Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
860.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A cooperação internacional tem assumido, nos últimos anos, um protagonismo e importância em diferentes setores, sobretudo no que toca à formação e qualificação de recursos humanos. No contexto da educação e da formação de professores, em particular, o desenvolvimento de projetos de cooperação no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tem constituído um desafio ético, pedagógico, cultural e científico para várias organizações com fins educativos, nomeadamente, Instituições de Ensino Superior (IES).
O artigo que aqui se apresenta procura dar conta de uma experiência de cooperação internacional entre uma IES privada portuguesa e um Colégio Privado no Lubango, Província de Huíla, para a formação de professores.
Ao longo do artigo procuraremos descrever esta experiência, bem como partilhar as perceções dos formandos no final da formação.
International cooperation has taken on a leading role in various sectors, especially in the training of human resources. In the context of education and teacher training, cooperation projects in the PALOP represent ethical, pedagogical, cultural and scientific challenges for educational organizations, namely Higher Education Institutions (HEI). This paper reports on an international cooperation between a Portuguese private HEI and a private college in Lubango, for teacher training. We will describe the experience and share the trainees’ perceptions at the end of the training.
International cooperation has taken on a leading role in various sectors, especially in the training of human resources. In the context of education and teacher training, cooperation projects in the PALOP represent ethical, pedagogical, cultural and scientific challenges for educational organizations, namely Higher Education Institutions (HEI). This paper reports on an international cooperation between a Portuguese private HEI and a private college in Lubango, for teacher training. We will describe the experience and share the trainees’ perceptions at the end of the training.
Description
Keywords
Cooperação internacional Formação de professores Formação contínua Angola International cooperation Teacher training Continuing education
Pedagogical Context
Citation
Almeida, A., Boléo, A., & Machado, R. (2023). Cooperação Internacional e Formação de Professores: relatos de uma experiência num Colégio no Lubango. Medi@ções, 11(2), 43–60. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.394
Publisher
Escola Superior de Educação de Setúbal