Browsing by Issue Date, starting with "2023-06"
Now showing 1 - 10 of 56
Results Per Page
Sort Options
- The impact of city form and active modes of transport on urban mobility energy consumptionPublication . Rodrigues, João Coutinho; Monteiro, João Pedro Medina; Sousa, Nuno; Jesus, Eduardo NatividadeThe transport sector is vital in any modern economy, but, during the past century, dependence on vehicles burning petroleum- based fuels has become a defining component of modern societies. Transport share of final global energy consumption is very important - for example, in the EU it accounts for about 32%. On the other hand, sustainable mobility issues, particularly urban mobility, are on the agenda, and it is even predicted that by 2050 there will be no cars running on conventional fuels in cities. The layout, or form of the city has a decisive impact on energy consumption in urban mobility and the modes of transport used. Active modes of transport, in particular, contribute to reduce transport energy requirements, making it important and timely to consider them in city planning. Estimations using computer models of cities implemented in a GIS environment allow the calculation and comparison of transport energy needs associated with different city forms and allow important conclusions to be drawn about the positive impact of adopting active modes of transport. This research presents test energy calculations carried out both for the current configuration of the city of Coimbra, Portugal, using real georeferenced data of buildings, facilities, jobs, transport infrastructure network, etc., and its redraft as other city forms (e.g., garden city, transit-oriented development city, compact city, 15-minutes city, etc.). Results allow conclusions to be drawn about the associated transport energy needs and modal share, and can provide valuable information to decision makers, infrastructure managers, and planners of more sustainable cities. In practice, the study reveals that in cities with planned urbanism, mobility requires significantly less energy.
- Learning with the school library: multi-literacies and collaborationPublication . Costa, Magda; Novo, AnaThis article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
- Escolas em busca de melhoria: efeitos da avaliação externas das escolas em agrupamentos de escolas na Zona CentroPublication . Barreira, Carlos Manuel Folgado; Bidarra, Maria da Graça; Rebelo, Piedade Vaz; Mouraz, AnaA presente investigação tem por objetivo apresentar dois estudos de caso realizados em agrupamentos de escolas da região centro, tendo em vista conhecer as perceções dos diferentes atores educativos (diretores, coordenadores de departamento e professores) sobre o 3º ciclo de AEE e as mudanças que lhe estão associadas. Trata-se de agrupamentos que obtiveram classificações diferentes no domínio da autoavaliação, designadamente muito bom e suficiente, um domínio que assume maior relevância no atual quadro de referência da AEE, tendo despertado o nosso interesse pelo eventual efeito gerado na sequência da avaliação realizada. Com efeito, constata-se que houve perceção de mudanças em vários domínios da atividade escolar, em ambos os agrupamentos, registadas na escola, na liderança e gestão, na prestação do serviço educativo, assumindo, contudo, maior relevância nas respostas dos docentes do agrupamento com a classificação de muito bom. A perceção de mudanças é mais acentuada na autoavaliação, em que se aproximam as perceções de docentes de ambos os agrupamentos. No caso do agrupamento com suficiente na autoavaliação, as entrevistas às lideranças revelam um efeito reativo, exógeno, enquanto no agrupamento com muito bom, o efeito tende a ser mais proativo e endógeno, existindo, contudo, em ambos os casos uma forte motivação na procura da melhoria.
- Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literaturaPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, SusanaEste artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.
- Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiênciaPublication . Pacheco, José A.; Fialho, Isabel; Barreira, Carlos Manuel Folgado; Seabra, FilipaNeste capítulo são apresentadas as perceções, obtidas através de entrevistas individuais, a dois representantes do Ministério da Educação, quatro representantes da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, nove inspetores e três peritos externos, sobre a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nomeadamente como política, processo e experiência, e ainda como mecanismo de mudança nas escolas e na inspeção. Na AEE como política verifica-se que o efeito da legitimação discursiva, na AEE, é reconhecido por vários atores, mas é nos políticos e nos inspetivos que mais se observa, já que a sua ação está integrada em agendas políticas, o que não se verifica, totalmente, para os atores avaliadores-inspetores e para os avaliadores-peritos externos. Como processo, ainda que de forma não consensual entre os quatro grupos de inquiridos, a AEE distancia-se das atividades de controlo e auditoria. Na abordagem da AEE como experiência, é comummente partilhada a ideia de que constitui um instrumento de melhoria da escola, ainda que os avaliadores-inspetores valorizem os resultados e os avaliadores-peritos externos focalizem o valor formativo das práticas de avaliação. No que se refere aos mecanismos de mudança, a convicção dos atores políticos de que a avaliação externa produz mudança nas escolas é partilhada pelos atores inspetivos, considerando que tem mais impacto no desenvolvimento organizacional do que no desenvolvimento curricular e pedagógico. Todos os entrevistados reconhecem mudanças na Inspeção, salientam que a AEE tem contribuído para uma nova imagem da Inspeção, um novo relacionamento com as escolas, uma nova cultura em que a partilha e ajuda se evidencia face ao controlo.
