Browsing by Issue Date, starting with "2024-06"
Now showing 1 - 10 of 62
Results Per Page
Sort Options
- Memórias da corrupção no México: uma reflexão pessoalPublication . Nieto, NubiaNas últimas décadas assistiu-se no México a um aumento do tráfico de droga e da violência, para não mencionar que os níveis de corrupção continuam elevados no país. O envolvimento dos políticos em escândalos de corrupção parece ser um elemento constante, independentemente do partido que está na presidência. Desde o ano 2000, o México passou por um processo de transição política, após o Partido Revolucionário Institucional (PRI) ter perdido a presidência, ao fim de 71 anos. O Partido de Ação Nacional (PAN), de direita, governou o país por 12 anos (2000-2012). Apesar de o PRI ter recuperado a presidência com Enrique Peña Nieto (2012-2018), esta está atualmente (2023) nas mãos do Movimento Regeneração Nacional (MORENA), da esquerda populista. Contudo, a corrupção e a violência parecem imparáveis. Neste contexto, apresentamos aqui uma pequena reflexão sobre o impacto da corrupção na minha história pessoal enquanto indivíduo a viver no México ao longo de diferentes estágios. Esta reflexão não pretende ser um contributo científico, mas antes um exercício de exploração de experiências e sentimentos pessoais baseados em acontecimentos nacionais e materiais factuais, que mostram de que maneira a corrupção está consubstanciada na socialização de governantes e cidadãos.
- A era da misericórdia: Savonarola e LuteroPublication . Lazzerini, LuigiNeste artigo, reconstruo as semelhanças e a complexa relação entre Martinho Lutero e Girolamo Savonarola, evitando a armadilha de considerar Savonarola como precursor da Reforma Protestante, e identifico, num período que chamo de «a era da Misericórdia» (entre o final do século xv e a primeira metade do século xvi), o nascimento de um novo paradigma teológico e religioso comum a ambas essas figuras.
- Exploring forms of disaggregating Covid-19 data: an examplePublication . Leal, Maria da Conceição Dias; Oliveira, Teresa; Mukherjee, Amitava; Oliveira, AmilcarCOVID-19 data provided by Portuguese public health authorities lack consis tency in periodicity and metrics. To facilitate time series analysis, we transformed those data to achieve homogeneous periodicity and metrics. We present one method we used and assess the potential introduced bias and its impact on spatial distribution models of COVID-19 in Portugal, using spatial and non-spatial models. Comparing models fitted with transformed data to those with observed data for two specific days, we found no clear evidence of a worse fit for the disaggregated data.
- As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidentalPublication . Dallabrida, NorbertoAs reformas religiosas do século xvi foram as parteiras da primeira modernidade. Em um momento em que, com a expansão ibérica, os continentes se globalizavam, elas provocaram guerras de religião e uma fragmentação profunda no espaço europeu. Essa confessionalização da sociedade fez emergir um cristianismo mais racionalizado, sendo representado por diferentes igrejas protestantes e pelo catolicismo tridentino e, particularmente, pela Companhia de Jesus. Diferenciando-se do cristianismo medieval, luteranos, calvinistas e anglicanos investiram na criação de suas redes de instituições educativas, provocando uma onda inédita de escolarização, que concorria para dar consistência às práticas religiosas de seus fiéis. A Igreja Católica também se armou, criando escolas paroquiais e, sobretudo, uma rede de colégios jesuíticos que se difundiu no espaço europeu católico, no continente asiático e no Novo Mundo. Os estabelecimentos de ensino da Companhia de Jesus foram unificados, em 1599, por meio da instituição da Ratio studiorum — conjunto de regras escolares jesuíticas, que se converteu no currículo fundador da escolarização católica na Idade Moderna. Desta forma, o presente trabalho sustenta que as reformas religiosas construíram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristãs — protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico — no sentido foucaultiano — que faz emergir a escolarização no mundo ocidental, marcada pela disciplina moderna, que é materializada por dispositivos como o controle do tempo, o esquadrinhamento do espaço, a organização das forças, o clima de concorrência e de premiação discente e a ênfase nos castigos morais. Essa questão é lida em três obras histórico-sociológicas recentes publicadas na Europa e na América Latina, quais sejam: Produção da escola/produção da sociedade: Análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente, do sociólogo André Petitat; Arqueología de la escuela, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Álvarez-Uría; e A invenção da sala de aula: Uma genealogia das formas de ensinar, dos historiadores Inés Dussel e Marcelo Caruso. Essa reflexão historiográfica, portanto, examina o surgimento da escolarização ocidental, procurando constatar elementos comuns de análise dos três livros, mas também perceber diferenças, especialmente aquelas vinculadas às fundamentações teóricas e aos recortes sócio-espaciais.
