Repository logo
 
Publication

Cooperação internacional e formação de professores: relatos de uma experiência num colégio no Lubango

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorBoléo, Ana
dc.contributor.authorMachado, Ricardo
dc.date.accessioned2024-06-20T09:38:27Z
dc.date.available2024-06-20T09:38:27Z
dc.date.issued2023-12-29
dc.description.abstractA cooperação internacional tem assumido, nos últimos anos, um protagonismo e importância em diferentes setores, sobretudo no que toca à formação e qualificação de recursos humanos. No contexto da educação e da formação de professores, em particular, o desenvolvimento de projetos de cooperação no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tem constituído um desafio ético, pedagógico, cultural e científico para várias organizações com fins educativos, nomeadamente, Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo que aqui se apresenta procura dar conta de uma experiência de cooperação internacional entre uma IES privada portuguesa e um Colégio Privado no Lubango, Província de Huíla, para a formação de professores. Ao longo do artigo procuraremos descrever esta experiência, bem como partilhar as perceções dos formandos no final da formação.pt_PT
dc.description.abstractInternational cooperation has taken on a leading role in various sectors, especially in the training of human resources. In the context of education and teacher training, cooperation projects in the PALOP represent ethical, pedagogical, cultural and scientific challenges for educational organizations, namely Higher Education Institutions (HEI). This paper reports on an international cooperation between a Portuguese private HEI and a private college in Lubango, for teacher training. We will describe the experience and share the trainees’ perceptions at the end of the training.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, A., Boléo, A., & Machado, R. (2023). Cooperação Internacional e Formação de Professores: relatos de uma experiência num Colégio no Lubango. Medi@ções, 11(2), 43–60. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.394pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.60546/mo.v11i2.394pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16146
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Setúbalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCooperação internacionalpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectInternational cooperationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.titleCooperação internacional e formação de professores: relatos de uma experiência num colégio no Lubangopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceESE Setúbalpt_PT
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleMedi@çõespt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameBoléo
person.familyNameMachado
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNameAna Maria Mendonça Santos de
person.givenNameRicardo
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.ciencia-id3A19-7922-0FE9
person.identifier.ciencia-id9E1E-5CF3-982D
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0002-0714-4520
person.identifier.orcid0000-0002-1289-8255
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication95aff967-2dba-46ca-bc47-2111139b3959
relation.isAuthorOfPublication25be4cd1-bc72-4a16-bf0c-946e5a9b2240
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery95aff967-2dba-46ca-bc47-2111139b3959

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
document (7).pdf
Size:
860.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: