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- Cultura, deficiência e família: abordagem (inter) cultural, de saúde e inclusãoPublication . Ramos, NatáliaO texto analisa e discute representações, estratégias, dinâmicas e processos relativamente ao modo de percecionar, acolher e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humana, nomeadamente à deficiência, na família, na cultura e na sociedade. Destaca-se como essas representações, atitudes, estratégias e políticas, poderão promover o acolhimento, o desenvolvimento, a saúde, os direitos e a inclusão da criança com deficiência e da sua família, ou pelo contrário, favorecer a discriminação, o preconceito, a violência, o sofrimento e a exclusão. Assinala-se a importância do apoio às famílias e aos profissionais que trabalham nesta área, a necessidade de informação, formação e desenvolvimento de competências, estratégias e políticas para um melhor desenvolvimento e acolhimento da criança com deficiência e da sua família, bem como a promoção de cuidados culturalmente competentes, tendo em vista a inclusão e gestão da singularidade humana e da diversidade nas suas múltiplas dimensões.
- Además del acogimiento ... políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesasPublication . Almeida, Ana PatríciaVivimos, actualmente, el mayor flujo de refugiados desde la Guerra Fría. En 2015,un número creciente de personas arriesgó sus vidas atravesando el marMediterráneo en busca de seguridad y protección. Más de un millón de personasllegaron a Europa durante ese año. Hasta el momento, el conflicto armado en Siria ha obligado a millones depersonas a desplazarse desde su residencia y cerca de 5,4 millones a temer por sus vidas y arriesgarse a salir del país (UNHCR, 2018). La situación de losrefugiados sirios se considera una de las crisis humanitarias más graves de estesiglo (UNICEF, 2015). Más de 13,5 millones de sirios han sido afectados por esteconflicto y de ellos, 6 millones son niños (UNICEF, 2017). Como bien subraya elPEARN (2003) “los niños soportan consecuencias desproporcionadas del conflictoarmado” (p. 166). El objectivo de este articulo es describir y analizar cómo Europa respondió a estacrisis humanitaria, a través del análisis de la integración política europea yportuguesa de refugiados sirios y, en particular, a través del análisis de lasmedidas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas.
- Reflexões sobre a igualdade entre mulheres e homens: conhecimento, educação e formaçãoPublication . Alvarez, TeresaPartindo de algumas das principais problemáticas que subjazem às políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens, apresentam-se algumas reflexões sobre atuais desafios que se colocam ao ensino superior e à construção de uma igualdade substantiva entre os sexos.
- Quest for sustainability: life-cycle emissions assessment of electric vehicles considering newer li-Ion batteriesPublication . Almeida, Arminda; Sousa, Nuno; Rodrigues, João CoutinhoThe number of battery electric vehicle models available in the market has been increasing, as well as their battery capacity, and these trends are likely to continue in the future as sustainable transportation goals rise in importance, supported by advances in battery chemistry and technology. Given the rapid pace of these advances, the impact of new chemistries, e.g., lithium-manganese rich cathode materials and silicon/graphite anodes, has not yet been thoroughly considered in the literature. This research estimates life cycle greenhouse gas and other air pollutants emissions of battery electric vehicles with different battery chemistries, including the above advances. The analysis methodology, which uses the greenhouse gases, regulated emissions, and energy use in transportation (GREET) life-cycle assessment model, considers 8 battery types, 13 electricity generation mixes with different predominant primary energy sources, and 4 vehicle segments (small, medium, large, and sport utility vehicles), represented by prototype vehicles, with both battery replacement and non-replacement during the life cycle. Outputs are expressed as emissions ratios to the equivalent petrol internal combustion engine vehicle and two-way analysis of variance is used to test results for statistical significance. Results show that newer Li-ion battery technology can yield significant improvements over older battery chemistries, which can be as high as 60% emissions reduction, depending on pollutant type and electricity generation mix.
- Against the environment: problems in society/nature relationsPublication . Aldeia, João; Alves, FátimaThe dominant manners in which environmental issues have been framed by sociology are deeply problematic. Environmental sociology is still firmly rooted in the Cartesian separation of Society and Nature. This separation is one of the epistemic foundations of Western modernity—one which is inextricably linked to its capitalist, colonial, and patriarchal dimensions. This societal model reifies both humanity and nature as entities that exist in an undeniably anthropocentric cosmos in which the former is the only true actor. Anthropos makes himself and the world around him. He conquers, masters, and appropriates the non-human, turning it into the mere environment of his existence, there solely for his use. If sociology remains trapped in this paradigm it continues to be blind to the multiple space-time specific interrelations of life-elements through which heterogeneous and contingent ontologies of humans and extra-humans are enacted. If these processes of interconnection are not given due attention, the socioecological worlds in which we—human as well as others—live cannot be adequately understood. But misunderstandings are not the only issue at stake. When dealing with life-or-death phenomena such as climate change, to remain trapped inside the Society/Nature divide is to be fundamentally unable to contribute to world reenactments that do not oppress—or, potentially, extinguish—life, both human and extra-human. From the inside of Anthropos’ relation to his environment the only way of conceiving current socioecological problems is by framing them in terms of an environmental crisis which could, hypothetically, be solved by the very same societal model that created it. But if the transformation of some of the world(s)’ life-elements into the environment of the Human is part of the problem, then, socioecological issues cannot be adequately understood or addressed if they are framed as an environmental crisis. Instead, these problems need to be conceived as a crisis of Western modernity itself and of the kind of worlds that are possible and impossible to build within it.
