Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
e_LCV_12_119-136.pdf798.01 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As reformas religiosas do sĆ©culo xvi foram as parteiras da primeira modernidade. Em um momento em que, com a expansĆ£o ibĆ©rica, os continentes se globalizavam, elas provocaram guerras de religiĆ£o e uma fragmentação profunda no espaƧo europeu. Essa confessionalização da sociedade fez emergir um cristianismo mais racionalizado, sendo representado por diferentes igrejas protestantes e pelo catolicismo tridentino e, particularmente, pela Companhia de Jesus. Diferenciando-se do cristianismo medieval, luteranos, calvinistas e anglicanos investiram na criação de suas redes de instituiƧƵes educativas, provocando uma onda inĆ©dita de escolarização, que concorria para dar consistĆŖncia Ć s prĆ”ticas religiosas de seus fiĆ©is. A Igreja Católica tambĆ©m se armou, criando escolas paroquiais e, sobretudo, uma rede de colĆ©gios jesuĆ­ticos que se difundiu no espaƧo europeu católico, no continente asiĆ”tico e no Novo Mundo. Os estabelecimentos de ensino da Companhia de Jesus foram unificados, em 1599, por meio da instituição da Ratio studiorum — conjunto de regras escolares jesuĆ­ticas, que se converteu no currĆ­culo fundador da escolarização católica na Idade Moderna. Desta forma, o presente trabalho sustenta que as reformas religiosas construĆ­ram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristĆ£s — protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico — no sentido foucaultiano — que faz emergir a escolarização no mundo ocidental, marcada pela disciplina moderna, que Ć© materializada por dispositivos como o controle do tempo, o esquadrinhamento do espaƧo, a organização das forƧas, o clima de concorrĆŖncia e de premiação discente e a ĆŖnfase nos castigos morais. Essa questĆ£o Ć© lida em trĆŖs obras histórico-sociológicas recentes publicadas na Europa e na AmĆ©rica Latina, quais sejam: Produção da escola/produção da sociedade: AnĆ”lise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente, do sociólogo AndrĆ© Petitat; ArqueologĆ­a de la escuela, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Ɓlvarez-UrĆ­a; e A invenção da sala de aula: Uma genealogia das formas de ensinar, dos historiadores InĆ©s Dussel e Marcelo Caruso. Essa reflexĆ£o historiogrĆ”fica, portanto, examina o surgimento da escolarização ocidental, procurando constatar elementos comuns de anĆ”lise dos trĆŖs livros, mas tambĆ©m perceber diferenƧas, especialmente aquelas vinculadas Ć s fundamentaƧƵes teóricas e aos recortes sócio-espaciais.
The religious reforms of the 16th century served as the midwives of early modernity. At a time when the Iberian expansion was globalizing the continents, these reforms sparked religious wars and deeply fragmented the European landscape. This confessionalization of society led to the emergence of a more rationalized form of Christianity, represented by various Protestant churches and Tridentine Catholicism, particularly exemplified by the Society of Jesus. Diverging from medieval Christianity, Lutherans, Calvinists, and Anglicans invested in creating their own networks of educational institutions, sparking an unprecedented wave of schooling that aimed to solidify the religious practices of their followers. In response, the Catholic Church also equipped itself, establishing parish schools and, notably, a network of Jesuit colleges that spread throughout the Catholic regions of Europe, Asia, and the New World. In 1599, the Society of Jesus unified its educational es-tablishments with the institution of the Ratio Studiorum — a comprehensive set of Jesuit educational rules that became the foundational curriculum for Catholic schooling in the early modern period.This study argues that the religious reforms were instrumental in the birth of Western schooling, emerging from different Christian matrices — both Protestant and Catholic. This represents a historical shift — in the Foucauldian sense — that led to the rise of schooling in the Western world, characterized by modern discipline, manifested through mechanisms such as time control, spatial organization, the arrangement of forces, a climate of competition and student reward, and an emphasis on moral punishments. This issue is examined through three recent historical-sociological works published in Europe and Latin America: Produção da escola/produção da sociedade: AnĆ”lise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente by sociologist AndrĆ© Petitat; ArqueologĆ­a de la escuelaby sociologists Julia Varela and Fernando Ɓlvarez-UrĆ­a; and A invenção da sala de aula: Uma genealogia das formas de ensinar by historians InĆ©s Dussel and Marcelo Caruso. This historio-graphical reflection examines the emergence of Western schooling, aiming to identify common analytical elements across these three books, while also noting differences, particularly those related to theoretical foundations and socio-spatial contexts.

Description

Keywords

Reforma religiosa Escolarização Jesuíta Protestante Religious reformation Schooling Jesuit Protestant

Pedagogical Context

Citation

Dallabrida, Norberto - As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 12 (jan.-junho de 2024), p. 119-136

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)

CC License

Altmetrics