Repository logo
 
Publication

Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorLarré, Julia
dc.contributor.authorRelvas, Maria de Jesus
dc.contributor.authorOliveira, Susana M.
dc.date.accessioned2023-05-30T14:41:19Z
dc.date.available2023-05-30T14:41:19Z
dc.date.issued2023-06
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents the results of a systematic mapping of the literature that identified scientific documents written in Portuguese and related to the theme of gamification and the teaching training linked to Literature and Education courses. For this, we defined search strings, inclusion, and exclusion criteria, and mapped scientific documents to three major digital repositories: Open Access Scientific Repositories in Portugal (RCAAP), Digital Bank of Theses and Dissertations (BDTD – Brazil), SciELO – Brazil (Scientific Electronic Library Online). The results show a small number of documents that emerged in the last five years (2018-2022), dealing with the theme of gamification in teacher training in the context of undergraduate courses in Literature and Education. Due to the small amount of documentation in the repository, we found that there is still a lot of room for research that analyzes the possibilities and limitations of gamification in the context of teacher education. In addition, in the above context, we conclude that there is a wide field of experimentation on ways of teaching and learning, and on the adaptation of virtual teaching-learning environments for the gamification of didactic-pedagogical practices in teacher training.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLarré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, Susana - Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol6iss1e202302pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/29709pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectMapeamento sistemático de literaturapt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectSystematic mapping of literaturept_PT
dc.titleGamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literaturapt_PT
dc.title.alternativeGamification and teacher training in languages and education: systematic mapping of literaturept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameLarré
person.familyNameRelvas
person.familyNameOliveira
person.givenNameJulia
person.givenNameMaria de Jesus
person.givenNameSusana M.
person.identifier.ciencia-id9A1C-7988-0873
person.identifier.ciencia-idE914-7A35-F9A5
person.identifier.orcid0000-0001-5863-6931
person.identifier.orcid0000-0001-5260-2626
person.identifier.orcid0000-0002-0253-4204
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8764d495-8588-4c2a-806c-d57a93a2a9ff
relation.isAuthorOfPublication5f797c8c-744b-41c5-a90e-0c45b67bb17a
relation.isAuthorOfPublicationd2ccdf05-5275-4119-972a-328e5a484609
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f797c8c-744b-41c5-a90e-0c45b67bb17a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V6_N1_e202302.pdf
Size:
521.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: