Browsing by Issue Date, starting with "2023-11"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Instructional design model for virtuality reality: testing and participant experience evaluationPublication . Castelhano, Maria; Almeida, Diana; Morgado, Leonel; Pedrosa, DanielaThis study aimed to test an Instructional Design model prototype for Virtual Reality (VR) in Higher Education. A qualitative research methodology was used, employing questionnaires and observations for data collection. The research had three main objectives: (1) to identify the applicability and effectiveness of the VR Instructional Design model, (2) to evaluate participants’ experience with immersion, interactivity, and usability of the VR environment, and (3) to obtain feedback from participants about their VR experience. The study involved two sessions. In the first session, participants were introduced to the VR environment, and their initial adaptation difficulties were observed. Informal interviews and a questionnaire collected feedback on immersion, interactivity, interest, and educational potential of VR. The second session indicated the need for revisions in applicability and ease of use. Based on student feedback, session planning should consider initial adaptation, teacher training, equipment availability, interaction elements, resources, realism, immersion, safety, comfort, session duration, communication, collaboration, and clear content delivery. Providing alternative plans for technical failures is essential. Despite these challenges, participants expressed interest in participating in VR sessions and activities.
- Exercices et réflexion sur la stratégie de l’ "océan bleu"Publication . Jacquinet, MarcLa stratégie de l'Océan Bleu, développée par W. Chan Kim et Renée Mauborgne, propose une approche innovante de la stratégie d'entreprise axée sur la création de nouveaux marchés ou espaces de marché plutôt que sur la compétition directe avec les concurrents existants. Cette stratégie vise à créer un espace de marché "bleu" non contesté, où une entreprise peut opérer sans concurrence directe, en se démarquant par des facteurs de différenciation clés et en offrant une valeur unique aux clients.
- Avaliação do perigo de inundação de áreas urbanas expostas à subida do nível do mar em Portugal continentalPublication . Silva, Andréia; Trindade, Jorge; Rocha, JorgeA ocupação antrópica no litoral português sofreu uma mudança de paradigma no século XX. Um espaço outrora temido pela população, apenas frequentado sazonalmente por comunidades piscatórias, tornouse atrativo para a fixação de residentes (Gaspar de Freitas, 2007). Até à atualidade, têm-se registado variações populacionais positivas nas NUTS III que abrangem o litoral, contando com 82,5 % da população residente em Portugal, em 2021 (INE., 2023). A perspetiva de crescimento urbano no litoral, conjugada com um contexto de mudança climática, num país com 980 km de fronteira com o oceano (no território continental), exacerba as necessidades de salvaguarda da população que se expõe a fenómenos como a subida do nível do mar (SNM) e erosão costeira. Em Portugal, as taxas de erosão costeira são, em algumas áreas, >8 m/ano (Ponte Lira et al., 2016), e quanto à SNM, prevê-se que se mantenha até 2100, ano em que, caso se verifique o cenário Representative Concentration Pathway (RCP) 8.5, a sobreelevação do nível do mar atinja 80 cm em Portugal continental (NASA/IPCC). Tais fenómenos, acrescidos da ocorrência de eventos destrutivos (e.g.: tempestade Hercules), exacerbam a necessidade de gestão resiliente da orla costeira. Este trabalho pretende avaliar e mapear a exposição das comunidades urbanas face à SNM, em Portugal continental. Estabeleceu-se, primeiramente, uma metodologia de determinação da altura da coluna de água prevista baseada nos cenários RCP 2.6, 4.5 e 8.5, para os anos de 2040, 2070 e 2100, com informações sobre: a maré, a sobrelevação do nível do mar de origem meteorológica, o espraio de onda e, a SNM. Complementarmente, e baseado nos declives, distância às vias e ao tecido urbano, e nas dinâmicas passadas de uso do solo, projetou-se, com recurso a algoritmos de machine learning, a evolução do tecido urbano. Por fim, combinando os resultados, desenvolveram-se perfis municipais de exposição à SNM. Os resultados obtidos indicam que, em 2040, cerca de 65 km² sejam diretamente afetados por inundações costeiras, dos quais mais de 1/5 sejam áreas urbanas. Como possíveis soluções, apresenta-se medidas preventivas de mitigação dos riscos, como a definição de áreas críticas de construção urbana, e planeamento a longo-termo de relocalização antrópica.
- Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolasPublication . Cardeira, Ana Mafalda; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho é um caso de estudo que se enquadra no cenário educacional do ensino público em Portugal, especificamente durante o ano letivo de 2022/2023. Esta investigação adota uma perspectiva qualitativa e tem como cenário um Agrupamento de Escolas situado no concelho de Lisboa. O propósito central deste estudo é desenhar um perfil de liderança, utilizando para isso o método de jobshadowing. A técnica de jobshadowing, que consiste em acompanhar uma pessoa no seu trabalho para aprender sobre o seu papel, foi a metodologia principal escolhida. Para a recolha de dados, utilizou-se uma grelha de observação. O período de observação foi dividido em diferentes momentos: uma manhã, uma tarde e três dias completos, somando um total de 1571 minutos de observação direta. Além disso, houve a oportunidade de observar duas manhãs de um evento especial organizado pelo Agrupamento, denominado “Rua Escolar Ativa”. Neste evento, as atividades pedagógicas foram realizadas nas ruas circundantes ao agrupamento, proporcionando um ambiente educativo diferente. Contudo, o foco da investigação centrou-se principalmente na manhã, tarde e nos três dias completos. Durante estes períodos, foram preenchidas grelhas de observação que permitiram um aprofundamento na análise do perfil de liderança do Diretor do Agrupamento. A partir das observações recolhidas, foi possível concluir que o Diretor exibe um estilo de liderança fortemente interpessoal e relacional, destacando-se pela sua habilidade em estabelecer e cultivar relações significativas com todos os membros da comunidade educativa, reforçando a importância das relações humanas no contexto escolar.
