas nas escolas pelos próprios atores educativos, em particular pelos professores e alunos, na fase imediatamente posterior à revolução, numa tentativa clara de rutura com o mo-delo liceal fortemente centralizado (Barroso, 1999, 2002; Lima, 1998). Este período de descompressão política dará conta da capacidade dos atores educativos em dominar zonas de incer-teza, transformando a escola em espaços de comunicabilidade que permitiram a mudança e onde o poder se operacionalizava a partir da tomada de decisão, exercendo-se uma autonomia "con-quistada pela acção, reclamada e ensaiada na prática, através de processos de democracia direta" (Lima, 1998, p. 157) e não resultado de uma delegação de poderes, o que corporiza a divisa "Poder às Escolas". O Decreto-Lei n.º 176/74, de 29 de abril, e especialmente o De-creto-Lei n.º 221/74, de 27 de maio, entre outros diplomas legais que lhe seguiram, irão reconhecer, retrospetivamente, dinâmicas
  • Además del acogimiento ... políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas
    Publication . Almeida, Ana Patrícia
    Vivimos, actualmente, el mayor flujo de refugiados desde la Guerra Fría. En 2015,un número creciente de personas arriesgó sus vidas atravesando el marMediterráneo en busca de seguridad y protección. Más de un millón de personasllegaron a Europa durante ese año. Hasta el momento, el conflicto armado en Siria ha obligado a millones depersonas a desplazarse desde su residencia y cerca de 5,4 millones a temer por sus vidas y arriesgarse a salir del país (UNHCR, 2018). La situación de losrefugiados sirios se considera una de las crisis humanitarias más graves de estesiglo (UNICEF, 2015). Más de 13,5 millones de sirios han sido afectados por esteconflicto y de ellos, 6 millones son niños (UNICEF, 2017). Como bien subraya elPEARN (2003) “los niños soportan consecuencias desproporcionadas del conflictoarmado” (p. 166). El objectivo de este articulo es describir y analizar cómo Europa respondió a estacrisis humanitaria, a través del análisis de la integración política europea yportuguesa de refugiados sirios y, en particular, a través del análisis de lasmedidas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas.
  • Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas
    Publication . Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro
    A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional.
  • O envolvimento parental durante a pandemia covid-19: perceções e crenças dos pais em Portugal
    Publication . Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia
    O papel dos pais na educação dos filhos é crucial para o sucesso educativo das crianças e tem benefícios para todos os intervenientes (pais, professores, profissionais, crianças). O contexto atual da pandemia covid-19 mudou a forma como os pais se envolvem e participam na escola, revelando uma diversidade de práticas. Estas são orientadas pelas perceções e crenças que os pais têm sobre a sua participação e sobre as suas competências, bem como pelas vantagens e obstáculos que atribuem ao seu envolvimento. Assim sendo, procurou-se com o estudo que aqui se apresenta: 1) Caracterizar as perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola durante a pandemia covid-19, nomeadamente na fase de distanciamento social e de ensino remoto de emergência; 2) Identificar os benefícios e obstáculos sobre o seu envolvimento e a relação escola/família; 3) Caracterizar as crenças de autoeficácia dos pais portugueses sobre o seu papel na fase de distanciamento social e de ensino remoto de emergência. Neste estudo participaram 106 pais de crianças a frequentar os 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário com 29 questões. De forma global, os resultados indicaram que: os pais referem uma diversidade de obstáculos que remetem para barreiras pragmáticas, culturais e psicológicas; as novas tecnologias foram essenciais para a comunicação escola/famílias; houve uma diversidade de respostas a nível da gestão do tempo das tarefas escolares e familiares; assim mesmo, a maioria dos pais referiu a existência de desgaste emocional e social, realçando o afastamento dos amigos e outros familiares.
  • Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas
    Publication . Cardeira, Ana Mafalda; Almeida, Ana Patrícia
    O presente trabalho é um caso de estudo que se enquadra no cenário educacional do ensino público em Portugal, especificamente durante o ano letivo de 2022/2023. Esta investigação adota uma perspectiva qualitativa e tem como cenário um Agrupamento de Escolas situado no concelho de Lisboa. O propósito central deste estudo é desenhar um perfil de liderança, utilizando para isso o método de jobshadowing. A técnica de jobshadowing, que consiste em acompanhar uma pessoa no seu trabalho para aprender sobre o seu papel, foi a metodologia principal escolhida. Para a recolha de dados, utilizou-se uma grelha de observação. O período de observação foi dividido em diferentes momentos: uma manhã, uma tarde e três dias completos, somando um total de 1571 minutos de observação direta. Além disso, houve a oportunidade de observar duas manhãs de um evento especial organizado pelo Agrupamento, denominado “Rua Escolar Ativa”. Neste evento, as atividades pedagógicas foram realizadas nas ruas circundantes ao agrupamento, proporcionando um ambiente educativo diferente. Contudo, o foco da investigação centrou-se principalmente na manhã, tarde e nos três dias completos. Durante estes períodos, foram preenchidas grelhas de observação que permitiram um aprofundamento na análise do perfil de liderança do Diretor do Agrupamento. A partir das observações recolhidas, foi possível concluir que o Diretor exibe um estilo de liderança fortemente interpessoal e relacional, destacando-se pela sua habilidade em estabelecer e cultivar relações significativas com todos os membros da comunidade educativa, reforçando a importância das relações humanas no contexto escolar.
  • Políticas de autonomia das escolas
    Publication . Almeida, Ana Patrícia
    Conferência na mesa redonda de abertura do I Encontro de Primavera FPAE/ARAE, Funchal.
  • Informal communication in a formal context: practices in higher education
    Publication . Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Nuno Ricardo
    In recent years, there has been a growing interest in integrating mobile technologies into the formal system in the field of formal education and, in particular, higher education. Furthermore, due to the circumstances caused by the pandemic panorama that extended to most countries in the world in 2020, various sectors, in which education is included, were forced to reinvent and transform themselves in order to adapt to emergency remote education. What the authors propose with this chapter is to make an analysis of the state of the art on the theme of informal communication in the educational context, and particularly in higher education, with the use of the available technology, namely mobile media. Through a literature review already initiated in previous studies, it is intended to know the national and international panorama about the use of mobile applications in the context of higher education and in what way the devices traditionally conceived for informal communication are being used and adapted to a formal context.