Browsing by Issue Date, starting with "2018"
Now showing 1 - 10 of 717
Results Per Page
Sort Options
- Decoração de interiores: a estratégia artística de D. Manuel I e a Sala dos Brasões do Paço de SintraPublication . Flor, PedroSintra tornou-se popular no seio da família real, sobretudo após a dádiva de D. João I a D. Filipa de Lencastre das rendas e das propriedades da vila. Os reis e a corte visitaram-na em várias ocasiões e parecem ter beneficiado particularmente o paço real como residência durante o verão como um lugar tranquilo longe de Lisboa. O reinado de D. Manuel I foi marcado por um forte surto construtivo, capaz de mudar a forma e o perfil decorativo dos edifícios mais relevantes do ponto de vista histórico. Através da análise da Sala dos Brasões e a sua conexão com o resto do palácio, vamos analisar como o Rei Manuel I quis sublinhar o seu papel político usando uma estratégia específica baseada na arte para promover e celebrar uma ideia de monarquia.
- FAZENDinho: um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos AçoresPublication . Mendes, Rita S. D. R; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesO FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiro livro de botânicaPublication . Franco, José Eduardo; Fiolhais, Carlos; Paiva, JorgeOs atributos medicinais e comestíveis das plantas são conhecidos, estão documentados e registados por escrito há muitos séculos. [...] Um dos méritos de Garcia de Orta foi ter estudado cuidadosamente as plantas e respetivas qualidades terapêuticas ou comestíveis, procurando, também, demonstrar a falsidade de muitas das fabulações correntes na época.
- Les stratégies discursives de l´ironie dans le débat parlementaire portugaisPublication . Braz, AnaCe travail a pour objectif d´étudier les stratégies discursives qui sous-tendent l´emploi de l´ironie dans les interventions des parlementaires portugais pendant la deuxième session législative (2010-2011) de la XIe Législature (2009-2011). Nous essayons de répondre à la question « Quelles stratégies discursives l´ironie permet de mettre en place et quels en sont les buts illocutoires et les effets discursifs ? ». À cette fin, nous convoquons diverses théories (notamment la théorie de la politesse verbale – Brown et Levinson, 1987 et Kerbrat-Orecchioni, 2005 et 2010 –, la modalisation du discours et les modalités d´après la théorie sémantique de Bernard Pottier, 2011[1992] et 2012, et la polyphonie discursive de Ducrot, 1984) qui contribuent ensemble à une compréhension approfondie du phénomène étudié.
- Fialho de Almeida e a (pre)visão do ModernismoPublication . Vila Maior, DionísioAnalisamos e lemos a contextura literária e ideológica de Fialho de Almeida, contextura essa que permitirá encará-lo, de um ponto de vista estético-literário, numa relação dialógica com alguns escritores do final do século XIX e com alguns dos nossos Modernistas. Para além disso, e concomitantemente, analisa-se a presença (enquanto autor [empírico] e personagem [literária]) do “escritor” Fialho de Almeida em alguns dos nossos modernistas.
- Eduardo Lourenço (2016). Obras Completas. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Vol. III. Tempo e poesia (coord. e introd. de Carlos Mendes de Sousa). 816 pp.Publication . Borges, António JoséRecensão das Obras Completas de Eduardo Lourenço
- Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no BrasilPublication . Souza, Flávio Lemos de; Morgado, LinaDuring the last few years it has been observed a very rapid growth in the use of MOOCs in higher education by Universities in Europe and elsewhere. The educational community has come to a predominant view agreeing on the lack of quality of many of those courses with regard to consolidated pedagogical principles, eLearning theories, and good practices. Investments have been made both at national and international level, in particular with regard to the issue of quality and formal accreditation in the use of MOOCs granting a pathway to higher education. In order to achieve quality, frameworks have been developed to support the creation of better quality and more effective MOOCs, but there seems to be a lot of work still to be done. This paper aims to offer some contributions to the development of frameworks for better quality and more effective MOOCs design. Two empirical studies have been carried out addressing a MOOC funded by the European Commission, whose main objective was to introduce school teachers the some internet based pedagogical experiences which could be applied to their teaching as blended practice. The first study consisted of an expert analysis where the researcher took part as a participant/learner in the MOOC. The second consisted of an empirical evaluation study of a group of brazilian school teachers taking part as learners in the MOOC. Errors and difficulties by the participants were identified during the course and analysed as a means to recommend improvements to the MOOC design, as well as to bring about relevant information to the development of frameworks to support better quality and more effective MOOCs design. The results have led to the observation that although the particular MOOC under analysis has shown compliance to most of the high level and theoretical pedagogical MOOCs principles, some important low level and practical instructional design as well the system usability have not been received the attention as required. This seems to have led to a high drop rate. In conclusion, this paper supports the view that frameworks conceived as a tool to support MOOC design to meet quality and effective learning experience, should include not only high level theories and pedagogical principles (as most of they currently do), but also integrate the low level instructional design as well as the user centred guidance.
- Migrações e refugiados: ciência políticaPublication . Caetano, João Relvão; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eContextualizar o fenómeno das migrações forçadas e refugiados numa perspetiva política e jurídica. Desafios das migrações forçadas e refugiados em dinâmicas interculturais contemporâneas.
- Guest editorial: digital economy and the role of technologies, people and processes in societyPublication . Isaias, Pedro; Issa, Tomayess; kommers, PietThis special issue of the Journal of Information, Communication and Ethics in Society entitled “Digital Economy and the role of Technologies, People and Processes in Society” comprises a collection of five papers that depict forward-looking research on the various facets of technology and its impact on several areas of society, namely business and education. The guest editors selected these papers from the Internet Technologies and Society 2017 Conference (ITS 2017) and the International Conference on Educational Technologies 2017 (ICEduTech 2017), which were both held in Sydney, Australia. The selection of the papers was based on their conference version’s reviews and their suitability to the purview of the journal. The original conference papers have been extended significantly and resubmitted to peer review to ensure a high publication standard.
- Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolarPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.