- Apresentação [do] Dossiê temático: Martinho Lutero, um construtor da modernidadePublication . Franco, José Eduardo; Brissos-Lino, JoséO dossiê temático que aqui se apresenta reúne textos que resultam de conferências apresentadas no Congresso Internacional «Um Construtor da Modernidade: Lutero – Teses – 500 anos», organizado em 2017 para assinalar os 500 anos daquela que pode ser considerada da data simbólica de arranque do movimento reformador do século xvi. Composto por oito artigos de reconhecidos investigadores nacionais e internacionais, este dossiê temático pretende contribuir para a reflexão aprofundada sobre diferentes dimensões do movimento da Reforma, as suas consequências e a sua influência atual no mundo, e (re)visitar o pensamento de Lutero como um dos construtores da modernidade. Além do seu capital religioso, sob forma de conhecimento e experiência humana, não podemos perder de vista os valores filosóficos, literários e estéticos que nos ajudam a compreender a nossa contemporaneidade.
- Pereira, H. M. (2023). Paisagens Junqueirianas — com o Douro ao fundo. Húmus. Vila Nova de Famalicão. 246pp.Publication . Branco, Fernando de Castro
- Widespread horse-based mobility arose around 2,200 BCE in EurasiaPublication . Librado, Pablo; Tressières, Gaetan; Chauvey, Lorelei; Fages, Antoine; Khan, Naveed; Schiavinato, Stéphanie; Calvière-Tonasso, Laure; Kusliy, Mariya A.; Gaunitz, Charleen; Liu, Xuexue; Wagner, Stefanie; Burić, Marcel; Šikanjić, Petra Rajić; Weinstock, Jaco; Vilaró, David Asensio; Codina, Ferran; Dalmau, Cristina García; Llorens, Jordi Morer de; Pou, Josep; Prado, Gabriel de; Sanmartí, Joan; Sarkissian, Clio Der; Kallala, Nabil; Torres, Joan Ramon; Maraoui-Telmini, Bouthéina; Franco, Maria-Carme Belarte; Valenzuela-Lamas, Silvia; Zazzo, Antoine; Lepetz, Sébastien; Duchesne, Sylvie; Alexeev, Anatoly; Bayarsaikhan, Jamsranjav; Seguin-Orlando, Andaine; Houle, Jean-Luc; Bayarkhuu, Noost; Turbat, Tsagaan; Crubézy, Éric; Shingiray, Irina; Mashkour, Marjan; Berezina, Natalia Ya.; Korobov, Dmitriy S.; Belinskiy, Andrey; Kalmykov, Alexey; Perdereau, Aude; Demoule, Jean-Paul; Reinhold, Sabine; Hansen, Svend; Wallner, Barbara; Roslyakova, Natalia; Kuznetsov, Pavel F.; Tishkin, Alexey A.; Wincker, Patrick; Kanne, Katherine; Outram, Alan; Aury, Jean-Marc; Orlando, Ludovic; Southon, John; Shapiro, Beth; Bouchez, Olivier; Donnadieu, Cécile; Collin, Yvette Running Horse; Gregersen, Kristian M.; Jessen, Mads Dengsø; Christensen, Kirsten; Claudi-Hansen, Lone; Pruvost, Mélanie; Pucher, Erich; Vulic, Hrvoje; Novak, Mario; Rimpf, Andrea; Turk, Peter; Reiter, Simone; Brem, Gottfried; Schwall, Christoph; Barrey, Éric; Robert, Céline; Degueurce, Christophe; Horwitz, Liora Kolska; Klassen, Lutz; Rasmussen, Uffe; Kveiborg, Jacob; Johannsen, Niels Nørkjær; Makowiecki, Daniel; Makarowicz, Przemysław; Szeliga, Marcin; Ilchyshyn, Vasyl; Rud, Vitalii; Romaniszyn, Jan; Mullin, Victoria E.; Verdugo, Marta; Bradley, Daniel G.; Cardoso, João Luís; Valente, Maria J.; Antunes, Miguel Telles; Ameen, Carly; Thomas, Richard; Ludwig, Arne; Marzullo, Matilde; Prato, Ornella; Gianni, Giovanna Bagnasco; Tecchiati, Umberto; Granado, José; Schlumbaum, Angela; Deschler-Erb, Sabine; Mráz, Monika Schernig; Boulbes, Nicolas; Gardeisen, Armelle; Mayer, Christian; Döhle, Hans-Jürgen; Vicze, Magdolna; Kosintsev, Pavel A.; Kyselý, René; Peške, Lubomír; O’Connor, Terry; Ananyevskaya, Elina; Shevnina, Irina; Logvin, Andrey; Kovalev, Alexey