- Fazer a inovação funcionar: um guia prático de gestão do conhecimento para as PMEPublication . Jacquinet, MarcPara as pequenas e médias empresas (PME), a gestão eficaz do conhecimento e a promoção da inovação não é apenas um exercício académico - é um imperativo de sobrevivência. Este guia explora formas práticas de as PME poderem tirar partido da relação entre conhecimento e inovação para obterem vantagens competitivas, apesar dos recursos limitados. Esta é uma abordagem prática que pode experimentar em algumas PME ou pequenas organizações (ONG).
- Forças motrizes do risco de subida do nível do mar em Portugal continentalPublication . Pereira, Susana; Zêzere, José Luís; Trindade, Jorge; Silva, Andreia; Santos, Pedro PintoA distribuição espacial e temporal dos riscos associados à subida do nível do mar (SNM) está relacionada com um conjunto complexo de fatores naturais e humanos responsáveis pela produção de danos nas áreas costeiras. Atualmente, é essencial desenvolver metodologias que sintetizem as dimensões do risco de SNM e contribuir para a sua gestão a médio e longo prazo. Neste trabalho é avaliado o risco de SNM em Portugal continental, utilizando variáveis caracterizadoras das dimensões do risco (perigosidade, exposição e vulnerabilidade social) ao nível da freguesia, para calcular um índice de risco de SNM atual (2011) e a médio e longo prazo (2040, 2070 e 2100) e para diferentes cenários climáticos (SSP1, SSP2 e SSP5). No final, é realizada uma análise de clusters e o índice de risco de SNM é hierarquizado por freguesia, identificando as diferentes forças motrizes dominantes e os perfis de risco. A perigosidade foi avaliada a partir da extensão da área inundável, calculada com base em cenários de SNM a médio e longo prazo, sobre-elevação do nível do mar de origem meteorológica e espraio da onda para todos os setores da costa portuguesa (Trindade et al., 2022, Trindade et al., 2023). A exposição foi avaliada para o período de referência de 2011, incluindo os edifícios residenciais da Base Geográfica de Edifícios (BGE) e uma estimativa da população residente em cada edifício obtida por análise dassimétrica. A vulnerabilidade social foi avaliada à escala da freguesia e refere-se à situação de 2011, tendo por base uma avaliação da criticidade e da capacidade de suporte, recorrendo a uma análise de componentes principais (Santos et al., 2022). O risco “futuro” foi simulado com os cenários que projetam a futura subida do nível do mar, combinados com os edifícios e a população existentes na atualidade, mantendo-se também os valores da vulnerabilidade social. Em termos metodológicos o trabalho passou pelas seguintes fases: (1) recolha de variáveis das três dimensões do índice de risco; (2) normalização de cada variável entre 0 e 1, utilizando o método min-máx; (3) cálculo do índice de risco de SNM= (Perigosidade⅓) x (Exposição⅓) x (Vulnerabilidade social⅓); (4) classificação de cada dimensão do índice de risco em 10 classes de igual intervalo; (5) análise de clusters hierárquica incluindo os valores normalizados de perigosidade, exposição e vulnerabilidade social, utilizando o algoritmo de Ward. Conclui-se que a exposição é a principal força motriz do índice de risco de SNM em Portugal continental, no presente e no futuro, sendo previsível a exposição de novas comunidades costeiras à SNM, a médio-longo prazo. Este trabalho contribui para o apoio à decisão na afetação de recursos, na definição de estratégias de redução de catástrofes e no estabelecimento de medidas de gestão de risco específicas de acordo com a incidência particular de cada dimensão de risco.
- Dez notas sobre método em história e ciências sociais e humanasPublication . Jacquinet, Maria Luísa de Castro Vasconcelos Gonçalves; Jacquinet, MarcEste texto assume-se como recurso pedagógico de apoio a uma aula de Teoria da História e História Teórica e visa fornecer, a estudantes de História ou Ciências Sociais, noções básicas de epistemologia, ontologia e metodologia, numa perspetiva interdisciplinar. A questão do método coloca-se de forma idêntica ou muito semelhante em História e nas Ciências Sociais e Humanas. O que difere são os princípios adotados em termos ontológicos e epistemológicos. Como se verá, do ponto de vista operacional, o leque de abordagens é muito amplo, indo desde o positivismo ao interpretativismo. Foram selecionados dez tópicos para discussão numa aula virtual, assíncrona ou síncrona, online ou presencial, a que se associam atividades formativas que devem refletir a aplicação das referidas noções metodológicas. No final do texto é apresentada uma bibliografia genérica sobre o tema. Os estudantes devem aprofundar cada um dos tópicos, recorrendo seja às referências sugeridas, seja a recursos académicos e científicos acessíveis através de motores de busca e bases de dados idóneas.
- Proceedings of the 11th International Conference on Digital and Interactive Arts. ARTECH 2023: digital creation processesPublication . Olivero, Lucas Fabian; Veiga, Pedro Alves da; Araújo, António; Dourado, Patricia; Silva, Bruno Mendes da
- Understanding organizations: key theoretical perspectivesPublication . Jacquinet, Marc
- Os edifícios escolares: entre uma gramática escolar e a regulação do territórioPublication . Almeida, Ana PatríciaParticipação numa mesa redonda no Congresso Educação “Cidades que educam, se transformam”. São Paulo, 23-24 de novembro 2023.