Loading...
267 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 267
- Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Publication . Ramos, Natália; Sobral, Maria NeideEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
- Narrativas sobre a emergência da integração das TIC às práticas pedagógicas em PortugalPublication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
- Desafios globais contemporâneos da comunicação e da saúde das populações migrantes e refugiadosPublication . Ramos, NatáliaO contexto contemporâneo de crescente mobilidade humana e globalização caracteriza-se pela intensificação dos fluxos migratórios e do número de refugiados, bem como pelo aumento dos contactos interculturais e da coabitação com a diversidade cultural, contribuindo para a multiculturalidade das sociedades e para a complexidade das relações interpessoais, intergrupais, comunicacionais e interculturais, designadamente no âmbito social e da saúde. Este contexto coloca novas questões aos níveis social, político, cultural, comunicacional e da saúde, bem como desafios à comunicação intercultural, à informação, comunicação, equidade e cidadania em saúde.
- Women's health access in the context of forced migration in Portugal: vulnerabilities and adaptationPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaIntroduction: This article presents, the vulnerabilities related with regarding access to health services faced by refugee women. Objective: The overall goal was to gain a better understanding of the psychosocial reality of women who arrived in Portugal as a result of forced migration, focusing on the main difficulties of the migratory and adaptation journey - highlighting vulnerabilities related to health and access to health services at the present article - and the protective factors that facilitated their processes of resilience, adaptation, and social integration. Methodology: The meanings of the protagonists' experiences were disclosed through semi-structured and in-depth interviews with women´s of Iraq, Syria and Libya. Results: The investigation uncovered a number of vulnerabilities triggered by the migratory experience and gender belonging, such as prejudice, social isolation, and cultural shock (mostly linked to religion and clothing), which validated the intersectional analysis. The findings highlight a number of obstacles in the host nation, including access to health care, the quality of institutional interactions, and knowledge of the Portuguese language. Conclusions: The current investigation led to the conclusion that there are flaws in Portugal in terms of ensuring full access to health care for forced migrant women, highlighting as major obstacles: a lack of information in languages other than Portuguese, a lack of offers to learn and master the Portuguese language, a lack of knowledge about how health institutions work, and a lack of sensitivity and intercultural skills in healthcare services.
- Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: perspectivas intergeracional e interculturalPublication . Borja, Renata; Ramos, NatáliaO presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.
- Avós e interculturalidade: “o que ensina e aprende com os netos”?Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine; Ramos, NatáliaTrata-se de um estudo empírico, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado em contextos culturais diferentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e abertas a avós brasileiras, portuguesas e são-tomenses. Através de uma abordagem ecológica e comparativa, foi analisada a convivência entre avós e netos, procurando compreender-se o tempo que as avós dedicam ao cuidado dos netos, os impactos no modo de vida familiar e identificar o que ensinam e aprendem com os seus netos/as, tendo como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner).
- Mulheres à proa: relatos sobre a experiência da emigração portuguesa no século XIXPublication . Boschilia, Roseli Terezinha; Ramos, NatáliaDurante a segunda metade do século XIX muitas e(i)migrantes portuguesas se deslocaram ilegalmente para o Brasil. Contudo, devido à sua baixa representatividade numérica no contexto e(i) migratório, a experiência dessas mulheres tem sido relegada pela historiografia, em prol das análises que enfocam prioritariamente os e(i)migrantes do gênero masculino. Na tentativa de contribuir para o desvendamento dessas experiências, este artigo tem como objetivo problematizar, a partir de documentos consulares e fontes bibliográficas, relatos produzidos sobre mulheres e(i)migrantes.
- Gravidez na adolescência e família em contexto brasileiroPublication . Reis, Lyria; Ramos, NatáliaA ocorrência de uma gravidez e da maternidade na adolescência constitui uma problemática social e de saúde pública nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e sobre a qual tem vindo a aumentar a investigação. O texto apresenta resultados de uma investigação sobre gestantes adolescentes residentes na região sudeste do Brasil.
- Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superiorPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, NatáliaEste estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
- Educar para a diversidade : Cabo VerdePublication . Ramos, Natália; Ferreira, Lígia Évora; Cardoso, Abel; Leão, HelenaO videograma pretende dar a visão geral dos aspetos geográficos, sociodemográficos e culturais de Cabo Verde e da situação dos cabo-verdianos em Portugal. Produção do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta.