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- Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundárioPublication . Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.
- Catalogue of Cenozoic echinoid type specimens in the Geological Museum (Lisbon, Portugal)Publication . Pereira, PedroThe present catalogue lists the Cenozoic echinoid type specimens housed in the collections of the Geological Museum (Lisbon, Portugal). This material comprises a total of 69 type specimens (seven holotypes, one paratype, 52 syntypes, two lectotypes, and seven paralectotypes) of fifteen Miocene species from Angola and Portugal. Additionally, it is considered that Echinolampas (Echinolampas) maxima de Loriol, 1896 is a valid species and E. (E.) barcinensis Lambert, 1907 is its junior synonym.
- Manual para aulas com realidade virtualPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
- A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de AbrilPublication . Lima, Licínio C.; Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana PatríciaEste número temático da Revista Lusófona de Educação pre-tende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um sig-nificado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se esten-deram às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando em alte-rações introduzidas nas escolas pelos próprios atores educativos, em particular pelos professores e alunos, na fase imediatamente posterior à revolução, numa tentativa clara de rutura com o mo-delo liceal fortemente centralizado (Barroso, 1999, 2002; Lima, 1998). Este período de descompressão política dará conta da capacidade dos atores educativos em dominar zonas de incer-teza, transformando a escola em espaços de comunicabilidade que permitiram a mudança e onde o poder se operacionalizava a partir da tomada de decisão, exercendo-se uma autonomia "con-quistada pela acção, reclamada e ensaiada na prática, através de processos de democracia direta" (Lima, 1998, p. 157) e não resultado de uma delegação de poderes, o que corporiza a divisa "Poder às Escolas". O Decreto-Lei n.º 176/74, de 29 de abril, e especialmente o De-creto-Lei n.º 221/74, de 27 de maio, entre outros diplomas legais que lhe seguiram, irão reconhecer, retrospetivamente, dinâmicas
- Uma Web TV educacional: como implementar uma TV pedagógica no YouTubePublication . Gonçalves, Taiara Gonzaga; Matta, Alfredo Eurico; Silva, Francisca de PaulaTrata-se do resultado da pesquisa aplicada sobre a implantação de projetos de televisão educacional realizados em canais hospedados no YouTube. O estudo apresenta a criação de uma Web TV com foco na educação de adultos e ocorreu no contexto desta modalidade de educação no Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes em uma modalidade de ensino, que no Brasil chamamos de Educação de Jovens e Adultos, em Feira de Santana. Conforme a metodologia de pesquisa DBR, as etapas de pesquisa que correspondem com base na interação com o contexto em que a demanda se origina, bem como na construção da TV. No final do processo, o conhecimento científico aplicado na construção da Web TV educacional foi sistematizado para que sirva como recomendação para a produção de web-televisão educativa, não só para educação de adultos, como a que realizamos, mas também para outras propostas educativas. Nesse artigo procuramos apresentar os passos para isso.
- Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloadedPublication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, IlkaTendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
- A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de portuguêsPublication . Barbeiro, Célia; Almeida, Carla Aurélia deO presente texto tem como objetivo analisar a reformulação enquanto estratégia discursiva no contexto específico de ensino-aprendizagem do Português, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional. Pretende-se contribuir para o conhecimento das interações verbais que aí se desencadeiam. Adotando a perspetiva daquele modelo teórico, analisa-se o mecanismo conversacional de reformulação, em contexto pedagógico, na coconstrução da aprendizagem do Português Europeu, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de quarenta e quatro alunos. Os resultados do estudo revelam que a reformulação ocorre com muita frequência na fase de desenvolvimento da aula e faz parte das rotinas verbais dos participantes – professor e alunos – na sala de aula, constituindo uma estratégia de envolvimento conversacional, fundamental para toda a compreensão linguística nas interações pedagógicas. Nas aulas, a reformulação visa reparar problemas comunicativos, como erros ou mal-entendidos, e melhorar a compreensão do sentido dos textos para uma efetiva aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua materna.
- Projeto Fénix em turmas do 2º Ciclo da escola O Roseiral e do 1º Ciclo da escola Os Girassóis: mudanças na gramática escolar?Publication . Antunes, Maria João de Vasconcelos; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho realiza-se no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. Tem por objetivo comprovar que o Projeto Fénix implementado no Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim, pela comunidade escolar, operou de fato, uma mudança da gramática escolar. Consciente de que o mesmo depende igualmente de fatores externos. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNSE) é uma medida governamental que apoia as dinâmicas institucionais através da contratualização de metas de melhoria nos resultados escolares e na redução do abandono escolar. O Projeto Fénix é um recurso proveniente do PNPSE, que visa a prevenção e o combate do insucesso e abandono escolar, pelo desenvolvimento de uma metodologia mais individualizada para cada aluno, nas disciplinas de Português e Matemática, as quais são importantes para o sucesso de outras. O Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim é uma unidade educativa de Território de Intervenção Prioritária (TEIP) desde 2012, cuja comunidade escolar se caracteriza pela diversidade socioeconómico e cultural. Este agrupamento desde o ano letivo 2015/2016 até ao presente tem vindo a desenvolver o Projeto Fénix como forma de combater o insucesso escolar no 1º ciclo da Escola Os Girassóis e no 2º ciclo da Escola O Roseiral. Com o intuito de perceber se este Projeto desenvolvido nas referidas escolas promove o sucesso escolar, conseguindo assim uma mudança da gramática escolar, realizaram-se entrevistas aos agentes educativos, questionários aos alunos, analisaram-se grelhas de evolução do sucesso/insucesso escolar e documentos administrativos. Do estudo constatámos que este Projeto pode traduzir-se numa verdadeira mudança na gramática escolar, tendo em conta a coordenação, o trabalho colaborativo, a avaliação sistemática para ajuste da metodologia, o perfil do professor, a fixação deste à escola, o compromisso e responsabilização da comunidade escolar, em especial dos encarregados de educação dos alunos envolvidos no Projeto.
