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- A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico : expetativas, contributos e desafiosPublication . Frade, Maria Alice das Dores Ramos; Gaspar, Ivone
- Alteridade e humanismo em VieiraPublication . Pinto, PorfírioAs “descobertas” e “conquistas” ibéricas dos séculos XV e XVI obrigaram a Europa a repensar a sua relação com o “outro”, com uma “nova humanidade”, nomeadamente com o “negro” e com o ameríndio. E se o negro-africano foi objeto de tráfico esclavagista, entre a aceitação geral e a inevitabilidade “para o bem das colónias”, o “índio” americano esteve no âmago de um debate acerca de “direitos”, que certamente conduziria às modernas declarações de “direitos humanos”. O presente ensaio parte deste contexto geral, para se centrar na abordagem vieirina desta “nova humanidade”.
- Contributos para a inclusão digital dos estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância : um estudo exploratórioPublication . Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, LinaConsiderando a urgência em criar trilhos de educação e ambientes online de ensino verdadeiramente acessíveis e inclusivos, torna-se essencial que esta inclusão e acessibilidade sejam uma realidade não só a todos os níveis do ensino (básico, secundário e superior) e, principalmente, tendo em conta o foco deste estudo de caso, no ensino superior a distância. O presente estudo tem como objetivos centrais conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas pelas Universidades Abertas europeias em estudo, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA), ou seja, com recurso às tecnologias mediadoras do ensino nestas instituições universitárias de ensino a distância (Universidades Abertas) e contribuir para a construção de propostas de apoio passíveis de serem integradas no Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta portuguesa, constituindo-se como Universidade Aberta europeia inclusiva. A diferença e o direito a ser diferente é algo que nos complementa e nos une por um ensino melhor, por uma sociedade completa e por um mundo mais enriquecedor. É, pois, essencial (re)pensar, problematizar e readaptar estratégias em termos de DA e/ou NEE para que a educação e o binómio ensinar e aprender seja realmente acessível, inclusivo e conquistado com sucesso (Correia, 2004). Este estudo, ainda de natureza exploratória com cariz qualitativo/quantitativo, tem como objetivo dar o seu contributo para que as instituições "Universidades Abertas" se constituam como verdadeiramente inclusivas e o ensino online possa ser acessível, inclusivo e verdadeiramente revestido de um sucesso real e concreto para TODOS. Numa primeira fase efetuou-se um primeiro questionário a diversas Universidades Abertas europeias, e numa segunda fase, estudou-se o caso da Universidade Aberta portuguesa através dum segundo questionário destinado aos estudantes com NEE e/ou DA. Em seguida entrevistou-se a coordenadora do Projeto Acessibilidades e, por fim, analisou-se as intervenções dos estudantes com NEE e/ou DA através da análise de conteúdo do fórum do Projeto Acessibilidades. Com este estudo não se pretendem apresentar conclusões definitivas, mas contribuir para novas pesquisas e novas estratégias preocupadas com uma postura e uma posição de inclusão digital no EaD.
- O planeamento de experiências no aperfeiçoamento de metaheuristicasPublication . Monteiro, Andreia Alves Forte de Oliveira; Oliveira, Teresa; Juan, AngelOs problemas de otimização combinatória têm, nas últimas décadas despertado um grande interesse por parte dos investigadores, quer pela sua aplicação prática, quer pela sua dificuldade. A área do ajuste dos parâmetros duma metaheurística tem crescido bastante, com um número cada vez maior de publicações. O facto da maioria dos problemas clássicos já terem sido resolvidos com as metaheurísticas existentes direciona a comunidade científica da área a trabalhar para que os modelos e técnicas existentes gerem cada vez melhores resultados. No 1º Capítulo é feita uma introdução ao Planeamento de Experiências e Metaheurísticas e explicada a motivação para a abordagem deste tema. No Capítulo 2 realiza-se uma apresentação dos Planos Fatoriais de base dois, importantes na definição dos parâmetros estatisticamente significativos e no Capítulo 3 dos Planos Fatoriais Fracionados que são essenciais quando o número de parâmetros aumenta. O Capítulo 4 tem como objetivo fazer uma breve caraterização das técnicas de Metodologia de Superfície de Resposta importantes na definição posterior das funções de desirability, utilizadas na resolução de problemas de otimização com múltiplas respostas. No Capítulo 5 define-se alguns conceitos básicos sobre o ajuste de parâmetros de metaheurísticas, realiza-se uma revisão de literatura e são apresentados quatro exemplos de metodologias adotadas. O Capítulo 6 é reservado para a apresentação de uma proposta de metodologia de ajuste dos parâmetros de metaheurísticas que faz uso das funções desirability e é apresentada uma aplicação dessa metodologia. No Capítulo 7 são feitas algumas considerações finais e registadas perspetivas futuras de trabalho.
