Browsing by Issue Date, starting with "2023-06"
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- Microcredentials: an opportunity towards the digital transformationPublication . Caetano, Fernando J. P.; Casanova, Diogo; Moreira, DarlindaThis communication aims to present one of the online courses included in the Microcredentials portfolio of the Universidade Aberta, in Portugal. We start by presenting a framework of the European guidelines on Microcredentials, defining its main characteristics, namely highlighting its advantages in the context of reskilling or upskilling with a view to its applicability in the labor sector. Following the guidelines of the Portuguese Ministry of Higher Education, and specific EU funding under the Impulso Adultos programme, a proposal for a Microcredential in Digital and Distance Learning was conceptualized and developed for teachers´ training, with more than 1200 teachers already involved. An evaluation carried out through a survey delivered to trainees shows very positive results in all items evaluated, with strong emphasis on the transferability and applicability of the knowledge acquired to work contexts. These results show that this course, developed within the scope of Microcredentials, broadly meets the needs of reskilling and upskilling, which are increasingly important in the adaptability of adults to the new challenges that digital transformation implies.
- Escolas em busca de melhoria: efeitos da avaliação externas das escolas em agrupamentos de escolas na Zona CentroPublication . Barreira, Carlos Manuel Folgado; Bidarra, Maria da Graça; Rebelo, Piedade Vaz; Mouraz, AnaA presente investigação tem por objetivo apresentar dois estudos de caso realizados em agrupamentos de escolas da região centro, tendo em vista conhecer as perceções dos diferentes atores educativos (diretores, coordenadores de departamento e professores) sobre o 3º ciclo de AEE e as mudanças que lhe estão associadas. Trata-se de agrupamentos que obtiveram classificações diferentes no domínio da autoavaliação, designadamente muito bom e suficiente, um domínio que assume maior relevância no atual quadro de referência da AEE, tendo despertado o nosso interesse pelo eventual efeito gerado na sequência da avaliação realizada. Com efeito, constata-se que houve perceção de mudanças em vários domínios da atividade escolar, em ambos os agrupamentos, registadas na escola, na liderança e gestão, na prestação do serviço educativo, assumindo, contudo, maior relevância nas respostas dos docentes do agrupamento com a classificação de muito bom. A perceção de mudanças é mais acentuada na autoavaliação, em que se aproximam as perceções de docentes de ambos os agrupamentos. No caso do agrupamento com suficiente na autoavaliação, as entrevistas às lideranças revelam um efeito reativo, exógeno, enquanto no agrupamento com muito bom, o efeito tende a ser mais proativo e endógeno, existindo, contudo, em ambos os casos uma forte motivação na procura da melhoria.
- Diretrizes para o depósito de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Repositório AbertoPublication . Direção de Serviços de DocumentaçãoO presente manual tem como objetivo definir diretrizes e promover junto dos autores da Universidade Aberta, a adoção de boas práticas relativamente à disponibilização de conteúdos da tipologia Recursos Educacionais Abertos (REA) no Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto.
- A influência das emoções na sobrecarga do cuidador informalPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, CláudiaO cuidador informal tem nos últimos anos ganho visibilidade em inúmeras investigações. Têm sido desenvolvidos estudos no sentido de analisar as variáveis que influenciam o ato de cuidar, com o objetivo de identificar formas e estratégias para proteger os indivíduos de situações traumáticas. De entre os vários fatores que influenciam o cuidado prestado destacamos neste artigo a importância das emoções e a forma como estas influenciam a sobrecarga no cuidador informal. O estudo realizado teve como metodologia avaliar de forma exploratória o efeito das emoções mal geridas na sobrecarga do cuidador informal, optando-se por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Foram utilizados diversos instrumentos, nomeadamente, um questionário sociodemográfico, entrevistas exploratórias e Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal-QASCI. O programa de intervenção desenvolveu-se em oito sessões com a duração de 60/90 minutos cada uma. Com o desenvolvimento dos instrumentos e do reforço constante dado ao longo das sessões, os cuidadores desenvolveram mais consciência emocional, passando de uma forma mais clara a saber aquilo que sentem, aquilo que os outros sentem, descobrir as causas das emoções e sentimentos e a compreender comportamentos que têm no seu quotidiano e a assumir uma atitude perante as circunstâncias mais adequada e responsabilizada. O desenvolvimento de sessões em torno das competências emocionais contribuiu para a diminuição da sobrecarga no cuidador informal, verificando-se esta situação nos dados obtidos, onde os cuidadores de uma forma geral diminuíram a sobrecarga, nomeadamente a sobrecarga emocional.
- Monitorização da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do repositório institucional da Universidade AbertaPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO presente estudo tem como objetivo perspetivar a relevância do repositório institucional para monitorizar o nível de implementação do Desenvolvimento Sustentável numa instituição de ensino superior e dando continuidade a trabalho realizado anteriormente. Apresenta-se um estudo e reflexão com base em revisão de literatura, sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. A Universidade Aberta de Portugal (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção académica e científica dos seus autores um dos indicadores assinalados. Apresenta-se o trabalho desenvolvido de modo sistemático entre 2019 e 2021, relativo à identificação, monitorização e análise do reporte de ODS dos conteúdos do repositório institucional da UAb e reflete-se sobre a relevância desta abordagem para garantir, de forma sustentada, indicadores aplicáveis à monitorização da implementação do Desenvolvimento Sustentável na Instituição. Efetua-se uma análise, global e segmentada, da representatividade dos ODS no Repositório. Através da análise comparativa dos dados relativamente aos anos anteriores pretende-se aferir a existência de padrões entre as diferentes tipologias de conteúdos, a evolução da motivação dos autores para o cumprimento do objetivo e o alinhamento dos conteúdos do Repositório com as definições do Planeamento Estratégico da Instituição.
- Incidence of BIS above 60 during propofol/remifentanil anesthesia for cervical spine surgery and possible awareness comparing standard versus deep neuromuscular blockade with sugammadex reversalPublication . Saúl, R. A. Cardoso; Nunes, Catarina S.; Amorim, Pedro; Seixas, Pedro Francisco Afonso Salgado Amaral
- Learning with the school library: multi-literacies and collaborationPublication . Costa, Magda; Novo, AnaThis article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
- Estudos de caso: metodologia da investigaçãoPublication . Mouraz, Ana; Henriques, SusanaOs estudos de caso permitem aos investigadores mergulhar na realidade experienciada pelos agentes, numa posição de maior proximidade e menor julgamento do que estudos de cariz mais transversal ou extensivo realizam, mas suficientemente distanciados para não serem, nunca, submergidos pelo caso. Como refere Morgado (2012) trata-se aqui de mobilizar uma lógica de complementaridade entre dois paradigmas de investigação e duas abordagens ao objeto de estudo (macro e micro) que melhor possam ajudar a investigação a interpretar os fenómenos em estudo. A realização destes estudos de caso acontece no desenrolar do projeto depois de terem sido aplicados e estudados mecanismos de cariz macro que caraterizam a AEE e enquadram-se no projeto Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal .
- Satisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das EscolasPublication . Barreira, Carlos Manuel Folgado; Vaz Rebelo, Piedade; Bidarra, Maria da Graça; Seabra, Filipa; Abelha, MartaEste estudo integra-se no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal (MAEE) e tem como objetivos conhecer o grau de satisfação dos docentes e das lideranças com o processo de Avaliação Externa das Escolas e identificar efeitos e mecanismos de mudança, com especial enfoque neste 3.º ciclo avaliativo. Mais concretamente, pretende-se avaliar, para além do grau de satisfação com a AEE, a perceção dos efeitos nos diferentes domínios da atividade escolar incluídos no quadro de referência do 3.º ciclo avaliativo, que contempla a Autoavaliação, a Prestação do Serviço Educativo, a Liderança e Gestão e os Resultados, bem como identificar os mecanismos de mudança decorrentes da avaliação externa. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito, por questionário, junto de representantes dos órgãos de gestão e das estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, tendo abrangido também os docentes sem cargos, considerando a importância da informação destes diferentes atores, enquanto agentes de mudança, sobre a produção dos impactos e efeitos da AEE. Em geral, os dados revelam alguma ambivalência no que se refere à satisfação com a AEE, com uma perceção de efeitos que se situa ao nível moderado, nos diversos domínios, sendo, no entanto, a perceção global dos efeitos superior na Autoavaliação e Liderança e Gestão e a satisfação e efeitos mais sentidos no “topo” da organização escolar, nos líderes com funções de gestão. Sobre os mecanismos de mudança implicados na transformação da escola decorrentes da AEE, destacam-se a dimensão relacionada com o uso do feedback, seguida da dimensão aceitação do feedback, evidenciando-se, contudo, a possibilidade de ocorrerem igualmente riscos de efeitos menos desejáveis, tais como ossificação, fixação na medida e miopia, associados a processos de avaliação que requerem maior atenção por parte das equipas de avaliação externa.
- Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiênciaPublication . Pacheco, José A.; Fialho, Isabel; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Seabra, FilipaNeste capítulo são apresentadas as perceções, obtidas através de entrevistas individuais, a dois representantes do Ministério da Educação, quatro representantes da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, nove inspetores e três peritos externos, sobre a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nomeadamente como política, processo e experiência, e ainda como mecanismo de mudança nas escolas e na inspeção. Na AEE como política verifica-se que o efeito da legitimação discursiva, na AEE, é reconhecido por vários atores, mas é nos políticos e nos inspetivos que mais se observa, já que a sua ação está integrada em agendas políticas, o que não se verifica, totalmente, para os atores avaliadores-inspetores e para os avaliadores-peritos externos. Como processo, ainda que de forma não consensual entre os quatro grupos de inquiridos, a AEE distancia-se das atividades de controlo e auditoria. Na abordagem da AEE como experiência, é comummente partilhada a ideia de que constitui um instrumento de melhoria da escola, ainda que os avaliadores-inspetores valorizem os resultados e os avaliadores-peritos externos focalizem o valor formativo das práticas de avaliação. No que se refere aos mecanismos de mudança, a convicção dos atores políticos de que a avaliação externa produz mudança nas escolas é partilhada pelos atores inspetivos, considerando que tem mais impacto no desenvolvimento organizacional do que no desenvolvimento curricular e pedagógico. Todos os entrevistados reconhecem mudanças na Inspeção, salientam que a AEE tem contribuído para uma nova imagem da Inspeção, um novo relacionamento com as escolas, uma nova cultura em que a partilha e ajuda se evidencia face ao controlo.