- Synthesis of PPy-ZnO composite used as photocatalyst for the degradation of diclofenac under simulated solar irradiationPublication . Silvestri, Siara; Ferreira, Célia; Oliveira, Verónica; Varejão, Jorge M. T. B.; Labrincha, João; Tobaldi, David Maria
- A influência da liderança do desempenho dos serviços administrativos : estudo de caso : Instituto Médio de Economia do Lubango - IMELPublication . Silva, Adélia Teixeira Alves da Mota; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Silva, Victor Paulo Gomes daA presente Dissertação de Mestrado em Gestão, analisa a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, sobretudo o papel que exerce sobre a motivação humana para o trabalho. Com este estudo pretende-se analisar e compreender a forma como a liderança influencia a cultura organizacional, nomeadamente o setor administrativo do instituto técnico - profissional, Médio de Economia do Lubango. Esta investigação, de natureza qualitativa, permite compreender a liderança no setor da educação e descrever a realidade do desempenho dos serviços administrativos das organizações escolares. E procurou- se estabelecer a relação entre a satisfação aliada à motivação com algumas das variáveis componentes das práticas e estilos de liderança, baseada nas relações interpessoais como cerne da questão, ressaltando a interferência da liderança. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia de natureza qualitativa / quantitativa, assumiu a forma de estudo de caso, de tipo exploratório e descritivo com uma amostra de 32 de funcionários da área administrativa e 48 professores para melhor se conhecer a opinião dos funcionários da instituição, relativamente ao estilo de liderança do sub - diretor administrativo, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Os dados recolhidos foram representados em forma de tabelas e gráficos, utilizando a técnica do cálculo estatístico, Excel, (versão 2008) através das ferramentas de análise estatística do programa SPSS e Excel, 2.0, por fim foi elaborada uma conclusão: a contribuição, a limitação e sugestões do estudo.
- Uma abordagem do estudo da derivada de uma função com aplicação do GeoGebraPublication . Neves, Cátia Djamila dos Santos; Rodrigues, RuiA presente dissertação aborda uma análise teórica sobre a introdução de tecnologias na educação, e o uso de softwares educativos, principalmente no ensino e aprendizagem da matemática, disciplina essa que apresenta cada vez mais dificuldades. O professor de matemática depara-se com grandes desafios: como por exemplo ensinar um aluno que está inserido na era digital, pois para ele já não faz sentido o ensino tradicional. Na busca de novas estratégias para alcançar esses desafios, o professor de matemática encontra ao seu dispor o software GeoGebra, dinâmico e gratuito, que abrange três grandes áreas da matemática e que está tanto ao alcance do professor quanto dos alunos. Este software possui as características necessárias capazes de auxiliar o professor na busca de motivação tanto para ele como para os seus alunos. Um dos conteúdos que os alunos do ensino secundário se deparam com grandes dificuldades é o de Derivada de uma função, pois o aluno precisa de potencialidades para relacionar a visualização gráfica e análise algébrica. Com o intuito de analisar os impactos e contributos que o uso do GeoGebra traz ao estudo da Derivada de uma função, foi aplicado uma sequência de atividades, envolvendo os principais tópicos desse conteúdo a ser aplicado numa turma do 12º ano na sala de informática, da Escola Secundária Jorge Barbosa em Cabo Verde.
- Salvaguarda de património sacro : Igreja de São Cristovão em Lisboa : XIX-XXIPublication . Duarte, Ana Paula Carrolo; Câmara, Maria Alexandra Gago daEm Portugal, o património considerado essencial para a manutenção da memória histórica e coletiva da nação encontra-se classificado por legislação criada com o objetivo de preservar os monumentos nacionais para as gerações futuras. Contudo, a classificação dos monumentos não é por si só garantia de proteção. O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Estudos do Património da Universidade Aberta, pretende aferir da importância da salvaguarda do património artístico e arquitetónico presente num monumento de cariz religioso. O interesse na sua preservação prende-se não só com valores religiosos e espirituais, mas também com valores histórico-culturais. A arte sacra presente nos templos testemunha a evolução arquitetónica e artística a nível nacional. A escolha do local a estudar recaiu sobre a igreja de São Cristóvão de Lisboa, uma das mais antigas da cidade, localizada na anterior freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, local da antiga ermida de Santa Maria de Alcamim (como referido em documentos do reinado de D. Afonso II, século XIII). Esta igreja foi um dos poucos edifícios a resistir ao terramoto de 1755, o que permitiu preservar todos os seus projetos decorativos. As artes decorativas presentes no interior são um testemunho de novas diretrizes estéticas pós-Restauração da independência, no final do século XVII. Ao longo dos séculos, o templo foi sendo alvo de campanhas de beneficiação e restauros, contudo nas últimas décadas entrou em acelerado estado de degradação. Nos últimos anos foram lançados vários projetos que visam a sua recuperação. O presente trabalho pretende assim sublinhar a importância da preservação do espaço, bem como referir as medidas tomadas nos últimos anos para a sua preservação.
- Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em SinesPublication . Ferreira, Flora da Conceição Silvério; Caeiro, SandraEste trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.