Browsing by Issue Date, starting with "2021"
Now showing 1 - 10 of 750
Results Per Page
Sort Options
- Exercícios práticos de fonética do português língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaEste livro didático está especialmente concebido para alunos chineses e visa ser um instrumento útil para: professores que ensinem a pronúncia (em Português, Laboratório de Língua, Oralidade, etc.); estudantes que se encontrem nas fases iniciais de aprendizagem da língua portuguesa; aprendentes de fases mais avançadas que pretendam melhorar ou corrigir aspetos da sua pronúncia. Ao longo de 14 unidades, são abordados tópicos como: o alfabeto, a articulação dos sons do português europeu, a redução vocálica, a acentuação e a entoação. Cada unidade inclui: explicação do tópico fonético; treino de audição e produção de palavras; prática em contexto de frases e pequenos textos; exercícios suplementares de consolidação. As soluções dos exercícios são apresentadas no final do livro e os áudios podem ser descarregados online, na página da editora.
- Dignipédia Global: Sistematizar, Aprofundar e Defender Direitos Humanos em Contexto de GlobalizaçãoPublication . Franco, José Eduardo; Jesus, Susana Mourato AlvesO projeto Dignipédia Global: Sistematizar, Aprofundar e Defender Direitos Humanos em Contexto de Globalização visa a capacitação de alunos, escolas e universidades, assim como de agentes de educação e de ação sociocultural para o fomento de uma cultura dos direitos humanos, agregando diversas instituições escolares, académicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais.
- How university students use digital resources in written production in Spanish Foreign Language Courses: a case study at a portuguese universityPublication . Navas de Pereira, Grauben Helena; Morgado, Lina; Chenoll, AntonioDue to the COVID-19 crisis, there was a generalized suspension of face-to-face instruction in Portugal during 2020. In order to ensure continuity of education among the different educational levels, an emergency transition to remote teaching practices took place (Hodges et al., 2020; Ferri et al., 2020). Teachers and students increased their use of digital technologies, rapidly adapting their teaching and learning process to this new online learning situation. However, it is also very relevant to report on the experiences lived hands-on during this period, particularly in the higher education context. At this level, we have witnessed and experienced firsthand how writing has become the basis of most communicative acts in which we participate today. In this context, a preliminary case study was conducted to explore which digital linguistic resources do students use when writing in Spanish as a foreign language at a Portuguese university.
- Shine on you crazy diamond: symbolism and social use of fluorite ornaments in Iberia’s late prehistoryPublication . Garrido-Cordero, José Ángel; Odriozola, Carlos; Sousa, Ana Catarina; Gonçalves, Victor S.; Cardoso, João LuísFluorite ornaments have been recorded in different sites of Europe since Upper Paleolithic. Due to its visual appearance and physical properties, some translucent or transparent mineralogies like fluorite were searched for or casually acquired by late prehistory’s human communities. After intensive research on archaeological contexts from the Iberian Peninsula with personal ornaments from 4th to 2nd millennia BCE, we have recently identified and characterized for the first time an important number of fluorite ornaments, confronting a previous background where little attention was paid. Our work has been carried out in different archaeological collections and museums from the whole Iberian Peninsula by non-destructive techniques (Raman spectroscopy, portable X-ray fluorescence (p-XRF) and X-ray Diffraction (XRD), that revealed the nature of fluorite ornaments and points to its consideration as scarce and highly symbolic items during late prehistory. A total of 36 fluorite beads from 23 sites are here recorded and studied, many of them inedits or wrong catalogued as other mineralogies. These adornments could have important roles in trade and use among the communities of Iberia from the 4th millennium BCE onwards, because of their scarcity and its recurrent association with important funerary complex and exotic materials. Fluorite ornaments could have been significant and special symbols in the development of new and exclusive raw materials in the context of increasing social complexity and inequality.
- Preocupações caritativas das rainhas medievais portuguesasPublication . Braga, Paulo DrumondEste artigo procura estudar as várias vertentes da ação caritativa e assistencial das primeiras rainhas consortes portuguesas, entre o século XII e os meados do século XV.