- O casal agrícola da idade do ferro de Gamelas 3 (Oeiras)Publication . Cardoso, João Luís; Silva, Carlos Tavares daGamelas 3 corresponde provavelmente a casal agrícola do século v a. C. implantado no rebordo de vasta plataforma culminante da encosta esquerda do vale da ribeira da Lage (Oeiras) identificado por Gustavo Marques em 1971 e por ele explorado em 1989. Apesar da escassa área investigada, apenas cerca de 16 m², o estudo dos testemunhos materiais cuidadosamente recolhidos permitiram chegar às seguintes conclusões gerais: 1 – existência de uma única camada arqueológica, com cerca de 0,10 m de potência, configurando uma ocupação processada em curto período de tempo, compatível com a natureza da própria estação (casal agrícola); 2 – existência de estrutura, constituída por dois muros ortogonais, formados por blocos basálticos de dimensões médias, os quais deveriam constituir o embasamento de unidade habitacional de características usuais; 3 – as tipologias das produções cerâmicas denunciam forte tradição orientalizante existindo, no entanto, recipientes de cerâmicas cinzentas finas com decorações nervuradas, especialmente pratos/tampas, taças altas e jarros, que corporizam produções específicas, de cariz regional, centradas nos atuais concelhos de Amadora e de Oeiras; 4 – a forte aptidão agrícola dos solos basálticos faz crer que as potenciais produções obtidas, designadamente as cerealíferas, se destinariam ao abastecimento do importante centro urbano de Olisipo. Assim se explica a intensificação da chamada «colonização agrícola» dos férteis terrenos basálticos que envolvem a referida cidade, de Loures a Cascais, representada pela multiplicação destes casais agrícolas especializados naquele tipo de produções, cujas origens remontam, na região, pelo menos ao Bronze Final; de acordo com a informação obtida do estudo dos macrorrestos vegetais, os campos agrícolas integravam ‑se em uma paisagem mediterrânica aberta, caracterizada pela presença de oliveira ou zambujeiro (Olea europea), medronheiro (Arbutus unedo), urze (Erica arborea), pinheiro bravo (Pinus pinaster) e azinheira/carrasco (Quercus ilex/Q. coccifera). 5 – embora a prática e xtensiva e intensiva da agricultura cerealífera constituísse a principal actividade destas pequenas comunidades de raiz familiar, dispersas pela região, foi pela primeira vez documentada a presença de restos faunísticos, os quais permitiram verificar a existência de uma economia doméstica que incluía o pastoreio de boi e de ovelhas/cabras, complementada pela recoleção no litoral adjacente de moluscos, os quais também serviriam, em certos casos, para a indústria da tinturaria, conforme sugere a ocorrência de conchas de cf. Thais haemastoma, intencionalmente partidas para extração do molusco vivo.
- Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Publication . Ramos, Natália; Sobral, Maria NeideEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
- Física : movimento de projétilPublication . Sousa, Nuno; Silva, Fátima Ferreira da; Silva, Helder Matta e
- Enhanced transport and transformation of zero-valent nanoiron in clay using direct electric currentPublication . Gomes, Helena I.; Ferreira, Célia; Ribeiro, Alexandra B.; Pamukcu, SibelOne of the major obstacles to zerovalent iron nanoparticles (nZVI) application in soil and groundwater remediation is the limited transport, especially in low-permeability soils. In this study, direct current (constant potential of 5.0 V) was used to enhance polymer-coated nZVI mobility in different porous media, including a bed of glass beads and kaolin clay. The tests were conducted using a modified electrophoretic cell and with nZVI concentrations typical of field applications (4 g L−1 ). Experimental results indicate that the use of direct current can enhance the transport of the polymer-modified nanoparticles when compared with natural diffusion in low permeability or surface neutral porous medium. The applied electric field appeared to enhance the oxidation–reduction potential, creating a synergistic effect of nZVI usage with electrokinetics. Aggregation of the nanoparticles, observed near the injection point, remained unresolved.