A.; Iderkhangai, Tumur-Ochir; Sablin, Mikhail V.; Dashkovskiy, Petr K.; Graphodatsky, Alexander S.; Merts, Ilia; Merts, Viktor; Kasparov, Aleksei K.; Pitulko, Vladimir V.; Onar, Vedat; Öztan, Aliye; Arbuckle, Benjamin S.; McColl, Hugh; Renaud, Gabriel; Khaskhanov, Ruslan; Demidenko, Sergey; Kadieva, Anna; Atabiev, Biyaslan; Sundqvist, Marie; Lindgren, Gabriella; López-Cachero, F. Javier; Albizuri, Silvia; Vukičević, Tajana Trbojević; Papeša, Anita RapanHorses revolutionized human history with fast mobility. However, the timeline between their domestication and widespread integration as a means of transportation remains contentious. Here we assemble a large collection of 475 ancient horse genomes to assess the period when these animals were first reshaped by human agency in Eurasia. We find that reproductive control of the modern domestic lineage emerged ~2,200 BCE (Before Common Era), through close kin mating and shortened generation times. Reproductive control emerged following a severe domestication bottleneck starting no earlier than ~2,700 BCE, and coincided with a sudden expansion across Eurasia that ultimately resulted in the replacement of nearly every local horse lineage. This expansion marked the rise of widespread horse-based mobility in human history, which refutes the commonly-held narrative of large horse herds accompanying the massive migration of steppe peoples across Europe ~3,000 BCE and earlier. Finally, we detect significantly shortened generation times at Botai ~3,500 BCE, a settlement from Central Asia associated with corrals and a subsistence economy centered on horses. This supports local horse husbandry before the rise of modern domestic bloodlines.
- Viewing puzzles as two-faced: theoretical and practical implications for Puzzle-based LearningPublication . Fontes, Mario Madureira; Morgado, Leonel; Pestana, Pedro Duarte; Pedrosa, Daniela; Cravino, JoséThe Puzzle-based Learning approach has been applied to several fields of knowledge. In education research papers, the instructional usage of puzzles is considered to improve learners’ motivation and engagement and help them to develop critical skills but difficulties concerning learners’ interaction with puzzles have also been pointed out. Our paper investigates the dynamics of the concept of a puzzle and its interface to provide a better understanding of its form and functions, and help learners interact with puzzles. We consider Puzzle-based Learning tenets as well as their educational impacts on both critical thinking and learner engagement and provide an original proposal concerning the understanding of puzzles. Our proposal centered on the dynamics of puzzles bears conceptual and educational facets. Conceptually, puzzle dynamics is viewed as composed of two elements: a mechanism, the Puzzle Trigger, and a process, the Puzzle-Solving. From an educational point of view, the rationale for integrating Puzzle Triggers in Puzzle-based Learning is meant to help learners interact with puzzles and consequently become motivated and engaged in the Puzzle-Solving process. This way, learners’ critical thinking skills are reinforced and focused on finding solutions to challenges. We illustrate the implementation of Puzzle Triggers and Puzzle-Solving by considering two instructional activities in a Software Development undergraduate course of an online learning Informatics Engineering Program.