e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes (e-LCV)
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Publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA). Visa divulgar estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com a História, a Filosofia, as Artes e as Ciências
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- Sanatorium: a ditadura florianista e o reposicionamento dos portugueses na sociedade brasileiraPublication . Simões Junior, Alvaro SantosCom este texto, pretende-se demonstrar que Sanatorium, romance-folhetim escrito a quatro mãos por Olavo Bilac e Carlos Magalhães de Azeredo e publicado no matutino Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, no final de 1894, representava uma alegoria da conjuntura político-social de então, marcada pelo recrudescimento da ditadura florianista.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, TaniaEste é o primeiro número de e-Letras Com Vida — Revista de Humanidades e Artes, de caráter essencialmente ensaístico. A revista propõe-se a apresentar neste e nos seguintes números uma diversidade de pontos de vista, incluindo textos de investigação e de leituras críticas que lidam com a questão dos países de língua oficial portuguesa no contexto global. e-Letras Com Vida quer juntar-se ao plano das edições que reúnem pensadores do mundo todo com vias a responder à atual necessidade de reunião de ideias entre um cá e um lá que muitas vezes se encontram num aqui presente, que, globalizado, precisa desafiar fronteiras e ultrapassar muros, ou pular cercas vigiados por milícias.
- Dois «sonhadores práticos» no campo das reformas sociais da medicina: Tomás Judym e José Tomás de Sousa MartinsPublication . Kalewska, AnnaDepois do romantismo, o passado mítico-lendário foi questionado pela Ciência positivista e pelo espírito de reformas sociais, ganhando novos contornos literários nas obras sensíveis aos problemas da sociedade, patriótica e politicamente empenhadas. A obra de Stefan ?eromski (1864-1925), que, nas primeiras décadas do século xx, era considerado o maior romancista polaco, fez com que a função puramente estética da Literatura perdesse terreno, instigando o lado emocional e a consciência social dos seus leitores, a sua compaixão e vontade de agir. O protagonista do romance Ludzie bezdomni (1900) (Os homens sem teto), doutor Tomás (Tomasz) Judym, é um self-made man que, assumindo a responsabilidade pela miséria das massas do proletariado (primeiro, em Paris, depois, em Varsóvia, em Cisy e na Silésia), renuncia à sua própria felicidade e ao amor de Joaninha, e dedica a sua vida de médico aos pobres e à luta contra a injustiça social. O inconformismo e o empenhamento do doutor Judym como o primeiro «sonhador prático» da causa social tornaram-se proverbiais em polaco, conotando a atitude romântica livre da vontade de lucro financeiro na época do progresso desenfreado do capitalismo. José Tomás de Sousa Martins (1843-1897) foi um «sonhador prático» real, uma figura ímpar da Ciência portuguesa, médico e professor catedrático na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, empenhado gratuitamente no combate à tuberculose. Em 1910, Jaime Cortesão traçou o perfil de Sousa Martins, sublinhando que, em Filosofia, foi positivista, materialista e determinista-fatalista, indo muito além da superstição científica que levava os que prezavam a Ciência para além dos limites do razoável, acrescentemos que também para além do limite da humanidade. Na verdade, Sousa Martins era um pasteuriano convicto e partilhou as ideias científicas do mestre francês. Para Sousa Martins, Pasteur era um dos santos a adorar na vasta religião da Ciência. O doutor Tomás Judym e Sousa Martins entraram, respetivamente, na Literatura polaca e na História da Saúde Pública em Portugal como «santos laicos», figuras paradigmáticas da ação no campo das reformas sociais, médicos ao serviço do Homem, que não viam na religião o caminho para a sua salvação, mas antes na Ciência. E, também por isso, as figuras dos dois «sonhadores práticos» se tornam ainda mais fascinantes e recomendáveis à apresentação no tempo do debate sobre o espírito das reformas e a (re)construção da modernidade.
- Protestantismo y Masonería en la España ContemporáneaPublication . Ruiz Sánchez, José-LeonardoEn España, donde el catolicismo ha tenido un importante arraigo durante hasta la actualidad, hizo que las heterodoxias que representaban protestantes y masones en la Edad Contemporánea tendiesen puentes de colaboración entre sí, cuando el marco legal de libertades lo permitía, en su lucha contra la enemiga común que representaba la Iglesia de Roma. Los estudios constatan que esto fue una realidad, sobretodo, desde 1868 hasta el inicio de la última guerra civil (1936) cuando existió en el marco constitucional un régimen de tolerancia y, puntualmente, libertad religiosa. La estrecha relación entre masones y protestantes quedó constatada en algunos proyectos comunes: apuesta por una ideología de liberalismo más progresista, democrático e incluso republicano (partidarios de la libertad religiosa), la lucha por una escuela laica o al menos neutra en materia religiosa, proyección hacia los sectores menos favorecidos de la sociedad, etc. Ahora bien, en cuanto a número de protestantes encuadrados en las filas de la masonería, los estudios — aún parciales ? indican que fue escasa la cifra debida, posiblemente, al también exiguo número de adeptos que tuvieron las distintas iglesias reformadas en España.