- Fábrica da criatividade de Óbidos : estudo exploratório e perceções sociaisPublication . Leal, Luizinho Conceição; Martins, AmílcarA Fábrica da Criatividade é um programa educativo da responsabilidade do município de Óbidos, que visa ensaiar e explorar diferentes possibilidades para uma futura autonomia. Contextualiza-se num plano político intencional tendo como pilares a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Não sendo vulgar os municípios proporem e implementarem modelos educacionais num estado centralizador, o presente estudo visa compreender e descrever o âmago do modelo deste projeto abordando a perspetiva do autor-município, a implementação num quadro social particular e, fundamentalmente, a perceção dos habitantes/representantes sociais. Sendo a criatividade o epicentro deste programa, estudam-se as relações com outros conceitos nomeadamente a imaginação, a fantasia, as inteligências, a memória e o pensar. Clarifica ainda o seu enquadramento no ensino formal, as correntes ideológicas de descentralização, os argumentos da pretensa liberdade de investir no seu modelo, a contextualização da criatividade e a opção política local. São ainda contempladas as variadas atividades e o posicionamento da Fábrica num plano de afirmação e enraizamento perante as dificuldades e obstáculos locais. Desenvolve-se a pesquisa qualitativa, iniciada a partir de uma metodologia de análise documental, centrando-se na “política” da criatividade e, ulteriormente, no plano educacional. Fundamenta-se em documentos concebidos e usados internamente como instrumentos de gestão. Numa segunda fase, realizam-se contactos pessoais com diferentes entidades destacando-se instituições, associações de pais e encarregados de educação, pais não associados, alunos, animadores, atelieristas, séniores e professores do ensino formal. Por fim, o contributo pessoal proveniente da condição de observador / participante / autóctone e professor, com conhecimento dos contextos municipal, autárquico, artístico-associativista e profissional de ensino. Concluiu-se que a Fábrica não é conhecida pela grande maioria dos representantes sociais, os quais não a entendem e questionam o modo da sua divulgação. Com efeito, constata-se que o respetivo projeto não tem sido comunicado nem esclarecido perante as entidades locais, sendo urgente que tal seja corrigido em benefício do próprio investimento e êxito que justamente deve (e merece) ser atingido.
- Modelos de regressão : uma aplicação em medicina dentáriaPublication . Ferreira, Maria Cristina Campos dos Santos; Oliveira, TeresaOs fenómenos biológicos geralmente revestem-se duma elevada complexidade dada a multifatorialidade da sua etiologia. Assim, a análise estatística, como ferramenta indispensável para a determinação de associações e interações complexas entre os diferentes potenciais fatores causais e a variável dependente em estudo, adquire importância capital. Neste contexto a escolha do tipo de análise deverá ser adequadamente fundamentada numa perspectiva teórica, de modo a permitir ao investigador a percepção correta do fenómeno biológico em estudo. Com o objetivo de clarificar a utilização em estudos na área da medicina dentária de um ajustado tratamento estatístico proponho-me a abordar diferentes análises estatísticas com os dados existentes estudando a pertinência do estudo e a sua viabilidade, tanto em função do significado biológico das variáveis como dos seus valores. São explorados modelos de regressão linear clássicos e o modelo de regressão logística procurando uma interpretação explicada do que se pode retirar de cada análise. Na minha dissertação, proponho-me a analisar dados recolhidos no âmbito de uma investigação levada a cabo na área da Medicina Dentária. Da base de dados constam registos de observações de 158 indivíduos, sendo 79 diabéticos e 79 não diabéticos, relativos a variáveis bioquímicas, variáveis antropométricas, factores comportamentais e indicadores de saúde oral. Ao proceder deste modo penso poder dar algum contributo para a aplicação correta da estatística em trabalhos biológicos, alertando para que a análise tem que ser adequada e os resultados devem ser devidamente interpretados.