Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A escola e os professores … numa cidade que educa e transformaPublication . Almeida, Ana PatríciaConferência inicial nas IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente, numa organização conjunta entre a CM Benavente e o Centro de Formação Educatis. Conferência no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que educa e transforma".
- Unidade e diversidade do imaginário do coelho em contos de países de língua oficial portuguesaPublication . Carmo, Fernanda Cristina Faria do; Dias, Isabel de BarrosA narrativa literária é elemento basilar para a construção e formação do imaginário coletivo. Através dos contos, sobretudo os tradicionais, mas também os de autor, o indivíduo, em especial, a criança entra em contato com valores transmitidos por essas narrativas, desenvolve capacidade de raciocínio, enriquece as relações entre linguagem e pensamento criativo. Sabe-se que o desenvolvimento do pensamento é influenciado pela linguagem e esta está diretamente associada com a experiência sociocultural e imagética vivenciada pelo sujeito, dessa forma, é extremamente necessário compreender como as questões sociais, políticas e culturais são transmitidas às crianças a partir dos contos tradicionais. Nesse sentido, o presente estudo debruça-se sobre o imagotipo do Coelho, isto é, a representação literária da identidade desse animal, em algumas narrativas literárias infantis de diferentes países de Língua Oficial Portuguesa de 3 (três) continentes (Europa, América e África). Assim, a nossa pesquisa investiga idiossincrasias e eventuais características comuns entre contos de Portugal, Brasil e de alguns Países Africanos de Língua Portuguesa. A análise do imagotipo do Coelho em textos das referidas nacionalidades tem ainda como intuito comparar as diversidades e semelhanças da personagem nos comportamentos, verificando se remetem para estereótipos relacionáveis com questões de identidade nacional.