- Uma polémica na história da Inquisição do século XVI: o caso João de BolésPublication . Assunção, Paulo deJean de Cointac (conhecido como João de Bolés) teria nascido em Bolês, na diocese de Saintes, na região de Champagne, filho de uma família nobre, que cuidou dos seus estudos, tendo frequentado a Universidade de Sorbonne. Juntou-se ao grupo de franceses que invadiu o Brasil, em 1557, com o intuito de cuidar dos aspetos legais da nova colônia nas terras tropicais. Após os conflitos entre huguenotes e Villegagnon, Bolés teria deixado o forte para dar seguimento à sua trajetória pessoal. Este artigo visa abordar o caso de João de Bolés, que participou da expulsão dos franceses do litoral brasileiro e foi julgado pelo Tribunal da Inquisição em Portugal, sendo absolvido em 12 de agosto de 1564.
- Da memória da utopia: a função autonoética dos programas comemorativos dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More, no Reino Unido, França e PortugalPublication . Vieira, FátimaEm 2016, os programas comemorativos dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More, lembraram não apenas a vida do humanista inglês, mas também a sua obra. Importa, contudo, percebermos se a memória do passado foi convocada para se compreender o passado (memória intransitiva) ou se foi utilizada para fazer entender melhor o presente e as suas futuras possibilidades (memória transitiva). O presente estudo, feito no âmbito dos Estudos de Memória, analisa os programas comemorativos realizados no Reino Unido, França e Portugal, sublinhando a importância da obra de More para a definição da identidade diacrónica de cada uma dessas nações.
- Sob o signo da morte: poligamia e subalternidade feminina em Niketche, de Paulina ChizianePublication . Sousa, Sérgio Guimarães deEm Niketche, Paulina Chiziane, num contexto sociocultural e ideológico em que a monogamia não se apresenta em termos de realidade inteiramente consensual (Moçambique), problematiza a condição feminina. Com inegável espírito emancipador, não só denuncia explicitamente o modo como o ancestral costume da poligamia subjuga a mulher, mas também sugere o seu fim. Como? Associando-o a toda uma semântica da morte.
- Os jesuítas e a «ideia republicana» em PortugalPublication . Santos, FernandaEste artigo procura mostrar que a relação entre os Jesuítas e a «ideia republicana» foi pouco pacífica para ambas as partes, mas foi também muito controversa no seio da própria Igreja. Durante a época da República, em Portugal, e nos anos que a antecederam, o antijesuitismo era uma forma de combate ao poder dos Jesuítas. Os republicanos pugnavam por soluções diversas para o futuro político e social do país por oposição à Monarquia constitucional. O recurso à bandeira ideológica antijesuítica tinha sido usado muito cedo nos manifestos propagandistas do Partido Republicano Português. Todavia, alguns Jesuítas estavam envolvidos politicamente, partidarizando o catolicismo. Alguns membros da Companhia de Jesus tinham-se, de facto, empenhado na criação do Partido Nacionalista, em 1903, como partido católico, acreditando que a aglutinação dos votos católicos num só partido que defendesse os valores da Igreja era a melhor solução para contrariar a vaga anticlerical que se fazia sentir nos meios políticos e culturais do país. Este trabalho tem também como objetivo mostrar que, durante a República, esteve sempre em causa o problema do envolvimento do clero e dos católicos em geral com a política partidária, mostrando as relações controversas entre os Jesuítas e a «ideia republicana».
- Pierre-Antoine FabrePublication . Franco, José Eduardo; Colombo, EmanuelPierre-Antoine Fabre is one of the most notable French historians of our time, best known for his studies of religious history and anthropology, in their relations with cultural and political history. Remarkable works include Ignacio de Loyola. El Lugar de la Imagén (Ciudad de México, 2012 [1992]), and La XXVe Session du Concile de Trente (Paris, 2013), which approach reception and representation processes. His research on the history of the Jesuits, on literature of spirituality and modern devotional movements, drawing on the legacy of Marcel Bataillon and Michel de Certeau, had a significant influence on the renewal of epistemological and methodological perspectives in the scientific field of European religious history, both as a foundation, and a promotor of other research fields, which benefit from the extension of critical approaches to the religious phenomena.
- Haverá uma ética para a idade global?: possibilidades, dúvidas e alguns condicionamentosPublication . Almeida, Onésimo TeotónioEste ensaio constitui uma síntese da nossa reflexão sobre os valores da modernidade, sustentados na trilogia ciência/tecnologia, liberdade/igualdade e progresso, à qual subjaz o princípio da valorização do mundo terreno, e sobre a forma como estes axiomas são postos em causa pelo pós-modernismo, ao trazer a debate novas preocupações ligadas ao ambiente, à justiça e ao direito à diferença.