- Political economy and contemporary Renaissance: challenges and opportunitiesPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Gameiro, Amandine; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc; Pérez, RafaelIn times of severe crisis there are emergence phenomena, which are characterized by disruptive rethinking of previous, taken for granted assumptions. The aims of the present text are to explore the role played by the field of political economy scientific production as a relevant contribution to foster the debate about contemporary societies’ Renaissance phenomena, at the level of the prevailing cosmogonies that condition political action and thought. The institutional economics school of thought addresses social relations and intersubjectivity as structuring instances that condition what is and what is not possible to be thought, conceived, acknowledged and acted upon. Open inquiry research methodologies help to address the profusion of meanings that emerge from present turbulent contexts. Death and decay are part of living systems natural cycles, giving rise to new forms of growth and to new modes of existence. Modernity and Ancient thought, in Western cultures, created a separation between cosmogonies and Cosmo visions that reject or else that accept determinism and fatalism. Kairos, understood as the quality and existential experience of the passage of time, as opposed to Chronos, the quantitative and sequential idea of time, are critical to contrast deterministic influences. The crucial issue is that both Kairos and Chronos, both Modernity and Antiquity, and also both deterministic and non-deterministic influences help to explain how crises, individual and collective, institutional and civilizational, and local and global, give rise to novelty, to emergence and to renewal. Such renaissance effect is present in current times.
- Inclusão e competências digitais no séc. XXI: os estudantes de licenciatura de uma universidade a distânciaPublication . Aires, Luísa; Nunes, Catarina S.; Amante, Lúcia
- A influência das emoções na sobrecarga do cuidador informalPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, CláudiaO cuidador informal tem nos últimos anos ganho visibilidade em inúmeras investigações. Têm sido desenvolvidos estudos no sentido de analisar as variáveis que influenciam o ato de cuidar, com o objetivo de identificar formas e estratégias para proteger os indivíduos de situações traumáticas. De entre os vários fatores que influenciam o cuidado prestado destacamos neste artigo a importância das emoções e a forma como estas influenciam a sobrecarga no cuidador informal. O estudo realizado teve como metodologia avaliar de forma exploratória o efeito das emoções mal geridas na sobrecarga do cuidador informal, optando-se por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Foram utilizados diversos instrumentos, nomeadamente, um questionário sociodemográfico, entrevistas exploratórias e Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal-QASCI. O programa de intervenção desenvolveu-se em oito sessões com a duração de 60/90 minutos cada uma. Com o desenvolvimento dos instrumentos e do reforço constante dado ao longo das sessões, os cuidadores desenvolveram mais consciência emocional, passando de uma forma mais clara a saber aquilo que sentem, aquilo que os outros sentem, descobrir as causas das emoções e sentimentos e a compreender comportamentos que têm no seu quotidiano e a assumir uma atitude perante as circunstâncias mais adequada e responsabilizada. O desenvolvimento de sessões em torno das competências emocionais contribuiu para a diminuição da sobrecarga no cuidador informal, verificando-se esta situação nos dados obtidos, onde os cuidadores de uma forma geral diminuíram a sobrecarga, nomeadamente a sobrecarga emocional.
- Diretrizes para o depósito de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Repositório AbertoPublication . Direção de Serviços de DocumentaçãoO presente manual tem como objetivo definir diretrizes e promover junto dos autores da Universidade Aberta, a adoção de boas práticas relativamente à disponibilização de conteúdos da tipologia Recursos Educacionais Abertos (REA) no Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto.
- Estudos de caso: metodologia da investigaçãoPublication . Mouraz, Ana; Henriques, SusanaOs estudos de caso permitem aos investigadores mergulhar na realidade experienciada pelos agentes, numa posição de maior proximidade e menor julgamento do que estudos de cariz mais transversal ou extensivo realizam, mas suficientemente distanciados para não serem, nunca, submergidos pelo caso. Como refere Morgado (2012) trata-se aqui de mobilizar uma lógica de complementaridade entre dois paradigmas de investigação e duas abordagens ao objeto de estudo (macro e micro) que melhor possam ajudar a investigação a interpretar os fenómenos em estudo. A realização destes estudos de caso acontece no desenrolar do projeto depois de terem sido aplicados e estudados mecanismos de cariz macro que caraterizam a AEE e enquadram-se no projeto Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal .