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- D’Almeida, F. (2025). História Mundial dos Ricos. Infinito Particular. Lisboa. 440 pp.Publication . Franco, José Eduardo
- História Global da Receção do Antigo EgiptoPublication . Franco, José Eduardo; Sales, José das Candeias; Mota, Susana
- Direito à Literatura — ApresentaçãoPublication . Botelho, Denilson; Venancio, BrunoApresentamos um dossiê reunindo contribuições académicas relevantes, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o direito à literatura, concebida como parte de uma conceção de cultura como algo comum. Afinal, entendemos a literatura também como o direito à fabulação, nos seus mais variados géneros e narrativas, reconhecendo que se há algo que não se pode negar a qualquer ser humano é a sua capacidade criativa, pela qual todos «nós também vamos pagar».
- Devaneios e memórias escritas: literatura como ponte para o (des)conhecidoPublication . Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon; Silva, Antonio Carlos daHistória e Literatura são campos matizados pela criticidade. O uso de fontes literárias como instrumento de resgate de memórias sobre guerras, crises e transformações reforça o recorte no século xx. Com abordagem qualitativa, a escolha recai sobre autoras que usaram as palavras como pontos críticos Ao escrever sobre idiossincrasias e contextos, Virginia Woolf (1882-1941) e Clarice Lispector (1920-1977) — na busca por autonomia e liberdade — apontam para interpretações de memórias individuais, familiares e coletivas. Transitam entre liberdade e autonomia, transgressões entre vagas feministas e situações extremadas. A escrita de ambas salienta a noção de perspectiva sobre o desconhecido e o devir. Entre lugares e angústias transcritas em romances, contos e ensaios revelam os paradoxos de tempos vividos, além de incessantes devaneios em busca de liberdade.
- Trabalho, experiência e testemunho: por que um(a) trabalhador(a) decide escrever literatura?Publication . Duarte, Adriano LuizNão é comum que os trabalhadores se dediquem a escrever literatura. Entretanto, esse estudo mapeou um conjunto de livros escritos por trabalhadores: empregadas domésticas, catadoras de entulho e operários têxteis — e, ao fazê-lo, buscou as razões que levaram esses trabalhadores a escreverem. Percebeu-se que o mundo do trabalho e as experiências de vida estabeleceram as balizas dessas obras, e a noção de testemunho é o fundamento mais adequado para pensá-las. A ficção pode surgir na descrição de fatos ou de escolhas feitas, mas o cerne das obras está na reflexão sobre a própria trajetória, sobre o sentido da escrita, que, no vivido, não parecia ter sentido algum. A literatura aparece, assim, como alternativa a uma vida de restrições e violências, em busca de uma saída possível.
- «O mundo está cheio de silêncios cúmplices»: o cronista Lourenço Diaféria e o movimento da não-violência-ativaPublication . Yshida, KellyLourenço Diaféria foi um reconhecido cronista de São Paulo nos anos da ditadura militar brasileira. Participou do Secretariado Nacional Justiça e Não-Violência, grupo que reunia representantes de trabalhadores(as) e da esquerda católica, que tinha como método a não-violência-ativa. Se em seus textos já eram recorrentes a crítica social e a presença de pessoas comuns, de forma mais humanizada do que nas notícias, a partir da inserção no grupo, suas inquietações e a atenção aos direitos humanos ganharam ênfase no conteúdo e no papel da literatura que elaborava. Dessa forma, partindo da compreensão de que autor e literatura estão vinculados à realidade, sendo modificados e agindo sobre a sociedade, abordamos neste artigo a atuação e as intersecções de Diaféria como cronista de jornal e participante do movimento da não-violência-ativa.
- A urgente necessidade de contarPublication . Marinho, Maria de FátimaNeste ensaio, tentaremos questionar se o direito à literatura, ao prazer estético, ao ambíguo mundo de uma fantasia controlada, ao desbravar de um inconsciente nem sempre intuído, mas frequentemente pressentido, estará em risco com a chegada de textos construídos artificialmente por máquinas, programadas por humanos, mas com vida própria, desafiadoras de uma autoridade em risco de derrocada? Como lidar com as necessidades humanas como os enigmas e sua decifração, a evasão, a excitação, o humor, a identidade, o confronto com o eu, o autoconhecimento, a sensação estética, a experimentação linguística, a consciência social, o problema do género? Será que programas como o ChatGPT ou análogos conseguirão lidar com esse direito fundamental? Será que as redes sociais podem ser substitutas à altura? Não me parece. O direito à literatura, à narrativa, aos jogos de linguagem não se esgota em simulacros ou em máscaras. É urgente reequacionar o binómio homem/criação artística e manter a literatura como algo estruturante da vida.
- Sobre «arrancar a literatura do altar burguês»Publication . Botelho, DenilsonEste artigo apresenta uma reflexão a partir da proposição do crítico literário brasileiro Antonio Candido sobre a literatura como um dos direitos humanos, entendido como um direito à fabulação em última instância. Analisando a obra e as condições de vida de escritores como o autor do romance Os supridores, José Falero, discute-se criticamente algumas concepções de literatura sob a perspectiva da história social, assim como a formulação de uma perspectiva romântica do escritor como gênio criador. A abordagem desenvolvida pauta-se pelos pressupostos teóricos formulados especialmente por Raymond Williams e E. P. Thompson.
- «Por ser mulher e não saber ler»: do legado de opressão colonial à luta pelo protagonismo na literaturaPublication . Oliveira, Susan Aparecida deEste artigo procura apresentar um panorama da presença de mulheres na literatura brasileira, vista a partir da exclusão histórica em relação aos meios e possibilidades da leitura e da escrita, seja pelo capital cultural distintivo para mulheres brancas pertencentes à aristocracia, seja pelo racismo estrutural distintivo para as mulheres indígenas e afrodescendentes escravizadas e segregadas. A literatura contemporânea tem sido um espaço para o enfrentamento deste legado de opressão racial, de classe social e gênero, tanto no Brasil como no mundo pós-colonial.