- A assistência aos expostos de Lisboa: a aprendizagem de ofícios da construção (1777-1812)Publication . Alves, MileneNuma tentativa de garantir a autonomia dos jovens que assistia, a Real Casa dos Expostos de Lisboa, entre outras estratégias adotadas, promoveu a aprendizagem de diversas ocupações através da realização de contratos com mestres de vários ofícios, determinando as obrigações que estes deviam cumprir relativamente à instituição e aos aprendizes. O objetivo fundamental era prepará-los para o exercício da profissão como oficiais, de acordo com a hierarquia tripartida dos ofícios. Entre os diversos ofícios abrangidos nos contratos que realizou destacam-se os da área da construção.
- 4º Relatório de Progresso (Julho 2020 a março 2021): projeto COOPERMINHOPublication . Cunha, Luís Miguel; Moura, Ana Pinto de; Fonseca, Susana Caldas; Rocha, Célia; Sousa, Pedro Manuel Rodrigues deEnquanto membro integrado do GreenUPorto, colaborou em estudo técnico de consultoria para a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, relativo à valorização da região do Rio Minho por parte dos consumidores nacionais, tendo participado no seguinte relatório: 4º Relatório de Progresso (Julho 2020 a março 2021).
- A estação do neolítico antigo da Encosta de Sant’Ana (Lisboa): resultados das campanhas de escavação de 2004 a 2006Publication . Leitão, Vasco; Cardoso, João Luís; Martins, FilipeThe results of the excavations carried out between 2004 and 2006 at the Encosta de Sant´ Ana located in the Historic Center of Lisbon are presented. The formation of the respective stratigraphic sequence was characterized and all the collected remains were thoroughly studied, analyzing the respective distribution among the excavated areas and their potential relationship with the identified archaeological structures. The absolute chronology was determined by two radiocarbon AMS analysis, which situate this occupation in the Early evolved Neolithic in the transition from the 6th to the 5th millennium BC, allowed the establishment of comparisons with several sites of similar chronology, located in the region surrounding the Tagus estuary. For the archaeological structures identified; for the safe stratigraphy that made it possible to consider the recovered remains as constituting complete and closed sets, of great importance both in diversity and in the number of artefacts; and also due to the absolute chronology strictly determined by two AMS dating of bone samples from the terrestrial biosphere, the Encosta de Sant’ Ana site assumes itself as one of the most relevant sites of the Early Neolithic published so far in Portuguese territory.
- Projetos educativos de escolas complexas: como construir?Publication . Silva, Nuno Miranda e; Henriques, SusanaEm Portugal, os projetos educativos das escolas foram concebidos como instrumentos de mobilização das comunidades educativas, capazes de influenciar o ensino e aprendizagem, mas, atualmente, seguem lógicas empresariais que esperam que as escolas sejam previsíveis. Contudo, as escolas são ambientes complexos, dados a imprevistos, o que requer instrumentos organizativos diferentes. Então, é necessário resolver este vazio teórico-prático e responder à questão: Como se constroem projetos educativos em escolas complexas? Fazemo-lo, sob a lente da Teoria da Complexidade que, por contradizer as expectativas de certeza e causalidade da modernidade, transtorna instrumentos em uso e reclama por métodos diferentes. Aqui analisamos os seus impactos da complexidade na construção de projetos educativos e convocamos as diferenças entre os sistemas ordenados (como as empresas) e os sistemas complexos (como as escolas) para apresentar a estrutura que deve presidir à construção de projetos educativos em ambientes complexos: circunstâncias (em vez de diagnósticos), experiências (em vez de atividades), histórias (em vez de metas) e coerência (em vez de visão). Concluímos que, no contexto da complexidade, as escolas requerem que se construam compromissos em vez de projetos educativos.
- Livro de resumos do XI Encontro da Rede BrasporPublication . Polónia, Amélia; Bastos, Rosário; Palma, Monique; Pereira, Olegário Nelson Azevedo; Isidoro, Pedro