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- Projeto Fénix em turmas do 2º Ciclo da escola O Roseiral e do 1º Ciclo da escola Os Girassóis: mudanças na gramática escolar?Publication . Antunes, Maria João de Vasconcelos; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho realiza-se no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. Tem por objetivo comprovar que o Projeto Fénix implementado no Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim, pela comunidade escolar, operou de fato, uma mudança da gramática escolar. Consciente de que o mesmo depende igualmente de fatores externos. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNSE) é uma medida governamental que apoia as dinâmicas institucionais através da contratualização de metas de melhoria nos resultados escolares e na redução do abandono escolar. O Projeto Fénix é um recurso proveniente do PNPSE, que visa a prevenção e o combate do insucesso e abandono escolar, pelo desenvolvimento de uma metodologia mais individualizada para cada aluno, nas disciplinas de Português e Matemática, as quais são importantes para o sucesso de outras. O Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim é uma unidade educativa de Território de Intervenção Prioritária (TEIP) desde 2012, cuja comunidade escolar se caracteriza pela diversidade socioeconómico e cultural. Este agrupamento desde o ano letivo 2015/2016 até ao presente tem vindo a desenvolver o Projeto Fénix como forma de combater o insucesso escolar no 1º ciclo da Escola Os Girassóis e no 2º ciclo da Escola O Roseiral. Com o intuito de perceber se este Projeto desenvolvido nas referidas escolas promove o sucesso escolar, conseguindo assim uma mudança da gramática escolar, realizaram-se entrevistas aos agentes educativos, questionários aos alunos, analisaram-se grelhas de evolução do sucesso/insucesso escolar e documentos administrativos. Do estudo constatámos que este Projeto pode traduzir-se numa verdadeira mudança na gramática escolar, tendo em conta a coordenação, o trabalho colaborativo, a avaliação sistemática para ajuste da metodologia, o perfil do professor, a fixação deste à escola, o compromisso e responsabilização da comunidade escolar, em especial dos encarregados de educação dos alunos envolvidos no Projeto.
- Representações do lado sombrio (Dark exoticism) da cultura chinesa em Macau: 1850-1915. Alteridade, interculturalidade e construções do corpoPublication . Santos, Anabela Leandro dos; Ramos, NatáliaO fenómeno representativo do exotismo numa vertente sombria (dark exoticism) no século XIX encontra-se presente na grande maioria das narrativas ocidentais/europeias sobre a China, assim como nas representações visuais através de fotografias, gravuras, desenhos. É no século XIX que ocorrem os (des) encontros mais fluidos entre ocidentais/asiáticos, com a permanência de grande parte das potências europeias em território sínico; é também neste século e nos começos do século XX que a China, bastante debilitada pelas Guerras do Ópio, pelas rebeliões constantes ao poder manchu, entre outras ocorrências, se expõe mais à modernidade ocidental e deixa antever as abissais diferenças a vários níveis, nomeadamente o da medicina e o próprio procedimento penal com a pena de morte por decapitação e por leng chi (esquartejamento). Este projecto de investigação visa particularmente a produção de 1850 a 1915 - que corresponde às balizas cronológicas das fontes escritas e visuais, produzidas localmente em Macau e sobre a China na generalidade – recolher, descrever, analisar e interpretar representações acerca do sistema judicial/penal chinês, assim como desconstruir representações corporais, particularmente nas fontes de carácter visual, que permitam identificá-las com a vertente sombria do exotismo à luz da modernidade. De igual modo pretende discutir e reflectir sobre o conceito de exotismo/exótico e extirpá-lo da reputação que foi ganhando pela e durante a modernidade, inequivocamente associado ao imperialismo/colonialismo europeu em que o discurso do exotismo – como uma construção social de alteridade - permitiu a supremacia económica, militar e política da Europa, acompanhado pela modernidade e conceitos/ideologias de progresso e permitindo representações e discursos de diferença no sentido da inferiorização do Outro. A investigação conduziu, não só aos vários exotismos internos/externos, às performances penais de castigo e morte como também ao mise en scène que permite desvelar um exotismo de retorno, pelo que o fenómeno do exotismo é pluridireccional e entendido como tal pelos asiáticos.
- Práticas colaborativas interdisciplinares: um estudo de caso num agrupamento de escolasPublication . Negrão, Teresa Inês de Pinho; Mouraz, AnaNo sistema educativo português, é possível retroceder até ao projeto da Reforma Curricular de 1988, para encontrar as primeiras tentativas de implementar a interdisciplinaridade no currículo. A Área Escola, resultante dessa reforma, foi a face mais visível dessa preocupação. Trinta anos depois e após o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que culminou na publicação do DL 55/2018 intensificaram-se nas escolas portuguesas vários projetos de cariz interdisciplinar, potenciadores do trabalho colaborativo docente. E quando os professores refletem sobre as práticas, se observam e ajudam uns aos outros, estão também a desenvolver uma supervisão entre pares. É neste enquadramento que se perspetivou a realização desta investigação com o objetivo de perceber de que forma as práticas colaborativas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de estratégias de supervisão colaborativa, ou, ao invés, são incrementadas por estas. São três os conceitos estruturantes que enquadram este estudo, de cariz qualitativo e interpretativo: o trabalho colaborativo, a interdisciplinaridade e a supervisão colaborativa. O trabalho concretiza -se através de um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. A recolha de dados foi consubstanciada pela realização de sete entrevistas semiestruturadas a lideranças intermédias de coordenação e diretora do agrupamento. Cruzaram-se os dados com informações reunidas em documentos orientadores do agrupamento de escolas em estudo. Os resultados sugerem que as práticas colaborativas interdisciplinares e as práticas de supervisão entre pares são reconhecidas pelos docentes como muito importantes para o desenvolvimento qualitativo da organização escolar e para os que nela trabalham, nomeadamente professores e alunos. Todavia persistem vários obstáculos à sua implementação, levando a que um conjunto de boas intenções não se efetivem plenamente, e outras, que até se experienciaram, depois não se transformem em rotinas.