Browsing by Issue Date, starting with "2013"
Now showing 1 - 10 of 597
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação formativa e desenvolvimento da literacia geográfica com recurso às tecnologias no processo de aprendizagem : um estudo realizado numa turma do 7º ano de escolaridadePublication . Pereira, Maria Manuela Neves Graça; Oliveira, IsolinaCom a Declaração de Lucerne sobre a Educação Geográfica para o Desenvolvimento Sustentável (2007) atribui-se à educação um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Para responder às mudanças globais contemporâneas e aos atuais desafios da humanidade, a declaração centrou-se em três pontos: a contribuição da Geografia para a Educação voltada para o desenvolvimento sustentável, os critérios para o desenvolvimento de um currículo geográfico visando Educação e desenvolvimento sustentável; a importância da Informação e Tecnologias da Comunicação em Educação. A educação geográfica contribui para o cumprimento das metas enunciadas, na medida em que proporciona aos jovens aprendizagens que os dotam de uma educação de qualidade e de valores necessários para um futuro sustentável. Esta investigação, de natureza qualitativa, teve como objetivo descrever o processo avaliativo em contexto de sala de aula, na disciplina de Geografia, em que foram usadas tecnologias (Google Earth e GPS) como recurso educativo. O estudo realizou-se numa turma de dezoito alunos do sétimo ano, numa escola básica no centro do país, onde a investigadora é docente na disciplina de Geografia. A recolha de dados ocorreu no ano letivo de 2011-2012. Os dados foram recolhidos através de questionários, de registos em diário de bordo, das produções dos alunos e, também, pela análise de documentos. Os resultados indicam que o processo de ensino assumido pela professora investigadora, privilegiando a regulação das aprendizagens, constituiu-se como uma proposta inovadora e de forte motivação para os alunos, contribuindo para melhorar as aprendizagens e delas fazerem uso em situações do quotidiano. O teste em duas fases e o relatório escrito, realizado em grupo, em que se desenvolveu trabalho colaborativo com recurso às tecnologias proporcionaram o desenvolvimento das competências propostas pelas orientações curriculares da Geografia, e neste sentido, o desenvolvimento da literacia geográfica dos alunos. Os alunos entenderam a avaliação formativa como fazendo parte do processo de aprendizagem, em particular, como um meio de identificar e solucionar as suas dificuldades.
- A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da ArrifePublication . Eira, Rui; Gaspar, IvoneNa senda de uma sociedade aprendente, a escola, como instituição educativa ancestral, vem partilhando cada vez mais o seu papel formador da pessoa humana, com outros lugares, tempos e agentes educativos. Nesse contexto emergiu a Educação Não Formal, com o objetivo de dar resposta a populações à margem de uma educação padronizada, mas também para a complementar em contextos educativos diferenciados. O objeto da presente investigação é uma quinta pedagógica, um espaço educativo não formal, cuja atividade inclui visitas de estudo temáticas de natureza agroambiental. Nesse contexto formativo promove-se uma aprendizagem baseada na experiência e no desenvolvimento de um currículo paralelo, em ações conduzidas por formadores especializados. Pretende-se com este estudo compreender a validade curricular e pedagógica da oferta educativa realizada neste espaço, visando o melhoramento constante do seu programa educativo e o aprofundamento de linhas pedagógicas mais eficazes. Os resultados obtidos poderão assumir interesse para a comunidade científica, precisamente, pelo seu contexto situado. O projeto de investigação foi delineado como um estudo de múltiplos casos, focado em dois programas temáticos desenvolvidos em visitas de estudo, recorrendo-se à observação de incidentes críticos e ao inquérito por questionário para estudar a relação pedagógica entre alunos, professores e formadores em atividades formativas.
- Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJAPublication . Fantinato, Cecilia; Moreira, DarlindaEste artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades, os profissionais que trabalham no Processo RVCC e particularmente os formadores da área MV. O trabalho de campo contou com a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para complexidade e as contradições inerentes à prática desses profissionais, ao procurar reconhecer, validar e certificar competências de adultos pouco escolarizados. Pelo fato de a metodologia do Processo RVCC ter um foco no reconhecimento de saberes e não no ensino de conteúdos, sua prática parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspectiva etnomatemática. Esta ênfase no reconhecimento do saberes já adquiridos sobre os saberes a serem ensinados traz uma oportunidade de ampliação e discussão de outras concepções e práticas de educação de adultos, predominantemente baseadas no modelo escolar, como as que podem ser encontradas no Brasil.
- As mãos e os duplos (gémeos siameses), na arte e na medicinaPublication . Bär, Gerald
- O desenho e desenvolvimento de um protótipo educativo multimédiaPublication . Vasconcelos, Teresa; Moreira, J. AntónioO presente trabalho descreve o processo de desenho e desenvolvimento de um protótipo educativo multimédia para a disciplina de Português para utilização em contexto de sala de aula, suportado por Quadros Interativos Multimédia (QIM). Utilizando a development research, metodologia utilizada na criação de protótipos para os QIM, o nosso estudo seguiu todos os passos considerados necessários para a conceção de um protótipo que denominamos de “QIMTERATIVO de Português”. Assim, foram realizados testes de avaliação da usabilidade, com especialistas em multimédia e com sujeitos semelhantes aos utilizadores finais, que permitiram adequá-lo às necessidades e caraterísticas do público-alvo. Observaram-se cinco critérios para medir a usabilidade e com base na análise aos resultados obtidos podemos concluir que o protótipo é fácil de aprender (Learnability), é eficiente para usar (Efficiency), fácil de lembrar (Memorability), pouco sujeito a erros (Errors) e agradável de usar (Satisfaction).