- Representações do lado sombrio (Dark exoticism) da cultura chinesa em Macau: 1850-1915. Alteridade, interculturalidade e construções do corpoPublication . Santos, Anabela Leandro dos; Ramos, NatáliaO fenómeno representativo do exotismo numa vertente sombria (dark exoticism) no século XIX encontra-se presente na grande maioria das narrativas ocidentais/europeias sobre a China, assim como nas representações visuais através de fotografias, gravuras, desenhos. É no século XIX que ocorrem os (des) encontros mais fluidos entre ocidentais/asiáticos, com a permanência de grande parte das potências europeias em território sínico; é também neste século e nos começos do século XX que a China, bastante debilitada pelas Guerras do Ópio, pelas rebeliões constantes ao poder manchu, entre outras ocorrências, se expõe mais à modernidade ocidental e deixa antever as abissais diferenças a vários níveis, nomeadamente o da medicina e o próprio procedimento penal com a pena de morte por decapitação e por leng chi (esquartejamento). Este projecto de investigação visa particularmente a produção de 1850 a 1915 - que corresponde às balizas cronológicas das fontes escritas e visuais, produzidas localmente em Macau e sobre a China na generalidade – recolher, descrever, analisar e interpretar representações acerca do sistema judicial/penal chinês, assim como desconstruir representações corporais, particularmente nas fontes de carácter visual, que permitam identificá-las com a vertente sombria do exotismo à luz da modernidade. De igual modo pretende discutir e reflectir sobre o conceito de exotismo/exótico e extirpá-lo da reputação que foi ganhando pela e durante a modernidade, inequivocamente associado ao imperialismo/colonialismo europeu em que o discurso do exotismo – como uma construção social de alteridade - permitiu a supremacia económica, militar e política da Europa, acompanhado pela modernidade e conceitos/ideologias de progresso e permitindo representações e discursos de diferença no sentido da inferiorização do Outro. A investigação conduziu, não só aos vários exotismos internos/externos, às performances penais de castigo e morte como também ao mise en scène que permite desvelar um exotismo de retorno, pelo que o fenómeno do exotismo é pluridireccional e entendido como tal pelos asiáticos.
- Práticas colaborativas interdisciplinares: um estudo de caso num agrupamento de escolasPublication . Negrão, Teresa Inês de Pinho; Mouraz, AnaNo sistema educativo português, é possível retroceder até ao projeto da Reforma Curricular de 1988, para encontrar as primeiras tentativas de implementar a interdisciplinaridade no currículo. A Área Escola, resultante dessa reforma, foi a face mais visível dessa preocupação. Trinta anos depois e após o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que culminou na publicação do DL 55/2018 intensificaram-se nas escolas portuguesas vários projetos de cariz interdisciplinar, potenciadores do trabalho colaborativo docente. E quando os professores refletem sobre as práticas, se observam e ajudam uns aos outros, estão também a desenvolver uma supervisão entre pares. É neste enquadramento que se perspetivou a realização desta investigação com o objetivo de perceber de que forma as práticas colaborativas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de estratégias de supervisão colaborativa, ou, ao invés, são incrementadas por estas. São três os conceitos estruturantes que enquadram este estudo, de cariz qualitativo e interpretativo: o trabalho colaborativo, a interdisciplinaridade e a supervisão colaborativa. O trabalho concretiza -se através de um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. A recolha de dados foi consubstanciada pela realização de sete entrevistas semiestruturadas a lideranças intermédias de coordenação e diretora do agrupamento. Cruzaram-se os dados com informações reunidas em documentos orientadores do agrupamento de escolas em estudo. Os resultados sugerem que as práticas colaborativas interdisciplinares e as práticas de supervisão entre pares são reconhecidas pelos docentes como muito importantes para o desenvolvimento qualitativo da organização escolar e para os que nela trabalham, nomeadamente professores e alunos. Todavia persistem vários obstáculos à sua implementação, levando a que um conjunto de boas intenções não se efetivem plenamente, e outras, que até se experienciaram, depois não se transformem em rotinas.