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Advisor(s)
Abstract(s)
Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
Description
Keywords
Pedagogia online Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Processo de Bolonha
Citation
Ramos, Natália; Sobral, Maria Neide - Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010). "Revista Praxis Educacional" [Em linha]. ISSN 1809-0249 (Print) ISSN 2178-2679 (Online). Vol. 9, nº 14 (Jan./Jun 2013), p. 103-123