- Adaptive-participative sustainability indicators in marine protected areas: designPublication . Marques, A. S.; Ramos, Tomás B.; Caeiro, Sandra; Costa, Maria HelenaRecently there has been an effort to put in practice integrated management plans in Marine Protected Areas (MPA) not only because of their high natural and cultural importance but also due to usual conflicts related to local activities. These plans should include the use of adaptive sustainability indicators that reflect stakeholders concerns, and community interests, allowing a better assessment, management and reporting. An adequate set of indicators for the MPA should help their managers to improve management policies in order to achieve better decision making processes. This study aimed to develop a set of adaptive-participative sustainability indicators (SDI) for the assessment, management and reporting of MPAs that include, through the all process, the participation of local stakeholders at every levels, integrating the stakeholders knowledge and perceptions about the SDI meaning and a self-assessment of the SDI state produced also by the stakeholders. The proposed approach was tested in Luiz Saldanha’s Marine Park, located in South East of Portugal between the municipalities of Sesimbra and Setúbal. The framework to design the SDI comprised four phases: i) an international analysis of SDI sets for coastal zones and MPAs; ii) a participatory process, where the stakeholders had the possibility to state their concerns through an online and face to face questionnaire surveys about the strengths and weaknesses of the MPA; iii) an analysis conducted by a team of experts to reach a set of indicators that include the main relevant aspects of environmental, socioeconomic, and governance issues, taking into account the information from the first two phases and iv) a workshop and questionnaires held to assess the stakeholders’ global views and perception about the selected set of indicators and each indicator’s relative importance. This study showed the importance of a dynamic participative process involving the local stakeholders. It is concluded that this methodology allows a better understanding of each indicator by the local stakeholders and how it could respond to their concerns. It should also help the MPA managers, to define the most suitable management actions and monitor the management plan itself.
- Probabilidades e estatística : álgebra dos acontecimentos IPublication . Ramos, Maria do Rosário; Barrela, Nuno; Silva, Fátima Ferreira daRecurso educativo. Teoria das probabilidades : álgebra dos acontecimentos I
- Afonso do Paço e as escavações de Vila Nova de São Pedro (1937-1967) : os contributos científico possíveis e a sua projecção internacionalPublication . Cardoso, João Luís; Ribeiro, Maria
- A educação, a comunicação e o diálogo interculturais através da dança : um estudo de casoPublication . Sousa, Sara Morais Ribeiro de; Ferreira, Manuela MalheiroA Dissertação de Mestrado que se apresenta tem como foco principal uma Investigação centrada num Estudo de Caso, modelo de análise qualitativa, subordinada ao título: A Educação, a Comunicação e o Diálogo Interculturais através da Dança – Um Estudo de Caso. O objectivo principal desta investigação consiste em avaliar o impacto do ensinoaprendizagem da dança enquanto forma de expressão artística intercultural, no seu contributo quanto à sensibilização de professores e alunos para a comunicação e para o diálogo interculturais. O Quadro Teórico-Conceptual, que norteia toda esta investigação, é composto por três capítulos que consideramos de capital importância: I - A Dança nos Processos de Educação, Comunicação e Diálogo Interculturais, II - Ensino-Aprendizagem da Dança como Forma de Expressividade de Povos e Culturas e III - Danças em Sociedades Orientais e Brasileiras numa Visão Social, Cultural e Visual. O Estudo Empírico foi realizado numa instituição portuguesa de ensino privado, denominado Ginásio da Venda Nova, situado na cidade de Rio Tinto - concelho de Gondomar, distrito do Porto. Para este estudo, e, dada a sua perspectiva intercultural, foram escolhidas danças brasileiras e danças orientais, nomeadamente, o samba, o forró e axé do Brasil, e a dança do ventre do Oriente. Dado tratar-se de um Estudo de Caso, as opções metodológicas incidiram sobre um conjunto de nove entrevistas semiestruturadas, cujos intervenientes foram constituídos pelo Director do Ginásio, pelas Professoras e pelas Alunas das danças em estudo. Os resultados, validados e consolidados através de uma análise de conteúdo organizada a partir de uma categorização cuidada e reflectida, conduziram a indicadores de significativo interesse, onde a sensibilização para as artes e para as danças de povos e culturas foram um incentivo à valorização do outro permitindo a educação, a comunicação e o diálogo interculturais.
- Jean Seul de Méluret : o discurso do excessoPublication . Teixeira, Maria Eugénia Herdeiro; Vila Maior, DionísioEste trabalho de dissertação incide fundamentalmente sobre os textos fragmentários de uma voz pré-heteronímica pessoana, a do francês Jean Seul de Méluret. Habitando em Lisboa, Méluret manifesta uma grande preocupação com a decadência francesa que encara como prenúncio do declínio iminente da civilização ocidental, razão que o leva a denunciar satiricamente esta situação em três textos de natureza panfletária. A produção pessoana destes textos, com registos escritos entre 1907 e 1914, insere-se, pois, no início do Primeiro Modernismo português, altura da profusão europeia de manifestos panfletários a anunciar a explosão de estéticas vanguardistas que visam instaurar uma nova ordem estética, apelando, por isso, à subversão da cultura instituída para situar o homem na modernidade. Pretendemos apresentar, contextualizar e analisar alguns aspetos típicos desta voz pré-heteronímica, nomeadamente o recurso à sátira e ao discurso do excesso (pela acentuada incidência na inversão, no hediondo e no macabro) a denotar algumas semelhanças com a veia satírica e panfletária do futuro Álvaro de Campos. É a recorrência do excesso, tanto a nível temático como discursivo, que confere à voz satírica do irreverente Méluret a tonalidade profética denunciadora de comportamentos social e moralmente reprováveis, advogando, em consequência, a necessidade urgente da destruição da ordem sociocultural existente para que possa surgir o advento de uma nova ordem.