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- Imagens de Alcobaça e Batalha na obra de William BeckfordPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Lady Gregory e o movimento dramático irlandêsPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- A gruta da Figueira Brava (Setúbal) no contexto do Paleolítico Médio Final do Sul e Ocidente ibéricosPublication . Raposo, Luís; Cardoso, João LuísA indústria lítica recolhida na gruta da Figueira Brava é composta por um total de quase quatro milhares de artefactos, ou de cerca de dois milhares e meio, se excluirmos as esquírolas de talhe. Trata-se de uma indústria de ocasião, expedita, sem artefactos de grande recorte tipológico e pouco elaborados, sobretudo devido à má qualidade das matérias-primas disponíveis. É predominante o uso do quartzo, sob a forma de pequenos seixos, recolhidos em conglomerados do Jurássico Superior da Serra da Arrábida, ou terciários, talhado em parte no interior da própria cavidade. As matérias-primas de melhor qualidade, designadamente as rochas siliciosas finas. seriam, ao contrário, preparadas essencialmente fora deste local; aqui eram a penas transformadas em diversos utensílios Os procedimentos de talhe característicos do Paleolítico Médio - discóide e Levallois - são amplamente maioritários, com predomínio esmagador do primeiro. Este facto deve-se provavelmente ao tipo de matérias· primas e sobretudo de suportes iniciais utilizados. Nos utensílios, predominam os raspadores (IR: 57) - e, nestes, os simples convexos, seguidos dos denticulados (Grupo IV: 17) e entalhes (Grupo IVa; 22,6). Tendo em conta os critérios da diagnose bordiana tradicional das indústrias líticas do Paleolítico Médio, pode dizer-se que a indústria da Gruta da Figueira Brava corresponde a Mustierense Típico, rico em denticulados, de talhe não Levallois e fácies não levalloisense.
- Um contributo para o estudo da difusão das TIC nas escolas com projecto NónioPublication . Gonçalves, Armando; Vieira, Alexandra; Dias, Paulo; Fontes, CristinaJá é generalizada a ideia que a escola deve preparar o aluno para as exigências da vida actual, isto é, corresponder as complexas exigências da nova era das Tecnologias de Informação e Comunicação. Deste modo, para que a Educação escolar não se tome obsoleta e para que a sua função primordial de educar o aluno para a vida não se desvie, é importante repensar as funções e métodos da escola. Toma-se necessário urna escola capaz de dotar os alunos de competências relativas as formas de acessibilidade e de processamento de informação. A introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação é urna realidade no nosso contexto educativo, por isso, pretende-se esboçar um diagnóstico possível do grau de implementação das novas tecnologias, tendo como referência o contributo do Programa Nónio Século XXI nas escolas Portuguesas. A renovação é urna exigência da sociedade actual que se norteia por elevados padr6es de qualidade, desde o conhecimento científico e tecnológico até a produtividade em geral, passando pela qualidade da Educação em geral. Os resultados aqui apresentados poderão constituir urna plataforma de recolha de informação e de análise para futuras abordagens desta temática.
- Achados numismáticos em Leceia (Oeiras) - seu contributo para o conhecimento da história localPublication . Cardoso, João Luís; Magro, FranciscoNo decurso das escavações efectuadas no povoado pré-histórico de Leceia, situado no concelho de Oeiras, Freguesia de Barcarena, iniciadas em 1983 e dirigidas por um de nós (J. L. C.), recolheram-se diversos numismas e um selo de chumbo, que serão objecto deste estudo. Trata-se de um conjunto de ceitis dos reinados de D. Afonso V e de D. Manuel I e de um exemplar de cada uma das seguintes espécies: dinheiro de D. Diniz; três reais de cobre, de D. João III (?); seis vinténs de prata de D. João V; e oito maravedis de Filipe IV de Espanha, segundo a classificação efectuada pelo outro dos signatários (F. M.). A recolha destes exemplares foi efectuada em zona adjacente a caminho de origem muito antiga, que atravessava diagonalmente a área escavada, anteriormente ocupada pelo povoado pré-histórico. Tal caminho, cujo piso era de terra batida, correspondia, em áreas limitadas, às próprias bancadas calcárias cretácicas, que constituem o substrato geológico local e encontrava-se em parte delimitado por grandes blocos não aparelhados, reutilizados das muralhas da própria fortificação calcolítica. O conjunto numismático reunido vem contribuir, ainda que com evidentes limitações, para o conhecimento da circulação monetária em meio rural, com base em materiais circunstancialmente perdidos por viandantes de e para Leceia de Baixo, pequena povoação actualmente ligada a Leceia de Cima mas que, até ao século XIX, justificava ligação directa à importante vila de Barcarena, a cerca de 800 m de distância, a qual era então assegurada pelo referido caminho.
- Innovation in open and distance continuing teacher educationPublication . Ferreira, Manuela Malheiro; Amante, Lúcia; Morgado, LinaIn Portugal, since 1994 teachers from Basic and Secondary Education(1), in order to progress in their careers (according to the regulations of the Ministry of Education) need to engage themselves in continuing education. Courses or workshops on pedagogic, methodological or scientific topics are organized for them by higher education institutions, or by associations of schools of different levels located in a certain area. In these courses, teachers may gain credits, which are necessary for their progression. These are traditional face-to-face courses. Universidade Aberta offered this kind of courses too, but in 1997 it started an experimental programme of open and distance continuing education. Short courses on new technologies for teaching, evaluation and assessment techniques, didactics of literature, child and youth literature were offered to basic and secondary school teachers. This was the first open and continuing education programme organized by Universidade Aberta.
- 1º Congresso Internacional "A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”. Primeira parte: RealidadePublication . Teixeira, Rui de Azevedo; Leão, Helena; Vaz, Luís ArmandoMomentos da reportagem do 1º Congresso Internacional “ A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”, organizado pela Universidade Aberta, em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional, de 13 a 15 de abril de 2000. Sessão de abertura: discursos de Rui de Azevedo Teixeira e de Maria José Ferro Tavares, da Universidade Aberta. Primeira parte: Realidade: comunicações de Carlos Matos Gomes/Carlos Vale Ferraz, de Almeida Bruno, de Rui Carita, de Garcia Leandro, de Pezarat Correia, de Fernando Rosas, de Salvato Trigo, de David Martelo, de A. Costa Pinto, de John Cann, de Alpoim Calvão, de Manuel dos Santos Lima, de Tomé Pinto, de Luís Rosa, de Guilherme de Melo, de Mário Pádua e de José Manuel Barroso.
- Debates feministas nos Estados UnidosPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Gestão de resíduosPublication . Martinho, Maria da Graça Madeira; Gonçalves, Maria da Graça Pereira
- Segurança e higiene do trabalho: ruído e iluminaçãoPublication . Miguel, Sérgio; Perestrelo, Gonçalo; Vaz, Luís Armando; Silva, Ana PaulaEste videograma trata os seguintes temas: ruído ocupacional e iluminação. Pretende-se realçar a caracterização dos ambientes de trabalho, no tocante àqueles parâmetros, bem como, a adoção das correspondentes medidas de prevenção e de proteção.