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e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes (e-LCV)

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Publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA). Visa divulgar estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com a História, a Filosofia, as Artes e as Ciências

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Recent Submissions

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  • Editorial
    Publication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania
    A revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais. Humanidades, Ciências e Artes encerra o ano com um número muito rico de diálogos interartes, elegendo para seu núcleo temático as artes plásticas, com um dossiê initulado "Graça Morais e a arte de pensar o mundo", que, além dos ensaios, oferece dois poemas e três testemunhos sobre a vida e obra da artista.
  • Graça Morais e a arte de pensar o mundo: apresentação
    Publication . Souto, Egidia; Baião, Joana
    Graça Morais e a Arte de Pensar o Mundo foi a designação de uma jornada internacional de estudos sobre a obra da pintora Graça Morais (n. 1948). Decorrido em Paris em dezembro de 2021, este encontro reuniu uma série de profissionais dos âmbitos académico, museológico e cinematográfico, que, juntamente com a artista, apresentaram as suas reflexões sobre os cruzamentos da (sua) pintura com outras áreas do conhecimento, como a História e a Teoria da Arte, a Literatura, a Filosofia e a Antropologia. Este dossiê temático reúne oito artigos que refletem a diversidade de aproximações metodológicas e interpretativas ao universo pictórico de Graça Morais.
  • Recordações celtas e medievais na pintura de Graça Morais
    Publication . Duarte, Eduardo
    A excecional e vasta obra plástica de Graça Morais evoca universos conceptuais e plásticos ligados à memória, à Antropologia e ao sagrado, entre outros. Neste texto, estabelecer-se-ão determinadas referências entre o desenho e a pintura de Graça Morais com a História da Arte, mais concretamente com a Arte Celta e a Medieval. Desde as máscaras e retratos até às composições pictóricas próximas das iluminuras, passando por obras que lembram a pintura portuguesa do século XV ou a própria utilização de cores, é possível detetar na produção de Graça Morais diálogos com obras de tempos passados, significando que o trabalho artístico é um permanente confronto com criações, memórias, espaço e tempo.
  • Graça Morais: o outro somos nós
    Publication . Ferreira, Emília
    O mal é provocador em vários sentidos e tem sido amplamente analisado pelos filósofos devido à facilidade com que a opção destrutiva se apresenta. Na arte ocidental, foi refletido em obras sacras como espelho das ações ímpias, mas transcende a fé, infiltrando-se também nos dias profanos, como notou Goya. Em 2018, Graça Morais revisitou o tema das Metamorfoses da Humanidade com várias exposições. Para o catálogo da exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em 2019, escrevi então um breve texto sobre os desenhos apresentados. Este artigo retoma essa análise, explorando como a abstração do mal se torna concreta pela proximidade e como o desenho pode promover uma visão mais íntima e empática.
  • Iconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça Morais
    Publication . Baião, Joana
    Representação da Virgem Maria segurando ao colo o corpo martirizado de seu filho, Jesus Cristo, a Pietà é ummotivo icónico da cultura cristã. Ao colocar no centro a representação da dor de uma mãe perante a exposição do seu filho à violência e à morte, esta iconografia popularizou-se para lá de um sentido religioso, sendo continuamente revisitada por artistas até aos nossos dias. Neste artigo é abordada a presença da Pietà na obra de Graça Morais em diferentes fases de produção, desde o início da década de 1980 até à atualidade. São elencadas as inúmeras formalizações que o tema assume na obra da pintora, associadas à referenciação de experiências individuais traumáticas e à manifestação das suas inquietações quotidianas face aos dramas e esperanças da condição humana num mundo marcado pela violência.
  • La femme-animal dans l’oeuvre de Graça Morais : une identification entre fragilité et puissance visionnaire
    Publication . Tschech, Christina
    La femme-animal traverse l’oeuvre de Graça Morais depuis les années 80. Être hybride, à mi-chemin entre humain, animal, et parfois végétal ou surnaturel, elle semble dotée d’un pouvoir salvateur. Liée à la terre, garante de la mémoire, son pouvoir d’enfantement la rattache à l’avenir, lui conférant un don de prémonition. Graça Morais s’identifie souvent aux animaux de Trás-os-Montes, renforçant son lien avec sa terre natale. Cette femme-animal s’enracine dans le primitivisme surréaliste et l’anthropologie de Lévi-Strauss, actualisés par des artistes des années 60.
  • «Descer ao caos para desvendar o verdadeiro rosto»?: ensaio sobre o telúrico e o simpoiético na arte de Graça Morais
    Publication . Baltrusch, Burghard
    Este estudo propõe-se analisar alguns aspectos centrais da obra de Graça Morais, tomando como base as noções do telúrico, por um lado, e da simpoiese (Haraway, 2016), por outro. Defende-se que a intersecção entre o poético, o pictórico e o político na sua obra não se limita a ser um espaço de reflexão estética, mas constitui também um campo de resistência simbólica contra a alienação e a devastação ambiental e civilizacional. O ensaio descreve e interpreta dois desenhos e a instalação numa das salas da exposição Os Rituais do Silêncio (2023-2024), abordando também, de forma interdisciplinar, a obra em geral e a sua relação com uma estética da experiência eco-poética e eco-artística na contemporaneidade.
  • Le secret du conte initiatique : peindre la généalogie d’une culture
    Publication . Souto, Egidia
    Les toiles de Graça Morais offrent un parcours initiatique où chaque secret doit être mérité. Il ne s’agit pas simplement d’une expérience esthétique, mais d’une quête cathartique où la peinture devient un antidote contre l’oubli. L’artiste cartographie son village d’enfance à travers un regard sociologique et ethnographique, en mettant l’accent sur les femmes qui ont marqué son passé. Cet article cherchera à comprendre si l’enfance n’est pas le tout premier musée vivant que le peintre a visité. Il analysera comment il transforme le paysage et dans quelle mesure ce paysage le transforme à son tour.
  • Graça Morais: métamorphose et sacrifice
    Publication . Zwingenberger, Jeanette
    Mon analyse des œuvres de Graça Morais interroge l’entrecroisement des règnes: humain, animal, végétal, minéral, dans leur environnement : la terre, sous l’angle du sacrifice. Une analyse picturale permettra de comprendre les différents axes de cette coexistence des êtres humains avec l’autre, les animaux sauvages ou les animaux de ompagnie. À travers des figures mutantes et totémiques, elle questionne les liens profonds entre l’homme et la nature. L’animalité devient un miroir de l’âme humaine, transcendant les frontières du réel. Des mutants ou des êtres totémiques ? L’animalité est une figure de l’al-térité, un projet transhumaniste.
  • Graça Morais: poderão as aldeias ser do tamanho do mundo?
    Publication . Freitas, Helena de
    Graça Morais, artista de destaque na arte portuguesa, utiliza as suas criações para estabelecer um diálogo com a Literatura e explorar a identidade feminina e a metamorfose. Este artigo examina o modo como as suas imagens visuais inspiraram escritores como José Saramago e Miguel Torga e analisa a relação entre a sua obra e temas como o lugar de origem e a transformação. Com uma abordagem crítica, o texto visa revelar de que forma a artista utiliza a arte para refletir sobre a condição feminina e a iconografia de Trás-os-Montes, evidenciando a continuidade entre as suas obras e a narrativa literária
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