Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.95 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação aborda uma análise teórica sobre a introdução de tecnologias na educação, e o uso de softwares educativos, principalmente no ensino e aprendizagem da matemática, disciplina essa que apresenta cada vez mais dificuldades. O professor de matemática depara-se com grandes desafios: como por exemplo ensinar um aluno que está inserido na era digital, pois para ele já não faz sentido o ensino tradicional. Na busca de novas estratégias para alcançar esses desafios, o professor de matemática encontra ao seu dispor o software GeoGebra, dinâmico e gratuito, que abrange três grandes áreas da matemática e que está tanto ao alcance do professor quanto dos alunos. Este software possui as características necessárias capazes de auxiliar o professor na busca de motivação tanto para ele como para os seus alunos. Um dos conteúdos que os alunos do ensino secundário se deparam com grandes dificuldades é o de Derivada de uma função, pois o aluno precisa de potencialidades para relacionar a visualização gráfica e análise algébrica. Com o intuito de analisar os impactos e contributos que o uso do GeoGebra traz ao estudo da Derivada de uma função, foi aplicado uma sequência de atividades, envolvendo os principais tópicos desse conteúdo a ser aplicado numa turma do 12º ano na sala de informática, da Escola Secundária Jorge Barbosa em Cabo Verde.
This present dissertation addresses a theoretical analysis regarding the introduction of technology in teaching mathematics. Today, it is unreasonable to teach focusing only on the traditional methods. Therefore, Geogebra, a new and dynamic software can enhance both teachers and students’ motivation. Since the derivative of a function is one of the learning contents that creates more problems to secondary school students, as they have to associate the graphical visualization with the algebraic analysis, a sequence of activities was applied to a twelfth grade class at Jorge Barbosa High school, in Mindelo, Cape Verde with the intention to analyse the influence and contribution Geogebra can have in the study of the derivative of a function.
This present dissertation addresses a theoretical analysis regarding the introduction of technology in teaching mathematics. Today, it is unreasonable to teach focusing only on the traditional methods. Therefore, Geogebra, a new and dynamic software can enhance both teachers and students’ motivation. Since the derivative of a function is one of the learning contents that creates more problems to secondary school students, as they have to associate the graphical visualization with the algebraic analysis, a sequence of activities was applied to a twelfth grade class at Jorge Barbosa High school, in Mindelo, Cape Verde with the intention to analyse the influence and contribution Geogebra can have in the study of the derivative of a function.
Description
Keywords
GeoGebra Ensino-aprendizagem Matemática Derivadas 12º ano Cabo Verde GeoGebra Teaching Learning Mathematics Derivative
Citation
Neves, Cátia Djamila dos Santos - Uma abordagem do estudo da derivada de uma função com aplicação do GeoGebra [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 147 p.